15 de setembro de 2009

Passou 1 ano desde o início 'oficial' da crise financeira internacional


No dia 16 de Setembro de 2008, escrevi o post que está mais abaixo, com o título Os actuais sistemas estão em causa. Em toda a imprensa se está a comentar que hoje, 15 de Setembro, perfaz 1 ano que se iniciou 'oficialmente' a crise financeira internacional. Creio que as condições do planeta já não são as mesmas de há 1 ano. Plutão em Capricórnio tem feito o seu trabalho transformador e doloroso. É sempre. É o mesmo post, com os respectivos comentários havidos então:

«Todos ouvimos falar na falência deste gigante da banca americana, o 4º maior daquele país. O governo republicano americano decidiu que o mercado funcionasse com normalidade, ou seja, que entrasse em falência, em vez de criar soluções artificiais em que uns compram outros, a preços de saldo, como aconteceu com outro gigante, o Merrill Lynch, que foi absorvido pelo Bank of America.

Meses antes tinha acontecido o mesmo a outros dois grandes bancos americanos. Lembram-se da crise do BCP no princípio deste ano, em Portugal? Isto «parece» ser coisa de Plutão. Prestes a reentrar em Capricórnio, um signo cardinal, do elemento Terra.


Hoje surgiu a notícia que outro gigante da informática, a HP, vai despedir 25.000 funcionários em todo o mundo. Do outro lado do Atlântico, estão reunidos alguns presidentes sul-americanos para tentarem solucionar a crise na Bolívia. Esta crise não parece ser de natureza exclusivamente política, mas sim, de assuntos como o gás natural, terras e petróleo.

Falamos de «poder», em qualquer dos exemplos.
E isto que Plutão ainda não está em pleno no signo Capricórnio.»


22 comentários:

  1. Movimentações globais :-) I luv it.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ana Cristina,

    Muito movimento. Fora o que vem por aí.

    ResponderEliminar
  3. Muita movimentação na mente colectiva ...

    ResponderEliminar
  4. António,
    é... a roda está girando....
    Um beijo.
    Astrid

    ResponderEliminar
  5. Cálice

    Sem dúvida. A ver vamos o que nos espera.

    ResponderEliminar
  6. Astrid,

    E vai continuar a girar, de forma pesada.

    ResponderEliminar
  7. António Rosa.
    Que a economia vai entrar numa nova ordem de valores, que os tempos são de mudança radical, já me parece não restarem dúvidas, tal a velocidade das alterações que não há criatividade suficiente para as acompanhar.
    Mas o que me traz aqui agora é Plutão prestes a entrar em Capricórnio e o que isso significa na análise Astrológica,para a mudança que se evidencia.
    E permita-me que lhe pergunte, sem carácter de consulta, porque prezo muito o seu tempo, o que posso esperar e se posso esperar, ser parte influenciada por essa entrada Plutónica no signo que é também o meu.
    As minhas saudações por mais esta explanação excelente e oportuna sobre uma série de acontecimentos que estão a colocar os nervos à flor da pele dos estrategas da velha economia.
    Um abraço grande

    ResponderEliminar
  8. Caro Neo,

    Analisei o seu mapa em função da sua questão em concreto. Entendo que tem razões para se congratular, pois no seu caso específico, irá trabalhar na área da sua vida que chamamos de «comunicação».

    Plutão está no grau 28º de Sagitário, a transitar pela sua casa 3. Já o está a fazer há vários anos.

    Júpiter (o grande benfeitor do zodíaco), no último ano, passou por toda a sua casa 3, encontrando-se agora na sua casa 4, a área que trata das suas raízes, da sua residência, da sua família. Espere por boas notícias nesta área.

    Este Júpiter levou-o claramente a uma coisa que me parece lhe dar prazer - os blogues e as pessoas com quem interage nos mesmos e na internet em geral.

    Isto para si parece ser prazenteiro, pelo menos transparece esse prazer e creio que assim será.

    Voltando a Plutão na sua casa 3 - a das comunicações - irá dar-lhe uma amplitude e um força pessoal que irá tornar a sua comunicação e entendimento ainda mais poderosa, mais soberana.

    Tecnicamente falando, Plutão está em aspecto de conjunção com o eixo Nodal. Isso tem trazido e trará ainda mais popularidade e público leitor. Isso é bom. Penso mesmo que já sente esse reconhecimento dos outros. O meu, desde logo, existe. E conheço outros bloguistas que apreciam deveras a sua comunicação.

    Este mesmo Plutão vai iniciar, aliás, já iniciou uma longa conjunção que durará uns 3 anos, ao seu Sol Capricórnio natal. neste momento estão afastados 5 a 6 graus.

    Aos poucos irá sentir essa aproximação.

    Qualquer contacto entre Plutão e o Sol é sempre um momento poderoso na vida de uma pessoa. Pelas representações que têm. Plutão é a regeneração e o Sol, somos nós mesmos. É um trânsito único na nossa vida.

    É a altura da vida em que somos confrontados connosco mesmos.

    Desde já lhe digo que poderá ser um pouco tenso e, ao mesmo tempo, desafiante.

    Que cuidados práticos recomendo? As do bom senso. Ir dando passos seguros e bem medidos. Cuidar daquilo que temos que cuidar. Vigiar a saúde e os exames de rotina devem ser feitos por muito bem que nos sintamos. Cuidar e vigiar para que não haja despesas desnecessárias, sem se privar daquilo a que está habituado. Vigiar-se para que não imponha a sua vontade (é recorrente esta situação, mesmo inadvertido por nós) sobre a opinião dos seus. Ouvi-los e ponderar.

    Por outro lado, será muito positivo se fizer planos concretos e seguros para a sua vida e futuro a médio prazo.

    Momento óptimo para estudos elevados e aprofundamento dos assuntos que gosta.

    É o patriarca (no bom sentido) a emergir. Isso pode ser positivo.

    Caro Neo, terei muito gosto em explicar qualquer dúvida que tenha, por e-mail.

    Pode contactar-me sempre que o entender para este endereço:

    antonio-rosa@netcabo.pt

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  9. Olá António

    Vamos ver o que nos trará Plutão, agora directo. Estou um pouco apreensiva, mas temos de viver e tentar o melhor que podemos e sabemos para que as coisas corram o melhor possível. No entanto já há tanta loucura por aí que me ponho a pensar que mais nos irá acontecer?

    Abraço

    Adelaide Figueiredo

    ResponderEliminar
  10. António Rosa.
    Ainda aqui ando, como se o mundo fosse acabar esta noite e o meu amigo a dedicar-me um manifesto, cheio de intenções, uma análise cuidada com avisos e expectativas que me deixam cada vez mais cativo das suas virtualidades dum humanismo de tipo novo que eu julgava já não ter tempo de ver eclodir.
    Agradeço do coração, amigo
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  11. É... Estou esperando pelos próximos acontecimentos... Muitas surpresas ainda estão por vir. Beijos amigo.

    ResponderEliminar
  12. Cara Madame,

    De repente parece que ficámos antenados nos próximos acontecimentos. Também estou.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  13. António,

    Naqueles encontros das datas capicuas e tal, nunca descobriste como desviar certos planetas?
    Eu sei que isto é bom, que vamos renascer da ruína muito mais sólidos em vários aspectos, mas está a custar muito...
    A minha pergunta é: ainda falta muito tempo para Plutão em Capricórnio ir mudar outro planeta?

    Já agora, quem se lembra destas datas infelizes?!

    Beijos e obrigada pelas informações sempre valiosissimas

    ResponderEliminar
  14. António

    1 ano???? Parece que foi ontem e como bem o sabes Plutão é uma "cunha viva" em mim mesmo...

    Aproveitei e li o comentário ao amigo Neo, :-) Não me canso de te "rever" na consulta e tentando seguir, com ponderação os ensinamentos que surtem de modo a poder passar essa fase de grande transformação.

    Bem-haja.
    Kiss kiss

    ResponderEliminar
  15. IdoMind

    Plutão ainda permanecerá em Capricórnio até 2023........

    Está a ser doloroso. Eu também falo por mim.

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  16. 2023?? Chiçaaaaaaa!
    Vamos lá bater bem forte os tambores!

    beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  17. Ai Antonio
    Quer dizer que esta só começando?
    beijos

    ResponderEliminar
  18. Angela

    A procissão ainda vai no adro.

    Temos que mudar a nossa mentalidade.

    Alguns já vão a caminho dessa alteração de percepção.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa