18 de fevereiro de 2008

Plutão em Capricórnio - exemplo ao vivo do seu funcionamento

O governo inglês nacionalizou ontem, domingo, o Nothern Rock, que atravessava uma grande crise. Para evitarem a venda do banco em condições menos favoráveis. Esta medida do governo britânico foi devidamente apoiada pelo Banco de Inglaterra e a Autoridade dos Serviços Financeiros, que é a CMVM inglesa. Este banco parecia ser o exemplo europeu mais notório da crise internacional da alta finança. Mas isto será Plutão em Capricórnio? Vejo como sendo. Uma forma de não permitir que o capitalismo desenfreado e os seus tubarões desenvolvam as actividades do costume. Uma nacionalização por parte de um estado da União Europeia? Soa a coisa estranha. Quando a palavra de ordem é privatizar? No entanto, parece-me um exemplo excelente de Plutão em Capricórnio. Não quer dizer que o futuro seja feito de nacionalizações, nada disso. Não quer dizer que vamos voltar aos sistemas totalitários. Nada disso, mesmo. Apenas trata-se de fortes mudanças das estruturas, de sentir maior respeito pelos seres humanos, quer investidores, quer trabalhadores, quer clientes. Os acertos plutónicos profundos virão mais tarde. Por enquanto, são apenas pequenos ajustamentos. Quantos em Portugal se fartaram de comentar que o caso Millenium BCP foi uma nacionalização encapotada. Têm agora este exemplo para perceberem o que é uma nacionalização a sério. Para bem da comunidade!

3 comentários:

  1. Belíssimo artigo Amigo Urso!

    "Mas isto é Plutão em Capricórnio? Vejo como sendo. Uma forma de não permitir que o capitalismo desenfreado e os seus tubarões desenvolvam as suas actividades do costume."

    BRAVO!
    Plutão em Capricórnio "ASSIM" dá gosto!

    Outro assunto que me anda a zunir... o famoso Planeta X...
    Qual é a sua opinião?

    Beijinhos
    Filipa

    ResponderEliminar
  2. Planeta X? Refere-se ao Éris? Astrólogos com muitos anos "disto" tremem só de ouvirem o nome deste novo planeta do nosso sistema solar. Simpatizo bastante com ele, por enquanto, e apenas que pude ler, até ao momento.

    :)

    ResponderEliminar
  3. A criatura tem muitos nomes: Éris, Planeta X, Nibiru chamavam-lhe os Súmerios...
    Ando há semanas a "escavar" na net e a ler sobre isso.
    Se quiser posso enviar-lhe para o mail, algum do material que fui recolhendo.
    Mas se quiser dar uma mini espreitadela no Zebra às Bolinhas:
    http://zebrasbolinhas.blogspot.com/2008_01_01_archive.html

    Mas na "nossa quinta feira" cheira-me a que este assunto vai entrar na baila...

    Beijinhos

    filipa

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa