Deslocação diária: cerca de 12-13 graus
Tempo necessário para completar uma deslocação ao longo do zodíaco: cerca de 28 dias (cerca de 2,5 dias em cada signo)
Retrogradação: não ocorre
Casa associada: quarta
Signo que rege: Caranguejo
Dia da semana: segunda-feira
Idade da vida mais representativa: os primeiros anos de vida (até cerca dos 4 anos)
Personagens simbolizadas: a mãe, as mulheres mais velhas, a irmã mais velha, as tias, a ama; a esposa, as mulheres em geral. As massas populares, a multidão.
Actualmente também simboliza as mulheres que detenham poder: a chefe, a patroa, a administradora.
Funções fundamentais: os hábitos e automatismos orgânicos, as emoções e os estados de espírito, a memória e o passado, o sono e os sonhos, a adaptação aos ciclos naturais, o sentido gregário e familiar, o sentido de pertença e filiação, o ambiente orgânico e vegetativo corporal, as raízes psíquicas. As necessidades de bem-estar, contacto, conforto, nutrição, tranquilidade e segurança.
Valores positivos: simpatia, empatia, instinto maternal, prestabilidade, dedicação, protecção, afectividade, docilidade, hospitalidade, intuição, adaptabilidade, plasticidade, moderação, instintividade, satisfação com a própria corporalidade e emocionalidade, tranquilidade, serenidade, sentimento de segurança e de bem-estar interior, capacidade nutridora, confortadora e sustentadora (de si mesmo ou dos outros).
Comportamentos negativos: vulnerabilidade e hipersensibilidade emocional, dependência psicológica, tendência a comportamentos caprichosos e emocionalmente instáveis, inconsistência, passividade, indecisão, infantilismo, imaturidade, vulgaridade, negligência, falta de amor próprio, sentimento de inferioridade, necessidade excessiva e contínua de cuidados, de afectos, de segurança e de apoio, medo, fragilidade, sensação de desprotecção ou de não ser amado, timidez, emocionalidade, superstição, sugestionabilidade, irritabilidade, depressão, autocomiseração, vitimização, facilidade em cair na fantasia e no sonhar acordado.
Outras representações e especificidades da Lua:
· Representa o indivíduo na sua mais básica identidade, fundamentada nas reacções emocionais e orgânicas: é uma identidade conferida pelo corpo e pela actividade corporal, pelas sensações internas sentidas física e psiquicamente.
É como que um tipo de instinto, por estar tão próximo do que é, em cada um, a sua própria natureza.
· A Lua indica toda a aprendizagem e adaptação ocorrida antes de se adquirir a capacidade de verbalização; por isso, refere-se a tudo o que é automático não-racional, a tudo o que é comunicado não verbalmente, ou seja, emocional, instintiva ou intuitivamente.
· Representa a vivência doméstica, rotineira, abrigada do mundo exterior; simboliza os impulsos de sedentarização e recolhimento, na necessidade de criar um núcleo, uma família, um grupo ligado por interesses emocionais-afectivos e que garantam estabilidade e segurança; que sejam um ponto de referência permanente.
· Expressa a capacidade de sintonização e harmonia com o ambiente interior e exterior (o acompanhar da flutuação e variabilidade ambiental sem contudo perder a estabilidade emocional central): a adaptação e compreensão dos ciclos naturais, da vida e da morte, das transformações internas (físicas, emocionais e psíquicas) e externas. A capacidade de lidar e reagir às emoções próprias e dos outros. A sensibilidade e o ajustamento aos ambientes, mas também os estados de espirito interiores, os humores pessoais. A Lua fala-nos da confiança básica que temos (ou não) para com a vida e os outros («o bom ou mau objecto dos psicólogos).
· A Lua simboliza a fertilidade natural e física: a capacidade de dar forma à vida e de estimular e dar assistência, protecção e conforto.
· Mais do que um objectivo futuro (como o do Sol) significa uma realidade já interiorizada e instintiva (há astrólogos que afirmam que o Sol desenvolvido numa vida anterior torna-se a Lua na vida actual).
· É através da Lua que se expressam as qualidades de empatia, amor e afecto desinteressado para com os outros e se aplicam e desenvolvem as capacidades nutridoras, sustentadoras e confortadoras (pessoais e dos outros), podendo dizer-se que é na Lua que estão fundamentadas muitas das qualidades espirituais da alma.
Sem comentários:
Enviar um comentário
«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa