O calendário de Mercúrio retrógrado e estacionário, a última retrogradação deste ano de 2013

4 de outubro de 2013 ·


Quando nos referimos a "planetas retrógrados", fala-se do movimento aparente desses planetas, vistos da Terra. Por exemplo, quando estamos num trem [combóio] e ultrapassamos um outro, mais lento, temos a impressão de que este último recua - e, no entanto, sabemos perfeitamente que não é o caso. Quando a Terra, na sua órbita, avança mais rápida que um planeta (visto da Terra), esse planeta parece recuar. Na verdade, ele continua a avançar, como o trem, e trata-se apenas de uma impressão. O Sol e a Lua nunca estão retrógrados.

Habitualmente, os astrólogos mais modernos quase que só têm em conta os dois grandes movimentos dos planetas: o movimento 'directo' e o movimento 'retrógrado'. Poucas vezes encontro textos de análise onde se aprofunde o movimento 'estacionário'. Dá-se este nome quando se verificam alterações de movimento dos planetas, quer do diecto para o retrógrado, quer o inverso, do retrógrado para directo. Mercúrio fica retrógrado de 19 a 24 dias a cada quatro meses.

Sabemos que o movimento de translação da Terra cria a ilusão dos planetas em determinada posição ficarem 'estacionários' e entrarem em movimento 'retrógrado' oposto à sucessão dos signos. Quando terminam o seu movimento retrógrado, voltam a ficar estacionários e depois retomam o movimento directo, no sentido da sucessão dos signos. Diz-se que um planeta está 'estacionário' quando passa vários dias quase na mesma posição zodiacal antes de mudar o sentido em que se movimentava.

Estes aparentes movimentos estacionários podem ser acompanhados nas efemérides para se aprofundar esta questão. Quando um planeta em movimento directo fica estacionário, pode durar poucos dias como é o caso de Mercúrio ou demorar semanas, no caso dos planetas mais lentos. Nesta fase estacionária, é frequente o planeta funcionar nos nossos mapas de forma descontínua, apesar de ainda não se encontrar retrógrado ou directo.

Sinceramente, com a explicação acima tentei ser pedagógico e passar-vos estes conceitos, ao mesmo tempo treinar-me para quando em 5 e 6 Julho 2014 der o 4º seminário da minha série «Iniciação à Astrologia Dharmica e Karmica», ver aqui - Vai uma apostazinha em como só a partir de 18 a 21 é que se começará a ler textos sobre o próximo movimento retrógrado de Mercúrio no Facebook? :)

Calendário de Mercúrio [horário TMG]:

- De 1 Outubro 2013 iniciou o seu movimento 'estacionário', no grau 2º33' de Escorpião. Iniciou o período de Sombra de Mercúrio, que começa a abrandar a sua velocidade habitual que é de um grau e trinta minutos por dia [excepto quando está retrógrado ou em alteração de movimento], demorando pouco menos de um ano para fazer o seu movimento completo à volta do Sol, permanecendo entre 2 semanas a dois meses em cada signo.

- Terminará esta fase de 'estacionário' a 20 Outubro, no grau 18º23' de Escorpião. No entanto, os últimos 5 dias desta fase, de 16 a 20 Outubro, serão muito mais intensos, como se já estivesse retrógrado.

- No dia seguinte, a 21 Outubro, ficará retrógrado no grau 18º24' de Escorpião. Todo o cuidado é pouco. 

- Termina o movimento retrógrado a 10 Novembro 2013, no grau 2º31' de Escorpião. Os 3 ou 4 dias seguintes ainda serão muito intensos, neste caso, de 11 a 14 Novembro.

- No dia 11 Novembro, termina o movimento retrógrado, ficando estacionário-directo, no grau 2º32' de Escorpião, até ao dia 26 Novembro, no grau 17º10' de Escorpião. Obviamente, outra vez, no período de Sombra, até que adquire a sua velocidade diária habitual de 1º30' por dia.

É nesta longa fase de Sombra de Mercúrio [estacionário, retrógrado e novamente estacionário, portanto, em alteração de movimento como mencionei acima] que podem ocorrer situações como estas: muitas vezes, os erros, as suposições falsas e os 'atalhos' infelizes são revelados neste período, e é um momento especialmente importante para fazermos a devida diligência e verificar e reavaliar os detalhes de assuntos importantes. Para algumas pessoas, neste momento, problemas de transporte e comunicação, incluindo tecnologia, podem acontecer inesperadamente. Desta vez, em Escorpião, a 'coisa' complicar-se-á mais.

Porque escrevi agora, em vez de esperar por Mercúrio propriamente retrógrado? Simplesmente para alertar que já estamos na fase de um Mercúrio em alteração de movimento, por isso, devemos esperar todas as situações possíveis de acontecerem. 

Queremos alguns exemplos ocorridos desde dia 1 Outubro, quando Mercúrio ficou 'estacionário'? Aqui vão:

- EUA. Tiros no Capitólio ao terceiro dia de «fecho» do governo, que fechou no dia 1. O prazo para a aprovação de uma resolução contínua que garantisse o financiamento do Estado federal até à votação do Orçamento para 2014 (em Dezembro) terminou na noite de segunda (30 Set) para terça (1 Out) sem acordo. Tal levou ao encerramento dos serviços federais "dispensáveis", lançando mais de 800 mil funcionários no desemprego. Mais de um milhão a teve de escolher se queria continuar a trabalhar sem receber. A situação vai manter-se até ser alcançado um acordo bipartidário.

- Obama cancela visita à Ásia [Indonésia, Brunei, Malásia e Filipinas] devido à paralisação da Administração Federal americana, que está em vias de entrar em bancarrota. Absolutamente inédito. Barack Obama pretende continuar em Washington a pressionar os republicanos a aprovar legislação que permita o acesso a fundos e a ‘reabertura’ do governo. Bem escorpiónico: a paralisação é interna, dos próprios funcionários públicos.

- Um barco de 20 metros que trazia a bordo cerca de 500 migrantes ilegais eritreus naufragou na manhã do dia 3 Outubro, a um quilómetro da ilha siciliana de Lampedusa, tendo morrido pelo menos 134 pessoas, com 200 dadas como desaparecidas. Com motor avariado, migrantes fizeram uma fogueira para alertar a guarda costeira mas a embarcação incendiou-se, provocando esta tragédia humana. Um desencarne colectivo, obviamente.

- Cameron, 1º ministro da Inglaterra, num discurso carregado de patriotismo, líder conservador proclama fim da recessão mas avisa que subsídios para os jovens vão acabar. Ainda faltam dois anos para as legislativas no Reino Unido, mas tal não impediu ontem o primeiro-ministro, David Cameron, de lançar oficiosamente a campanha do seu Partido Conservador (Tories), a começar pela promessa de levar adiante uma consulta popular à permanência do país na União Europeia (UE). Vai ser bonito, vai...

- No dia 2 Outubro, o Supremo Tribunal Eleitoral do Brasil inviabiliza registo de partido de Marina Silva. «Rede Sustentabilidade», como um novo partido político, criada pela ex-ministra do Meio Ambiente viu o pedido rejeitado por falta de assinaturas. É o que dá esta senhora não ter um bom astrólogo a ajudá-la. Más escolhas de datas. Isto não impedirá que a simpática Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, de apresentar uma nova candidatura à presidência da República em 2014, que será um grande fiasco, pois não terá uma máquina partidária a apoiá-la. 

- O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condena Rússia no dia 3 Outubro, pela violação dos direitos à liberdade de associação e manifestação. A detenção de Garry Kasparov e de um grupo de opositores a Putin, durante uma manifestação em 2007, foi considerada “desproporcional” pelo tribunal de Estrasburgo.

Creio que seria exaustivo apresentar mais exemplos em como situações extremas são provocadas por Mercúrio estacionário em Escorpião, desde o dia 1 Outubro. O que não falta são notícias «fortes» nos jornais online. E eu só consultei 2 jornais...

Estão recordados que em 2010 houve o caso do «vulcão da Islândia» que paralisou a maioria dos aeroportos, interrompendo o movimento normal dos aviões e de milhões de pessoas em todo o mundo. Foi o caos, como bem se lembram. Foi em pleno movimento estacionário de Mercúrio, em Abril 2010. Até parece que já foi há muito tempo.

Para concluir esta parte: o melhor mesmo é darmos muita atenção aos planetas que iniciam ou terminam o movimento estacionário. Sobretudo Mercúrio, pois acontece 3 a 4 vezes por ano.

Porque não olharmos para esta fase como uma espécie de bênção para nos acalmarmos, nos situarmos e entrarmos em nós mesmos? O ciclo retrógrado tende a revelar o que não está a funcionar correctamente, e embora possa contribuir para atrasos e frustrações, também pode revelar questões que são importantes para resolver ou abordar. Se virmos as coisas desta maneira, até concluímos que nem tudo é parece mau. É realmente um momento muito bom para lidarmos com o aquilo que colocámos em banho-maria, ou então, para terminarmos o que já havíamos iniciado e interrompido, tempos atrás. Quem diria que é um bom momento para a escrita reflexiva e criativa, trabalho interno, o trabalho espiritual e para completar tarefas muito atrasadas.

Não resisto a citar a astróloga inglesa que escreve e fala muito bem o português, Leah Whitehorse, no seu blogue «Lua Astrology»: «Geralmente, quando Mercúrio está em Escorpião é hora de cavar fundo, descobrir a verdade e focar a mente. É uma auto-análise e um tempo de questão psicológica. Se algo está errado, Mercúrio retrógrado em Escorpião vai puxá-lo implacavelmente para baixo.» [Magnífico, digo eu.]

Uma síntese rápida: Mercúrio retrógrado pode ser bom para tudo o que comece com “re”, isto é, REver, REvisar, REpensar, Retomar, REfazer. 

Passem todos muito bem.

António Rosa
4 Outubro 2013




.

13 comentários:

Leah Whitehorse disse...
4 de outubro de 2013 às 18:36  

Muito obrigada Antonio :-)

Astrid Annabelle disse...
4 de outubro de 2013 às 19:36  

A excelência pontua todos os seus textos meu querido António!!!! como sempre, desde sempre.
Hoje sinto a Lua fortemente... e esse Escorpião afiado...afinal meu Quíron Retrógrado mora nessas águas profundas...
Beijos
Astrid Annabelle

Anónimo disse...
4 de outubro de 2013 às 20:36  

Mais uma vez obrigado por nos mostrar que somos energia, que fazemos parte de um todo que nem vislumbramos.
A inquietação é semelhante a 2010, a diferença está na consciência que a(s) resposta tem que ser construída a partir de mim. Nada de fora, do exterior me substitui no processo de cura...que me faça REviver.
Abraço.
MJ

Anónimo disse...
4 de outubro de 2013 às 23:29  

Grata pela partilha. :)

Beijinhos

Unknown disse...
5 de outubro de 2013 às 14:29  

Antonio,
Cada dia aprendo mais com suas aulas e explicaçoe~s de astrologia,suas aulas são didáticas e vc passa o conhecimento de forma simples e com grande maestria!!!
obrigada,
bj
Margareth

Unknown disse...
6 de outubro de 2013 às 12:29  

Leah

Um beijinho agradecido. Adoro o que escreve.

António

Unknown disse...
6 de outubro de 2013 às 12:30  

Querida Ma Jivan

Muito agradecido pela generosidade.Fico sempre muito contente. Esqueci-me de vir ao blogue e só hoje de manhã é que me lembrei de cá vir.

Beijinhos

António

Unknown disse...
6 de outubro de 2013 às 12:31  

MJ

Muito obrigado pela sua opinião e generosidade.

Unknown disse...
6 de outubro de 2013 às 12:31  

Joana

Um abraço agradecido.

Unknown disse...
6 de outubro de 2013 às 12:32  

Geth Romero

Muito e muito obrigado por tanta generosidade. Vou conhecer a sua página.

Abraço,

A.

Beth F Borba disse...
6 de outubro de 2013 às 19:25  

Exelente Antonio, muito exclarecedor e orientador. Adorei. Grata e abraços.

Lindi disse...
7 de outubro de 2013 às 14:10  

Caro António, Marina Silva é evangélica. Provavelmente para ela Astrologia é coisa do diabo...... É provável que ela nunca terá um astrólogo para indicar melhores datas....

Unknown disse...
7 de outubro de 2013 às 16:27  

Oi Antonio,
só tenho facebook,(margareth romero).
É que sou curiosa e gosto muito de Astrologia,tenho aprendido cada dia com vc e Marcelo Dalla que sempre estão nos oferendo os conhecimentos de Astrologia com grande gratidão!!!
abs,
Margareth

4 de outubro de 2013

O calendário de Mercúrio retrógrado e estacionário, a última retrogradação deste ano de 2013


Quando nos referimos a "planetas retrógrados", fala-se do movimento aparente desses planetas, vistos da Terra. Por exemplo, quando estamos num trem [combóio] e ultrapassamos um outro, mais lento, temos a impressão de que este último recua - e, no entanto, sabemos perfeitamente que não é o caso. Quando a Terra, na sua órbita, avança mais rápida que um planeta (visto da Terra), esse planeta parece recuar. Na verdade, ele continua a avançar, como o trem, e trata-se apenas de uma impressão. O Sol e a Lua nunca estão retrógrados.

Habitualmente, os astrólogos mais modernos quase que só têm em conta os dois grandes movimentos dos planetas: o movimento 'directo' e o movimento 'retrógrado'. Poucas vezes encontro textos de análise onde se aprofunde o movimento 'estacionário'. Dá-se este nome quando se verificam alterações de movimento dos planetas, quer do diecto para o retrógrado, quer o inverso, do retrógrado para directo. Mercúrio fica retrógrado de 19 a 24 dias a cada quatro meses.

Sabemos que o movimento de translação da Terra cria a ilusão dos planetas em determinada posição ficarem 'estacionários' e entrarem em movimento 'retrógrado' oposto à sucessão dos signos. Quando terminam o seu movimento retrógrado, voltam a ficar estacionários e depois retomam o movimento directo, no sentido da sucessão dos signos. Diz-se que um planeta está 'estacionário' quando passa vários dias quase na mesma posição zodiacal antes de mudar o sentido em que se movimentava.

Estes aparentes movimentos estacionários podem ser acompanhados nas efemérides para se aprofundar esta questão. Quando um planeta em movimento directo fica estacionário, pode durar poucos dias como é o caso de Mercúrio ou demorar semanas, no caso dos planetas mais lentos. Nesta fase estacionária, é frequente o planeta funcionar nos nossos mapas de forma descontínua, apesar de ainda não se encontrar retrógrado ou directo.

Sinceramente, com a explicação acima tentei ser pedagógico e passar-vos estes conceitos, ao mesmo tempo treinar-me para quando em 5 e 6 Julho 2014 der o 4º seminário da minha série «Iniciação à Astrologia Dharmica e Karmica», ver aqui - Vai uma apostazinha em como só a partir de 18 a 21 é que se começará a ler textos sobre o próximo movimento retrógrado de Mercúrio no Facebook? :)

Calendário de Mercúrio [horário TMG]:

- De 1 Outubro 2013 iniciou o seu movimento 'estacionário', no grau 2º33' de Escorpião. Iniciou o período de Sombra de Mercúrio, que começa a abrandar a sua velocidade habitual que é de um grau e trinta minutos por dia [excepto quando está retrógrado ou em alteração de movimento], demorando pouco menos de um ano para fazer o seu movimento completo à volta do Sol, permanecendo entre 2 semanas a dois meses em cada signo.

- Terminará esta fase de 'estacionário' a 20 Outubro, no grau 18º23' de Escorpião. No entanto, os últimos 5 dias desta fase, de 16 a 20 Outubro, serão muito mais intensos, como se já estivesse retrógrado.

- No dia seguinte, a 21 Outubro, ficará retrógrado no grau 18º24' de Escorpião. Todo o cuidado é pouco. 

- Termina o movimento retrógrado a 10 Novembro 2013, no grau 2º31' de Escorpião. Os 3 ou 4 dias seguintes ainda serão muito intensos, neste caso, de 11 a 14 Novembro.

- No dia 11 Novembro, termina o movimento retrógrado, ficando estacionário-directo, no grau 2º32' de Escorpião, até ao dia 26 Novembro, no grau 17º10' de Escorpião. Obviamente, outra vez, no período de Sombra, até que adquire a sua velocidade diária habitual de 1º30' por dia.

É nesta longa fase de Sombra de Mercúrio [estacionário, retrógrado e novamente estacionário, portanto, em alteração de movimento como mencionei acima] que podem ocorrer situações como estas: muitas vezes, os erros, as suposições falsas e os 'atalhos' infelizes são revelados neste período, e é um momento especialmente importante para fazermos a devida diligência e verificar e reavaliar os detalhes de assuntos importantes. Para algumas pessoas, neste momento, problemas de transporte e comunicação, incluindo tecnologia, podem acontecer inesperadamente. Desta vez, em Escorpião, a 'coisa' complicar-se-á mais.

Porque escrevi agora, em vez de esperar por Mercúrio propriamente retrógrado? Simplesmente para alertar que já estamos na fase de um Mercúrio em alteração de movimento, por isso, devemos esperar todas as situações possíveis de acontecerem. 

Queremos alguns exemplos ocorridos desde dia 1 Outubro, quando Mercúrio ficou 'estacionário'? Aqui vão:

- EUA. Tiros no Capitólio ao terceiro dia de «fecho» do governo, que fechou no dia 1. O prazo para a aprovação de uma resolução contínua que garantisse o financiamento do Estado federal até à votação do Orçamento para 2014 (em Dezembro) terminou na noite de segunda (30 Set) para terça (1 Out) sem acordo. Tal levou ao encerramento dos serviços federais "dispensáveis", lançando mais de 800 mil funcionários no desemprego. Mais de um milhão a teve de escolher se queria continuar a trabalhar sem receber. A situação vai manter-se até ser alcançado um acordo bipartidário.

- Obama cancela visita à Ásia [Indonésia, Brunei, Malásia e Filipinas] devido à paralisação da Administração Federal americana, que está em vias de entrar em bancarrota. Absolutamente inédito. Barack Obama pretende continuar em Washington a pressionar os republicanos a aprovar legislação que permita o acesso a fundos e a ‘reabertura’ do governo. Bem escorpiónico: a paralisação é interna, dos próprios funcionários públicos.

- Um barco de 20 metros que trazia a bordo cerca de 500 migrantes ilegais eritreus naufragou na manhã do dia 3 Outubro, a um quilómetro da ilha siciliana de Lampedusa, tendo morrido pelo menos 134 pessoas, com 200 dadas como desaparecidas. Com motor avariado, migrantes fizeram uma fogueira para alertar a guarda costeira mas a embarcação incendiou-se, provocando esta tragédia humana. Um desencarne colectivo, obviamente.

- Cameron, 1º ministro da Inglaterra, num discurso carregado de patriotismo, líder conservador proclama fim da recessão mas avisa que subsídios para os jovens vão acabar. Ainda faltam dois anos para as legislativas no Reino Unido, mas tal não impediu ontem o primeiro-ministro, David Cameron, de lançar oficiosamente a campanha do seu Partido Conservador (Tories), a começar pela promessa de levar adiante uma consulta popular à permanência do país na União Europeia (UE). Vai ser bonito, vai...

- No dia 2 Outubro, o Supremo Tribunal Eleitoral do Brasil inviabiliza registo de partido de Marina Silva. «Rede Sustentabilidade», como um novo partido político, criada pela ex-ministra do Meio Ambiente viu o pedido rejeitado por falta de assinaturas. É o que dá esta senhora não ter um bom astrólogo a ajudá-la. Más escolhas de datas. Isto não impedirá que a simpática Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, de apresentar uma nova candidatura à presidência da República em 2014, que será um grande fiasco, pois não terá uma máquina partidária a apoiá-la. 

- O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condena Rússia no dia 3 Outubro, pela violação dos direitos à liberdade de associação e manifestação. A detenção de Garry Kasparov e de um grupo de opositores a Putin, durante uma manifestação em 2007, foi considerada “desproporcional” pelo tribunal de Estrasburgo.

Creio que seria exaustivo apresentar mais exemplos em como situações extremas são provocadas por Mercúrio estacionário em Escorpião, desde o dia 1 Outubro. O que não falta são notícias «fortes» nos jornais online. E eu só consultei 2 jornais...

Estão recordados que em 2010 houve o caso do «vulcão da Islândia» que paralisou a maioria dos aeroportos, interrompendo o movimento normal dos aviões e de milhões de pessoas em todo o mundo. Foi o caos, como bem se lembram. Foi em pleno movimento estacionário de Mercúrio, em Abril 2010. Até parece que já foi há muito tempo.

Para concluir esta parte: o melhor mesmo é darmos muita atenção aos planetas que iniciam ou terminam o movimento estacionário. Sobretudo Mercúrio, pois acontece 3 a 4 vezes por ano.

Porque não olharmos para esta fase como uma espécie de bênção para nos acalmarmos, nos situarmos e entrarmos em nós mesmos? O ciclo retrógrado tende a revelar o que não está a funcionar correctamente, e embora possa contribuir para atrasos e frustrações, também pode revelar questões que são importantes para resolver ou abordar. Se virmos as coisas desta maneira, até concluímos que nem tudo é parece mau. É realmente um momento muito bom para lidarmos com o aquilo que colocámos em banho-maria, ou então, para terminarmos o que já havíamos iniciado e interrompido, tempos atrás. Quem diria que é um bom momento para a escrita reflexiva e criativa, trabalho interno, o trabalho espiritual e para completar tarefas muito atrasadas.

Não resisto a citar a astróloga inglesa que escreve e fala muito bem o português, Leah Whitehorse, no seu blogue «Lua Astrology»: «Geralmente, quando Mercúrio está em Escorpião é hora de cavar fundo, descobrir a verdade e focar a mente. É uma auto-análise e um tempo de questão psicológica. Se algo está errado, Mercúrio retrógrado em Escorpião vai puxá-lo implacavelmente para baixo.» [Magnífico, digo eu.]

Uma síntese rápida: Mercúrio retrógrado pode ser bom para tudo o que comece com “re”, isto é, REver, REvisar, REpensar, Retomar, REfazer. 

Passem todos muito bem.

António Rosa
4 Outubro 2013




.

13 comentários:

Leah Whitehorse disse...

Muito obrigada Antonio :-)

Astrid Annabelle disse...

A excelência pontua todos os seus textos meu querido António!!!! como sempre, desde sempre.
Hoje sinto a Lua fortemente... e esse Escorpião afiado...afinal meu Quíron Retrógrado mora nessas águas profundas...
Beijos
Astrid Annabelle

Anónimo disse...

Mais uma vez obrigado por nos mostrar que somos energia, que fazemos parte de um todo que nem vislumbramos.
A inquietação é semelhante a 2010, a diferença está na consciência que a(s) resposta tem que ser construída a partir de mim. Nada de fora, do exterior me substitui no processo de cura...que me faça REviver.
Abraço.
MJ

Anónimo disse...

Grata pela partilha. :)

Beijinhos

Unknown disse...

Antonio,
Cada dia aprendo mais com suas aulas e explicaçoe~s de astrologia,suas aulas são didáticas e vc passa o conhecimento de forma simples e com grande maestria!!!
obrigada,
bj
Margareth

Unknown disse...

Leah

Um beijinho agradecido. Adoro o que escreve.

António

Unknown disse...

Querida Ma Jivan

Muito agradecido pela generosidade.Fico sempre muito contente. Esqueci-me de vir ao blogue e só hoje de manhã é que me lembrei de cá vir.

Beijinhos

António

Unknown disse...

MJ

Muito obrigado pela sua opinião e generosidade.

Unknown disse...

Joana

Um abraço agradecido.

Unknown disse...

Geth Romero

Muito e muito obrigado por tanta generosidade. Vou conhecer a sua página.

Abraço,

A.

Beth F Borba disse...

Exelente Antonio, muito exclarecedor e orientador. Adorei. Grata e abraços.

Lindi disse...

Caro António, Marina Silva é evangélica. Provavelmente para ela Astrologia é coisa do diabo...... É provável que ela nunca terá um astrólogo para indicar melhores datas....

Unknown disse...

Oi Antonio,
só tenho facebook,(margareth romero).
É que sou curiosa e gosto muito de Astrologia,tenho aprendido cada dia com vc e Marcelo Dalla que sempre estão nos oferendo os conhecimentos de Astrologia com grande gratidão!!!
abs,
Margareth

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates