27 de agosto de 2008

Astrologia Helénica - Hellenistic Astrology

Um projecto de Astrologia Helénica, em língua inglesa, que começou este Agosto, dirigido pelo astrólogo Chris Brennan, que procura mais colaboradores para além dos que já tem, para que o projecto cresça com grande consistência. É um site moderno, preparado para a informação e a educação circularem a vários níveis: fórum, blogue, artigos, textos, traduções de textos clássicos, wiki, cursos... Muito bem delineado e concebido. É um belo projecto a ter em atenção. A modernidade ao serviço da tradição. Clique na ilustração acima para conhecer o site.

Chris Brennan explica o seu projecto aqui
.
Conheça o vídeo de lançamento deste projecto muito especial.

15 comentários:

  1. Olá António
    Excelente dica. Pena que não possa dar a minha contribuição com a parte das traduções, estive a ver por alto e acho a ideia muito boa.
    Há medida que vou aprendendo mais na Astrologia Tradicional, no curso à distância da Academia, mais me convenço que se ensina a Astrologia, de uma maneira geral, de uma forma muito incompleta, por vezes levando-nos a confusões e enganos graves, baseados em simplificações da Tradição. É muito mais trabalhosa mas muito mais fácil de entender.
    Espero que a vida te esteja a correr de forma agradável, por aqui na praia está tudo calmo e bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Patrícia,

    Ainda bem que as férias está a correr bem. São necessárias.

    Como sabes, a astrologia contemporânea, quando bem feita e rigorosa, é igualmente excelente. O problema são as interpretações levianas e isso encontra-se muito.

    Acho que nem sequer é por simplificação da Tradição. É mais por desconhecimento dela.

    Por outro lado, estão a surgir novos autores que estão a ajudar e a desvendar os segredos da Astrologia Tradicional.

    Nos meus espaços procuro dar a conhecer os projectos dedicados à Tradição. Gosto dessa ideia.

    Beijinho

    António

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a informação, mas desgraçadamente o meu inglês é demasiado básico.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. São,

    Tudo de bom para si e muito agradecido pela visita.

    ResponderEliminar
  5. :-) comentar os comentários, bem verdade António, é preciso estudar e "sentir" a Astrologia Moderna não esquece por um minuto a Tradicional e é preciso sólidos conhecimentos desta para partir para a outra. Enfim um nunca acabar de descobrir e aprender...fascinante.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Ana Cristina,

    Dizia eu outro dia a uma vizinha blogueira (a Teresa Marcelino) que no meio de tantas leituras e contactos mais esotéricos ao longo dos anos, houve uma «disciplina» que nunca me falhou: a astrologia.

    Por isso não me canso de estudar a nossa arte.

    Está a fazer muita falta algo que agregue as diferentes correntes do pensamento astrológico, para iniciarmos o diálogo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. eu não sei se será preciso agregar...penso que todas se completam e se bem que usem linguagens algo divergentes, podem chegar ao mesmo destino, que é ajudar o homem...mas como somos todos diferentes, temos carências diferentes e sintonizamos com musicas diferentes. Seja qual for que tenha qualidade...e que a ferramenta escolhida seja a ideal para que sirvamos quem nos procura.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. desculpe sou eu outra vez, mas isso do diálogo sim, poderia ser melhorado, caso as pessoas quisessem :-)

    ResponderEliminar
  9. Então esperemos que esse diálogo se inicie. Que, de alguma maneira, seja dado o passo em frente (não faço ideia como se faz). E que os preconceitos sejam derrubados, transpostos. Não me refiro aos preconceitos de grande parte das pessoas que confundem astrologia com outras coisas.

    Ora, aqui está um tópico que gerou uma dinâmica de diálogo. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. António Rosa.
    As minhas saudações.
    Constato que também nas palavras o mexer da salada aviva o paladar.
    A sua determinação em divulgar projectos que considera sérios, na área da Astrologia, atrai comentários que agitam as almas ávidas de consolidar conceitos inovadores e credíveis.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  11. António
    A Astrologia contemporânea também faz parte de mim e sei que se pratica muito boa Astrologia, tu és um exemplo disso, aliás a Tradição também é praticada hoje e adaptada aos nossos dias o que a torna contemporânea.
    Um exemplo de que não sou estanque é que sou completamente fã da junção entre a psicologia e a Astrologia, que não é muito bem vista pelos tradicionais. Também eu gostaria de ter sido psicóloga, talvez ainda venha a ser.
    Eu sou testemunha que tens sido um grande divulgador da tradição e este post é um exemplo disto.
    Quanto a mim ainda estou muito no início e depois de ter lido alguns livros, de diversos autores, e quando volto às bases, sendo essas bases as "tradicionais" sinto que estava enganada nalguns conceitos e com isto não quero generalizar mas falar da minha experiência pessoal.
    O que eu quero mesmo é conhecer tudo, até o mau, para o poder distinguir do bom, ter boas bases, para depois decidir qual o tipo e astrologia que desejo fazer, mas sem dúvida que será uma astrologia contemporânea, não poderia ser de outra forma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Neo,

    Peço imensa desculpa, mas não me tinha apercebido do seu comentário no dia 27.

    Este assunto das diversas correntes astrológicas tem sido fonte de longos debates nos últimos anos, sendo muito positivo para a própria astrologia.

    Temos que seguir em frente.

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  13. Olá Sam,

    Aquilo que fazes é notável. Aprender a tradicional, sem deixar de avançares na contemporânea.

    Penso que o importante é estudarmos e avançarmos com os conhecimentos.

    Sem as bases da tradicional...

    Um beijo

    António

    ResponderEliminar
  14. Deixo aqui um exemplo de «desconhecimento» e «preconceito»:

    http://www.victor-silva.blogspot.com/2008_01_01_archive.html

    Nem vale a pena deixar lá qualquer comentário.

    Só para percebermos como a «coisa» funciona.

    Por isso ser importante separar a astrologia e a psicologia.

    Abraço

    AR

    ResponderEliminar
  15. António
    Obrigada por este bocadinho, adorei a experiência, ri-me às gargalhadas e apeteceu-me chorar ao mesmo tempo, não por mim mas por ele.Vai já para os meus favoritos (privados porque este não merece mais divulgação) de Psicologia.
    Começa pelo título do Blog "Dr.não sei o quê - psicólogo" alguém com nível nunca colocaria o título, e por aqui me fico.
    Pessoas assim encontramos aos molhos por aí, vai sempre haver muitas. O objectivo é ajudar os outros, seja com a psicologia, com a astrologia, acho que as duas juntas vão muito bem, no âmbito da astrologia natal com é óbvio, sabemos bem que a astrologia não se extingue aí, mas a maioria não sabe. Como em qualquer área e nestas duas também, há pessoas sérias e com bases sólidas, académicas e de formação pessoal e outras que não. Vou procurar uma passagem de um dos meus livros do Stephen Arroyo onde ele fala sobre a Psicologia e a Astrologia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa