18 de junho de 2008

Regentes dos dias da semana


Uma interessante faceta da astrologia tradicional é a descoberta dos regentes dos dias da semana e a analogia com os nomes dos dias. Na ilustração acima pode ver-se que partindo-se do Sol como regente do Domingo, segue a Segunda-feira regida pela Lua, a Terça-feira por Marte, a Quarta-feira por Mercúrio, a Quinta-feira por Júpiter, a Sexta-feira por Vénus, o Sábado por Saturno. Basta seguir as indicações das setas. Muitos calendários em vários idiomas tomam o nome dos planetas para denominar os dias da semana, nesta mesma antiga e perfeita ordem. Como exemplo ilustrativo, os dias da semana em castelhano são derivados dos nomes dos planetas: Domingo (Sol), Lunes (Lua), Martes (Marte), Miércoles (Mercúrio), Jueves (Júpiter), Viernes (Vénus) e Sábado (Saturno).

10 comentários:

  1. esta eu naõ sabia, agora faz sentido!

    ResponderEliminar
  2. Estou a achar a Astrologia Tradicional fascinante.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá Jasmim,

    E se pensar em outros idiomas e usar os nomes dos planetas em latim, e as suas declinações e derivações, perceberá ainda mais a influência que a astrologia teve nos últimos milhares de anos. Se quiser prosseguir as suas investigações, descobriria que se passa o mesmo com várias línguas árabes.

    O resto... foi provocado pela torre de Babel!

    ResponderEliminar
  4. Olá Eldora,

    Ainda bem que gostou. Esteja atenta, pois irei colocar aqui outros temas da astrologia tradicional, ilustradas com mandalas parecidas a esta.

    ResponderEliminar
  5. Patrícia,

    O meu sonho astrológico divide-se claramente em 4 partes:

    1) Trazer a Escola Nova-Lis do mundo virtual para a terceira dimensão;

    2) Fazer do site um agregador social de astrologia;

    3) Tirar o curso do Noel Tyl. Por enquanto, leio os "papers" dele e o que se passa no fórum dele. Tento aprender fazendo em casa os exercícios que ele enuncia no seu fórum. O resto não te conto, pois acabo dando a mim mesmo na cabeça. =)=)

    4) Ir mais fundo na astrologia tradicional, sem nunca perder de vista a contemporânea. Como não me apetece nada ir a aulas, talvez me decida pelo teu curso. É cómodo e fascinante. É fascinante perceber como os antigos desenvolveram a astrologia a níveis inimaginados.

    Foi um longo desabafo. Tenho que ver o que a minha Lua anada a fazer.

    =) =) :)

    kiss

    ResponderEliminar
  6. António
    A tua lua deve estar óptima, gostei muito de saber o teu sonho astrológico, mas já sabes como é, tenho uma mente curiosa, a alínea 3 está incompleta. Qualquer dia contas-me.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Samsara,

    Combinado. Mas não é difícil de perceber que erro muitas vezes.

    ResponderEliminar
  8. António
    É a errar que se aprende e tens a coragem enorme e nós todos uma grande sorte por nunca desistires e procurares fazer sempre melhor por ti e pelos outros.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Assim como Sun-day (Domingo),Mo(o)n-day (Segunda) e Satur-day (sabado)...
    Agora os outros dias foram uma novidade para mim :)
    os 7 planetas sagrados...

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa