7 de setembro de 2008

Centro aquático no London 2012


O Centro Aquático será o grande portão de entrada para o parque olímpico durante os jogos em 2012. Incluirá duas piscinas com 25 e 50m, uma outra para o mergulho, e uma última aquecida com 50m para os jogos de pólo, além das piscinas para treinos, fora dos olhos do público. Obviamente, concebidas com todas as modernidades e equipamentos high-tech.


O Centro Aquático foi concebido pela arquitecta iraquiana Zaha Hadid. Nascida em Bagdad, a 31 de Outubro de 1950, identifica-se com a corrente desconstrutivista da arquitetura. Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Após formar-se, iniciou os estudos em arquitectura na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com o seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Em 1979, criou a sua empresa em Londres. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association. Em 2004, Hadid tornou-se a primeira mulher a receber o prestigiado Prémio Pritzker de Arquitetura, pelo conjunto da sua obra. Anteriormente ela também fora premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura.

13 comentários:

  1. Bom Dia António
    Sem dúvida muito bonitos.
    A arquitectura cada vez mais coloca novos desafios à engenharia.
    Eles desenham, fazem as suas maquetes, com as a formas mais diversas e os engenheiros têm que tornar o sonho possível são os concretizadores.
    Arquitecto=Neptuno
    Engenheiro= Saturno.
    A meu ver, injustamente, apenas os Arquitectos ficam com os créditos, devia ser algo partilhado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Patrícia

    Tens razão. Os engenheiros deveriam ser recordados. Será porque as empresas para quem trabalham não apreciam essa relevância? Não faço ideia.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Antóio,
    que bonitas e fantásticas imagens!
    Devo concordar com a Samsara...os arquitetos sempre levam a fama...isso deveria ser mais justo!
    Lindo post.
    Ah! antes que eu me esqueça...como padrinhos do Bandarravet blog agora somos COMPADRES...é assim que se diz a respeito das pessoas unidas por um batizado aqui no Brasil, coisa aliás que nas cidades do interior, por esse Brasil a fora, é um assunto de muito respeito!
    Então tenha um excelente domingo, uma almoçarada feliz...Compadre!
    Abreijos XXL
    Ma Jivan Prabhuta

    ResponderEliminar
  4. OLá de novo,

    Concordo com a Sam. Também nunca percebi. Quando era mais miúda pensava que os arquitectos eram engenheiros, também. Quando me apercebi que "só" desenhavam...fquei um tanto ou quanto desiludida..

    LOL LOL LOL, nem me tinha lembrado dos compadres! :) Essa foi de chapéu!

    Eu agora vou dormir um pouco!

    Beijinhos XL

    ResponderEliminar
  5. Cara comadre Astrid,

    Finalmente ficámos unidos para sempre. Agora somos compadres.

    Aqui também se diz assim e se usa.

    Hoje mesmo, daqui a pouquinho, vai chegar a minha casa, a minha afilhada Vânia (13 anos), acompanhada de seus pais e irão para fazermos um almoço e confraternizarmos ao longo do dia, pois é a primeira vez que nos reunimos em vários anos. Eles regressaram definitivamente.

    Beijos

    António

    ResponderEliminar
  6. Maria Paula,

    Imagina, a Astrid e eu agora somos compadres e o teu blogue e sua autora nossos afilhados. Estou encantado com a ideia.

    A Astrid bem avisou naquele post do eclipse que o assunto iria longe. Olha por onde.

    Beijinhos

    António

    ResponderEliminar
  7. Compadre António,
    quero convidá-lo e a todos a deixar um comentário no post que acabo de criar em homenagem ao blog Bandarravet da Maria Paula.
    Vocês vão gostar...tenho certeza!
    Beijos.
    Comadre Astrid

    ResponderEliminar
  8. permita-me a experiência do ID, bonitas fotos :-)

    ResponderEliminar
  9. Hoje temos um babyblog, e tu és o Padrinho por isso também estás de parabéns. Ganhaste uma Comadre, LOL. A Maria Paula abriu com chave de ouro.

    Quanto aos engenheiros, já nem falo nos engenheiros de produção, que isso seria difícil porque estão mais associados às empresas como disseste, mas falo principalmente dos engenheiros projectistas, esses transformam ideias em coisas concretas, pois tudo tem que ser calculado de forma a que as estruturas resistam por si, e tens que admitir que estas estruturas são cada vez mais esquisitas com consolas enormes, nada é linear, são dificílimos modelos de cálculo, cada vez piores. Talvez não se destaquem porque normalmente são equipas de projectistas e o arquitecto normalmente é só um, acaba por ser mais prático e uma simplificação penso eu.

    ResponderEliminar
  10. Era o que mais me apetyecia agora: um mergulho em águas cálidas.

    Passei para avisar que já não existe o meu blog "Pedaço de Céu".

    Agradeço a tua amabilidade, sempre.
    Já vi que a nossa amiga Paula também tem um blogue, vou lá...

    Beijo grande para ti, António.
    Gosto muito de ti.
    Lucy

    ResponderEliminar
  11. São muitas emoções para um dia só. Por isso, não me dirijo a ninguém em especial, e sim, a todos.

    Hoje é dia de festa rija no sítio da minha afilhada.

    Abraços

    António

    ResponderEliminar
  12. Lucy

    Fico a aguardar o teu novo sítio.

    Passa bem.

    Sabes que sou teu fã.

    Um grande beijo para ti.

    António

    ResponderEliminar
  13. Belo e desafiador.

    Beijinho doce e deixo o meu olhar

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa