24 de julho de 2008

CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Portugal assumiu por um período de 2 anos, a presidência da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, realiza-se a 25-7-2008, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A frase que me ficou, proferida pelo Ministro Português dos Negócios Estrangeiros, foi esta: «... as orientações da presidência portuguesa, passam por tentar harmonizar as diferentes legislações dos oito Estados membros, uma vez que há condições jurídicas diferentes». Não percebi bem o que é que o governo quer harmonizar. Que áreas querem harmonizar? Educação, saúde, economia? Entre países tão díspares como o gigante brasileiro e o minúsculo são tomense? Esta gente não se explica mesmo. Oxalá se interessem verdadeiramente em divulgar a língua portuguesa em todo o mundo. Já somos muitos.
O mapa da cimeira diz-nos estas pérolas: uma Lua (povos) em Carneiro, ardente, a fazer uma quadratura a Mercúrio (a capacidade de entendimento da Cimeira), pondo ardor nas intenções, mas muito pouco concretizável. Vénus e Saturno estão peregrinos, na casa XII, eventualmente limpando carmas colectivos destes povos, mas muito desconfiados uns dos outros. No entanto, se houver vontade (livre-arbítrio dos diversos governos), será possível concretizar algumas metas. Plutão (governo) em Sagitário a apontar para um desejo maior que as pernas, pois está retrógrado, fazendo um bom trígono com a Lua. É possível algum entendimento, sim, obtendo compreensão dos povos, se enquanto seres humanos, os governantes não se perderem nas miudezas da malha organizativa, como parece apontar um Marte em Virgem. Astrologicamente estão reunidas as condições de poderem fazer alguma coisa a tantos milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. No entanto, há uma lentidão neste mapa, apesar de um MC em Gémeos.Presentemente, mais de 240 milhões de pessoas expressam-se em Português em todo o mundo. Distribuída pelos cinco continentes, a língua portuguesa é a terceira mais falada nos continentes africano e europeu. E na listagem das línguas com maior número de falantes, o Português surge entre o quinto e o sétimo lugar, conforme as tabelas consideradas. De acordo com projecções baseadas na evolução demográfica dos oito Estados que têm a Língua Portuguesa como língua oficial, o número total de falantes do idioma de Camões deverá atingir 335 milhões em 2050.

Deve ser meu carma não conseguir exportar livros publicados pela nossa editora porque, ao serem produzidos em Portugal, têm preços em euros, incomportáveis para a maioria das outras moedas, mesmo a brasileira. Um livro que em Portugal custa, por exemplo, 15 euros, no Brasil custaria 45 reais e, em Moçambique... o melhor é ficar por aqui. Recebemos imensos e-mails de pessoas da "lusofonia" que dizem apreciar os nossos livros, mas não os podem pagar. Amigos, não fiquem preocupados com essa discrepância, pois aqui no nosso país, a "coisa" também não está fácil.

12 comentários:

  1. Somos mesmo muitos a falar Português, o pior é que muitas vezes, mesmo falando a mesma língua, ninguém se entende, vamos ver o que vai sair daqui.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Vão sair uns discursos bonitos e bem intencionados - MC Gémeos LOL.

    Contra mim, falo.

    kiss

    ResponderEliminar
  3. António andei à procura da hora a que iniciou a cimeira, mas não encontrei?!

    Ana Cristina

    ResponderEliminar
  4. Ana Cristina,

    Segundo o protocolo, às 9:30, do dia 25. Talvez sofra um ligeiro atraso.

    Hoje foi a reunião preparatória dos ministros de Negócios Estrangeiros. A Cimeira é amanhã.

    ResponderEliminar
  5. obrigada ...ou não fosse em Portugal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. hi hi hi

    O mais certo. Amanhã ficarei em casa por outros motivos e tenciono "cronometrar" ao minuto. Depois, informo-a. No essencial não varia grande coisa entre as 9:30 e as 10.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite António!

    Eu apostaria que harmonizassem o petróleo e afinidades lucrativas... :(((. Se fossem os 240 milhões de vozes a se erguerem, talvez valores mais importantes se levantariam...
    Valores aos quais o António deu o seu exemplo...e muitos mais...
    A ver veremos o que a força dos nossos astros nos reserva...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria Paula,

    Ainda bem que me recordou do petróleo... nem me lembrava dele.

    Pois é. Somos mesmos muitos.

    beijinho

    ResponderEliminar
  9. António,
    e viva a língua portuguesa!
    Sonoramente falando é muito bonita, não importa de que país. Já reparou nisso? Com seus vários tons daria uma música e tanto!!!!
    Bjkas portuguesas!
    Ma Jivan Prabhuta

    ResponderEliminar
  10. Olá Astrid,

    Adoro a nossa língua comum. Sonora, cantante, rica, multifacetada.

    Beijokas brasileiras!

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigado pela visita :)
    Gostei de aqui estar :)

    Um abraço, e volte sempre

    Vasco

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa