31 de outubro de 2008

Cultura global importada de Hollywood

No dia 31 de Outubro de cada ano, a criançada veste umas roupas divertidas de bruxas, piratas e coisas assim e devidamente orientadas pelos mais velhos, vão para a rua comemorar o Halloween, um culto importado da América, através dos seus filmes e séries de televisão. É a cultura global importada de Hollywood.

Estas datas não são escolhidas ao acaso. O dia 2 de Novembro é conhecido como o «Dia dos Finados» e os povos sempre homenagearam especialmente os seus mortos nesta data. A Igreja Católica, para se demarcar deste evento, mas aproveitando a proximidade da data, instituiu há imenso tempo o «Dia de Todos os Santos», festejando-o no dia 1 de Novembro. Em muitos países (Portugal, por exemplo) esse dia é feriado religioso. Este facto fez com que as pessoas aproveitassem o feriado para se deslocarem aos cemitérios em homenagem aos seus falecidos. Por cá também havia a tradição do «Pão por Deus». Ainda haverá?

As centenas de milhares de pessoas oriundas da Europa, ao povoarem a América, levaram os seus costumes tradicionais. O «Dia de Todos os Santos» e o «Dia dos Finados» também viajaram para aquele gigantesco país. Hollywood fez o resto.

Portanto, estamos a falar de coisas associados a Escorpião, signo onde se realizam estes eventos.

14 comentários:

  1. Exactamente, António! Onde já se viu festejar-se nas escolas o dia da bruxaria!?!?!? Só se for por causa de certo ministério...! Assim está bem, há que aproveitar e deitar uns pozinhos de prlimmpimpim em todas as bruxas que assombram a educação. (lol) Não percebo porque importam destas modas?!

    Eu cá vou na minha. Uma saída com botas de montanha... e o resto... nem mortos, nem vivos, só o verde e EU.

    Passa bem sem elas(as bruxinhas) e tem um fim de semana em paz.
    Abraço saudoso,
    Lucy

    ResponderEliminar
  2. E verdade Antonio!!
    Aqui vai uma definicao que encontrei na Wikipedia:

    "A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta)."

    Paganismo vs Cristianismo para nao variar... Vamos ter um final de combate parecido para a semana
    Democratas vs Republicanos .
    Obama ao poder! :)

    Bom fim de semana,

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. António!
    Que surpresa! Fizemos nossos posts sobre o mesmo tema!... E eu não sabia.
    Estava pensando, ao realizar o post, o que Plutão em Capricórnio poderia ter a ver com isso...afinal trata-se de um momento de mudanças totais...morte e renascimento...mudança de estação...
    Acrescente-se a isso a energia de Escorpião.
    Estudei muito sobre os Sabbats mas é a primeira vez que associo a astrologia ao fato...tudo se encaixa...realmente nada é por acaso e nem tampouco existem coincidências.
    Fantástico.
    Se quiser e puder vá ver o meu post.
    Uma pergunta:
    estive várias vezes na escola e me parece que estou em dia com as lições. Caso contrário me deixe saber,OK?
    Também ainda não recebi nenhuma newsletter...
    Agora chega.
    Um beijo e fica bem.
    Astrid

    ResponderEliminar
  4. Olá António
    Aqui na Madeira ainda mantêm viva esta tradição e sei que em alguns meios mais pequenos em Portugal Continental também.
    O "Pão por Deus" da Princesa na escola foi um sucesso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Boa noite António

    Já é tarde mas não desliguei o computador sem vir aqui para ver o que tinha para ler.
    Interessante este seu post. No entanto, hoje em dia aqui por estes lados da cidade de Lisboa e arredores já não se vê muito os miúdos pedirem o Pão por Deus, ou a dita Gostosura Travessura e quando se vêem já não andam mascarados. A tradição já não é o que era, embora, diga-se de passagem que nunca fui muito chegada a esta tradição.
    Bom fim de semana

    Abraço

    Adelaide Figueiredo

    ResponderEliminar
  6. Lucy

    Já fui conhecer o teu novo blogue. Belas fotos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Paulo

    Está tudo bem? Espero que sim. Já vi que tens estado muito activo nos cursos.

    ResponderEliminar
  8. Astrid

    Já lá irei ver o post.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Sam

    O importante é que a Princesa se divirta com com essas festinhas.

    ResponderEliminar
  10. Adelaide,

    Como venho de Moçambique, esta tradição passou-me ao lado. Só soube o que era o pão por Deus nos anos 80.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia António de facto eu não gosto dessa tradição do Halloween vinda da América.Não acredito em bruxas mas que as há há.Não conhecia o Pão por Deus, fiquei a conhecer ao ler o blogue da Samsara.Sempre gosto mais desta tradição portuguesa.Beijinhos e bom fim de semama.

    ResponderEliminar
  12. Maria de Fátima

    Grato por ter vindo. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  13. Olá, Bom Dia!
    Ontem não te disse nada, estava às contas com a minha bruxice, gosto de bruxas, têm sido muito maltratadas, basta ver que ainda há quem receie a palavra "bruxa". Li há anos num livro da religião "Wicca" a origem desse nome,BRUXA,"Witch" não tem nada a ver com o que as pessoas, algumas, talvez muitas, pensam/temem.
    Tudo o que aprendemos (falo por mim) estava errado, e agora instala-se um vazio, fartei-me da chamada espiritualidade, António, mas não há nada para preencher esse vazio ...ainda, . Ainda, pois eu vou preenchê-lo, mais tarde ou mais cedo, ou não fosse eu uma grande... bruxa!:)
    Bom dia de todos os Santos(alguns deles bem bruxos...:)

    Um abraço com energia escorpiónica de uma bruxa ainda não muito assumida, aceitas?
    Ass: MC (Para dar um pouco com o post acima e porque são as iniciais do meu nome)

    ResponderEliminar
  14. Olá António Rosa.
    Aí está mais um post oportuno, este seu, sobre tradições recentes que se sobrepõem ás antigas, com um mérito de transformar a desgraça do peditório das crianças pobres em brincadeira consumista de crianças e graúdos,ás voltas com a exorcisação das bruxas.
    Tudo de bom para si.
    Um abraço

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa