Deslocação diária: aproximadamente 13'-15' (excepto quando está retrógrado ou em alteração de movimento)
Tempo necessário para completar uma deslocação ao longo do zodíaco: cerca de 12 anos (aproximadamente um ano por signo)
Retrogradação: uma vez por ano, durante cerca de 4 meses
Casa associada: nona e décima-segunda
Signo que rege: Sagitário e Peixes
Dia da semana: quinta-feira
Personagens simbolizadas: o tutor, o pai adoptivo, o amigo influente, o mecenas, o protector, o religioso, o professor, o educador, o administrador, o jurista, o político, o magistrado, o empresário, o banqueiro.
Funções fundamentais: crescimento, expansão, ascensão, abrangência, abundância, integração social, fé, optimismo, confiança.
Valores positivos: confiança, optimismo, fé, visão inspirada, sentido de oportunidade, protecção, ajudas e apoios, gosto pela vida social e pela cultura, bom humor, abundância material, simpatia e generosidade, filantropia, sentido de justiça, afabilidade, nobreza de carácter, simplicidade, natureza extrovertida, tolerância, liberalismo, abertura e receptividade, inspiração, cultura, sociabilidade, sentido ético.
Comportamentos negativos: imoderação, avidez, atitude orgulhosa, inflacionada e de auto-engrandecimento, imprudência, optimismo exagerado, falta de contenção, confiança absurda na sorte, despreocupação, comodismo, esbanjamento, desperdício, desregramento, despreocupação, negligência, extravagância, preguiça.
Outras representações e especificidades de Júpiter:
· Júpiter expressa a sementeira, o crescimento, a expansão, a procura, exploração e a descoberta (física, material, intelectual, sociocultural, espiritual). Representa um conhecimento, um significado, uma aprendizagem a adquirir (e a transmitir).
É o ambiente propiciador, protector e estimulante que auxilia o indivíduo no seu crescimento, que frutifica a obra, dissemina o processo, transmite a visão, conduz à sabedoria, abre as portas, disponibiliza os bens materiais necessários. Júpiter abençoa a ascensão, confere a possibilidade de transcender o comum, o normal, facilita o atingir o topo.
· Representa o impulso para a ligação do indivíduo à estrutura colectiva e suprapessoal, onde ele se integra, explorando as possibilidades que essa mesma estrutura lhe confere e as oportunidades por ela criadas para o crescimento individual.
É a descoberta de uma existência maior que a pessoa e o seu ambiente imediato. É a descoberta de que a existência pessoal e colectiva têm coordenadas, padrões e significados próprios.
· Júpiter representa, externamente, os direitos do indivíduo e, interiormente, o princípio do prazer que apenas conhece a satisfação. É a confiança interna que tudo irá dar certo e vale a pena continuar em frente.
· Simboliza a exigência em descobrir o mundo, como algo para além de si mesmo, repleto de possibilidades e áreas a desenvolver e com ele se relacionar, para benefício de ambos. É a descoberta duma ordem superior ao indivíduo que o protege, incentiva e encaminha em direcção ao futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa