Previsões para 2010 - O Planeta Regente do Ano: Vénus

23 de dezembro de 2009 ·


Em Junho de 2008 expliquei aqui no blogue, como se saber qual é o planeta do ano. No entanto, aqui fica, novamente, a explicação.

Os Antigos usavam a “Estrela dos Magos”, de sete pontas, onde são colocadas as duas luminárias - o Sol e a Lua -, e os cinco planetas que
são visíveis a olho nu e que eram conhecidos na antiguidade – de Mercúrio a Saturno. Também conhecidos e chamados de 'Planetas Sagrados'.

Como poderão verificar na ilustração mais abaixo, a sequência em que os planetas são colocados não é clara, e pessoalmente não sei explicar, pois não segue a ordem lógica de afastamento dos planetas em relação
ao Sol ou em relação à Terra, por exemplo. A sequência também não usa a velocidade orbital dos planetas. Os sábios antigos utilizavam as regências em sequência, os famosos ciclos da vida, contando o Ano Zero sempre como sendo o ano regido pelo Sol. A minha amiga e astróloga Patrícia Azenha, autora dos blogues «Princesa Esquimó» e «Estudante de Astrologia», especialista em astrologia tradicional e agora a iniciar um curso de astrologia medieval, ao ler este post, teve a amabilidade de deixar nos comentários a explicação da sequência dos planetas. Assim: «Quanto à ordem que referes é a ordem Caldaica, só que aqui começam pelo Sol no sentido dos planetas inferiores (Vénus, Mercúrio e Lua) e depois os planetas superiores (Saturno, Júpiter e Marte) e por fim de volta ao Sol, a sequência é sempre a mesma, só que em vez de se começar pela Lua-Mercúrio-Vénus-Sol-Marte-Júpiter-Saturno ou o oposto, começa-se pelo Sol. Esta sequência tem a ver com a velocidade média aparente dos planetas/luminares.» Muito obrigado. A tua explicação fez toda a diferença.

Devido à época em que estamos, há sempre muita curiosidad
e sobre as previsões para o ano seguinte. Uma das formas mais simpáticas para o fazer é através do 'regente do ano'. Assim, como encontrar o planeta regente do ano?

Simplesmente dividindo o ano em questão, neste exemplo, o 2010, pelo número 7 (os planetas da antiguidade) e obtendo um número de “s
obra” ou “resta”. Este número que sobra ou resta é correspondente ao planeta regente do ano. Como para 2010 o número que sobra ou resta é o número 1, ficamos a saber que Vénus é o planeta regente do ano. Estamos, portanto, no segundo ano deste ciclo.

Clique na ilustração para a aumentar.

Vamos agora falar um pouco da simbologia de Vénus em astrologia, o primeiro e grande símbolo de Vénus é o «amor». Só depois consideramos outras significações: actividades diplomáticas, manifestações artísticas, exposições, eventos sociais, produtos de beleza, luxo, produtos femininos, finanças, bens, produtos da terra, alimentos. Obviamente, estou a referir-me às significações das análises dos grandes conjuntos (regiões, países, cidades, grupos, continentes, mundo, etc.). A astrologia aplicada a estes grandes grupos chama-se «astrologia mundial».

Na astrologia corrente, no mapa natal de cada pessoa, o planeta Vénus, além destas, tem outras simbologias que não entram neste texto, pois não estamos a fazer previsões pessoais, mas sim, a tentar ter uma visão de conjunto.

Importa relembrar que a conhecida crise mundial começou em 2008, ano regido pelo planeta Marte. O ano de 2009, regido pelo Sol, que tudo domina e que tudo engrandece, consolidou essa crise mundial. 2010, regido por Vénus é o ano para principiar a amortecer esse facto, usando-se a diplomacia e a boa vontade e os magnos encontros dos governos, organizações e especialistas. É o «amor» a funcionar. A confirmação do desanuviamento mundial virá em 2011, a ser regido por Mercúrio, o grande negociador, em que a razão será posta ao serviço da humanidade.

O ano de 2009 foi governado pelo Sol, que exacerbou ao extremo, a situação que vinha de trás. Portanto, 2010 será o ano para serem feitas todas as tentativas possíveis de «acalmar» uma situação inóspita e muito amarga. 2010 será o ano de todas as tentativas diplomáticas a nível regional e mundial. Pode-se dizer que a Cimeira de Copenhaga já foi o exemplo percursor do que afirmo: os primeiros passos, muito, mas muito hesitantes, para os Senhores do Mundo se entenderem. Num ano regido pelo Sol (2009) os egos colectivos, empresariais e nacionalistas em estado de exacerbação não permitiram acordos mais substanciais. A América e a China sentaram-se à mesma mesa, apesar de não terem chegado ao acordo ideal. A «timidez» (palavra introduzida pela democracia mundial e usada por Barack Obama) desse acordo foi prevista no meu artigo sobre o assunto. (Clicar aqui para ver). Também percebemos que o mundo está em profunda mudança, pois atribuir o Prémio Nobel a um homem apenas pelas suas intenções, é toda uma nova programação para a humanidade. Aprecio muito esta nova maneira de pensar e agir.

Este acordo possível de Copenhaga era absolutamente impensável há 6 meses, digam os comentadores e jornalistas o que disserem, como já tenho lido. É muito bom sermos treinadores de bancada. Estar no terreno é que é difícil. Quando digo que a Cimeira de Copenhaga foi o exemplo, refiro-me a que 2010 será o palco de todas as tentativas de acordo, a todos os níveis e não apenas para o clima. É o ano das tentativas e possibilidades de entendimento, de partilha, de dar e receber. Busca-se a paz. Fazem-se tratados. Isto não significa, em nada, que iremos viver um ano zen. Nada disso. Iremos viver, isso sim, um ano de tentativas de acordos para melhorar-se o Todo - Humanos e Planeta. Esta é a noção de civilização. O resto são tricas de interesses bem instalados, que não querem perder o poder e só fazem atrasar o avanço.

Ao longo de 2010 iremos assistir a um maior realce da mulher. A todos os níveis informativos e formativos. Os produtos femininos e as mensagens serão ainda maiores, planetárias. Será, sem dúvida, o Ano da Mulher. O Ano da Mulher e do Amor.

2010, regido por Vénus, será «comandado» pelo maior sentimento que o homem é capaz de expressar: o AMOR! O amor pleno, desinteressado e inteiro. Com ele superamos barreiras, lutamos, compreendemos e perdoamos a tudo e a todos. No entanto, é necessário matizar uma questão: Vénus é regente de Balança / Libra e este signo está a ser transitado por Saturno, o Senhor dos Poderes. Portanto, significa que assistiremos à aprendizagem do amor. Sim, porque o amor tem que ser reaprendido a ser manifestado. Sem apegos, sem cobranças, sem controlos. Você, leitor ou leitora, consegue amar incondicionalmente, aceitando o outro, tal como é?

O mundo está em mudança e a humanidade em evolução, mesmo que às vezes não pareça. Apesar da fome, das guerras, dos conflitos. É um ano para se avançar, aproveitando as boas energias venusianas. Aproveitemos a passagem de Saturno pelo signo de Vénus e apliquemos as tão temidas palavras: «respeito» e «responsabilidade». Respeitemo-nos, aceitemo-nos e tudo será bem mais fácil. Obviamente, não será um ano cor-de-rosa, como à primeira vista pode parecer por termos este regente planetário. Mas será um ano para melhorar tudo à nossa volta. Desde os governos dos poderosos até a cada um de nós, na nossa vida do dia-a-dia. Alarguemos o nosso horizonte com responsabilidade e respeito [Saturno].

Vénus também rege Touro, o signo das coisas mais materialistas. Haverá muitas questões a terem que ser superadas. Muitas tensões a terem que ser esbatidas. As pessoas com uma visão marcadamente materialista serão confrontadas com outras visões, que começaram por estranhar, mas a vida encarregar-se-á de colocar as perspectivas mais adequadas para cada um. A evolução da humanidade faz-se assim, com dois passos em frente e um para trás. Obviamente, os «media», na sua luta diária para captarem audiência, privilegiam sempre os lados mais sangrentos das situações. Como se auto-outorgaram o direito (?) de «vigiar» em vez da função «informar», a coisa fica confusa. Parecem ser os novos 'intocáveis'.

A ajudar na tarefa de Vénus, encontraremos Júpiter que entrará no signo Peixes nos finais de Janeiro, sentindo-se em regência tradicional, portanto, muito bem colocado e em posicionamento muito positivo. Como planeta benéfico, a sua tarefa principal será ajudar a humanidade a encontrar o seu lado mais oculto e interno, proporcionando grande ajuda a quem estiver disposto a usar a intuição e a linguagem do coração. Nem me atrevo a enfatizar as questões da espiritualidade, por ser demasiado óbvia. Os signos em «alta» serão: Touro, Balança/Libra, Peixes e Capricórnio.

No entanto, o ano de 2010 será marcado pelo diálogo entre Saturno e Plutão, numa quadratura, a obrigar um maior esforço na superação dos acontecimentos. Os países mais empobrecidos terão que lutar mais. Os mais ricos poderão abusar do seu poder. Os homens que dominam o mundo serão chamados a maiores obrigações. Estarão eles permeáveis a estas mudanças? Não sabemos.


49 comentários:

Anónimo disse...
23 de dezembro de 2009 às 15:27  

bom;) como capricornio vou mesmo fazer a minha mudança, ja que estou "em alta" em 2010. Obrigada Antonio ;)

Bjs, Lina

Terra de Encanto disse...
23 de dezembro de 2009 às 16:28  

Tenho tanto para aprender, e tanta vontade de o fazer1
Feliz natal, António, e um 2010 pleno.

Unknown disse...
23 de dezembro de 2009 às 17:33  

Luz

:)))

Muito obrigado por ter vindo ler este texto. Nem imagina o quão agradecido estou, porque este ano atrasei-me em 2 semanas a prepará-lo.

Abraço

Unknown disse...
23 de dezembro de 2009 às 17:34  

Terra de Encanto

Um Feliz Natal para si, também.

Muito obrigado por ter vindo.

Adelaide Figueiredo disse...
23 de dezembro de 2009 às 18:15  

António,

Texto muito bom. Foi um acaso ter vindo à Net e deparar-me com uma bela lição de astrologia.:)
Eu, balança, tenho andado um bocado embrulhada com Saturno e com mais uns trânsitos que por aqui estão a passar.
Quanto ao ano 2010, para nós todos, pode ser que seja o começo de uma caminhada ainda bastante comprida, mas olhando o caminho com mais amor, respeito e boa vontade para avançar para um mundo melhor. Por natureza sou optimista :)
Bom Natal amigo.

Abraço

Unknown disse...
23 de dezembro de 2009 às 18:23  

Adelaide

Saudades suas e da sua sabedoria.

Volte rápido.

Bom Natal. Feliz Natal. Natal resguardado.

Grande abraço.

princesaesquimo disse...
23 de dezembro de 2009 às 18:33  

Olá António

Que belo texto! Com Vénus estamos bem, um pouco mais suavizados, no meio de tanta rigidez :)

Quanto à ordem que referes é a ordem Caldaica, só que aqui começam pelo Sol no sentido dos planetas inferiores (Vénus, Mercúrio e Lua) e depois os planetas superiores (Saturno, Júpiter e Marte) e por fim de volta ao Sol, a sequência é sempre a mesma, só que em vez de se começar pela Lua-Mercúrio-Vénus-Sol-Marte-Júpiter-Saturno ou o oposto, começa-se pelo Sol. Esta sequência tem a ver com a velocidade média aparente dos planetas/luminares.

Beijinhos e feliz Natal :)

Maria Paula Ribeiro disse...
23 de dezembro de 2009 às 18:46  

Olá Mestre António,

Um post Venusiano...até o consigo "cheirar" daqui!
Soberbo Mestre
Soberbo a explicação da Sam!

Que venha então 2010!
Ainda não saiu o post do meu blog e vou estar "ausente" de net amanhã.

Por isso, desejo-te um Feliz Natal.
Que 2010 seja muito lindo, muito amoroso, muito, muito venusiano! ;)
Beijo

Marisa Borges disse...
23 de dezembro de 2009 às 19:08  

António

belíssima explicação, mais uma aula bem dirigida ;)

Quanto a mim, cheira-me que 2010 vai ser um ano de grandes mudanças pessoais! Sendo a ênfase em Vénus! Vou chafurdar a minha Vénus Natal!!!

Beijocas

Unknown disse...
23 de dezembro de 2009 às 19:22  

PatSam

Vou colocar a tua explicação no post. Excelente. Muito obrigado.

Feliz Natal.

Beijos

Unknown disse...
23 de dezembro de 2009 às 19:23  

Paula

Nem imaginas as conversas que tenho tido com o queijo, mas só amanhã é que é quinta-feira.

Beijos

Unknown disse...
23 de dezembro de 2009 às 19:23  

Shin

Vai ser um ano especial para todos nós.

Beijos e Bom Natal, linda.

Unknown disse...
23 de dezembro de 2009 às 19:36  

Pat

Já alterei o post. Fez toda a diferença.

Linquei o teu comentário ao teu blogue «Estudante de Astrologia».

Besitos

princesaesquimo disse...
23 de dezembro de 2009 às 20:25  

Obrigada António :) muito me honras.

Ainda não abri o blog ao público e não sei quando o farei ou se o farei, não chegou a altura, creio eu.

Beijinhos grandes

Anónimo disse...
23 de dezembro de 2009 às 21:30  

Que bacana Antônio

Estou passando por aqui para deixar novidades e um pedido de ajuda (mais esperança)...

Eu me separei segunda feira. MInhas filhas ficaram com meu ex e estou completamente perdida e sem rumo. Ele deseja me matar e a coisa está preta demais... Não páro de chorar e de pensar...

O Elias tem me ajudado demais e eu agradeço de coração...

Preciso de conselhos amigos...

feliz natal e um grande beijo
meu mapa: 13/01/73 10:20 Curitiba PR Brasil.

Chris

Louise Scoz disse...
23 de dezembro de 2009 às 22:51  

Pois é António, gostaria de encarar o ano regido por Vênus como um ano de reavaliação de conceitos e arquétipos que moldam o mundo que nos cerca.
Boas festas de Natal! hehehe
Beijos

Graça Pereira disse...
24 de dezembro de 2009 às 00:13  

A astrologia sempre me fascinou. Li o teu post com avidez, captando os sinais e conjecturas que tu explicas como Mestre que és.
Ainda bem que vai ser o ano do Amor, o mundo precisa dele para se orientar.
So tenho pena de não fazer parte dos signos que estão em "alta"...
Feliz Natal para ti, António.
Um beijo
Graça

angela disse...
24 de dezembro de 2009 às 04:23  

E devagar vou me familiarizando com esse conhecimento.
Bonito e claro o seu texto.
Um dia feliz para você e os seus.
beijos

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 08:23  

Chris

Lamento que a situação tenha ido por aí. Vou olhar para o seu mapa e depois digo-lhe qualquer coisa.

Tudo de vom para si.~~Beijo

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 08:23  

Madame Celeste

Grato e votos de um Bom Natal. Abraço.

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 08:24  

Graça

Grato por me teres lido. O não fazeres parte desse grupo em alta não quer dizer que não tenhas um ano feliz e certamente isso será assim.

Feliz Natal para ti.

Beijos

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 08:24  

Ângela

Muito agradecido pela vinda numa quadra tão ocupada.

Beijos

Anónimo disse...
24 de dezembro de 2009 às 10:51  

Oi amado Antonio, bom dia.

Ótimo texto (como sempre!). Parabéns.

Vênus amanhã entra em Capricornio, e eu gostaria de fazer um link com esta mensagem, tá bom?

Beijocas grandonas, Deus te abençoe, que voce passe um Natal maravilhoso, com muita alegria.

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 11:30  

Sônia

Muito obrigado. De acordo e agradecido pelo link.

Lindo Natal.

princesaesquimo disse...
24 de dezembro de 2009 às 12:21  

Feliz Natal António :)

Anónimo disse...
24 de dezembro de 2009 às 13:35  

Hoje é véspera de um dia muito especial entao vim aqui espalhar alegria e desejar um natal repleto de felicidades, um enorme abraço!

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 13:36  

Sam

Muito obrigado pela lembrança.

Beijos

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 13:37  

Fabiano

Muito obrigado por te teres lembrado. Feliz Natal para ti, também.

Anónimo disse...
24 de dezembro de 2009 às 13:39  

Que as boas vibrações nunca deixem de existir no próximo ano também!

Boas festas
Abraço.
Marcelo.

Onda Encantada disse...
24 de dezembro de 2009 às 13:49  

António,

Excelente post, as usual :)

Ontem fui ver o filme Avatar em 3D (se conseguirem ver em 3D aconselho vivamente!)... ADOREI! Tudo!
Os efeitos especiais, as cores, e a história...

Se olharmos a historia por detrás da historia do materialismo tipico do humano, encontramos a historia, do homem em união com a natureza... e o GRANDE RESPEITO pela MÃE!

Falei do filme, porque é também Venusiano, claramente contra um Marte guerreiro (que também é demonstrado no filme)... e agora lendo este post, fez-me todo o sentido um filme destes nesta época, ou seja... Venus a começar a fazer-se sentir.

Abraços e beijos ternos

Onda Encantada

Dunyazade disse...
24 de dezembro de 2009 às 14:19  

Olá;

muito interessante este artigo, desconhecia a forma como se encontrava o planeta regente do ano. Suponho que quando os planetas regentes forem ou Saturno ou Marte (daqui a uns aninhos) esses serão anos difíceis. Marte - falará de guerra? Bem, ainda faltam alguns anos por isso o melhor é viver-se o presente.

Desejo-lhe um Feliz Natal e um Próspero ano de 2010!

*****

Rosan disse...
24 de dezembro de 2009 às 14:33  

Olá.
torço para que em 2010 eu possa aprender um pouco mais, com meus amigos...
que eu consiga realizar um pouco mais...
e que os astros me ajudem nisso, que o planeta siga adiante nas mudanças, melhorando cada vez mais.

FELIZ NATAL AMIGO URSO, E QUE 2010 SEJA TUDO O QUE MAIS GOSTAS, O QUE MAIS PRECISAS.

BEIJO DE LUZ

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 15:47  

Marcelo

Grande abraço e um feliz natal.


Abraço

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 15:47  

Onda Encantada

Esse filme já está na minha lista.

Muito obrigado por ter vindo.

Beijo.

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 15:47  

Dunyazade

2008 foi regido por Marte!!!

Obrigado por ter vindo.

Abraço

Unknown disse...
24 de dezembro de 2009 às 15:47  

Rosan

Tudo de bom para si neste natal.

Beijo

Zininha disse...
24 de dezembro de 2009 às 17:01  

Minha querida...É Natal...

Façamos de nossa vida uma extensão da noite de Natal,
renascendo continuamente em amor e fraternidade.

Natal, noite de alegria, Canções, festejos, bonança.

Que seu coração floresça Em amor e esperança!

FELIZ NATAL PRA VOCÊ E TODOS OS SEUS...BEIJOS...

MARCELO DALLA disse...
24 de dezembro de 2009 às 17:51  

Que bela aula, meu querido amigo.
Sou admirador destas tuas análises de enfoque coletivo. Fazem profundo sentido pra mim.

Muito grato!
Já lhe deixei meus votos de sucesso, paz e LUZ? Pois reforço mais uma vez. Adorei ter te conhecido neste ano.

Começaremos 2010 com o pé direito, produzindo nossa entrevista.

grande abraço

Unknown disse...
25 de dezembro de 2009 às 13:54  

Zininha

Um bom natal para si, também. Vou conhecer agora o seu blogue.

Unknown disse...
25 de dezembro de 2009 às 13:56  

Marcelo, meu querido

Vindo de si, por ser conhecedor do tema, as palavras são escutadas com muita atenção e melhor agrado.

Temos que começar os primeiros dias do ano em beleza com a sua entrevista.

Vamos tratar disso.

Grande abraço e muito agradecido.

Rita Galante disse...
25 de dezembro de 2009 às 15:17  

A Energia Feminina em grande, em plena comunhão com a nossa Mãe Terra - Anura!

Gostei muito do texto :)

Beijinhos António,
Ritinha

Unknown disse...
25 de dezembro de 2009 às 20:02  

Angel

Beijinhos e muito agradecido.

Gisa disse...
30 de dezembro de 2009 às 02:13  

Já está tudo anotado, como sou de Touro este será meu ano hehehehe

... puxa ano do amor, tem como ser melhor ? :p

bjao

Linda disse...
30 de dezembro de 2009 às 16:18  

belo post!!!!!!

Que este ano que se inicia seja regido por muita paz, que o amor reine no coração de todos e que você realize seus desejos.
Que 2010 seja um sucesso!
Feliz Ano Novo!!!! \o/ \o/

MEU DOCE AMOR disse...
3 de janeiro de 2010 às 01:33  

Olá António:

Venho desejar-te um bom 2010.

Estive a ler os artigos.oxalá que Vénus faça das suas...bem precisamos.

Um beijinho doce e tudo de bom.

Solitaire disse...
8 de janeiro de 2010 às 16:46  

Gostei do post e do facto de ser ligado a Astrologia Tradicional, que me tem despertado o interesse nos últimos tempos e a qual comecei a estudar recentemente.
Por acaso tem ideia de onde está a autora dos blogs a tirar o curso de Astrologia Medieval e qual o feedback do curso? Fiquei com algum interesse em relação a isso.
Obrigada:)

Unknown disse...
9 de janeiro de 2010 às 06:50  

Solitaire

Pode contactar essa minha amiga astróloga tradicional directamente no seu blogue:

http://princesaesquimo.blogspot.com/

Agradecido pelas palavras.

Solitaire disse...
11 de janeiro de 2010 às 15:36  

Obrigada pela simpatia e disponibilidade, irei então ao blog que indicou:)

rosy123 disse...
22 de fevereiro de 2019 às 15:09  

Cet article a pour moi une réelle vocation à remonter les réactions de la vraie vie, et je suis servi
voyance mail rapide

23 de dezembro de 2009

Previsões para 2010 - O Planeta Regente do Ano: Vénus


Em Junho de 2008 expliquei aqui no blogue, como se saber qual é o planeta do ano. No entanto, aqui fica, novamente, a explicação.

Os Antigos usavam a “Estrela dos Magos”, de sete pontas, onde são colocadas as duas luminárias - o Sol e a Lua -, e os cinco planetas que
são visíveis a olho nu e que eram conhecidos na antiguidade – de Mercúrio a Saturno. Também conhecidos e chamados de 'Planetas Sagrados'.

Como poderão verificar na ilustração mais abaixo, a sequência em que os planetas são colocados não é clara, e pessoalmente não sei explicar, pois não segue a ordem lógica de afastamento dos planetas em relação
ao Sol ou em relação à Terra, por exemplo. A sequência também não usa a velocidade orbital dos planetas. Os sábios antigos utilizavam as regências em sequência, os famosos ciclos da vida, contando o Ano Zero sempre como sendo o ano regido pelo Sol. A minha amiga e astróloga Patrícia Azenha, autora dos blogues «Princesa Esquimó» e «Estudante de Astrologia», especialista em astrologia tradicional e agora a iniciar um curso de astrologia medieval, ao ler este post, teve a amabilidade de deixar nos comentários a explicação da sequência dos planetas. Assim: «Quanto à ordem que referes é a ordem Caldaica, só que aqui começam pelo Sol no sentido dos planetas inferiores (Vénus, Mercúrio e Lua) e depois os planetas superiores (Saturno, Júpiter e Marte) e por fim de volta ao Sol, a sequência é sempre a mesma, só que em vez de se começar pela Lua-Mercúrio-Vénus-Sol-Marte-Júpiter-Saturno ou o oposto, começa-se pelo Sol. Esta sequência tem a ver com a velocidade média aparente dos planetas/luminares.» Muito obrigado. A tua explicação fez toda a diferença.

Devido à época em que estamos, há sempre muita curiosidad
e sobre as previsões para o ano seguinte. Uma das formas mais simpáticas para o fazer é através do 'regente do ano'. Assim, como encontrar o planeta regente do ano?

Simplesmente dividindo o ano em questão, neste exemplo, o 2010, pelo número 7 (os planetas da antiguidade) e obtendo um número de “s
obra” ou “resta”. Este número que sobra ou resta é correspondente ao planeta regente do ano. Como para 2010 o número que sobra ou resta é o número 1, ficamos a saber que Vénus é o planeta regente do ano. Estamos, portanto, no segundo ano deste ciclo.

Clique na ilustração para a aumentar.

Vamos agora falar um pouco da simbologia de Vénus em astrologia, o primeiro e grande símbolo de Vénus é o «amor». Só depois consideramos outras significações: actividades diplomáticas, manifestações artísticas, exposições, eventos sociais, produtos de beleza, luxo, produtos femininos, finanças, bens, produtos da terra, alimentos. Obviamente, estou a referir-me às significações das análises dos grandes conjuntos (regiões, países, cidades, grupos, continentes, mundo, etc.). A astrologia aplicada a estes grandes grupos chama-se «astrologia mundial».

Na astrologia corrente, no mapa natal de cada pessoa, o planeta Vénus, além destas, tem outras simbologias que não entram neste texto, pois não estamos a fazer previsões pessoais, mas sim, a tentar ter uma visão de conjunto.

Importa relembrar que a conhecida crise mundial começou em 2008, ano regido pelo planeta Marte. O ano de 2009, regido pelo Sol, que tudo domina e que tudo engrandece, consolidou essa crise mundial. 2010, regido por Vénus é o ano para principiar a amortecer esse facto, usando-se a diplomacia e a boa vontade e os magnos encontros dos governos, organizações e especialistas. É o «amor» a funcionar. A confirmação do desanuviamento mundial virá em 2011, a ser regido por Mercúrio, o grande negociador, em que a razão será posta ao serviço da humanidade.

O ano de 2009 foi governado pelo Sol, que exacerbou ao extremo, a situação que vinha de trás. Portanto, 2010 será o ano para serem feitas todas as tentativas possíveis de «acalmar» uma situação inóspita e muito amarga. 2010 será o ano de todas as tentativas diplomáticas a nível regional e mundial. Pode-se dizer que a Cimeira de Copenhaga já foi o exemplo percursor do que afirmo: os primeiros passos, muito, mas muito hesitantes, para os Senhores do Mundo se entenderem. Num ano regido pelo Sol (2009) os egos colectivos, empresariais e nacionalistas em estado de exacerbação não permitiram acordos mais substanciais. A América e a China sentaram-se à mesma mesa, apesar de não terem chegado ao acordo ideal. A «timidez» (palavra introduzida pela democracia mundial e usada por Barack Obama) desse acordo foi prevista no meu artigo sobre o assunto. (Clicar aqui para ver). Também percebemos que o mundo está em profunda mudança, pois atribuir o Prémio Nobel a um homem apenas pelas suas intenções, é toda uma nova programação para a humanidade. Aprecio muito esta nova maneira de pensar e agir.

Este acordo possível de Copenhaga era absolutamente impensável há 6 meses, digam os comentadores e jornalistas o que disserem, como já tenho lido. É muito bom sermos treinadores de bancada. Estar no terreno é que é difícil. Quando digo que a Cimeira de Copenhaga foi o exemplo, refiro-me a que 2010 será o palco de todas as tentativas de acordo, a todos os níveis e não apenas para o clima. É o ano das tentativas e possibilidades de entendimento, de partilha, de dar e receber. Busca-se a paz. Fazem-se tratados. Isto não significa, em nada, que iremos viver um ano zen. Nada disso. Iremos viver, isso sim, um ano de tentativas de acordos para melhorar-se o Todo - Humanos e Planeta. Esta é a noção de civilização. O resto são tricas de interesses bem instalados, que não querem perder o poder e só fazem atrasar o avanço.

Ao longo de 2010 iremos assistir a um maior realce da mulher. A todos os níveis informativos e formativos. Os produtos femininos e as mensagens serão ainda maiores, planetárias. Será, sem dúvida, o Ano da Mulher. O Ano da Mulher e do Amor.

2010, regido por Vénus, será «comandado» pelo maior sentimento que o homem é capaz de expressar: o AMOR! O amor pleno, desinteressado e inteiro. Com ele superamos barreiras, lutamos, compreendemos e perdoamos a tudo e a todos. No entanto, é necessário matizar uma questão: Vénus é regente de Balança / Libra e este signo está a ser transitado por Saturno, o Senhor dos Poderes. Portanto, significa que assistiremos à aprendizagem do amor. Sim, porque o amor tem que ser reaprendido a ser manifestado. Sem apegos, sem cobranças, sem controlos. Você, leitor ou leitora, consegue amar incondicionalmente, aceitando o outro, tal como é?

O mundo está em mudança e a humanidade em evolução, mesmo que às vezes não pareça. Apesar da fome, das guerras, dos conflitos. É um ano para se avançar, aproveitando as boas energias venusianas. Aproveitemos a passagem de Saturno pelo signo de Vénus e apliquemos as tão temidas palavras: «respeito» e «responsabilidade». Respeitemo-nos, aceitemo-nos e tudo será bem mais fácil. Obviamente, não será um ano cor-de-rosa, como à primeira vista pode parecer por termos este regente planetário. Mas será um ano para melhorar tudo à nossa volta. Desde os governos dos poderosos até a cada um de nós, na nossa vida do dia-a-dia. Alarguemos o nosso horizonte com responsabilidade e respeito [Saturno].

Vénus também rege Touro, o signo das coisas mais materialistas. Haverá muitas questões a terem que ser superadas. Muitas tensões a terem que ser esbatidas. As pessoas com uma visão marcadamente materialista serão confrontadas com outras visões, que começaram por estranhar, mas a vida encarregar-se-á de colocar as perspectivas mais adequadas para cada um. A evolução da humanidade faz-se assim, com dois passos em frente e um para trás. Obviamente, os «media», na sua luta diária para captarem audiência, privilegiam sempre os lados mais sangrentos das situações. Como se auto-outorgaram o direito (?) de «vigiar» em vez da função «informar», a coisa fica confusa. Parecem ser os novos 'intocáveis'.

A ajudar na tarefa de Vénus, encontraremos Júpiter que entrará no signo Peixes nos finais de Janeiro, sentindo-se em regência tradicional, portanto, muito bem colocado e em posicionamento muito positivo. Como planeta benéfico, a sua tarefa principal será ajudar a humanidade a encontrar o seu lado mais oculto e interno, proporcionando grande ajuda a quem estiver disposto a usar a intuição e a linguagem do coração. Nem me atrevo a enfatizar as questões da espiritualidade, por ser demasiado óbvia. Os signos em «alta» serão: Touro, Balança/Libra, Peixes e Capricórnio.

No entanto, o ano de 2010 será marcado pelo diálogo entre Saturno e Plutão, numa quadratura, a obrigar um maior esforço na superação dos acontecimentos. Os países mais empobrecidos terão que lutar mais. Os mais ricos poderão abusar do seu poder. Os homens que dominam o mundo serão chamados a maiores obrigações. Estarão eles permeáveis a estas mudanças? Não sabemos.


49 comentários:

Anónimo disse...

bom;) como capricornio vou mesmo fazer a minha mudança, ja que estou "em alta" em 2010. Obrigada Antonio ;)

Bjs, Lina

Terra de Encanto disse...

Tenho tanto para aprender, e tanta vontade de o fazer1
Feliz natal, António, e um 2010 pleno.

Unknown disse...

Luz

:)))

Muito obrigado por ter vindo ler este texto. Nem imagina o quão agradecido estou, porque este ano atrasei-me em 2 semanas a prepará-lo.

Abraço

Unknown disse...

Terra de Encanto

Um Feliz Natal para si, também.

Muito obrigado por ter vindo.

Adelaide Figueiredo disse...

António,

Texto muito bom. Foi um acaso ter vindo à Net e deparar-me com uma bela lição de astrologia.:)
Eu, balança, tenho andado um bocado embrulhada com Saturno e com mais uns trânsitos que por aqui estão a passar.
Quanto ao ano 2010, para nós todos, pode ser que seja o começo de uma caminhada ainda bastante comprida, mas olhando o caminho com mais amor, respeito e boa vontade para avançar para um mundo melhor. Por natureza sou optimista :)
Bom Natal amigo.

Abraço

Unknown disse...

Adelaide

Saudades suas e da sua sabedoria.

Volte rápido.

Bom Natal. Feliz Natal. Natal resguardado.

Grande abraço.

princesaesquimo disse...

Olá António

Que belo texto! Com Vénus estamos bem, um pouco mais suavizados, no meio de tanta rigidez :)

Quanto à ordem que referes é a ordem Caldaica, só que aqui começam pelo Sol no sentido dos planetas inferiores (Vénus, Mercúrio e Lua) e depois os planetas superiores (Saturno, Júpiter e Marte) e por fim de volta ao Sol, a sequência é sempre a mesma, só que em vez de se começar pela Lua-Mercúrio-Vénus-Sol-Marte-Júpiter-Saturno ou o oposto, começa-se pelo Sol. Esta sequência tem a ver com a velocidade média aparente dos planetas/luminares.

Beijinhos e feliz Natal :)

Maria Paula Ribeiro disse...

Olá Mestre António,

Um post Venusiano...até o consigo "cheirar" daqui!
Soberbo Mestre
Soberbo a explicação da Sam!

Que venha então 2010!
Ainda não saiu o post do meu blog e vou estar "ausente" de net amanhã.

Por isso, desejo-te um Feliz Natal.
Que 2010 seja muito lindo, muito amoroso, muito, muito venusiano! ;)
Beijo

Marisa Borges disse...

António

belíssima explicação, mais uma aula bem dirigida ;)

Quanto a mim, cheira-me que 2010 vai ser um ano de grandes mudanças pessoais! Sendo a ênfase em Vénus! Vou chafurdar a minha Vénus Natal!!!

Beijocas

Unknown disse...

PatSam

Vou colocar a tua explicação no post. Excelente. Muito obrigado.

Feliz Natal.

Beijos

Unknown disse...

Paula

Nem imaginas as conversas que tenho tido com o queijo, mas só amanhã é que é quinta-feira.

Beijos

Unknown disse...

Shin

Vai ser um ano especial para todos nós.

Beijos e Bom Natal, linda.

Unknown disse...

Pat

Já alterei o post. Fez toda a diferença.

Linquei o teu comentário ao teu blogue «Estudante de Astrologia».

Besitos

princesaesquimo disse...

Obrigada António :) muito me honras.

Ainda não abri o blog ao público e não sei quando o farei ou se o farei, não chegou a altura, creio eu.

Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Que bacana Antônio

Estou passando por aqui para deixar novidades e um pedido de ajuda (mais esperança)...

Eu me separei segunda feira. MInhas filhas ficaram com meu ex e estou completamente perdida e sem rumo. Ele deseja me matar e a coisa está preta demais... Não páro de chorar e de pensar...

O Elias tem me ajudado demais e eu agradeço de coração...

Preciso de conselhos amigos...

feliz natal e um grande beijo
meu mapa: 13/01/73 10:20 Curitiba PR Brasil.

Chris

Louise Scoz disse...

Pois é António, gostaria de encarar o ano regido por Vênus como um ano de reavaliação de conceitos e arquétipos que moldam o mundo que nos cerca.
Boas festas de Natal! hehehe
Beijos

Graça Pereira disse...

A astrologia sempre me fascinou. Li o teu post com avidez, captando os sinais e conjecturas que tu explicas como Mestre que és.
Ainda bem que vai ser o ano do Amor, o mundo precisa dele para se orientar.
So tenho pena de não fazer parte dos signos que estão em "alta"...
Feliz Natal para ti, António.
Um beijo
Graça

angela disse...

E devagar vou me familiarizando com esse conhecimento.
Bonito e claro o seu texto.
Um dia feliz para você e os seus.
beijos

Unknown disse...

Chris

Lamento que a situação tenha ido por aí. Vou olhar para o seu mapa e depois digo-lhe qualquer coisa.

Tudo de vom para si.~~Beijo

Unknown disse...

Madame Celeste

Grato e votos de um Bom Natal. Abraço.

Unknown disse...

Graça

Grato por me teres lido. O não fazeres parte desse grupo em alta não quer dizer que não tenhas um ano feliz e certamente isso será assim.

Feliz Natal para ti.

Beijos

Unknown disse...

Ângela

Muito agradecido pela vinda numa quadra tão ocupada.

Beijos

Anónimo disse...

Oi amado Antonio, bom dia.

Ótimo texto (como sempre!). Parabéns.

Vênus amanhã entra em Capricornio, e eu gostaria de fazer um link com esta mensagem, tá bom?

Beijocas grandonas, Deus te abençoe, que voce passe um Natal maravilhoso, com muita alegria.

Unknown disse...

Sônia

Muito obrigado. De acordo e agradecido pelo link.

Lindo Natal.

princesaesquimo disse...

Feliz Natal António :)

Anónimo disse...

Hoje é véspera de um dia muito especial entao vim aqui espalhar alegria e desejar um natal repleto de felicidades, um enorme abraço!

Unknown disse...

Sam

Muito obrigado pela lembrança.

Beijos

Unknown disse...

Fabiano

Muito obrigado por te teres lembrado. Feliz Natal para ti, também.

Anónimo disse...

Que as boas vibrações nunca deixem de existir no próximo ano também!

Boas festas
Abraço.
Marcelo.

Onda Encantada disse...

António,

Excelente post, as usual :)

Ontem fui ver o filme Avatar em 3D (se conseguirem ver em 3D aconselho vivamente!)... ADOREI! Tudo!
Os efeitos especiais, as cores, e a história...

Se olharmos a historia por detrás da historia do materialismo tipico do humano, encontramos a historia, do homem em união com a natureza... e o GRANDE RESPEITO pela MÃE!

Falei do filme, porque é também Venusiano, claramente contra um Marte guerreiro (que também é demonstrado no filme)... e agora lendo este post, fez-me todo o sentido um filme destes nesta época, ou seja... Venus a começar a fazer-se sentir.

Abraços e beijos ternos

Onda Encantada

Dunyazade disse...

Olá;

muito interessante este artigo, desconhecia a forma como se encontrava o planeta regente do ano. Suponho que quando os planetas regentes forem ou Saturno ou Marte (daqui a uns aninhos) esses serão anos difíceis. Marte - falará de guerra? Bem, ainda faltam alguns anos por isso o melhor é viver-se o presente.

Desejo-lhe um Feliz Natal e um Próspero ano de 2010!

*****

Rosan disse...

Olá.
torço para que em 2010 eu possa aprender um pouco mais, com meus amigos...
que eu consiga realizar um pouco mais...
e que os astros me ajudem nisso, que o planeta siga adiante nas mudanças, melhorando cada vez mais.

FELIZ NATAL AMIGO URSO, E QUE 2010 SEJA TUDO O QUE MAIS GOSTAS, O QUE MAIS PRECISAS.

BEIJO DE LUZ

Unknown disse...

Marcelo

Grande abraço e um feliz natal.


Abraço

Unknown disse...

Onda Encantada

Esse filme já está na minha lista.

Muito obrigado por ter vindo.

Beijo.

Unknown disse...

Dunyazade

2008 foi regido por Marte!!!

Obrigado por ter vindo.

Abraço

Unknown disse...

Rosan

Tudo de bom para si neste natal.

Beijo

Zininha disse...

Minha querida...É Natal...

Façamos de nossa vida uma extensão da noite de Natal,
renascendo continuamente em amor e fraternidade.

Natal, noite de alegria, Canções, festejos, bonança.

Que seu coração floresça Em amor e esperança!

FELIZ NATAL PRA VOCÊ E TODOS OS SEUS...BEIJOS...

MARCELO DALLA disse...

Que bela aula, meu querido amigo.
Sou admirador destas tuas análises de enfoque coletivo. Fazem profundo sentido pra mim.

Muito grato!
Já lhe deixei meus votos de sucesso, paz e LUZ? Pois reforço mais uma vez. Adorei ter te conhecido neste ano.

Começaremos 2010 com o pé direito, produzindo nossa entrevista.

grande abraço

Unknown disse...

Zininha

Um bom natal para si, também. Vou conhecer agora o seu blogue.

Unknown disse...

Marcelo, meu querido

Vindo de si, por ser conhecedor do tema, as palavras são escutadas com muita atenção e melhor agrado.

Temos que começar os primeiros dias do ano em beleza com a sua entrevista.

Vamos tratar disso.

Grande abraço e muito agradecido.

Rita Galante disse...

A Energia Feminina em grande, em plena comunhão com a nossa Mãe Terra - Anura!

Gostei muito do texto :)

Beijinhos António,
Ritinha

Unknown disse...

Angel

Beijinhos e muito agradecido.

Gisa disse...

Já está tudo anotado, como sou de Touro este será meu ano hehehehe

... puxa ano do amor, tem como ser melhor ? :p

bjao

Linda disse...

belo post!!!!!!

Que este ano que se inicia seja regido por muita paz, que o amor reine no coração de todos e que você realize seus desejos.
Que 2010 seja um sucesso!
Feliz Ano Novo!!!! \o/ \o/

MEU DOCE AMOR disse...

Olá António:

Venho desejar-te um bom 2010.

Estive a ler os artigos.oxalá que Vénus faça das suas...bem precisamos.

Um beijinho doce e tudo de bom.

Solitaire disse...

Gostei do post e do facto de ser ligado a Astrologia Tradicional, que me tem despertado o interesse nos últimos tempos e a qual comecei a estudar recentemente.
Por acaso tem ideia de onde está a autora dos blogs a tirar o curso de Astrologia Medieval e qual o feedback do curso? Fiquei com algum interesse em relação a isso.
Obrigada:)

Unknown disse...

Solitaire

Pode contactar essa minha amiga astróloga tradicional directamente no seu blogue:

http://princesaesquimo.blogspot.com/

Agradecido pelas palavras.

Solitaire disse...

Obrigada pela simpatia e disponibilidade, irei então ao blog que indicou:)

rosy123 disse...

Cet article a pour moi une réelle vocation à remonter les réactions de la vraie vie, et je suis servi
voyance mail rapide

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates