A 4ª casa no meu mapa natal mede cerca de 30º. Em tamanho, é bastante equilibrada. Em conteúdo, é pesada, pois recebe Plutão em Leão e Saturno em Virgem. Corresponde a uma das áreas que mais me obrigou a experimentar situações fortes, ao longo da minha vida, com especial relevância para os últimos 2 anos.
Desde Maio de 2006 que Saturno tem transitado por esta 4ª casa. E com ele vieram algumas das experiências de vida mais difíceis que tive ao longo dos meus 59 anos. Aliás, da vez anterior que por lá passou (1978-81) também não foi coisa fácil. Só que então eu tinha 28. Vieram também experiências que me trouxeram enorme alegria e realização pessoal.
Este post é a forma que encontrei de me despedir da passagem de Cronos por essa minha casa, pois encontra-se neste momento a 1 grau de entrar na 5ª casa, o que acontecerá dentro de dias. O seu próximo movimento retrógrado não o fará regressar à quarta. Deixem-me que diga: “Ainda bem!”
Por ser uma casa angular, há uma espécie de reforço de quase todo o mapa. Quer isto dizer que Saturno ao passar pelo chamado FC (Fundo do Céu) toca, também, nos restantes ângulos do horóscopo [MC - Asc - Dsc], fazendo com que as experiências da vida sejam múltiplas e não se restrinjam aos assuntos habituais da 4ª casa – família, casa, raízes, fundações, tradição, etc.
Nunca na vida fora submetido a tão intensivas experiências. Nunca tantas ocorrências significativas me tinham acontecido. Nunca fora tão fundo de mim mesmo. Mudança de instalações, perdas de familiares e amigos, saúde muito complicada, crise no negócio editorial e outras situações mais. Dito assim, até parece uma coisa leve. Foi um ir ao tapete e reerguer-me, lentamente.
Também significou a criação do site da Escola de Astrologia Nova-Lis, este blogue e outros espaços virtuais (Saturno, regente tradicional de Aquário, no meu MC). Também significou conseguir passar pelos processos de dor e seguir em frente. Pelos processos de reestruturação e seguir em frente. Também significou conviver com pessoas que apareceram na minha vida, sobretudo a nível virtual (site, fórum, blogue, etc.), o que me tem dado alento e prazer de viver.
Saturno pode magoar. Mas ensina sempre. Já o estou a reencontrar na reorganização da vida, na quinta casa. Isso está a dar-me prazer.
Boa António :D :) E a imagem tá o máximo ;) Nunca tinha dado conta que Saturno é mesmo um tractor... faz um barulhinho de quem está mesmo medir o tempo segundo a segundo. Mas o seu já ultrapassou aquele ângulo... agora é uma 'Straight Story'... Lembrei-me do filme ;)
ResponderEliminarUm beijo, e boa jornada :)
António,
ResponderEliminarEsse trânsito é muito pessoal; Não tenho por hábito comentar coisas muito pessoais...
Prefiro metáforas, deixo-lhe esta do Trigueirinho: "Ao ouvires lá dentro de ti o grito da dor planetária, eleva com devoção o pensamento à uma altura sem fim"...
Ainda bem que está por terminado esse trânsito! :)
Até amanhã
Olá Joana,
ResponderEliminarQuando encontrei a imagem pensei imediatamente em Saturno. Guardei-a para um momento especial. Foi este.
kiss
Olá Maria Paula
ResponderEliminarTodos os nossos trânsitos são pessoais.
Já somos 2 a apreciar Trigueirinho. Um dos livros que tenho em permanência ao lado do meu computador é o "Glossário Esotérico".
até amanhã e agradecido pelas suas visitas.
Boa noite António
ResponderEliminarA vida é cheia de altos e baixos. O mau tempo já passou e como diz "olhar para trás, para poder seguir para a frente" é também o meu lema. Ter esperança no futuro dá-nos força e essa força faz-nos sonhar. Se não conseguirmos fazer tudo o que desejamos, pelo menos alguma coisa fizémos e sonhámos.
Isso já é viver.
Agora o tractor já lá vai e tudo vai ficar um pouco mais silêncioso e calmo para se poderem ouvir os passarinhos :))
Boa noite e durma com os anjos
António, fico feliz que o Sr. Saturno esteja de saída de tua casa. Agora já podes dar umas festas lá em casa!
ResponderEliminarPois é amigo, aguarda-me algo do género cá em cima no MC, com Plutão, Marte, Urano, vai ser bom vai!
Espero superar tudo com a mesma força que o fizeste e aprender...muito. No fundo, melhor ou pior vamos andando e enfrentando e nessa caminhada os amigos são das coisas mais importantes que há, e tu António podes contar comigo para o que precisares.
Bjs.
Boa! Ainda bem que alguém respira!!! :)
ResponderEliminarPois eu só pedia que Saturno passasse do grau 15 e mais uns pozitos... Bem... também o que se segue... eh!
Olha... sempre a aprender...
Mas confesso Antonio... Simplesmente AMEI, a imagem dos tratores a trepar a ribanceira! Está, simplesmente, PERFEITA! :)
Beijo grande
Onda Encantada
:-) Processos que precedem "novos" começos :-) e que nos tornando mais completos :-)
ResponderEliminarAbraço
Antonio, estou em pleno retorno de Saturo, o primeiro... Gostaria que voc6e postasse algo respeito disso, dizendo sobre quais as influências e implicações do retorno de saturno na vida de uma pessoa. Andei procurando se você já postou sobre isso, mas não encontrei.
ResponderEliminarAbraço
Olá Adelaide,
ResponderEliminarA vida é assim mesmo. Sou um velho aluno de Saturno. Respeito-o imenso, pelos recomeços que me permite, mas também porque comigo ele tem uma mão pesada.
A propósito de passarinhos: amanhã, dia do eclipse, vou estar atento se os que visitam o meu pátio vão chilrear.
Abraço
Samsara,
ResponderEliminarClaro que vais passar por essa fase e vais seguir em frente, pois és uma mulher determinada e sábia.
Todas as pessoas que postaram até agora (excepto a Onda Encantada) são amigos que Saturno me trouxe nesta passagem pela casa 4.
kiss
Olá Onda,
ResponderEliminarEle vai alegremente a caminho de belos trígonos aos seus Sol, Vénus, Lua e Mercúrio. Falta pouco. Que aproveite.
Quando encontrei a imagem pensei imediatamente em Saturno. Guardei-a para um momento especial. Foi este.
Beijinho
Ana Cristina,
ResponderEliminarÉ isso: novo começos e mais completos :)
Também não está nada mal os trígonos que lhe tem andado a fazer:
- a sense of purpose!
Boa continuação. Abraço
Eldora,
ResponderEliminarProcure neste linque:
http://www.nova-lis.com/index.php?option=com_content&task=view&id=654&Itemid=121
Se não está registada nesse site, terá que o fazer.
Bom retorno.
Abraço
Olá António
ResponderEliminarVai certamente ouvir os passarinhos. Eles irão saudá-lo lol
O eclipse não é total aqui e portanto o organismo deles não vai certamente dar muito por isso.
Dia feliz Abraço
António,
ResponderEliminaruma astróloga brasileira, amiga minha de longa data, me ensinou uma coisa a respeito de Saturno:
"Quando o Mestre (Saturno) chega quer saber o que foi feito...
Avalia...considera...e, geralmente desfaz tudo para que comeces do zero! Só para aprender a fazer direito!
É como um bom pai...!"
Nunca mais esqueci disso! É a mais pura verdade...mais que choramos no meio do processo...AH!...isso choramos!!!"
Ainda bem que estás indo para uma situação mais light!
Eu tenho comigo que Saturno gostou demais da minha pessoa e insiste em ficar fazendo sombra!Rs,rs,rs...
(Olha eu querendo ser entendida em astrologia!!!rs,rs,rs...)
Gostei do trator!!!
Abreijos.
Ma Jivan Prabhuta
P.S.
---será que os passarinhos vão cantar amanhã???---
Adelaide,
ResponderEliminarEstou curioso sobre os passarinhos. Eles cantam todas as manhãs no meu pátio. E os meus 3 gatos ficam muito atentos e, de vez em quando, há uma caçada.
:)))
Astrid,
ResponderEliminarBela explicação sobre Saturno. E concordo com isso de chorarmos. Passei por isso.
Abreijos
xiiii... Bota choradeira nisso!!! ;)
ResponderEliminarUfff.... poderia dizer... que seca! Mas acho melhor dizer... que molha!!! eheheheh...
Onda Encantada
Onda,
ResponderEliminarComo sabe melhor do que eu, é um chorar doce, na nossa imensa fragilidade, quando somos confrontados com o "não fazemos".
Nós muitos somos filhos da escola do sofrimento.
O caminho é frente e para cima
Antonio,
ResponderEliminarMuito obrigada pelo link! Vou me registrar e estudar tudo! Espero que eu encontre bastante material lá.
Abraços
Eldora
ResponderEliminarO site que lhe indiquei é um dos nossos projectos mais queridos. Vai encontrar imenso material: mais de 1.400 artigos de mais de 20 autores de língua portuguesa.
Abraços