Saturno em Balança / Libra

20 de julho de 2010 ·

A 22 Julho 2010, Saturno ingressa definitivamente em Balança / Libra, onde permanecerá até 5 de Outubro de 2012, mudando-se para Escorpião. Na verdade, Saturno já esteve, recentemente nesse signo, mas devido ao seu movimento retrógrado, voltou a entrar em Virgem. O bailado cósmico foi assim:

- Saturno entrou em Balança / Libra em 29 de Outubro de 2009.
- A 13 de Janeiro de 2010 entrou em movimento retrógrado aos 4°39´ de Balança / Libra.
- A 7 de Abril de 2010 ingressou em Virgem.
- A 30 de Maio entrou em movimento directo no grau 27°50' de Virgem
- A 22 de Julho de 2010 entra definitivamente em Balança / Libra

Os seus próximos movimentos serão estes:

- A 27 de Janeiro de 2011 começará o seu movimento retrógrado aos 17°13' de Balança / Libra
- A 12 Junho de 2011 entrará em movimento directo aos 10°16' de Balança / Libra
- A 8 de Fevereiro de 2012 fará novo movimento retrógrado aos 29°30' de Balança / Libra
- A 25 de Junho 2012 reinicia o seu último movimento directo em Balança / Libra aos 22º46'
- A 6 de Outubro de 2012 entrará em Escorpião, definitivamente.



Vamo-nos concentrar nesta sua estadia em Balança / Libra. Entra num signo cardinal de grande poder. Imediatamente, por ser o signo que é, pensa-se logo em relacionamentos. Usando esta palavra 'relacionamentos' cai-se com facilidade em namoros, casamentos, coisas assim. Pois não é apenas disso que se trata.

Em Balança / Libra, Saturno está em 'exaltação'. Sente-se bem neste signo. Quer dizer que a sua energia neste signo funciona muito bem. Olhemos mais de perto para os restantes signos cardinais, que farão aspectos tensos com Saturno. Em frente a Balança / Libra temos o signo Carneiro / Áries, onde ele está em 'queda', não apreciando nada a energia ariana, pois como Senhor do Tempo, gosta de fazer as coisas com calma e segurança e o Fogo de Carneiro / Áries deixam-no perturbado. Portanto, as pessoas com planetas e pontos importantes em Carneiro / Áries irão ter a oposição de Saturno. Aguardem por situações fortes e delicadas. Em quadratura a Balança / Libra encontramos dois signos opostos entre si: de um lado, Caranguejo / Câncer, onde Saturno fica em 'detrimento', bastante debilitado; do outro lado temos Capricórnio, o signo onde Saturno é rei e Senhor, por ser o 'regente' do signo, em posição de enorme dignidade. Portanto, as quadraturas que fizer aos planetas e pontos importantes em Câncer não terão o mesmo ímpeto que os feitos em Capricórnio.

Portanto, este é um posicionamento poderoso para Saturno, tanto mais que reafirmará a sua presença na Grande Cruz de 7 de Agosto de 2010. Logo, quem tiver planetas nestes signos cardinais e, sobretudo, nos pontos cardinais, sentirão intensamente este ingresso de Saturno em Balança / Libra. Ele não passará despercebido, tal como não passou nos meses de Outubro a Dezembro de 2009. Façam um esforço e tentem lembrar-se das ocorrências nas vossas vidas, nessa época.

Saturno no signo de Balança / Libra vai trazer a percepção de que para se conseguir qualquer coisa de valor duradouro, ou mesmo tornar a vida possível, é necessária a colaboração humana — que deve ser contínua para ser eficaz. Mas a colaboração contínua só é possível quando todas as partes de um projecto são tratadas com justiça, e a justiça exige regras de conduta e compromisso aceite por todos.

Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho pessoal, familiar, profissional, etc., precisando ser responsável pelo todo. A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas. [Se acham que não estou a falar de espiritualidade, desenganem-se, porque também estou a referir-me a isso. E de que maneira!]

A razão é que Saturno está exaltado em Balança / Libra, o signo que rege os relacionamentos. Como Saturno neste signo lida com a responsabilidade nos relacionamentos, ele também rege as leis que formalmente regulam esses assuntos. Portanto, relacionamentos com consequência. Daí que nos próximos 2 anos possa haver um número invulgar de separações e divórcios, pois pode descobrir-se que não há amor, perdão e senso de responsabilidade nos seus relacionamentos. Tudo, porque Saturno exige responsabilidade.


Saturno em Balança / Libra rege contratos, incluindo os conjugais; esses acordos com frequência são de natureza cármica, surgindo das interacções com pessoas que contraíram responsabilidades e dívidas morais passadas. Como Balança / Libra é um signo intelectual de ar e um signo cardinal de actividade, as pessoas irão aprender como lidar com acordos em negócios: planeamento de organizações, formulação de contratos legais, divisão cooperativa de responsabilidades de trabalho entre as pessoas. As pessoas vão notar que haverá uma maior capacidade de planear e organizar esforços conjuntos.

Esta é uma poderosa posição para Saturno; ela oferece muita consciência e responsabilidade sociais. Com Saturno a fazer aspectos positivos e doces, as pessoas com frequência atingem posições de honra ou boa situação financeira, devido à sua habilidade em trabalhar com outros — uma habilidade que inclui receptividade, tacto, confiabilidade e boa organização.

Muitas pessoas receiam Saturno, por poder representar a travessia de obstáculos na vida. Mas que seria da vida se não houvesse estes processos de estrutura, sem bases de sustentação, enfim, sem capacidade de evolução? Por outro lado, para aqueles que apreciam uma visão mais cármica, temos que ter consciência que Saturno no nosso mapa representa exactamente o nosso carma pessoal e as aprendizagens necessárias para aprendermos a ter um pé em terra e outro no céu.

A nível mais mundano, podemos dar por confirmado aquilo que já se sabe nos últimos meses: uma das preocupações maiores da sociedade em geral será o 'casamento', ou as diferentes forma de uniões e assuntos do âmbito da família. Por exemplo, o debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo atingirá maiores proporções, produzindo legislação adequada em muitos países. Portugal e a Argentina foram os últimos países a tratarem desse assunto.

Deixo uma última palavra para este trânsito de Saturno: aprimora a tua capacidade de seres paciente.

.

37 comentários:

Astrid Annabelle disse...
20 de julho de 2010 às 14:30  

Uau!...Mais uma grande aula, António!
Hoje é dia que a tarde vou ficar por aqui só estudando!!!!rsss
Eu aprendi a gostar de Saturno depois de muito ler o que já escreveu sobre este Grande Pai!
Parabéns novamente!
Beijo grande.
Astrid Annabelle

Tania Resende disse...
20 de julho de 2010 às 14:32  

Olá, Antonio Rosa!!!

Saudades do seu blogue! Estive numa "maratona" intensa de atividades em meus vários papéis nesta realidade: entre atividades profissionais, maternas, familiares, e tantas outras, mal tive tempo de passar por aqui nos últimos tempos!

Confesso que senti falta! E vejo algumas mudanças no lay out e outras várias mudanças, todas bem positivas, emanando assim o carinho com que você cuida deste espaço!

Bem, confetes à parte,..., li este post e me identifiquei com alguns detalhes: meu ascendente é libra!

Especialmente: "Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho e precisa de ser responsável pelo todo. A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas."

RSRSR Por isso sumi... e por isso estou de volta! Ambíguo,..., mas haja tempo prá "dar conta" desse todo, hein?

Feliz por sentí-lo aqui!

Luz e Brilho ainda maior prá você!

Tania Resende

Daniela Scheifler disse...
20 de julho de 2010 às 15:15  

Antônio, adorei a última frase: 'aprimora a tua capacidade de seres paciente.'

Excelente texto!

Abraço em você!

Sandro69 disse...
20 de julho de 2010 às 15:43  

Muitos trabalhos reserva Saturno em Libra para a gente aqui em casa.

No ponto cardinal faz conjunção aos meus Urano e Júpiter natais conjuntos e também conjunção ao Plutão natal de minha esposa também no ponto cardinal. É trabalho!

Em 2012 faz quadratura aos meus Sol e Mercúrio natais conjuntos e conjunção aos Sol, Mercúrio e Urano natais de minha esposa. Aqui em casa a palavra PACIÊNCIA será o nosso mantra...

Abraços

Adelaide Figueiredo disse...
20 de julho de 2010 às 15:48  

António,

É mais um excelente texto.
Eu e o meu Saturno somos amigos de longa data :) Continuar em frente tentando sempre trabalhar o melhor que se consegue, estruturando, bem como ter paciência. Ela é mesmo muito necessária. Depois deste meu retorno de Saturno em Libra, ainda o vou aturar por mais uns tempos em Escorpião no meu Ascendente. Nessa altura talvez o sinta de outra forma.

Abraço

Anónimo disse...
20 de julho de 2010 às 16:16  

òtimo texto, obrigada lindão!

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 16:49  

Astrid

Sinto quando qualquer coisa corre bem com os meus textos. Escrevi este, meio de rompante e depois ausentei-me. Ao chegar agora a casa vi que havia 6 comentários, até ao momento. Isso deixou-me feliz, por significar que as pessoas se sentiram atraídas pelo tema. :))))

Muito obrigado pelas palavras generosas que sempre me dedica. É um grande conforto.

Também aprecio Saturno.

Tenho estado muito ocupado com a editora e chego a casa cansado, pois tenho pessoal de férias.

Beijos

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 16:51  

Tânia

Fico feliz em saber que está de volta e que se identificou com este texto.

Se tem ascendente em Libra, significa que Saturno vai passar por lá e... prepare-se para uma grande volta (positiva) na sua vida. Não perca a mãe e confie.

Muito obrigado pelas palavras generosas.

Beijos

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 16:52  

Daniela

Muito obrigado pelo seu apoio a este texto e a essa frase. Vamos todos aprender esse aprimoramento da nossa paciência. Nada de exaltações. Tudo com calma.

Abraço minha querida.

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 16:55  

Sandro,

Pois é! Tente lembrar-se das ocorrências na sua vida entre Outubro e Dezembro de 2009. Vai passar de novo por isso, mas de forma mais moderada e irá solcionar questões que na altura não resolveu. Sejam quais forem.

A conjunção que ele irá fazer ao Plutão da sua esposa vai mexer muito com ela. Coisas novas, coisas novas, coisas novas.

Nada de se agarrarem ao que é 'velho' e gasto.

Grande abraço, meu amigo. É sempre um prazer sentir que and apor aqui.

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 16:58  

Adelaide,

Muito agradecido pela sua apreciação a este texto. É uma opinião que conta muito para mim, pois sei bem o que é passar pelo 2º retorno de Saturno. Um regresso mental ao passado. Não tão mental assim.

Até que ele chegue ao seu ascendente, muita água irá passar por debaixo das pontes... :)))

Grande abraço.

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 16:58  

Sônia, Princesa

Muito contente com a sua opinião. Muito agradecido por ter vindo.

Beijo.

Anónimo disse...
20 de julho de 2010 às 17:06  

Querido António!

Obrigada por este post e os seus conhecimentos sempre tão sábios. Saturno assusta-me e muito.. já fez várias tempestadas na minha vida. Espero e quero estar mais forte desta vez para aguentar este "papão"!!
Um abraço querido amigo,
Ana Gastão

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 17:12  

Querida Ana

Que bom tê-la por aqui. Sinto a sua presença também no Facebook, mas nos últimos dias não a vi muito.

A Ana é uma mulher forte e consegue ultrapassar todos os momentos mais delicados.

Beijo para si e abraço ao Zé.

Hazel Evangelista disse...
20 de julho de 2010 às 17:41  

Obrigada pelo seu comentário, António.
Foi muito querido.
Mas, infelizmente, o pombinho acabou de morrer.
Estou muito, muito triste. Porque todos os outros que lá ficaram morreram também.
Preferia não ter visto os pombos.
Enfim, vou agora sair e levá-lo para uma zona com árvores aqui perto para deixá-lo, pelo menos, num local bonito.
Da outra vez, tive mais sorte...

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...
20 de julho de 2010 às 17:42  

Bem António, :) não vou escrever tão cedo acerca da responsabilidade...disse tudo :) o perigo nesta fase é como se diz deixar a responsabilidade em mãos alheias, só um completo desligamento poderá levar ao esquecimento de Nov-Dez 2009.
Abraço

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 17:49  

Hazel

Lamento muito que o pombo tenha morrido. Quando li o seu post fiquei tão seguro que estava em boas mãos, que nem me ocorreu que o envenenamento fora muito forte.

Gente desgraçada, essa!

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 17:51  

Ana Cristina,

Espero poder ler, em breve, sobre 'responsabilidade' no seu blogue, pois é sempre um encantamento.

Não me esqueço do que foi Novembro / Dezembro de 2009. Está bem vivo dentro de mim.

Abraço.

Anónimo disse...
20 de julho de 2010 às 17:53  

Antônio, feliz dia do amigo!!!!!!!!
Beijos na alma!

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 17:59  

Meri

Não sabia disso. Feliz dia do Amigo, também.

Beijo.

Anónimo disse...
20 de julho de 2010 às 18:31  

António,

obrigada pelas suas palavras, sempre amigas, é um querido!! Estive ausente do país por 10 dias mas já voltei em "força" no FB. Hoje, logo de manhã, enviei um abraço a todos os amigos. Feliz dia do Amigo!! Grata por me deixar fazer parte do seu mundo.
Um abraço,
Ana

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 18:38  

Ana

Feliz Dia do Amigo para si, também.

MARCELO DALLA disse...
20 de julho de 2010 às 19:03  

Amigo, continue com estas aulas, são excelentes!!!!! Aprendo muito contigo. E digo que já estou a sentir esse Saturno...
Muito agradecido por esta partilha!!!
abraço

Unknown disse...
20 de julho de 2010 às 19:09  

Marcelo

Agradecido pelo comment. Também aprendo muito consigo.

Grande abraço.

Anónimo disse...
20 de julho de 2010 às 22:35  

Olá António,

Hoje vim ler este artigo que tão claramente e sábiamente escreveu..e deixei-lhe um comentário..mas agora voltei para voltar a ler e entender este senhor do tempo e da " paciência ", já que ele vive comigo há muito tempo.. ( tempo demais já...) e agora entrou no meu ascendente o que significa que a união vai durar....e não vi postado o meu comentário..o que me levou a pensar que nao fiz tudo direitinho, e ele escapou. EScrevo de novo..vamos ver se o lê..espero que sim porque aproveito para lhe dizer que gosto de si amigo, hoje dia do amigo!E vamos a continuar a nos ver por aqui..... Beijinhos

P.S.Nada ainda se alterou..sabe doque falo não sabe? e agora com este Saturno comigo ..não sei não....

Dulce Bento

Anónimo disse...
20 de julho de 2010 às 23:52  

Gostei muito do texto. Grata pela informação. Vou ter 2 anos de muito trabalho pela frente e se for como entre outubro e dezembro, é melhor nem pensar nisso.

Beijinhos

Maria Aguiar disse...
21 de julho de 2010 às 00:24  

Imagine o tamanho desafio que tenho pela frente com Saturno em Libra se opondo ao meu Saturno Natal...
Paciência! Quem sabe desta vez aprendo...

Rosemildo Sales Furtado disse...
21 de julho de 2010 às 02:02  

Hoje ao acordar e fazer as minhas orações, agradeci a DEUS por ter-me proporcionado a graça de conseguir grandes amigos.

Muito obrigado pela sua amizade.

Beijos no coração e feliz dia dos amigos.

Rosemildo Sales Furtado

Unknown disse...
21 de julho de 2010 às 08:28  

Olá Dulce

Ainda não entrou no seu ascendente. Isso só vai acontecer em 2011. Prepare-se para mudanças sérias na sua vida. Estranhas, mas positivas.

Muito agradecido por ter vindo.

Beijo

Unknown disse...
21 de julho de 2010 às 08:28  

Joana,

Muito agradecido por teres vindo. Não me esqueci de ti. Tenho é estado muito ocupado, pois tenho pessoal em férias e somos poucos na editora.

Beijos.

Unknown disse...
21 de julho de 2010 às 08:28  

Maria

Muito obrigado por ter deixado o seu comentário. Se assim é, como sabe, prepare-se para um desafio importante na sua vida. Paciência, é o que recomendo. Aceitação e gratidão ao universo.

Unknown disse...
21 de julho de 2010 às 08:29  

Rosemildo

Muito obrigado pelos votos do Dia do Amigo. Fiquei a saber mais acima pela Meri Pellens. Retribuo os votos.

Abraço.

Marta disse...
21 de julho de 2010 às 11:31  

Mestre António,

mais uma aula fascinante que se traduz numa ferramenta muito válida para os próximos tempos!!! Realmente são cenários astrológicos com um potencial transformador magnifico! Gostei do alerta das relações, não só as pessoais/amorosas mas também as sociais e creio que é essa a grande estruturação que a nossa GAIA precisa! se nos tratarmos com mais respeito, estrutura e paciência compreendemos que a gratidão é a maior dádiva divina. Pelos comentários anteriores e tendo em conta que o senhor saturno vai fazer conjunção ao meu plutão natal já percebi que tenho mesmo que aprender a praticar o "não ser deste mundo" para que a semente da paciência floresça...

bjs de luz e gratidão!!!
Marta

Unknown disse...
21 de julho de 2010 às 14:08  

Querida Marta,

Sempre tão generosa comigo. Saturno é o nosso grande mestre e com ele tudo aprendemos. Essa conjunção com Plutão vai dar 'trabalho', vai! :)))

Que a paciência floresça.

Beijo.

Anónimo disse...
21 de julho de 2010 às 20:24  

Querido amigo,

Beijos mil.............
Cá me encontro na expectativa das mudanças que tanto anseio...e se forem positivas melhor ainda! Ando em pesquisa..mas a orientação ainda não chegou!!
Até um dia destes meu amigo e muito obrigada

Dulce Bento

Anónimo disse...
23 de julho de 2010 às 17:11  

INCRÍVEL! Saturno entrou dia 21 em Libra, fazendo conjunção aos meus Urano e Júpiter natais conjuntos no ponto cardinal. No mesmo dia o Ministro assinou uma Portaria autorizando minha convocação para o serviço público. Detalhe: Júpiter é o regente do meu MC. Isso é que é sincronicidade!

Sandro Gomes

Unknown disse...
24 de julho de 2010 às 12:17  

Sandro,

Parabéns!!!

A vida é assim mesmo.

Tudo de bom.

20 de julho de 2010

Saturno em Balança / Libra

A 22 Julho 2010, Saturno ingressa definitivamente em Balança / Libra, onde permanecerá até 5 de Outubro de 2012, mudando-se para Escorpião. Na verdade, Saturno já esteve, recentemente nesse signo, mas devido ao seu movimento retrógrado, voltou a entrar em Virgem. O bailado cósmico foi assim:

- Saturno entrou em Balança / Libra em 29 de Outubro de 2009.
- A 13 de Janeiro de 2010 entrou em movimento retrógrado aos 4°39´ de Balança / Libra.
- A 7 de Abril de 2010 ingressou em Virgem.
- A 30 de Maio entrou em movimento directo no grau 27°50' de Virgem
- A 22 de Julho de 2010 entra definitivamente em Balança / Libra

Os seus próximos movimentos serão estes:

- A 27 de Janeiro de 2011 começará o seu movimento retrógrado aos 17°13' de Balança / Libra
- A 12 Junho de 2011 entrará em movimento directo aos 10°16' de Balança / Libra
- A 8 de Fevereiro de 2012 fará novo movimento retrógrado aos 29°30' de Balança / Libra
- A 25 de Junho 2012 reinicia o seu último movimento directo em Balança / Libra aos 22º46'
- A 6 de Outubro de 2012 entrará em Escorpião, definitivamente.



Vamo-nos concentrar nesta sua estadia em Balança / Libra. Entra num signo cardinal de grande poder. Imediatamente, por ser o signo que é, pensa-se logo em relacionamentos. Usando esta palavra 'relacionamentos' cai-se com facilidade em namoros, casamentos, coisas assim. Pois não é apenas disso que se trata.

Em Balança / Libra, Saturno está em 'exaltação'. Sente-se bem neste signo. Quer dizer que a sua energia neste signo funciona muito bem. Olhemos mais de perto para os restantes signos cardinais, que farão aspectos tensos com Saturno. Em frente a Balança / Libra temos o signo Carneiro / Áries, onde ele está em 'queda', não apreciando nada a energia ariana, pois como Senhor do Tempo, gosta de fazer as coisas com calma e segurança e o Fogo de Carneiro / Áries deixam-no perturbado. Portanto, as pessoas com planetas e pontos importantes em Carneiro / Áries irão ter a oposição de Saturno. Aguardem por situações fortes e delicadas. Em quadratura a Balança / Libra encontramos dois signos opostos entre si: de um lado, Caranguejo / Câncer, onde Saturno fica em 'detrimento', bastante debilitado; do outro lado temos Capricórnio, o signo onde Saturno é rei e Senhor, por ser o 'regente' do signo, em posição de enorme dignidade. Portanto, as quadraturas que fizer aos planetas e pontos importantes em Câncer não terão o mesmo ímpeto que os feitos em Capricórnio.

Portanto, este é um posicionamento poderoso para Saturno, tanto mais que reafirmará a sua presença na Grande Cruz de 7 de Agosto de 2010. Logo, quem tiver planetas nestes signos cardinais e, sobretudo, nos pontos cardinais, sentirão intensamente este ingresso de Saturno em Balança / Libra. Ele não passará despercebido, tal como não passou nos meses de Outubro a Dezembro de 2009. Façam um esforço e tentem lembrar-se das ocorrências nas vossas vidas, nessa época.

Saturno no signo de Balança / Libra vai trazer a percepção de que para se conseguir qualquer coisa de valor duradouro, ou mesmo tornar a vida possível, é necessária a colaboração humana — que deve ser contínua para ser eficaz. Mas a colaboração contínua só é possível quando todas as partes de um projecto são tratadas com justiça, e a justiça exige regras de conduta e compromisso aceite por todos.

Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho pessoal, familiar, profissional, etc., precisando ser responsável pelo todo. A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas. [Se acham que não estou a falar de espiritualidade, desenganem-se, porque também estou a referir-me a isso. E de que maneira!]

A razão é que Saturno está exaltado em Balança / Libra, o signo que rege os relacionamentos. Como Saturno neste signo lida com a responsabilidade nos relacionamentos, ele também rege as leis que formalmente regulam esses assuntos. Portanto, relacionamentos com consequência. Daí que nos próximos 2 anos possa haver um número invulgar de separações e divórcios, pois pode descobrir-se que não há amor, perdão e senso de responsabilidade nos seus relacionamentos. Tudo, porque Saturno exige responsabilidade.


Saturno em Balança / Libra rege contratos, incluindo os conjugais; esses acordos com frequência são de natureza cármica, surgindo das interacções com pessoas que contraíram responsabilidades e dívidas morais passadas. Como Balança / Libra é um signo intelectual de ar e um signo cardinal de actividade, as pessoas irão aprender como lidar com acordos em negócios: planeamento de organizações, formulação de contratos legais, divisão cooperativa de responsabilidades de trabalho entre as pessoas. As pessoas vão notar que haverá uma maior capacidade de planear e organizar esforços conjuntos.

Esta é uma poderosa posição para Saturno; ela oferece muita consciência e responsabilidade sociais. Com Saturno a fazer aspectos positivos e doces, as pessoas com frequência atingem posições de honra ou boa situação financeira, devido à sua habilidade em trabalhar com outros — uma habilidade que inclui receptividade, tacto, confiabilidade e boa organização.

Muitas pessoas receiam Saturno, por poder representar a travessia de obstáculos na vida. Mas que seria da vida se não houvesse estes processos de estrutura, sem bases de sustentação, enfim, sem capacidade de evolução? Por outro lado, para aqueles que apreciam uma visão mais cármica, temos que ter consciência que Saturno no nosso mapa representa exactamente o nosso carma pessoal e as aprendizagens necessárias para aprendermos a ter um pé em terra e outro no céu.

A nível mais mundano, podemos dar por confirmado aquilo que já se sabe nos últimos meses: uma das preocupações maiores da sociedade em geral será o 'casamento', ou as diferentes forma de uniões e assuntos do âmbito da família. Por exemplo, o debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo atingirá maiores proporções, produzindo legislação adequada em muitos países. Portugal e a Argentina foram os últimos países a tratarem desse assunto.

Deixo uma última palavra para este trânsito de Saturno: aprimora a tua capacidade de seres paciente.

.

37 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Uau!...Mais uma grande aula, António!
Hoje é dia que a tarde vou ficar por aqui só estudando!!!!rsss
Eu aprendi a gostar de Saturno depois de muito ler o que já escreveu sobre este Grande Pai!
Parabéns novamente!
Beijo grande.
Astrid Annabelle

Tania Resende disse...

Olá, Antonio Rosa!!!

Saudades do seu blogue! Estive numa "maratona" intensa de atividades em meus vários papéis nesta realidade: entre atividades profissionais, maternas, familiares, e tantas outras, mal tive tempo de passar por aqui nos últimos tempos!

Confesso que senti falta! E vejo algumas mudanças no lay out e outras várias mudanças, todas bem positivas, emanando assim o carinho com que você cuida deste espaço!

Bem, confetes à parte,..., li este post e me identifiquei com alguns detalhes: meu ascendente é libra!

Especialmente: "Cada pessoa deve lutar para completar o seu trabalho e precisa de ser responsável pelo todo. A disciplina e a responsabilidade nascem da compreensão de que os relacionamentos humanos impõem compromisso mútuo, como no casamento, nas sociedades e nas amizades íntimas."

RSRSR Por isso sumi... e por isso estou de volta! Ambíguo,..., mas haja tempo prá "dar conta" desse todo, hein?

Feliz por sentí-lo aqui!

Luz e Brilho ainda maior prá você!

Tania Resende

Daniela Scheifler disse...

Antônio, adorei a última frase: 'aprimora a tua capacidade de seres paciente.'

Excelente texto!

Abraço em você!

Sandro69 disse...

Muitos trabalhos reserva Saturno em Libra para a gente aqui em casa.

No ponto cardinal faz conjunção aos meus Urano e Júpiter natais conjuntos e também conjunção ao Plutão natal de minha esposa também no ponto cardinal. É trabalho!

Em 2012 faz quadratura aos meus Sol e Mercúrio natais conjuntos e conjunção aos Sol, Mercúrio e Urano natais de minha esposa. Aqui em casa a palavra PACIÊNCIA será o nosso mantra...

Abraços

Adelaide Figueiredo disse...

António,

É mais um excelente texto.
Eu e o meu Saturno somos amigos de longa data :) Continuar em frente tentando sempre trabalhar o melhor que se consegue, estruturando, bem como ter paciência. Ela é mesmo muito necessária. Depois deste meu retorno de Saturno em Libra, ainda o vou aturar por mais uns tempos em Escorpião no meu Ascendente. Nessa altura talvez o sinta de outra forma.

Abraço

Anónimo disse...

òtimo texto, obrigada lindão!

Unknown disse...

Astrid

Sinto quando qualquer coisa corre bem com os meus textos. Escrevi este, meio de rompante e depois ausentei-me. Ao chegar agora a casa vi que havia 6 comentários, até ao momento. Isso deixou-me feliz, por significar que as pessoas se sentiram atraídas pelo tema. :))))

Muito obrigado pelas palavras generosas que sempre me dedica. É um grande conforto.

Também aprecio Saturno.

Tenho estado muito ocupado com a editora e chego a casa cansado, pois tenho pessoal de férias.

Beijos

Unknown disse...

Tânia

Fico feliz em saber que está de volta e que se identificou com este texto.

Se tem ascendente em Libra, significa que Saturno vai passar por lá e... prepare-se para uma grande volta (positiva) na sua vida. Não perca a mãe e confie.

Muito obrigado pelas palavras generosas.

Beijos

Unknown disse...

Daniela

Muito obrigado pelo seu apoio a este texto e a essa frase. Vamos todos aprender esse aprimoramento da nossa paciência. Nada de exaltações. Tudo com calma.

Abraço minha querida.

Unknown disse...

Sandro,

Pois é! Tente lembrar-se das ocorrências na sua vida entre Outubro e Dezembro de 2009. Vai passar de novo por isso, mas de forma mais moderada e irá solcionar questões que na altura não resolveu. Sejam quais forem.

A conjunção que ele irá fazer ao Plutão da sua esposa vai mexer muito com ela. Coisas novas, coisas novas, coisas novas.

Nada de se agarrarem ao que é 'velho' e gasto.

Grande abraço, meu amigo. É sempre um prazer sentir que and apor aqui.

Unknown disse...

Adelaide,

Muito agradecido pela sua apreciação a este texto. É uma opinião que conta muito para mim, pois sei bem o que é passar pelo 2º retorno de Saturno. Um regresso mental ao passado. Não tão mental assim.

Até que ele chegue ao seu ascendente, muita água irá passar por debaixo das pontes... :)))

Grande abraço.

Unknown disse...

Sônia, Princesa

Muito contente com a sua opinião. Muito agradecido por ter vindo.

Beijo.

Anónimo disse...

Querido António!

Obrigada por este post e os seus conhecimentos sempre tão sábios. Saturno assusta-me e muito.. já fez várias tempestadas na minha vida. Espero e quero estar mais forte desta vez para aguentar este "papão"!!
Um abraço querido amigo,
Ana Gastão

Unknown disse...

Querida Ana

Que bom tê-la por aqui. Sinto a sua presença também no Facebook, mas nos últimos dias não a vi muito.

A Ana é uma mulher forte e consegue ultrapassar todos os momentos mais delicados.

Beijo para si e abraço ao Zé.

Hazel Evangelista disse...

Obrigada pelo seu comentário, António.
Foi muito querido.
Mas, infelizmente, o pombinho acabou de morrer.
Estou muito, muito triste. Porque todos os outros que lá ficaram morreram também.
Preferia não ter visto os pombos.
Enfim, vou agora sair e levá-lo para uma zona com árvores aqui perto para deixá-lo, pelo menos, num local bonito.
Da outra vez, tive mais sorte...

Ana Cristina Corrêa Mendes disse...

Bem António, :) não vou escrever tão cedo acerca da responsabilidade...disse tudo :) o perigo nesta fase é como se diz deixar a responsabilidade em mãos alheias, só um completo desligamento poderá levar ao esquecimento de Nov-Dez 2009.
Abraço

Unknown disse...

Hazel

Lamento muito que o pombo tenha morrido. Quando li o seu post fiquei tão seguro que estava em boas mãos, que nem me ocorreu que o envenenamento fora muito forte.

Gente desgraçada, essa!

Unknown disse...

Ana Cristina,

Espero poder ler, em breve, sobre 'responsabilidade' no seu blogue, pois é sempre um encantamento.

Não me esqueço do que foi Novembro / Dezembro de 2009. Está bem vivo dentro de mim.

Abraço.

Anónimo disse...

Antônio, feliz dia do amigo!!!!!!!!
Beijos na alma!

Unknown disse...

Meri

Não sabia disso. Feliz dia do Amigo, também.

Beijo.

Anónimo disse...

António,

obrigada pelas suas palavras, sempre amigas, é um querido!! Estive ausente do país por 10 dias mas já voltei em "força" no FB. Hoje, logo de manhã, enviei um abraço a todos os amigos. Feliz dia do Amigo!! Grata por me deixar fazer parte do seu mundo.
Um abraço,
Ana

Unknown disse...

Ana

Feliz Dia do Amigo para si, também.

MARCELO DALLA disse...

Amigo, continue com estas aulas, são excelentes!!!!! Aprendo muito contigo. E digo que já estou a sentir esse Saturno...
Muito agradecido por esta partilha!!!
abraço

Unknown disse...

Marcelo

Agradecido pelo comment. Também aprendo muito consigo.

Grande abraço.

Anónimo disse...

Olá António,

Hoje vim ler este artigo que tão claramente e sábiamente escreveu..e deixei-lhe um comentário..mas agora voltei para voltar a ler e entender este senhor do tempo e da " paciência ", já que ele vive comigo há muito tempo.. ( tempo demais já...) e agora entrou no meu ascendente o que significa que a união vai durar....e não vi postado o meu comentário..o que me levou a pensar que nao fiz tudo direitinho, e ele escapou. EScrevo de novo..vamos ver se o lê..espero que sim porque aproveito para lhe dizer que gosto de si amigo, hoje dia do amigo!E vamos a continuar a nos ver por aqui..... Beijinhos

P.S.Nada ainda se alterou..sabe doque falo não sabe? e agora com este Saturno comigo ..não sei não....

Dulce Bento

Anónimo disse...

Gostei muito do texto. Grata pela informação. Vou ter 2 anos de muito trabalho pela frente e se for como entre outubro e dezembro, é melhor nem pensar nisso.

Beijinhos

Maria Aguiar disse...

Imagine o tamanho desafio que tenho pela frente com Saturno em Libra se opondo ao meu Saturno Natal...
Paciência! Quem sabe desta vez aprendo...

Rosemildo Sales Furtado disse...

Hoje ao acordar e fazer as minhas orações, agradeci a DEUS por ter-me proporcionado a graça de conseguir grandes amigos.

Muito obrigado pela sua amizade.

Beijos no coração e feliz dia dos amigos.

Rosemildo Sales Furtado

Unknown disse...

Olá Dulce

Ainda não entrou no seu ascendente. Isso só vai acontecer em 2011. Prepare-se para mudanças sérias na sua vida. Estranhas, mas positivas.

Muito agradecido por ter vindo.

Beijo

Unknown disse...

Joana,

Muito agradecido por teres vindo. Não me esqueci de ti. Tenho é estado muito ocupado, pois tenho pessoal em férias e somos poucos na editora.

Beijos.

Unknown disse...

Maria

Muito obrigado por ter deixado o seu comentário. Se assim é, como sabe, prepare-se para um desafio importante na sua vida. Paciência, é o que recomendo. Aceitação e gratidão ao universo.

Unknown disse...

Rosemildo

Muito obrigado pelos votos do Dia do Amigo. Fiquei a saber mais acima pela Meri Pellens. Retribuo os votos.

Abraço.

Marta disse...

Mestre António,

mais uma aula fascinante que se traduz numa ferramenta muito válida para os próximos tempos!!! Realmente são cenários astrológicos com um potencial transformador magnifico! Gostei do alerta das relações, não só as pessoais/amorosas mas também as sociais e creio que é essa a grande estruturação que a nossa GAIA precisa! se nos tratarmos com mais respeito, estrutura e paciência compreendemos que a gratidão é a maior dádiva divina. Pelos comentários anteriores e tendo em conta que o senhor saturno vai fazer conjunção ao meu plutão natal já percebi que tenho mesmo que aprender a praticar o "não ser deste mundo" para que a semente da paciência floresça...

bjs de luz e gratidão!!!
Marta

Unknown disse...

Querida Marta,

Sempre tão generosa comigo. Saturno é o nosso grande mestre e com ele tudo aprendemos. Essa conjunção com Plutão vai dar 'trabalho', vai! :)))

Que a paciência floresça.

Beijo.

Anónimo disse...

Querido amigo,

Beijos mil.............
Cá me encontro na expectativa das mudanças que tanto anseio...e se forem positivas melhor ainda! Ando em pesquisa..mas a orientação ainda não chegou!!
Até um dia destes meu amigo e muito obrigada

Dulce Bento

Anónimo disse...

INCRÍVEL! Saturno entrou dia 21 em Libra, fazendo conjunção aos meus Urano e Júpiter natais conjuntos no ponto cardinal. No mesmo dia o Ministro assinou uma Portaria autorizando minha convocação para o serviço público. Detalhe: Júpiter é o regente do meu MC. Isso é que é sincronicidade!

Sandro Gomes

Unknown disse...

Sandro,

Parabéns!!!

A vida é assim mesmo.

Tudo de bom.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates