A Lei, a Ordem, o Divino
O Grande Benfeitor
Deslocação ao longo do zodíaco: cerca de 12 anos (1 ano por signo)
Retrogradação: uma vez por ano, durante cerca de 4 meses
Expressão positiva de Júpiter:
Fé
Confiança num poder superior
Abertura à graça divina
Optimismo
Compreensão pessoal da necessidade de evoluirmos
Expressão negativa de Júpiter:
Excesso de confiança
Preguiça
Dispersão da energia
Tendência a deixar que os outros trabalhem
Irresponsabilidade
Inclinação a abarcar ou prometer demasiado.
Orientações para a interpretação de Júpiter na carta natal
1) Júpiter expande sempre o fluxo energia do Elemento onde se encontra. Basta deixar fluir essa fonte de energia interior para cumprir Júpiter.
2) Um Júpiter forte manifesta-se como uma personalidade alegre, optimista e animada e, por vezes, bastante divertida. O signo de Júpiter dá-nos pistas sobre o tipo de humor que praticamos.
3) O lugar de Júpiter no mapa indica:
- a sensação de significado e de direcção na vida que pode guiar-nos
- a busca de uma verdade pela qual viver.
4) Ali, naquele lugar onde está Júpiter no mapa, é onde queremos explorar constantemente novos horizontes.
- Isto é mais fácil de fazer em alguns signos ou casas do que outros, conforme as conveniências sociais, a educação oral, etc.
- Queremos sempre melhorar o âmbito de vida indicado por Júpiter na nossa carta.
5) A posição de Júpiter mostra uma área de entusiasmo e optimismo, onde podemos pôr a nossa confiança a funcionar.
- Esperamos algum benefício.
- Procuramos oportunidades de crescimento interior.
- Procuramos ocasiões para partilhar a nossa abundância interior.
6) O lugar de Júpiter permite-nos buscar experiência e tirar partido das oportunidades.
7) O lugar de Júpiter revela onde não sentimos medos (os nossos cupões) e temos a sensação de sentir “espaço” para respirar, expandir, crescer e expressar.
8) O lugar de Júpiter mostra que coisas ou actividades podem restabelecer a nossa fé, quando estamos em baixo de forma, ajudando-nos a recuperar.
9) Júpiter confere uma convicção moral em tudo o que toca e, proporciona uma motivação para promover certas ideias, ideais, objectivos, etc. Pretende também estimular os outros nesse sentido.
10) Júpiter representa um desejo de nos dirigirmos a uma ordem superior ou o desejo de nos conectarmos com algo maior do que nós mesmos. Este desejo é mais intenso no lugar de Júpiter e nos aspectos mais exactos deste planeta.
11) O lugar de Júpiter indica onde deveríamos correr riscos, porque estes são absolutamente necessários para progredirmos em qualquer esfera de vida. A porta da oportunidade pode estar ali, esperando, mas é preciso ter a coragem necessária para a atravessar.
12) A posição de Júpiter indica onde pode estar a possibilidade de êxito, prosperidade e um rápido desenvolvimento.
13) O lugar de Júpiter é onde podemos desenvolver a nossa auto-estima e a nossa confiança em nós mesmos, aproveitando de um modo activo as oportunidades que se nos apresentam, baseando-nos na fé do nosso próprio potencial. Isto acontece apenas se recorremos à fonte de abundância que levamos dentro e concedemos a esta energia, talento ou mente superior, o espaço necessário para que funcione na nossa própria vida.
Os níveis de expressão de Júpiter
Só mesmo falando com a pessoa a quem o mapa pertence é que poderemos constatar em que nível de consciência é que Júpiter está a actuar.
Júpiter pode manifestar-se em qualquer destes níveis de expressão:
1) No nível físico e material: a riqueza, o êxito mundano, a fama, o orgulho, a prosperidade.
2) No nível social e psicológico: comprometendo-se com causas, grandes grupos, a educação, as leis, outros países e culturas.
3) No nível mítico e arquétipo: os ensinamentos dos caminhos espirituais, algumas tradições psicológicas, os sistemas de crenças religiosas.
4) No nível moral e de melhoria própria: um profundo desenvolvimento interior e filosófico que transcende as categorias convencionais e nos permite abrirmo-nos à possibilidade de termos a vivência de uma realidade mais vasta e abundante e de uma verdade mais profunda.
Júpiter e os Elementos
Júpiter nos signos de fogo
A fé interior chega quando somos extrovertidos, entusiastas, auto-afirmativos e fisicamente activos. As oportunidades são estimuladas quando nos arriscamos para nos expressarmos e tentar coisas novas.
Júpiter nos signos de terra
A fé interior consegue-se quando estamos em harmonia com o espírito prático, a segurança e as experiências dos sentidos. As oportunidades são estimuladas quando trabalhamos bastante, assumimos as responsabilidades e sintonizamos com a natureza e o seu ritmo.
Júpiter nos signos de ar
A fé interior vê-se estimulada pela exploração de novas ideias, a comunicação com pessoas novas e o progresso social. As oportunidades chegam quando expressamos as ideias com entusiasmo e interagimos com os outros em prol de um objectivo futuro.
Júpiter nos signos de água
A fé interior vê-se estimulada pela profundidade da experiência emocional e a expressão positiva da compaixão e imaginação. As oportunidades chegam quando somos sensíveis aos outros e deles cuidamos, e quando segue instintivamente a sua voz interior.
Sem comentários:
Enviar um comentário
«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa