22 de março de 2008

Rudhyar is a metaphysician. I am a clinician.

Diz Marc Edmund Jones sobre Dane Rudhyar: "Rudhyar is a metaphysician. I am a clinician." Esta frase é a meu ver, absolutamente incontornável. Por isso eu apreciar tanto Rudhyar. Ele defendia uma astrologia humanista, transcendendo-se nos seus conceitos. Ele “misturou” como ninguém a astrologia tradicional, as correntes psicológicas junguianas dominantes então (porque hoje parecem estar em fase de reformulação), aliado aos seus vastíssimos conhecimentos das filosofias ocidental e oriental. Ele manejou conceitos taoistas dentro da astrologia ocidental, insistindo que esta havia que ser vista como um todo. Fez a ponte entre o céu e a terra. Dane Rudhyar tentou e conseguiu reorientar e modernizar a astrologia – a mais antiga procura de uma ordem e de um significado para o Universo.

.

1 comentário:

  1. Querido A., lembrei agora porque tem a ver...
    Já leu alguma coisa de Ken Wilber?
    O homem é um génio!!! Explica muito bem porque Freud, Jung e as filosofias orientais não se contradizem! Isto quando parecem assentar numa contradição base: 'ego' / 'não ego'.
    Outro dia alguém no fórum tocou no nome dele e eu fiquei a pensar sem saber... Ken Wilber escreveu alguma coisa sobre astrologia?
    B.

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa