22 de novembro de 2007

Júpiter - características




Deslocação diária: aproximadamente 13'-15' (excepto quando está retrógrado ou em alteração de movimento)

Tempo necessário para completar uma deslocação ao longo do zodíacocerca de 12 anos (aproximadamente um ano por signo)
Retrogradaçãouma vez por ano, durante cerca de 4 meses
Casa associadanona e décima-segunda
Signo que rege: Sagitário e Peixes
Dia da semanaquinta-feira
Personagens simbolizadaso tutor, o pai adoptivo, o amigo influente, o mecenas, o protector, o religioso, o professor, o educador, o administrador, o jurista, o político, o magistrado, o empresário, o banqueiro.
Funções fundamentais: crescimento, expansão, ascensão, abrangência, abundância, integração social, fé, optimismo, confiança.
Valores positivos: confiança, optimismo, fé, visão inspirada, sentido de oportunidade, protecção, ajudas e apoios, gosto pela vida social e pela cultura, bom humor, abundância material, simpatia e generosidade, filantropia, sentido de justiça, afabilidade, nobreza de carácter, simplicidade, natureza extrovertida, tolerância, liberalismo, abertura e receptividade, inspiração, cultura, sociabilidade, sentido ético.
Comportamentos negativos: imoderação, avidez, atitude orgulhosa, inflacionada e de auto-engrandecimento, imprudência, optimismo exagerado, falta de contenção, confiança absurda na sorte, despreocupação, comodismo, esbanjamento, desperdício, desregramento, despreocupação, negligência, extravagância, preguiça.

Outras representações e especificidades de Júpiter:
· Júpiter expressa a sementeira, o crescimento, a expansão, a procura, exploração e a descoberta (física, material, intelectual, sociocultural, espiritual). Representa um conhecimento, um significado, uma aprendizagem a adquirir (e a transmitir).
É o ambiente propiciador, protector e estimulante que auxilia o indivíduo no seu crescimento, que frutifica a obra, dissemina o processo, transmite a visão, conduz à sabedoria, abre as portas, disponibiliza os bens materiais necessários. Júpiter abençoa a ascensão, confere a possibilidade de transcender o comum, o normal, facilita o atingir o topo.
· Representa o impulso para a ligação do indivíduo à estrutura colectiva e suprapessoal, onde ele se integra, explorando as possibilidades que essa mesma estrutura lhe confere e as oportunidades por ela criadas para o crescimento individual.
É a descoberta de uma existência maior que a pessoa e o seu ambiente imediato. É a descoberta de que a existência pessoal e colectiva têm coordenadas, padrões e significados próprios.
· Júpiter representa, externamente, os direitos do indivíduo e, interiormente, o princípio do prazer que apenas conhece a satisfação. É a confiança interna que tudo irá dar certo e vale a pena continuar em frente.
· Simboliza a exigência em descobrir o mundo, como algo para além de si mesmo, repleto de possibilidades e áreas a desenvolver e com ele se relacionar, para benefício de ambos. É a descoberta duma ordem superior ao indivíduo que o protege, incentiva e encaminha em direcção ao futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa