23 de novembro de 2007

Neptuno nos Signos




Neptuno demora aproximadamente 164 anos para realizar um círculo completo ao redor do Zodíaco, passando cerca de treze anos em cada signo.
Consequentemente, a posição de Neptuno no signo tem um significado mais histórico e de geração no que pessoal. A posição de Neptuno nos signos indica o tipo de expressão cultural manifestado pelas dificuldades criativas e imaginativas da humanidade num determinado período de treze anos.
A geração que possui Neptuno em determinado signo compartilha um destino espiritual comum. As faculdades intuitivas e criativas desta geração irão adquirir as qualidades do signo que Neptuno ocupa.

Neptuno em Carneiro (1861/1862‑1874/1875)
Neptuno em Carneiro indica uma geração na qual são feitos importantes avanços na criação de conceitos religiosos místicos. É uma geração que demonstra considerável iniciativa e desejo de criatividade espiritual e regeneração. 0 Iado negativo dessa expressão, porém, é o orgulho espiritual e o egotismo.

Neptuno em Touro (1874/1875‑1887/1889)
Neptuno em Touro indica um período histórico de muito idealismo no que se refere à utilização do dinheiro e de recursos materiais. Esta geração busca aplicações práticas para insights visionários. 0 lado negativo dessa expressão é a preocupação com dinheiro e valores materiais.

Neptuno em Gémeos (1887/1989‑1901/1902)
Neptuno em Gémeos indica uma geração de pessoas que se esforçam para desenvolver as faculdades criativas e intuitivas da mente por meio da literatura e da poesia.
Essas pessoas possuem uma imaginação activa, versátil, e a capacidade de canalizar ideias de esferas mais elevadas através da habilidade da mente para formar imagens.
0 lado negativo dessa expressão é a preocupação com um mundo imaginário e seus valores superficiais. Pode também haver confusão no raciocínio prático e na comunicação.

Neptuno em Caranguejo (1901/1902‑1914/1916)
Neptuno em Caranguejo indica uma geração de pessoas com fortes ligações psíquicas com o lar, a família e a terra. Elas são bastante compreensivas e emocionalmente sensíveis. Tendem a ser religiosas, mas de maneira emocional.
Se Neptuno estiver bem colocado e aspectado, são evidentes tendências psíquicas e mediúnicas. Muitos clarividentes nascem com Neptuno em Caranguejo.
0 lado negativo dessa expressão são o sentimentalismo piegas e uma ligação exclusiva, emocional, com a família e o país. Pode também haver tendências mediúnicas mal orientadas que podem atrair influências astrais inferiores.

Neptuno em Leão (1914/1916‑1928/1929)
Neptuno em Leão indica uma geração de pessoas com fortes talentos musicais e artísticos. Elas se interessam especialmente pelo teatro e outras artes dramáticas.
Grande parte da sua criatividade se inspira nos níveis mais elevados da consciência. Esta posição de Neptuno tende ao romantismo e ao idealismo no amor.
0 lado negativo dessa expressão pode ser a ilusão no amor. As armadilhas dessa posição são os gastos extravagantes na procura do prazer e inabilidade para lidar com crianças.
Neptuno estava em Leão no período em que especulações imprudentes na Bolsa de Valores levaram o mundo à ruína financeira e à Grande Depressão.

Neptuno em Virgem (1928/1929‑1942/1943)
Neptuno em Virgem está em detrimento, indicando uma geração cujas faculdades criativas e imaginativas são frustradas por circunstâncias materiais adversas.
Neptuno em Virgem inclui grande parte da geração que cresceu durante a Grande Depressão dos anos 30. Foi uma época de caos em todo o sistema económico, resultando em escassez de empregos, que são regidos por Virgem.
0 lado negativo de Neptuno em Virgem pode manifestar-se como uma tendência a doenças psicossomáticas e uma excessiva preocupação emocional com detalhes inconsequentes.
É provável que também existam dúvidas ou negatividade com relação aos impulsos intuitivos, que se manifestam no materialismo. Se Neptuno estiver sob tensão em Virgem, são típicos hábitos alimentares insensatos. Grande parte da adulteração química dos nossos alimentos começou durante esse período.

Neptuno em Balança (1942/1943‑1955/1957)
Neptuno no signo de Balança é a posição da actual geração pós-guerra. Durante a guerra, a instituição do casamento foi submetida a muita confusão e a um aumento crescente do índice de divórcios.
0 número de lares destruídos conduziu a geração mais jovem à incerteza sobre o valor das obrigações nos relacionamentos. Há um instinto para o conformismo emocional e social com Neptuno em Balança, que, em sua expressão negativa, resulta em cegos conduzindo cegos. Isso se manifesta em fenómenos contemporâneos como o abuso de drogas.
No lado positivo, Neptuno em Balança proporciona a essa geração uma percepção intuitiva dos relacionamentos sociais. 0 conceito de responsabilidade social mútua se baseia mais no espírito da lei do que em sua interpretação literal. Esta posição trouxe o desenvolvimento de novas formas de arte.

Neptuno em Escorpião (1955/1957‑1970)
Neptuno no signo de Escorpião indica um período de exploração dos desejos naturais do homem.
Poucas pessoas vivenciaram a regeneração espiritual e iniciaram a busca dos mistérios interiores da vida, mas muitos são marcados pela exploração do sexo com propósitos comerciais. Escorpião é o signo do sexo e Neptuno rege as drogas.
A moralidade licenciosa desta época levou à disseminação de doenças venéreas e à difusão do uso de drogas como uma saída psicológica.
Há muita intensidade e confusão emocionais, provocando perturbações no inconsciente que se manifestam através de fenómenos artísticos, como o rock.
Muitas das pessoas nascidas com Neptuno neste signo têm faculdades de clarividência e são forçadas a reconhecer a necessidade da regeneração espiritual.

Neptuno em Sagitário (1970‑1984)
Neptuno no signo de Sagitário levou‑nos a um período em que a necessidade de valores espirituais e religiosos mais elevados encontrou expressão positiva: houve um retorno a Deus e o desejo de espiritualizar a ordem social mais ampla.
A música e formas de arte voltaram-se para a espiritualidade. Houve muitas viagens ao estrangeiro e troca de ideias e religião com culturas estrangeiras.
Os assuntos ocultos e místicos foram gradualmente introduzidos nos currículos das universidades.
As religiões deram maior ênfase ao contacto pessoal do homem com Deus por intermédio do eu interior, o que resultou na prática crescente da meditação e no uso das faculdades intuitivas da mente superior.
0 mistério e o poder da mente foram explorados e desenvolvidos por intermédio de experiências místicas.
As expressões exageradas de Neptuno em Sagitário foram provavelmente o devaneio sem rumo, como aconteceu com a geração hippie, e a adesão a cultos religiosos desconhecidos, profetas e gurus. Mas Neptuno em Sagitário trouxe a muitos a percepção da presença do Deus único em todas as coisas.

Neptuno em Capricórnio (1984‑2000)
Neptuno em Capricórnio indica um período no qual os governos do mundo se encontrarão no caos e as estruturas económicas e políticas ruirão.
Deste caos e sofrimento nascerá a verdadeira responsabilidade espiritual e a disciplina que se manifestarão em acordos práticos.
As pessoas não mais terão o luxo da espiritualidade abstracta de Sagitário. Para sobreviver, serão forçadas a incorporar a espiritualidade nas suas vidas práticas.
Através dessas experiências do final cármico da Era de Peixes, muitos daqueles que sobreviverem alcançarão novas alturas de realização espiritual.
Haverá necessidade de criar novas formas de governos e conceitos políticos, e o final deste período produzirá o início de um governo mundial.

Neptuno em Aquário (1998-2011)
Em 1998, Neptuno entrou no signo de Aquário juntamente com Urano, marcando um verdadeiro impulso para os próximos dois mil da Era de Aquário.
Irá surgir uma nova civilização baseada no humanitarismo iluminado e numa ciência que utilizará novas tecnologias e novas formas de energia.
As faculdades intuitivas, clarividentes, da humanidade serão muito desenvolvidas, e a fraternidade universal será colocada em prática.

Neptuno em Peixes (2011)
Supõe-se que Neptuno em Peixes será um período de paz que se seguirá nesta Era de Aquário.
Este período proporcionará a oportunidade para a descoberta de faculdades espirituais e para o desenvolvimento de formas elevadas de música e arte; haverá grandes progressos nas curas.
Será iniciada a forma mais elevada da cultura aquariana, utilizando todas as grandes realizações criativas da anterior Era de Peixes. Durante este período, nascerão muitos grandes místicos, artistas e líderes espirituais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa