23 de janeiro de 2014

Via Combusta

Catedral de Milão, Itália
O que é a Via Combusta? No zodíaco tropical, a área entre 15º Balança/Libra a 15º Escorpião é chamado de Via Combusta. É um espaço considerado mais perigoso, sobretudo nas questões associadas à astrologia horária, especialmente se o Sol, a Lua ou Ascendente estiverem nesta zona. O único refúgio «seguro» ou graus «protegidos» nesta Via Combusta, são a estrela fixa Spica em 23º50' de Balança/Libra e a estrela fixa Arcturus em 24º14' de Balança/Libra. Estas estrelas benéficas neutralizam os efeitos intensos da Via Combusta.

Sabem porque é que os Antigos escolheram esta área para a Via Combusta? Porque os dois luminares do zodíaco - o Sol e a Lua -, estão em queda nos signos em causa. O Sol está em queda Balança/Libra e a Lua está em queda no signo Escorpião. Por estarem em queda, perdem a sua luz e brilho e com isso, atraírem alguma obscuridade e sombra, que em linguagem popular se pode traduzir por 'alguma má sorte'. A juntar a isto, sabemos que Saturno está em exaltação em Balança/Libra e Marte que além de co-reger Escorpião, também está em detrimento em Balança/Libra.

Porque é que resolvi falar nisto?

Porque a nossa Lua [hoje, 23-1-2014, no grau 24 de Balança/Libra] está exactamente a transitar por este espaço difícil conhecido por Via Combusta.

Mas não só a Lua, pois temos Marte [20º de Balança/Libra] também a transitar pela Via Combusta.

Estes dois na Via Combusta não são propriamente a melhor música celestial. É de esperar alguma agitação. Bastante agitação. 

Procure ver no seu mapa natal estes dois planetas fazem conjunção a algum dos seus planeta natais. Use orbes curtas entre 3 e 5 graus. Fique mais sossegado naqueles posicionamentos que indiquei em cima: as estrelas fixas Spica e Arcturus. Sobretudo vejam com atenção os vossos relacionamentos amorosos. Não se precipitem. Cuidem muito e tudo apassará da melhor forma. Usem o vosso bom livre-arbítrio.

Um caso nacional (Portugal) - a criança Daniel que «desapareceu» [Lua, obscuridade] e apareceu vivo de forma misteriosa [energia, Marte].

Porque será que os astrólogos em língua portuguesa que fazem astrologia diária, praticamente puseram de parte este assunto muito antigo? 


.

5 comentários:

  1. Resposta à tua pergunta: porque não sabem o quietude sabes. E se sabem não sabem escrever como tu. :-)

    Querido António, eu tenho o Urano e o Sol na via sacra... Perdão, combusta! ;-) O Urano está de braço dado com Spica e Arcturos. O Sol já está em Escorpião, como sabes. Queres-me falar um pouco sobre a influência dessas duas estrelas com o meu Urano?

    Beijo repenicado com a gratidão pelas aprendizagens imensas*

    ResponderEliminar
  2. Aprendo muito com você meu querido António.
    Deixo um beijo agradecido por mais esta aula.
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. Querida Susana,

    Só hoje reparei que tinhas deixado um comentário tão bonito. Gosto muito do nome 'Via Sacra'. É excelente e muito assertivo e se me permites, usarei também.

    Teu admirador e amigo.

    Beijos

    A.

    ResponderEliminar
  4. Querida Astrid,

    É sempre tão reconfortante sentir a sua Presença por aqui. Não posso prescindir nunca.

    Beijos
    ~
    A.

    ResponderEliminar
  5. Eu não ter tempo suficiente para ler você, mas toda vez que eu sempre aprender um pacote! Vou usar este verão para fazer tudo isso! Em suma tudo isso para dizer-lhe obrigado por todas essas dicas !!

    ResponderEliminar

«O leitor tem o direito de discordar destes posts e de ter outras ideias, e eu lutarei até ao fim para que você mantenha o seu direito a dizer o que pensa, educadamente, de forma civilizada e até agradável, se conseguir. Se for difícil para si manter estas premissas, o melhor é não dizer nada. Tente comportar-se com os outros da mesma forma que quer ser tratado/a.»Esteja à vontade neste blogue, pois aqui não há letrinhas torcidas, nem moderação.Tente não ser anónimo, e crie a sua própria identidade, nem que seja com um pseudónimo. Clique aqui, para saber como.Grato pelo seu comentário, António Rosa