ECLIPSE SOLAR TOTAL - 3 Novembro 2013 - No Eclipse Solar o momento presente é o árbitro que analisa, julga e corrige os erros do passado

14 de outubro de 2013 ·

Mapa do eclipse para Portugal a 0-Aries [zero de Carneiro]
Clique para aumentar e poder ver melhor.

No próximo dia 3 Novembro teremos um importante eclipse solar total. Será às 12h49:55 [TMG], no grau 11º16' de Escorpião. Em geral sabemos que as Luas Novas são conjunções no mapa do céu entre o Sol e a Lua, só que às vezes, são considerados 'eclipses solares' devido um raro fenómeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. 

Horários do eclipse em diversas localidades do mundo:

3 Novembro 2013 – 12h49 – Lisboa, Portugal
3 Novembro 2013 – 12h49 – Londres, Inglaterra
3 Novembro 2013 – 9h49 – Brasília, Brasil
3 Novembro 2013 – 9h49 – Buenos Aires, Argentina
3 Novembro 2013 – 7h49 – New York, USA
3 Novembro 2013 – 4h49 - Los Angeles, USA
3 Novembro 2013 – 13h49 – Madrid, Espanha
3 Novembro 2013 – 18h49 - Delhi, Índia
3 Novembro 2013 – 23h49 – Wellington, Nova Zelândia
3 Novembro 2013 – 23h49 – Sydney, Austrália

O eclipse terá a duração máxima de 1 minuto e 39 segundos. Será visível com totalidade no norte do Oceano Atlântico, a leste da Flórida e México, passando o seu cone de sombra sobre uma parte considerável do Nordeste do Brasil, dirigindo-se a África, sendo visível no Gabão, sul da Costa do Marfim, Gana, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola. Em Portugal não será visível. Nem nos Açores e Madeira. 

Na ilustração, o cone de sombra está representado pelo traço vermelho. A ilustração é de Fred Espenak, da NASA’s GSFC.

Clicar para aumentar e ver melhor.

Os países atingidos pelo caminho de sombra do eclipse serão os mais focados nos 3 meses imediatos, mas a sua duração pode ser maior, dependendo de quando se realiza o eclipse solar seguinte. Parece que o próximo eclipse solar será em 29 Abril 2014. 

Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta do cone de sombra risca a superfície do nosso planeta.

A Lua tem um diâmetro de aproximadamente 3.476 km e encontra-se a uma distância média de 384.400 km da Terra. O Sol, que tem um diâmetro de 1.392.000 km (cerca de 400 vezes maior do que a Lua), fica a uma distância de 150 milhões de km, ou seja, aproximadamente 400 vezes mais distante do que a Lua. Como consequência, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua, vistos a partir da Terra são muito parecidos. Um eclipse ocorre sempre que a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados entre si.

Fiquei encantado ao verificar que o eclipse vai «cair» mesmo em cima do 1º módulo que irei dar nos dias 2 e 3 Novembro sobre «Iniciação à Astrologia Dharmica e Karmica». Vai acontecer na minha Casa 6, a do trabalho, a dos animais domésticos e da saúde. Estarei a trabalhar e vocês que forem ao curso, também. Estudar é trabalhar.

Mapa do eclipse para Brasil a 0-Aries [zero de Carneiro]
Clique para aumentar e poder ver melhor.


Procurem localizar no vosso mapa natal o grau 11º16' de Escorpião, e verificar em que casa vai decorrer. A partir dessa informação, qualquer pessoa estará apta a poder avaliar as consequências deste eclipse na vossa vida. Se não sabem como interpretar o significado das Casas, recomendo que leiam o texto que tenho no meu blogue «Cova do Urso», aqui. Quando chegar a este link, desfile com o rato até encontrar a palavra «Casas» e aí deve procurar a que corresponde a este eclipse. Também pode investigar no meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis», aqui.

Não resisto a reproduzir um texto do magnífico blogue «Darkstar Astrology» orientado por Marina E. Partridge, assim: «O eclipse solar de 03 novembro de 2013 é a 11º de Escorpião, no 2º decanato, entre a estrela fixa Mimosa e a estrela mais brilhante do Crucifixo, estrela fixa Acrux. Ambas as estrelas dão 'mente inventiva, intuição e sabedoria, a compreensão da natureza íntima de um homem companheiro. O dom de investigação bem sucedida do lado oculto das coisas. Com uma natureza profundamente religiosa ligada aos interesses místicos e teosóficos'.»

Vamos comentar um pouco sobre este eclipse. 

O eclipse ocorrerá no segundo decanato de Escorpião, sugerindo Marte para ser o governante do eclipse. Marte, neste eclipse, estará forte, estando directo e faz um sextil, um aspecto muito positivo ao eclipse. Autores clássicos como William Lilly entendem que um eclipse "defende a destruição de certo rei ou pessoa de valor e declara a sua mente avessos aos exércitos ou guerras". Eu admiro muito os astrólogos do século 21, que consigam actualizar estes textos para os nossos dias. Eu, pessoalmente, fico muito apreensivo e atrapalhado com o que devo deduzir disto. A grande astróloga tradicional Jessica Adams da qual sou fã e leitor compulsivo, mas muitas vezes não percebo nada do que ela explica, infelizmente de forma muito conveniente não usou o Ascendente em 0-Aries [Zero de Carneiro] o que fez com que Marte caísse em plena casa 10, do mapa do eclipse para Washington [política é a sua especialidade]. Ora, isto foi suficiente para associar o tal «rei» que William Lilly fala com Barack Obama, tanto mais que, como se sabe, em Astrologia Mundana, a Casa 10, está associada a regras e chefias. 

Que «aborrecido» para mim [ LOL], que sou um astrólogo português, ter que fazer o mapa para a capital do meu país, e isso, com Ascendente em Zero-Carneiro [0-Aries] o que faz que Marte, o regente do eclipse esteja em muito bom estado na Casa 6. Segundo a Tradição [William Lilly] diz que sendo Marte o regente do eclipse os 'reis e príncipes' ou seja, a elite dominante actual, podem provocar «guerras, tumultos e prisões», capazes de cometer actos de tirania e violência, podendo haver acidentes e injustiças. Já agora tenho que terminar dizendo que este autor afirma: «violentas tempestades no mar e denotam naufrágios súbitas e violentas, em virtude de explosões desordenadas».

UFA!!!! Não se aproveita nada? Será uma razia? 

Nem pensar. Sabe porquê?

Porque, entretanto, sabemos que Plutão é um dos co-regentes de Escorpião, fazendo dele, automaticamente um dos co-regentes deste eclipse. E não é que Plutão, no mapa de Lisboa, em 0-Aries, cai na Casa 10, fazendo dele o senhor todo poderoso do ecplise, pois este ocorre na Casa 8 dos mapas que apresento, mas em vez de provocar guerras e convulsões, exige de nós níveis de transformações pessoais e regionais muito acentuadas. 

É nestas ocasiões que fico muito feliz por pertencer àquele grupo de astrólogos que aceitaram de coração aberto que tudo o que ocorrer com os astros, simbolicamente, são pistas divinas para tomarmos consciência de uma coisa simples que muitos clientes meus me ouvem dizer: os seres humanos andam em cursos esotéricos ou espirituais, fazem muitas consultas disto e daquilo e não conseguem perceber que o «mal estar» instalado é um assunto colectivo e planetário. O nosso planeta é que mudou de vibração, porque está a ascender. Nós, humanos, que vivemos na sua crosta, somos tão egocêntricos que não percebemos que as novas vibrações são do planeta e nós, humanos, temos que aprender rapidamente a nos adaptarmos, a evoluirmos, a ir ao encontro do que é Novo, pois se assim não fizermos, seremos dispensados, pois o nosso prazo de validade colectivo já terminou. Não tenham medo, mas façam o favor de se questionarem. Não se armem em bonzinhos e em anjinhos, pois também para esta sub-série humana [a espiritualidade lindinha] está tão fora do prazo de validade como eu próprio.

Antigamente, os eclipses eram temidos e faziam todo o tipo de rituais para exorcizar esse fenómeno. Hoje em dia, ainda é um bocado o «papão» da história do momento.

Quando digo 'nós' é nós mesmo. 

Caminho da sombra deste eclipse.


Que se pode esperar deste eclipse solar?

1) Primeiro que tudo verificar em que casa do seu mapa no grau 11º16' de Escorpião, no dia 3 Novembro e tirar daí sérias conclusões.

2) Nos eclipses solares totais, como é o caso deste, devemos perceber que dominará a memória e as influências do passado. Lembranças de velhos assuntos, de problemas, e sentimentos voltam a nos ocupar a mente. Sendo em Escorpião, é de esperar um acentuar destas particularidades. Hábitos e reflexos condicionados ganham força e fica mais difícil rompê-los. Podem , inclusive, voltar.

3) Tudo aquilo que é mais conservador estará em alta. Márcia Matos afirma: «As pessoas tendem a se sentir mais consoladas e confiantes por valores já conhecidos e até desgastados. O passado, neste momento, sem dúvida, oferece mais conforto! Onde o presente não oferece solução melhor e o futuro parece se esquivar; as experiências bem sucedidas e realizações que vingaram no passado, podem ser reaproveitadas. No Eclipse Solar o presente é o árbitro que julga e corrige os erros do passado. O que for relevante para o presente será perpetuado e usado como reserva de experiência e como precedente.»

4) Do ponto de vista individual, os eclipses anunciam mudanças e crises nos sectores em que existem soluções precárias. Assim, nas vésperas de um eclipse, cerca de uma semana antes, podem ocorrer eventos que um astrólogo experiente sabe distinguir se têm ou não relação simbólica com os fatos vividos pela pessoa. Repito-me: a casa onde ocorre o eclipse encerra em si todo o mistério.

5) Os mais especialista em eclipses analisam também as estrelas fixas que correspondem ao grau do Sol e da Lua, assim como do(s) regente(s) do eclipse, que neste caso, como já disse acima, são Marte e Plutão.

6) O tempo que demora um eclipse, no nosso caso será de 1 minuto e 39 segundos, podemos dizer que a «validade» deste eclipse é de 99 dias [1 minuto tem 60 segundos o que corresponde em termos de eclipse a 60 dias, mais os 39 segundos restantes, vai dar-nos 99 dias]. Dependendo da intensidade deste eclipse (a casa onde cair, quer no mapa da pessoa, ou do país) pode durar até ao eclipse seguinte, que, como já disse acima será em 29 Abril 2014.

7) «...a pessoa terá que fazer contato interno com sua própria identidade e vontade, reconhecendo os motivos ocultos que a impedem de fazê-lo externamente. Ela será movida por seu lado emocional poderoso, e na maioria das vezes incontrolável, que se encharca da força lunar exibida e evidenciada. A lua se interpõe entre a Terra e o Sol, liberando o poder oculto da emoção e das necessidades vitais. A intromissão da Lua no processo consciente da existência revela e incomoda. Como lidar com o não-palpável e inacessível poder do inconsciente? O eixo atingido pela força da ocultação solar sentirá as conseqüências do enfraquecimento da razão. O coração estará na sombra. A casa onde a Lua exuberante aparece mostrará suas “garras” instintivas e revelará o potencial transformador do contato com a dor. No lado oposto, a casa do Sol eclipsado sentirá dificuldade de se expressar pela razão e de se tornar real.» Autor da frase: Cristina Figueiredo, no blogue «Considerar Astrologia», aqui.

8) Quem olhar para o mapa perceberá que este eclipse irá accionar a quadratura revolucionária entre Úrano e Plutão, desde o início do eclipse até dois dias depois em que os dois planetas farão quadratura partil (exacta).

9) Outra característica deste eclipse é que faz conjunção com Saturno directo. Portanto está ligado pelas nossas responsabilidades e os nossos deveres. Mas também é sobre assumir a responsabilidade pelas nossas vidas e o  que acontece nelas. Isso inclui todas as coisas desagradáveis ​​que nós gostamos de culpar os outros por isto ou por aquilo. Estamos sempre prontos para espetar um dedo. Como culpar os nossos pais por não terem feito o suficiente para nós; ou culpar o nosso parceiro/a para pela não realização do nosso plano de carreira de entretanto falhado por muitos outros motivos; também culpando aos filhos por não nos deixar em paz, quando na verdade é os pais não saberem que fazer com os filhos, que educação lhes dar e como imporem os limites necessários ao seu crescimento. Todo um mundo de frustração.

Já não sei que dizer mais. Passem bem.

14-Outubro-2013

25 comentários:

Herodoto F. Bento-DeMello disse...
17 de outubro de 2013 às 02:49  

António, o Nodo Norte está embolado junto ao eclipse (provavelmente faz conjunção), não fizestes nenhuma referência a isso. Não é algo importante?

Herodoto F. Bento-DeMello disse...
17 de outubro de 2013 às 02:59  

Fizestes comentários sobre a posição do eclipse tanto para Portugal, quanto para os EUA, mas apesar de apresentares o mapa do Brasil, não há nada mais específico. Vejo que ele cai na Casa VIII, uma casa complicada. Há alguma coisa breve que poderias dizer a respeito?

Neftis Rubi Areia disse...
21 de outubro de 2013 às 18:09  

Obrigada pelas informações, só queria deixar uma observação que aqui no Brasil o eclipse será parcial.

Unknown disse...
23 de outubro de 2013 às 14:30  

Caro Heródoto,

Ultimamente tenho percebido que não são bem recebidos alguns comentários astrológicos que eu possa fazer sobre o Brasil. Felizmente, no seu país, existe uma nata de excelentes astrólogos que talvez tenham comentado este eclipse.

Cai na Casa VIII do Brasil, a casa dos dinheiros dos outros: impostos, heranças, etc. Não sei como está a «coisa» por aí...

Abraço.

Unknown disse...
23 de outubro de 2013 às 14:32  

Neftis,

Aproveito para lhe deixar uma outra observação: no seu país, Brasil e em todo o mundo, o eclipse tema natureza de «híbrido». Jamais poderia ser parcial, tanto mais que o cone de sombra irá apanhar todo o nordeste brasileiro.

Informe-se, por favor, do que quer dizer eclipse híbrido.

Agradecido.

Astrid Annabelle disse...
25 de outubro de 2013 às 01:05  

Colocando a leitura do seu blog em dia meu querido António!!!
Mais um texto memorável!!!!
Um beijo agradecido
Astrid Annabelle

HERMINIA GRACA disse...
27 de outubro de 2013 às 09:32  

Que bom, adoro fenomens astrologicos
estou euforica para ver esse eclipse
ja assiti um, eu tinha por ai uns 12 anos e o lugar onde foi visto com nitidez, foi em santo-antao a minha ilha vizinha.
BEM VINDO O DIA 3 DE NOVEMBRO

Adriana disse...
28 de outubro de 2013 às 17:47  

To ansiosa com esse eclipse que vai encontrar com saturno na mha casa 2...plutão na mha 4 e marte na minha 12 Fortes emoçoes rsrs
Abraços 1000 e parabens pelo artigo

Anónimo disse...
28 de outubro de 2013 às 23:32  

Olá amigo, gostava muito de saber em que casa vai calhar no mapa astral mas não sei ver isso, como o posso fazer? Muito obrigado.
Carla ferreira

Anónimo disse...
29 de outubro de 2013 às 17:28  

Caríssimo Antonio Rosa, sou brasileira e passei a estudar astrologia vorazmente: estou deveras preocupada com minha carreira e saturno está em meu signo (scorpio), isto me despertou de tal forma e estou a sentir tanto com marte literalmente batendo diariamente em mim, pois estou sensível e raivosa, tudo o que vejo tem explicação no céu e realmente tenho sido provocada por meus superiores hierárquicos. Ah, querido, não sabes como entendo quando disse "e agora não sei mais o que escrever". sinto-me assim, espero estar viva após este eclipse para vos contar - sou do 3º decanato de escorpião, ascendente em áries, enfim... Um grande abraço, essa tempestade há de passar!

https://www.facebook.com/palha.lagoa.video.foto?ref=hl disse...
30 de outubro de 2013 às 06:19  

Gostei muito do artigo! Discordar ou concordar não posso! Para isso seria necessário eu tem muito mais conhecimento do que tenho na matéria. E neste artigo aprendi muitas coisas ;-) Obrigado!
Paulo Palha Lagoa

Paulo Palha Lagoa disse...
30 de outubro de 2013 às 06:23  

Gostei muito do artigo! Discordar ou concordar não posso! Para isso seria necessário eu tem muito mais conhecimento do que tenho na matéria. E neste artigo aprendi muitas coisas ;-) Obrigado!
Paulo Palha Lagoa

mariamanu disse...
31 de outubro de 2013 às 14:51  

António, muito obrigada pela partilha deste texto.
Sou fã incondicional de astros e tudo que se relaciona...

Grata.

Manuela salgado

Unknown disse...
31 de outubro de 2013 às 21:38  

É Antônio, Mercurio, Saturno e Nodo Norte também estão em Escorpião e agora com o eclipse será qual mina vai implodir? Eu tenho Escorpião a 11 graus do Meio do Céu e nodo sul a 9 graus de escorpião conjunto ao meio do céu. Estou aqui a conversar com meus botões: meu pai é de escorpião e não tenho noticias dele há anos; é a casa das profissões também. Éééé... Que venha o eclipse e vamos ver o que virá.

Patricia Rosa disse...
8 de novembro de 2013 às 00:13  

Antonio, cada texto seu é uma conexão com o nosso interior. É incrível, enquanto leio sua palavras, vou compreendendo o que estou sentindo, analisando meu mapa. Voce consegue dar forma ao inconsciente.É uma vibração única.

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:06  

Querida Astrid,

Nem consigo perceber porque é que a maioria dos comentários deste post passaram-me ao lado. Só pode ser coisa do Mercúrio retrógrado. Ele ficou directo dia 10 e os comentaários reapareceram.

Beijos

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:07  

Olá Herminia,

Sentiu-se bem a ver o eclipse? Oxalá, sim.

Beijos

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:08  

Olá Adriana,

Espero muito que o eclipse lhe seja útil.

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:15  

Olá Carla,

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Se quiser envie-me um email com os seus dados e não se esqueça de me dizer que é para saber em que casa vai calhar o eclipse. Se não disser nada, eu esqueço-me do assunto. Coisas da idade.

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:17  

Olá Anónima,

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Fiquei impressionado com o seu comentário.

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:18  

Olá Paulo

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:18  

Olá Maria Manu

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:20  

Olá Heliamar

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

Um mapa intenso para uma temporada em que omeclipse poderá tomar conta da sua carreira ou do reconhecimento dos outros. Vá com segurança, mas não demasiado devagar.

António

Unknown disse...
11 de novembro de 2013 às 17:21  

Olá Patricia Rosa

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

Deixou-me feliz.

António

telephone gay disse...
5 de junho de 2017 às 13:18  

Eu acho que é artigo muito interessante os princípios básicos que podem ajudar ..
Obrigado para a pessoa.
Bom dia!

14 de outubro de 2013

ECLIPSE SOLAR TOTAL - 3 Novembro 2013 - No Eclipse Solar o momento presente é o árbitro que analisa, julga e corrige os erros do passado

Mapa do eclipse para Portugal a 0-Aries [zero de Carneiro]
Clique para aumentar e poder ver melhor.

No próximo dia 3 Novembro teremos um importante eclipse solar total. Será às 12h49:55 [TMG], no grau 11º16' de Escorpião. Em geral sabemos que as Luas Novas são conjunções no mapa do céu entre o Sol e a Lua, só que às vezes, são considerados 'eclipses solares' devido um raro fenómeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. 

Horários do eclipse em diversas localidades do mundo:

3 Novembro 2013 – 12h49 – Lisboa, Portugal
3 Novembro 2013 – 12h49 – Londres, Inglaterra
3 Novembro 2013 – 9h49 – Brasília, Brasil
3 Novembro 2013 – 9h49 – Buenos Aires, Argentina
3 Novembro 2013 – 7h49 – New York, USA
3 Novembro 2013 – 4h49 - Los Angeles, USA
3 Novembro 2013 – 13h49 – Madrid, Espanha
3 Novembro 2013 – 18h49 - Delhi, Índia
3 Novembro 2013 – 23h49 – Wellington, Nova Zelândia
3 Novembro 2013 – 23h49 – Sydney, Austrália

O eclipse terá a duração máxima de 1 minuto e 39 segundos. Será visível com totalidade no norte do Oceano Atlântico, a leste da Flórida e México, passando o seu cone de sombra sobre uma parte considerável do Nordeste do Brasil, dirigindo-se a África, sendo visível no Gabão, sul da Costa do Marfim, Gana, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola. Em Portugal não será visível. Nem nos Açores e Madeira. 

Na ilustração, o cone de sombra está representado pelo traço vermelho. A ilustração é de Fred Espenak, da NASA’s GSFC.

Clicar para aumentar e ver melhor.

Os países atingidos pelo caminho de sombra do eclipse serão os mais focados nos 3 meses imediatos, mas a sua duração pode ser maior, dependendo de quando se realiza o eclipse solar seguinte. Parece que o próximo eclipse solar será em 29 Abril 2014. 

Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta do cone de sombra risca a superfície do nosso planeta.

A Lua tem um diâmetro de aproximadamente 3.476 km e encontra-se a uma distância média de 384.400 km da Terra. O Sol, que tem um diâmetro de 1.392.000 km (cerca de 400 vezes maior do que a Lua), fica a uma distância de 150 milhões de km, ou seja, aproximadamente 400 vezes mais distante do que a Lua. Como consequência, os diâmetros aparentes do Sol e da Lua, vistos a partir da Terra são muito parecidos. Um eclipse ocorre sempre que a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados entre si.

Fiquei encantado ao verificar que o eclipse vai «cair» mesmo em cima do 1º módulo que irei dar nos dias 2 e 3 Novembro sobre «Iniciação à Astrologia Dharmica e Karmica». Vai acontecer na minha Casa 6, a do trabalho, a dos animais domésticos e da saúde. Estarei a trabalhar e vocês que forem ao curso, também. Estudar é trabalhar.

Mapa do eclipse para Brasil a 0-Aries [zero de Carneiro]
Clique para aumentar e poder ver melhor.


Procurem localizar no vosso mapa natal o grau 11º16' de Escorpião, e verificar em que casa vai decorrer. A partir dessa informação, qualquer pessoa estará apta a poder avaliar as consequências deste eclipse na vossa vida. Se não sabem como interpretar o significado das Casas, recomendo que leiam o texto que tenho no meu blogue «Cova do Urso», aqui. Quando chegar a este link, desfile com o rato até encontrar a palavra «Casas» e aí deve procurar a que corresponde a este eclipse. Também pode investigar no meu site «Escola de Astrologia Nova-Lis», aqui.

Não resisto a reproduzir um texto do magnífico blogue «Darkstar Astrology» orientado por Marina E. Partridge, assim: «O eclipse solar de 03 novembro de 2013 é a 11º de Escorpião, no 2º decanato, entre a estrela fixa Mimosa e a estrela mais brilhante do Crucifixo, estrela fixa Acrux. Ambas as estrelas dão 'mente inventiva, intuição e sabedoria, a compreensão da natureza íntima de um homem companheiro. O dom de investigação bem sucedida do lado oculto das coisas. Com uma natureza profundamente religiosa ligada aos interesses místicos e teosóficos'.»

Vamos comentar um pouco sobre este eclipse. 

O eclipse ocorrerá no segundo decanato de Escorpião, sugerindo Marte para ser o governante do eclipse. Marte, neste eclipse, estará forte, estando directo e faz um sextil, um aspecto muito positivo ao eclipse. Autores clássicos como William Lilly entendem que um eclipse "defende a destruição de certo rei ou pessoa de valor e declara a sua mente avessos aos exércitos ou guerras". Eu admiro muito os astrólogos do século 21, que consigam actualizar estes textos para os nossos dias. Eu, pessoalmente, fico muito apreensivo e atrapalhado com o que devo deduzir disto. A grande astróloga tradicional Jessica Adams da qual sou fã e leitor compulsivo, mas muitas vezes não percebo nada do que ela explica, infelizmente de forma muito conveniente não usou o Ascendente em 0-Aries [Zero de Carneiro] o que fez com que Marte caísse em plena casa 10, do mapa do eclipse para Washington [política é a sua especialidade]. Ora, isto foi suficiente para associar o tal «rei» que William Lilly fala com Barack Obama, tanto mais que, como se sabe, em Astrologia Mundana, a Casa 10, está associada a regras e chefias. 

Que «aborrecido» para mim [ LOL], que sou um astrólogo português, ter que fazer o mapa para a capital do meu país, e isso, com Ascendente em Zero-Carneiro [0-Aries] o que faz que Marte, o regente do eclipse esteja em muito bom estado na Casa 6. Segundo a Tradição [William Lilly] diz que sendo Marte o regente do eclipse os 'reis e príncipes' ou seja, a elite dominante actual, podem provocar «guerras, tumultos e prisões», capazes de cometer actos de tirania e violência, podendo haver acidentes e injustiças. Já agora tenho que terminar dizendo que este autor afirma: «violentas tempestades no mar e denotam naufrágios súbitas e violentas, em virtude de explosões desordenadas».

UFA!!!! Não se aproveita nada? Será uma razia? 

Nem pensar. Sabe porquê?

Porque, entretanto, sabemos que Plutão é um dos co-regentes de Escorpião, fazendo dele, automaticamente um dos co-regentes deste eclipse. E não é que Plutão, no mapa de Lisboa, em 0-Aries, cai na Casa 10, fazendo dele o senhor todo poderoso do ecplise, pois este ocorre na Casa 8 dos mapas que apresento, mas em vez de provocar guerras e convulsões, exige de nós níveis de transformações pessoais e regionais muito acentuadas. 

É nestas ocasiões que fico muito feliz por pertencer àquele grupo de astrólogos que aceitaram de coração aberto que tudo o que ocorrer com os astros, simbolicamente, são pistas divinas para tomarmos consciência de uma coisa simples que muitos clientes meus me ouvem dizer: os seres humanos andam em cursos esotéricos ou espirituais, fazem muitas consultas disto e daquilo e não conseguem perceber que o «mal estar» instalado é um assunto colectivo e planetário. O nosso planeta é que mudou de vibração, porque está a ascender. Nós, humanos, que vivemos na sua crosta, somos tão egocêntricos que não percebemos que as novas vibrações são do planeta e nós, humanos, temos que aprender rapidamente a nos adaptarmos, a evoluirmos, a ir ao encontro do que é Novo, pois se assim não fizermos, seremos dispensados, pois o nosso prazo de validade colectivo já terminou. Não tenham medo, mas façam o favor de se questionarem. Não se armem em bonzinhos e em anjinhos, pois também para esta sub-série humana [a espiritualidade lindinha] está tão fora do prazo de validade como eu próprio.

Antigamente, os eclipses eram temidos e faziam todo o tipo de rituais para exorcizar esse fenómeno. Hoje em dia, ainda é um bocado o «papão» da história do momento.

Quando digo 'nós' é nós mesmo. 

Caminho da sombra deste eclipse.


Que se pode esperar deste eclipse solar?

1) Primeiro que tudo verificar em que casa do seu mapa no grau 11º16' de Escorpião, no dia 3 Novembro e tirar daí sérias conclusões.

2) Nos eclipses solares totais, como é o caso deste, devemos perceber que dominará a memória e as influências do passado. Lembranças de velhos assuntos, de problemas, e sentimentos voltam a nos ocupar a mente. Sendo em Escorpião, é de esperar um acentuar destas particularidades. Hábitos e reflexos condicionados ganham força e fica mais difícil rompê-los. Podem , inclusive, voltar.

3) Tudo aquilo que é mais conservador estará em alta. Márcia Matos afirma: «As pessoas tendem a se sentir mais consoladas e confiantes por valores já conhecidos e até desgastados. O passado, neste momento, sem dúvida, oferece mais conforto! Onde o presente não oferece solução melhor e o futuro parece se esquivar; as experiências bem sucedidas e realizações que vingaram no passado, podem ser reaproveitadas. No Eclipse Solar o presente é o árbitro que julga e corrige os erros do passado. O que for relevante para o presente será perpetuado e usado como reserva de experiência e como precedente.»

4) Do ponto de vista individual, os eclipses anunciam mudanças e crises nos sectores em que existem soluções precárias. Assim, nas vésperas de um eclipse, cerca de uma semana antes, podem ocorrer eventos que um astrólogo experiente sabe distinguir se têm ou não relação simbólica com os fatos vividos pela pessoa. Repito-me: a casa onde ocorre o eclipse encerra em si todo o mistério.

5) Os mais especialista em eclipses analisam também as estrelas fixas que correspondem ao grau do Sol e da Lua, assim como do(s) regente(s) do eclipse, que neste caso, como já disse acima, são Marte e Plutão.

6) O tempo que demora um eclipse, no nosso caso será de 1 minuto e 39 segundos, podemos dizer que a «validade» deste eclipse é de 99 dias [1 minuto tem 60 segundos o que corresponde em termos de eclipse a 60 dias, mais os 39 segundos restantes, vai dar-nos 99 dias]. Dependendo da intensidade deste eclipse (a casa onde cair, quer no mapa da pessoa, ou do país) pode durar até ao eclipse seguinte, que, como já disse acima será em 29 Abril 2014.

7) «...a pessoa terá que fazer contato interno com sua própria identidade e vontade, reconhecendo os motivos ocultos que a impedem de fazê-lo externamente. Ela será movida por seu lado emocional poderoso, e na maioria das vezes incontrolável, que se encharca da força lunar exibida e evidenciada. A lua se interpõe entre a Terra e o Sol, liberando o poder oculto da emoção e das necessidades vitais. A intromissão da Lua no processo consciente da existência revela e incomoda. Como lidar com o não-palpável e inacessível poder do inconsciente? O eixo atingido pela força da ocultação solar sentirá as conseqüências do enfraquecimento da razão. O coração estará na sombra. A casa onde a Lua exuberante aparece mostrará suas “garras” instintivas e revelará o potencial transformador do contato com a dor. No lado oposto, a casa do Sol eclipsado sentirá dificuldade de se expressar pela razão e de se tornar real.» Autor da frase: Cristina Figueiredo, no blogue «Considerar Astrologia», aqui.

8) Quem olhar para o mapa perceberá que este eclipse irá accionar a quadratura revolucionária entre Úrano e Plutão, desde o início do eclipse até dois dias depois em que os dois planetas farão quadratura partil (exacta).

9) Outra característica deste eclipse é que faz conjunção com Saturno directo. Portanto está ligado pelas nossas responsabilidades e os nossos deveres. Mas também é sobre assumir a responsabilidade pelas nossas vidas e o  que acontece nelas. Isso inclui todas as coisas desagradáveis ​​que nós gostamos de culpar os outros por isto ou por aquilo. Estamos sempre prontos para espetar um dedo. Como culpar os nossos pais por não terem feito o suficiente para nós; ou culpar o nosso parceiro/a para pela não realização do nosso plano de carreira de entretanto falhado por muitos outros motivos; também culpando aos filhos por não nos deixar em paz, quando na verdade é os pais não saberem que fazer com os filhos, que educação lhes dar e como imporem os limites necessários ao seu crescimento. Todo um mundo de frustração.

Já não sei que dizer mais. Passem bem.

14-Outubro-2013

25 comentários:

Herodoto F. Bento-DeMello disse...

António, o Nodo Norte está embolado junto ao eclipse (provavelmente faz conjunção), não fizestes nenhuma referência a isso. Não é algo importante?

Herodoto F. Bento-DeMello disse...

Fizestes comentários sobre a posição do eclipse tanto para Portugal, quanto para os EUA, mas apesar de apresentares o mapa do Brasil, não há nada mais específico. Vejo que ele cai na Casa VIII, uma casa complicada. Há alguma coisa breve que poderias dizer a respeito?

Neftis Rubi Areia disse...

Obrigada pelas informações, só queria deixar uma observação que aqui no Brasil o eclipse será parcial.

Unknown disse...

Caro Heródoto,

Ultimamente tenho percebido que não são bem recebidos alguns comentários astrológicos que eu possa fazer sobre o Brasil. Felizmente, no seu país, existe uma nata de excelentes astrólogos que talvez tenham comentado este eclipse.

Cai na Casa VIII do Brasil, a casa dos dinheiros dos outros: impostos, heranças, etc. Não sei como está a «coisa» por aí...

Abraço.

Unknown disse...

Neftis,

Aproveito para lhe deixar uma outra observação: no seu país, Brasil e em todo o mundo, o eclipse tema natureza de «híbrido». Jamais poderia ser parcial, tanto mais que o cone de sombra irá apanhar todo o nordeste brasileiro.

Informe-se, por favor, do que quer dizer eclipse híbrido.

Agradecido.

Astrid Annabelle disse...

Colocando a leitura do seu blog em dia meu querido António!!!
Mais um texto memorável!!!!
Um beijo agradecido
Astrid Annabelle

HERMINIA GRACA disse...

Que bom, adoro fenomens astrologicos
estou euforica para ver esse eclipse
ja assiti um, eu tinha por ai uns 12 anos e o lugar onde foi visto com nitidez, foi em santo-antao a minha ilha vizinha.
BEM VINDO O DIA 3 DE NOVEMBRO

Adriana disse...

To ansiosa com esse eclipse que vai encontrar com saturno na mha casa 2...plutão na mha 4 e marte na minha 12 Fortes emoçoes rsrs
Abraços 1000 e parabens pelo artigo

Anónimo disse...

Olá amigo, gostava muito de saber em que casa vai calhar no mapa astral mas não sei ver isso, como o posso fazer? Muito obrigado.
Carla ferreira

Anónimo disse...

Caríssimo Antonio Rosa, sou brasileira e passei a estudar astrologia vorazmente: estou deveras preocupada com minha carreira e saturno está em meu signo (scorpio), isto me despertou de tal forma e estou a sentir tanto com marte literalmente batendo diariamente em mim, pois estou sensível e raivosa, tudo o que vejo tem explicação no céu e realmente tenho sido provocada por meus superiores hierárquicos. Ah, querido, não sabes como entendo quando disse "e agora não sei mais o que escrever". sinto-me assim, espero estar viva após este eclipse para vos contar - sou do 3º decanato de escorpião, ascendente em áries, enfim... Um grande abraço, essa tempestade há de passar!

https://www.facebook.com/palha.lagoa.video.foto?ref=hl disse...

Gostei muito do artigo! Discordar ou concordar não posso! Para isso seria necessário eu tem muito mais conhecimento do que tenho na matéria. E neste artigo aprendi muitas coisas ;-) Obrigado!
Paulo Palha Lagoa

Paulo Palha Lagoa disse...

Gostei muito do artigo! Discordar ou concordar não posso! Para isso seria necessário eu tem muito mais conhecimento do que tenho na matéria. E neste artigo aprendi muitas coisas ;-) Obrigado!
Paulo Palha Lagoa

mariamanu disse...

António, muito obrigada pela partilha deste texto.
Sou fã incondicional de astros e tudo que se relaciona...

Grata.

Manuela salgado

Unknown disse...

É Antônio, Mercurio, Saturno e Nodo Norte também estão em Escorpião e agora com o eclipse será qual mina vai implodir? Eu tenho Escorpião a 11 graus do Meio do Céu e nodo sul a 9 graus de escorpião conjunto ao meio do céu. Estou aqui a conversar com meus botões: meu pai é de escorpião e não tenho noticias dele há anos; é a casa das profissões também. Éééé... Que venha o eclipse e vamos ver o que virá.

Patricia Rosa disse...

Antonio, cada texto seu é uma conexão com o nosso interior. É incrível, enquanto leio sua palavras, vou compreendendo o que estou sentindo, analisando meu mapa. Voce consegue dar forma ao inconsciente.É uma vibração única.

Unknown disse...

Querida Astrid,

Nem consigo perceber porque é que a maioria dos comentários deste post passaram-me ao lado. Só pode ser coisa do Mercúrio retrógrado. Ele ficou directo dia 10 e os comentaários reapareceram.

Beijos

António

Unknown disse...

Olá Herminia,

Sentiu-se bem a ver o eclipse? Oxalá, sim.

Beijos

António

Unknown disse...

Olá Adriana,

Espero muito que o eclipse lhe seja útil.

António

Unknown disse...

Olá Carla,

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Se quiser envie-me um email com os seus dados e não se esqueça de me dizer que é para saber em que casa vai calhar o eclipse. Se não disser nada, eu esqueço-me do assunto. Coisas da idade.

António

Unknown disse...

Olá Anónima,

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Fiquei impressionado com o seu comentário.

António

Unknown disse...

Olá Paulo

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

António

Unknown disse...

Olá Maria Manu

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

António

Unknown disse...

Olá Heliamar

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

Um mapa intenso para uma temporada em que omeclipse poderá tomar conta da sua carreira ou do reconhecimento dos outros. Vá com segurança, mas não demasiado devagar.

António

Unknown disse...

Olá Patricia Rosa

Lamento só agora responder, mas todos estes comentários só repareceram hoje.

Muito agradecido pelo seu comentário.

Deixou-me feliz.

António

telephone gay disse...

Eu acho que é artigo muito interessante os princípios básicos que podem ajudar ..
Obrigado para a pessoa.
Bom dia!

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates