29 de junho de 2009

No meu mapa: Plutão a desafiar Úrano até ao final do ano

transf maior

A 5 de Fevereiro deste ano publiquei no blogue o texto que apresento mais abaixo, com o título de «Os contactos em trânsito entre Plutão e Úrano». Isso pode ser confirmado pelos comentários que estão neste post e que são dessa data.

Decidi aproveitá-lo e voltar a dar-lhe destaque por várias razões. A razão maior é para eu não me esquecer do que o texto transmite, porque era eu quem estava a passar por esse trânsito. Nesse sentido, era uma conversa comigo mesmo. Tenho Úrano natal no grau zero de Câncer. Plutão, ao transitar por Capricórnio, nos primeros graus, fez (e ainda faz) uma oposição ao regente de Aquário. É um trânsito longo. Demasiado longo e esgotante. Ainda por cima, estamos a falar de um Ponto Cardinal.

Plutão, no seu movimento retrógrado, ainda estará todo este ano a trabalhar esta oposição a Úrano, passando-lhe mesmo em cima, pis regressará ao grau zero de Capricórnio. Digamos que só começarei a respirar de alívio no final de 2009, princípios de 2010. Tudo o que escrevi no texto a seguir, aconteceu. [Também vale a pena acompanhar este texto complementar. Clicar.]

Os contactos em trânsito entre Plutão e Úrano

Quem passa por estes contactos, sente e, por vezes sabe, que os fins e objectivos que traçou para a sua vida, sofrem agora uma revisão total e empreende as necessárias correcções. É uma época de mudanças profundas em todos os aspectos da nossa vida, tanto do ponto de vista interno, da nossa consciência, como das circunstâncias externas.


As experiências podem magoar a carne e ferir a alma. Rupturas e separações são esperadas. Rupturas do que já não nos serve. Separações daquilo a que estamos apegados. Não tentes conservar desesperadamente o que tens - posses, relações ou situações que já não cumprem uma função positiva na tua vida. Inclui também nesta lista, tudo aquilo que já não é significativo. Os assuntos que pertencem ao passado imobilista, desaparecem. Sabes, aquela colecção (do que for) que tanto prazer te dava...

Sem dramatizar, pode chegar a ser perigoso para a tua própria vida, se não souberes fazer uma navegação à vista. Nas questões práticas e rotineiras, previne-te usando da maior prudência que puderes. Negócios, sócios, relações podem ser postas em causa. A saúde pode ressentir-se. O dinheiro pode escassear. Vai dando os teus passos, tacteando o caminho, sem deixares de fazer surf com a vida. As lutas de poder são uma presença constante. Observa bem, se não é o teu próprio filho quem te está a desafiar, mesmo de uma forma inconsciente.

Por outro lado, quando o trânsito termina, olharás à tua volta e verás que a tua vida mudou completamente. Não serás a mesma pessoa. Tudo o que passaste durante quase 2 anos [tempo de Plutão a passar pelo trânsito e isto, se ele não ficar retrógrado contactando Úrano] terá um significado no teu desenvolvimento pessoal.

Fecha-se uma porta e abre-se outra, com renovadas energias e perspectivas. As antigas condições de vida mudam, apertam-se durante o trânsito e renovam-se posteriormente. Usa a tua flexibilidade para fazeres um upgrade à tua vida.

===

P.S. (a 29-6-2009):

O trânsito ainda não terminou e as mudanças na minha vida já se iniciaram, com uma força extraordinária. Tenho andado nesse upgrade.


48 comentários:

  1. António

    São momentos complicados que têm de ser vividos a pensar em deixar coisas para trás e seguir em frente com o que existe ainda ou remodelar tudo de novo mas tem de ser devagarinho. Paciência e coragem para se poder deixar o velho e seguir em frente.

    Gostei muito deste post. Um alerta a todos os que estão ou vão viver estes trânsitos.

    Abraço

    Adelaide Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Adelaide,

    Ainda estou neste trânsito e estarei por mais uns meses, quase um ano. O que escrevi foi o tenho sentido realmente. Por outro lado, temos outros trânsitos que nos dão boas ajudas.

    Abraço e até 2ª feira.

    António

    ResponderEliminar
  3. António

    Não sabia que estava nesse trânsito. Vai ter de certeza muita força e paciência porque depois da tempestade vem a bonança.

    Então até 2ª e bom fim de semana sem chuva se possível e com sucesso :)

    Abraço

    Adelaide Figueiredo

    ResponderEliminar
  4. António,

    'Na mouche'!

    Sem palavras...

    Felicidades para o fim de semana.

    Beijo carinhoso

    ResponderEliminar
  5. Bom dia António!
    A situação mais vivida desde meados de 2002 até os dias de hoje é de MUDANÇA...sofri MUDANÇAS RADICAIS nos setores da saúde, relacionamento e profissional. Todas muito fortes, radicais e até violentas... assim como você diz:
    "As experiências podem magoar a carne e ferir a alma. Rupturas e separações são esperadas."
    Cheguei ao ponto de acordar todos os dias e ficar em alegre (isso agora) expectativa das novidades do dia!
    Esse seu post me atinge demais...não sei interpretar os trânsitos ainda, mas sinto que tenho tudo a ver com essa situação.
    Gostei de ler tudo isso.E assim vamos juntando o quebra cabeça da nossa vida!
    Um beijo.
    Astrid

    ResponderEliminar
  6. Foram tão radicais que acabei repetindo a palavra...sorry!

    ResponderEliminar
  7. Lucy

    É a nossa geração a ser trabalhada!

    Beijo

    António

    ResponderEliminar
  8. Astrid

    Digo o mesmo que disse à Lucy:

    É a nossa geração a ser trabalhada!

    Beijo

    António

    ResponderEliminar
  9. Adelaide, Lucy e Astrid

    Passados estes meses, que bom que foi sentir a vossa presença neste post. Agradecido.

    29-6-2009

    ResponderEliminar
  10. António,
    Você sabe que entendo quase nada de astrologia... mas ao ler este post, não pude deixar de fazer uma leitura "coletiva".
    Não sei se é o caso, mas o mundo se encontra nesse trânsito.
    Sigo aprendendo.
    Obrigada por partilhar.
    A&L

    ResponderEliminar
  11. Adriana

    Sei que sim, que toda a gente está processando mudanças. Mas quando Plutão entra na história, a «coisa» torna-se... especial.

    A&L

    ResponderEliminar
  12. Passarei aqui novamente amanhã para ler muinha amiga Isa, também gosto muito do seu blog! E fiquei feliz dela mencionar o meu!

    Obrigada por avisar!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  13. Impressionante constatar a veracidade das leituras astrologicas em nossas vidas. Tenho tb passado por um transito forte, Saturno deixa para traz Plutao e Urano em meu mapa, como bem fizeste a leitura. Tudo o que escreveu pra mim aconteceu. Mudar, mudar, mudar, é isso o que o Universo nos pede. Obrigado pro comportilhar esse conhecimento conosco, meu amigo. Abraço!

    ResponderEliminar
  14. A minha mãe está a ter este trânsito:
    - chatices com a família e heranças (Urano também em Caranguejo...). Enfim.

    ResponderEliminar
  15. Marcelo

    As mudanças estão à flor da pele de todos nós. Como bem sabes, muitas pessoas resistem. Só fazem piorar o panorama.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Duny

    É um trânsito geracional. A sua mãe deve andar na minha idade. Depois, seguir-se-ão os mais novos. Este ano, Plutão está a 'tratar' de quem tem Úrano entre os graus 0 e 3 de Câncer. No próximo será do 3 ao 6. Por aí fora. ... como sabe, claro!

    ResponderEliminar
  17. Vim só deixar um alô depois deste fim de semana de loucos mas fantástico. Deixei no post um agradecimento final a todos. :)

    António, este fim de semana estive com muita malta de Moçambique e por isso deixo aqui um grande Kanimambo.

    ResponderEliminar
  18. Guntty

    Eu vi o teu alô no post do teu aniversário. Não escrevi nada, para seres tua rematares o post. Ainda bem que tiveste um fim-de-semana muito bom.

    Kanimambo lol

    ResponderEliminar
  19. Ih, eu nem vou ler o resto que esse Plutão aí é um perigo!!!

    Valhei-me São Pedro!

    um abraço Antonio

    ResponderEliminar
  20. António!!!
    Mudanças???
    E eu que pensei que haviam acabado...agora JÁ MUDEI DE IDEÍA!!!
    "Mas quando Plutão entra na história, a «coisa» torna-se... especial."
    Sem mais comentários...
    Um beijo grande.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  21. Pitanga

    Rime com gosto com a tua observação.

    lol

    beijo

    ResponderEliminar
  22. Astrid

    Apesar de termos apenas 1 ano de diferença, eu estou a ter o trânsito que passou por si há uns 4 ou 5 anos. Já está livre. Este texto não se aplica a si. :) Boas notícias, certo?

    beijo

    ResponderEliminar
  23. Maria, outro abraço para si. Vou agora à sua casa.

    ResponderEliminar
  24. António!
    Boas notícias ao certo...mas que mudanças continuam ocorrendo de maneira radical em minha vida não há como negar...e, como você uma vez me alertou em relação à Plutão...não sei não...fico até arrepiada só de ler a respeito...lol
    Um beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  25. Astrid

    A sua conversa com Plutão, neste momento é através de Mercúrio. Isso aconteceu e gerou o blogue «A dinâmica do Invisível». Agora, vai dar uma nova arrancada. Aliás, as meninas avisaram na análise do retorno solar. A questão que se coloca agora, para si é na base da «nova carreira profissional». Não se atrase.

    Mudanças... há sempre. Umas são muito intensas. Outras, é a nossa mente que pensa que são muito intensas.

    Agora, está disponível... Não sei se percebe onde quero chegar. Está disponível para segurar as rédeas do seu caminho.

    beijo

    ResponderEliminar
  26. António!
    Compreendi e compreendi muito bem.
    Um beijo grande por essa explicação.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  27. Astrid

    Ainda bem que assim é. beijo.

    ResponderEliminar
  28. Amigo Antônio

    Nossa, acho que estamos todos numa conecção... Eu estou vivendo isso e até tenho escrito, pedido muito a ajuda de vocês...hehehehe...

    Não sei como será o meu, sinto já e muitas vezes acho que vou enlouquecer...

    Quantas vezes vocês já viram meus comentários desesperados!!! hahahahahahahahahahaha....

    Mas olha, eu tenho encontrado algumas respostas e vocês, (Você Antônio também, principalmente)tem todos me ajudado muito e clareado...

    Mesmo entre vários caminhos ainda estou confusa mas tentando com calma rever conceitos, minha vida, enfim...

    O meu urano é devastador pois eu não tenho medo de me lançar ao novo mesmo sabendo que vou me esburrachar depois... O meu plutão afff...

    Ainda estou vivendo... As vezes calma, as vezes não... Ainda estou confusa com muita coisa, você pode ver neste meu comentário kkkkkkkkkk

    Ai amigo... Vamos viver um dia de cada vez... Paciência... Você é muito melhor do que eu nisso...

    Desculpe a ausência tb, mas estou tentando terminar meu TCC e estou entrando pouco na net... Sempre passo por aqui... Olha tem uma turminha que eu amo de paixão e visito todo dia, você é um deles amigo :)

    Grande beijo

    Christiane

    ResponderEliminar
  29. Olá Chris

    Espero que tudo esteja o melhor possível consigo e com as meninas. E que o TCC vá pelo melhor.

    Deixe fluir. Como vc mesma disse: um dia de cada vez.

    1000 beijos

    António

    ResponderEliminar
  30. António

    Assustaste-me um bocadinho, mas como sei que és batido nestas coisas da vida...escrever, verbalizar ajuda e como está a tua saúde amigo

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Sam

    Faço por que esteja normal, sendo isto muito relativo, como sabes.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. António, será de mim ou não é assim tão fácil 'mudar' nos períodos retrógrados ? E por isso são um pouco mais dolorosos... são momentos para lamber as feridas :P

    beijinho

    ResponderEliminar
  33. João

    Não é de si, não. Quando retrógrados, a coisa emperra e arrasta-se muito mais. Por alguma razão estou a lembrar-me a mim mesmo em plena retrogradação de Pluto.

    Beijo

    ResponderEliminar
  34. António,
    Também não fico nada mal de 'João' :)
    E desculpe se fui muito bruta a falar...
    É isso mesmo que ando a sentir... "a coisa emperra e arrasta-se"... parece que é para não se desejar outra coisa que não mesmo a mudança.
    Beijo

    ResponderEliminar
  35. Joana

    lol

    Peço imensa desculpa

    comecei com 'jo' e o resto apareceu. Minutos anates tinha acbado de inscrever um 'joão' no curso online das casas. deve ter sido essa mecânica.

    Não foi nada bruta, estudamos astrologia para alguma coisa. não podemos estar a branquear situações. e as retrogradações são uma dessas stuações.

    é isso.

    beijo

    ResponderEliminar
  36. ok :) e do nome sem problema António, achei graça :D

    ResponderEliminar
  37. António,

    Só agora cheguei aqui. Li o post antigo e o seu novo e a junção dos comentários. Acredite que para mim foi também muito bom sentir a sua presença diária, bem como a de todos os amigos que temos em comum.
    Olhando para trás, eu sinto que muita coisa mudou na minha vida e ainda está a mudar. Para melhor numa quantidade de coisas, talvez para pior em outras. Nem sempre pode ser tudo favorável. Mas continuo em mudança. Não é bem igual á sua mas tem mesmo havido mudança.

    Até amanhã.

    Abraço

    ResponderEliminar
  38. Olá, Antônio.

    Post muito importante. Meu Plutão faz quadratura a meu Urano e Júpiter natais conjuntos no grau zero de Libra!
    Sinto dentro de mim um movimento, quase uma voz interior, a dizer que as coisas antigas devem ser postas de lado, que elas não funcionam mais. E no cotidiano isso vai acontecendo mesmo que eu não queira. E não adianta insistir! As mudanças vão acontecendo sem eu saber qual o rumo, apenas o apelo para tentar coisas novas.
    Também me senti e sinto-me muito desafiado pelos meus alunos quanto a autoridade, um forte enfrentamento.
    Por outro lado, a quadratura de Netuno ao meu Netuno Natal me torna muito sensitivo e compassivo, uma vítima da agressividade alheia...
    Trânsitos da pesada!

    Abraços, Sandro

    ResponderEliminar
  39. Adelaide

    A vida é assim mesmo, não é?

    Abraço

    ResponderEliminar
  40. Sandro

    O momento da criação do seu blog, ainda não chegou?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  41. Boa lembrança, Antônio! Como bom canceriano estou gestando-o sem pressa por dentro. Preciso senti-lo. Parir um blog pra mim é senti-lo e sonhá-lo (ascendente em peixes). Imagine colocá-lo nesse mundo virtual e descuidar dele.

    Bom, acho que tem um excesso de zelo da minha parte, um receio em não dar conta de cuidar dele.

    Mas finalmente acabei por esses dias encontrando um nome para ele e pretendo lançá-lo nesse mês de julho perto do meu aniversário e depois vou burilando-o.

    Abraços, Sandro

    ResponderEliminar
  42. António, espero que conviva bem com o contacto de urano ; plutão penso que é um dos momentos chave na vida das pessoas, planetas lentos em contacto entre si, é o que nos faz avançar no caminho.

    No que me diz respeito, este retrogadação de Plutão, está-me deixando um pouco aprensivo, porque está na minha casa 4 nos ultimos 3 graus e a escavar bem fundo, mas tambem faz um trigno ao meu ascendente, lá para Outubro quando entrar a directo se verá o trabalho que Plutão fez.

    abraço

    ResponderEliminar
  43. António,

    Esquisito... este artigo não me apareceu no readers...
    Só o vi agora

    ResponderEliminar
  44. Paula

    Não recebeste o feeds deste post por uma razão simples: o post inicial tem data de Fevereiro deste ano. O que fiz foi actualizar o texto e dar nova data de publicação. Por isso, o feeds não apareceu. Só aparece 1 vez.

    ResponderEliminar
  45. António;

    realmente Plutão anda a "tratar" de nós todos!, lol. (Também me anda a "tratar" a mim: Plutão natal a 2º Balança e Saturno natal a 0º Caranguejo) :p

    ResponderEliminar
  46. É em momentos assim que temos de nos transformar em surfistas.

    E surfar por cima dos acontecimentos. Deslizar, ajustar a nossa posição por forma a manter o equilíbrio.

    Que tudo lhe corra bem, e que mantenha sempre o seu equilíbrio.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa