Marte retrógrado em Leão

16 de dezembro de 2009 ·

Marte retrógrado em Leão

Em 21 de Dezembro próximo (horário de Portugal), Marte entra em movimento retrógrado no signo Leão, durante 80 dias, até 10 Março 2010. Inicia o seu movimento retrógrado no grau 19 e retrocessa até ao grau zero, sempre em Leão. Este movimento retrógrado de Marte acontece de 26 em 26 meses, variando os signos onde se encontra nessas alturas. Por isso, as retrogradações de Marte serem tão importantes. Por não serem frequentes.

Tentemos perceber melhor o significado habitual deste planeta no nosso mapa astrológico:

Personagens simbolizadas por Marte: o homem enquanto amante; os amigos, homens com idade aproximada à da pessoa. O rival, o adversário, o inimigo.

Funções fundamentais de Marte: combatividade, competitividade, conquista, independência, separatividade, desejo, instintos agressivos, de defesa e sexuais, energia anímica e libidinal, impulso auto-afirmativo e vontade pessoal.

Valores positivos: determinação, assertividade, virilidade, audácia, energia, sangue-frio, ardor, dinamismo, coragem, gosto pela aventura, prontidão para a acção, gosto pela conquista, força pessoal, carácter independente, resistência, autodefesa, gosto pela vitória.

Comportamentos negativos: impaciência, imprudência, violência, cólera, excessiva competitividade, tirania, espírito vingativo, brutalidade, conflituosidade, temeridade, gosto excessivo pelo risco, irritação, egoísmo, arrogância, espírito destrutivo, prepotência, autodescontrolo, insatisfação permanente, hiperactividade, intolerância. Mas também cobardia, hesitação, medo, inércia, sentimento de impotência, recusa da competição, renúncia, inibição, improdutividade, energia intermitente e fraca.

No mapa de uma mulher, Marte também é o indicador do tipo de amante que ela deseja, o tipo de masculinidade que a atrai (em associação com Vénus, que indica o que a satisfaz). No mapa de um homem, representa a forma como ele atrai sexualmente a mulher e como se apresenta enquanto detentor de uma virilidade.

Voltemos ao seu movimento retrógrado. Assim, com simplicidade: todas estas significações ficam mais esbatidas, menos conseguidas. Marte é menos Marte. A sua habitual expressão fica mais diminuída. Há um convite maior à reflexão, à introspecção. O «ego» torna-se menos importante, passa para um plano mais discreto e a exuberância egóica, menos afirmativa. Estes 80 dias serão muito bons para os ambientes mais zen. Mais espiritualizantes. Haverá menos afirmações e as que houver terão um cariz menos arrebatado.

Não esqueçamos que Marte entrou em Leão no dia 17 de Outubro e permanecerá neste signo até 6 de Junho. São 7 meses e alguns dias num signo de fogo, arrebatado, afirmativo, que gosta de ser o centro das atenções. Sendo Marte um planeta também de fogo, sente-se muito à vontade em Leão.

Se repararmos nos acontecimentos dos últimos meses, desde Outubro, notamos que tem havido grande protagonismo no cenário nacional e internacional. Quer de forma positiva, como foi a conquista, por parte do Brasil e do presidente Lula, para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Foi a maior manifestação positiva de Marte, em termos planetários. Vejamos exemplos portugueses da forma negativa de Marte: a sobranceria que tem ocorrido no parlamento português, em que todos os partidos derrotados nas últimas eleições legislativas, (Set/2008) comportam-se como se tivessem obtido maioria, tentando impor a sua vontade desajustada. Isto é Marte em Leão. Durante os próximos 80 dias, estes parlamentares vão andar mais discretos, excepto aqueles que tenham um Marte muito 'aceso' nos seus mapas natais, que podem chegar a parecer galináceos tontos. O protagonismo de Marte em Leão também tem sido evidenciado em Copenhaga nesta última semana, em que os numerosos movimentos pró-Terra se comportam, por vezes, de forma fundamentalista. Poderia dar numerosos exemplos colectivos e individuais, mas creio que para exemplificar, estes chegam.

Todos estes e outros protagonismos regressarão, em força, a partir de 10 de Março, quando Marte retomar o seu movimento directo. Até Junho! Os momentos mais tranquilos serão estes 80 dias de retrogação marciana.

Ao ficar retrógrado haverá uma espécie de convite a que se faça uma revisão das acções anteriores, a corrigir estratégias pessoais e colectivas, políticas e sociais. Será um bom momento para haver 'acordos' sem dramas. Para haver mais consensos, sem chicana, nem arrivismos. É um tempo temperado para um maior diálogo, sem extremismos. É uma altura excelente para fazermos uma reflexão profunda dos objectivos para as nossas vidas e procurarmos o tempero mais adequado e o terreno mais apropriado para o futuro. É a altura ideal para visitarem os vossos astrólogos e, com a ajuda deles, prepararem acções futuras a desenvolver.

Quer abrir um negócio? Quer iniciar um projecto novo? Esta época de retrogradação não é a melhor para isso, mas também não significa que seja negativa. No entanto, procurem nos vossos trânsitos se vai haver algum sextil ou trígono de Úrano à Lua e se Marte faz algum aspecto a estes planetas. Será um bom indício para o início de projectos mais arrojados.

Marte inicia a sua retrogradação e sentiremos uma diminuição da nossa vitalidade. Uma necessidade de recolhimento maior. Meu amigos facebookeiros e comentadores de blogues, estaremos todos mais tranquilos. Andaremos mais a 'ver' do que a participar.

É a altura melhor para casais e amigos desavindos tentarem uma conciliação. Tentarem não se sobrepor ao outro.

Passem bem
.

9 comentários:

Marisa Borges disse...
16 de dezembro de 2009 às 16:33  

É lá sou a primeira ;)

Pois olha meu querido António que este post parece um complemento à aula que tivemos na Ericeira ;)

Serão tempos bem interessantes sem dúvida. Do meu lado com MArte em casa acho que vou aproveitar para reflectir, algo que gosto e deixar esse combatente mais discreto.

Qui çá será desta que nos encontramos numa consulta ;)

bejufas e até jazzz

Unknown disse...
16 de dezembro de 2009 às 20:51  

Shin

Pois é, a primeira... O pessoal ficou cansado das idas e vindas de ontem, na entrevista à Cris.

Quem quer saber de um Marte retrógrado.

Beijinhos e muito obrigado por teres vindo.

Rosan disse...
16 de dezembro de 2009 às 22:53  

Olá Antonio.
já disse outras vezes que não entendo muito de astrologia, mas gosto de ler as postagens sobre isso para ver se entendo um pouco mais... e pelo visto esse marte retrogrado, não vai mudar muito minha vida, sou de leão, mas já foi o tempo que era uma leonina cheia de si, hoje sou bem mais centrada, só a paciencia é algo que ainda não consegui conquistar definitivamente.
quem sabe agora retrogrado, eu fique mais paciente.

beijo de luz

Sandro69 disse...
17 de dezembro de 2009 às 00:53  

Antônio,

Muito bom o post. Marte irá da minha Sexta Casa para a minha Quinta nesse período.

Tempo de revisão das minhas ações nessas áreas.

Um grande abraço.

angela disse...
17 de dezembro de 2009 às 03:44  

Que texto bom Antonio, mesmo eu com minha ignorancia entendi um pouquinho.
Estou atrasada hoje e acho que não consigo ver todos. Epoca de Natal...
beijos

Marisa Borges disse...
17 de dezembro de 2009 às 09:16  

Ainda não tive oportunidade de lá ir e ontem consegui aparecer aqui um bocadinho, o suficiente para ler e comentar!

Fim de período é sempre uma azáfama

:) beijocas

Maria Paula Ribeiro disse...
17 de dezembro de 2009 às 13:03  

Viva António,

Muito bom!!!!

Olha que eu bem espreito este senhor Marte... e faz algum tempo. (não sei porquê mas ele la se põe à jeito de o observar!)
Como ele anda a 6 e vai voltar para a 5, tenho de ver o que me quer, ;-) Ou o que eu tenho de aproveitar!

Hoje já li com mais calma. É bom prevenir e acho que se encaixou na perfeição naquilo que tenho vindo a pensar. Vamos ver....

Gostei de ir visitar o Astrólogo! ;-)
Podes marcar na tua agenda mas só para o próximo ano! ;-))))

Também gostei dos galináceos, he he he he

Este artigo e mais uns poucos vão para a mesinha de cabeceira...para não esquecer! ;)

Mas olha, fica um pedido para depois de Junho, quando voltar a entrar directo... Poderias fazer outra análise, porque vou caminhar para uma oposição a Marte Natal... e "aquela casa" é osso duro de roer, sabes... ;)Obrigado.

Beijo grande

MARCELO DALLA disse...
18 de dezembro de 2009 às 13:40  

Mias um artigo excelente, aprendi muito. Antonio, em 2010 gostaria muito de ir a Portugal fazer algum curso de astrologia em sua escola. Seria possível?

Vamos pensar sobre isso.
grande abraço

Anónimo disse...
3 de janeiro de 2010 às 01:25  

Eu gostei do texto, e posso dizer que o trânsito de marte em leão estar sendo bem sentido por mim e por amigos meus, que como eu,nasceram com marte natal em leão. É isso aí, agora é apressiar a dança de leão no céu!

16 de dezembro de 2009

Marte retrógrado em Leão

Marte retrógrado em Leão

Em 21 de Dezembro próximo (horário de Portugal), Marte entra em movimento retrógrado no signo Leão, durante 80 dias, até 10 Março 2010. Inicia o seu movimento retrógrado no grau 19 e retrocessa até ao grau zero, sempre em Leão. Este movimento retrógrado de Marte acontece de 26 em 26 meses, variando os signos onde se encontra nessas alturas. Por isso, as retrogradações de Marte serem tão importantes. Por não serem frequentes.

Tentemos perceber melhor o significado habitual deste planeta no nosso mapa astrológico:

Personagens simbolizadas por Marte: o homem enquanto amante; os amigos, homens com idade aproximada à da pessoa. O rival, o adversário, o inimigo.

Funções fundamentais de Marte: combatividade, competitividade, conquista, independência, separatividade, desejo, instintos agressivos, de defesa e sexuais, energia anímica e libidinal, impulso auto-afirmativo e vontade pessoal.

Valores positivos: determinação, assertividade, virilidade, audácia, energia, sangue-frio, ardor, dinamismo, coragem, gosto pela aventura, prontidão para a acção, gosto pela conquista, força pessoal, carácter independente, resistência, autodefesa, gosto pela vitória.

Comportamentos negativos: impaciência, imprudência, violência, cólera, excessiva competitividade, tirania, espírito vingativo, brutalidade, conflituosidade, temeridade, gosto excessivo pelo risco, irritação, egoísmo, arrogância, espírito destrutivo, prepotência, autodescontrolo, insatisfação permanente, hiperactividade, intolerância. Mas também cobardia, hesitação, medo, inércia, sentimento de impotência, recusa da competição, renúncia, inibição, improdutividade, energia intermitente e fraca.

No mapa de uma mulher, Marte também é o indicador do tipo de amante que ela deseja, o tipo de masculinidade que a atrai (em associação com Vénus, que indica o que a satisfaz). No mapa de um homem, representa a forma como ele atrai sexualmente a mulher e como se apresenta enquanto detentor de uma virilidade.

Voltemos ao seu movimento retrógrado. Assim, com simplicidade: todas estas significações ficam mais esbatidas, menos conseguidas. Marte é menos Marte. A sua habitual expressão fica mais diminuída. Há um convite maior à reflexão, à introspecção. O «ego» torna-se menos importante, passa para um plano mais discreto e a exuberância egóica, menos afirmativa. Estes 80 dias serão muito bons para os ambientes mais zen. Mais espiritualizantes. Haverá menos afirmações e as que houver terão um cariz menos arrebatado.

Não esqueçamos que Marte entrou em Leão no dia 17 de Outubro e permanecerá neste signo até 6 de Junho. São 7 meses e alguns dias num signo de fogo, arrebatado, afirmativo, que gosta de ser o centro das atenções. Sendo Marte um planeta também de fogo, sente-se muito à vontade em Leão.

Se repararmos nos acontecimentos dos últimos meses, desde Outubro, notamos que tem havido grande protagonismo no cenário nacional e internacional. Quer de forma positiva, como foi a conquista, por parte do Brasil e do presidente Lula, para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Foi a maior manifestação positiva de Marte, em termos planetários. Vejamos exemplos portugueses da forma negativa de Marte: a sobranceria que tem ocorrido no parlamento português, em que todos os partidos derrotados nas últimas eleições legislativas, (Set/2008) comportam-se como se tivessem obtido maioria, tentando impor a sua vontade desajustada. Isto é Marte em Leão. Durante os próximos 80 dias, estes parlamentares vão andar mais discretos, excepto aqueles que tenham um Marte muito 'aceso' nos seus mapas natais, que podem chegar a parecer galináceos tontos. O protagonismo de Marte em Leão também tem sido evidenciado em Copenhaga nesta última semana, em que os numerosos movimentos pró-Terra se comportam, por vezes, de forma fundamentalista. Poderia dar numerosos exemplos colectivos e individuais, mas creio que para exemplificar, estes chegam.

Todos estes e outros protagonismos regressarão, em força, a partir de 10 de Março, quando Marte retomar o seu movimento directo. Até Junho! Os momentos mais tranquilos serão estes 80 dias de retrogação marciana.

Ao ficar retrógrado haverá uma espécie de convite a que se faça uma revisão das acções anteriores, a corrigir estratégias pessoais e colectivas, políticas e sociais. Será um bom momento para haver 'acordos' sem dramas. Para haver mais consensos, sem chicana, nem arrivismos. É um tempo temperado para um maior diálogo, sem extremismos. É uma altura excelente para fazermos uma reflexão profunda dos objectivos para as nossas vidas e procurarmos o tempero mais adequado e o terreno mais apropriado para o futuro. É a altura ideal para visitarem os vossos astrólogos e, com a ajuda deles, prepararem acções futuras a desenvolver.

Quer abrir um negócio? Quer iniciar um projecto novo? Esta época de retrogradação não é a melhor para isso, mas também não significa que seja negativa. No entanto, procurem nos vossos trânsitos se vai haver algum sextil ou trígono de Úrano à Lua e se Marte faz algum aspecto a estes planetas. Será um bom indício para o início de projectos mais arrojados.

Marte inicia a sua retrogradação e sentiremos uma diminuição da nossa vitalidade. Uma necessidade de recolhimento maior. Meu amigos facebookeiros e comentadores de blogues, estaremos todos mais tranquilos. Andaremos mais a 'ver' do que a participar.

É a altura melhor para casais e amigos desavindos tentarem uma conciliação. Tentarem não se sobrepor ao outro.

Passem bem
.

9 comentários:

Marisa Borges disse...

É lá sou a primeira ;)

Pois olha meu querido António que este post parece um complemento à aula que tivemos na Ericeira ;)

Serão tempos bem interessantes sem dúvida. Do meu lado com MArte em casa acho que vou aproveitar para reflectir, algo que gosto e deixar esse combatente mais discreto.

Qui çá será desta que nos encontramos numa consulta ;)

bejufas e até jazzz

Unknown disse...

Shin

Pois é, a primeira... O pessoal ficou cansado das idas e vindas de ontem, na entrevista à Cris.

Quem quer saber de um Marte retrógrado.

Beijinhos e muito obrigado por teres vindo.

Rosan disse...

Olá Antonio.
já disse outras vezes que não entendo muito de astrologia, mas gosto de ler as postagens sobre isso para ver se entendo um pouco mais... e pelo visto esse marte retrogrado, não vai mudar muito minha vida, sou de leão, mas já foi o tempo que era uma leonina cheia de si, hoje sou bem mais centrada, só a paciencia é algo que ainda não consegui conquistar definitivamente.
quem sabe agora retrogrado, eu fique mais paciente.

beijo de luz

Sandro69 disse...

Antônio,

Muito bom o post. Marte irá da minha Sexta Casa para a minha Quinta nesse período.

Tempo de revisão das minhas ações nessas áreas.

Um grande abraço.

angela disse...

Que texto bom Antonio, mesmo eu com minha ignorancia entendi um pouquinho.
Estou atrasada hoje e acho que não consigo ver todos. Epoca de Natal...
beijos

Marisa Borges disse...

Ainda não tive oportunidade de lá ir e ontem consegui aparecer aqui um bocadinho, o suficiente para ler e comentar!

Fim de período é sempre uma azáfama

:) beijocas

Maria Paula Ribeiro disse...

Viva António,

Muito bom!!!!

Olha que eu bem espreito este senhor Marte... e faz algum tempo. (não sei porquê mas ele la se põe à jeito de o observar!)
Como ele anda a 6 e vai voltar para a 5, tenho de ver o que me quer, ;-) Ou o que eu tenho de aproveitar!

Hoje já li com mais calma. É bom prevenir e acho que se encaixou na perfeição naquilo que tenho vindo a pensar. Vamos ver....

Gostei de ir visitar o Astrólogo! ;-)
Podes marcar na tua agenda mas só para o próximo ano! ;-))))

Também gostei dos galináceos, he he he he

Este artigo e mais uns poucos vão para a mesinha de cabeceira...para não esquecer! ;)

Mas olha, fica um pedido para depois de Junho, quando voltar a entrar directo... Poderias fazer outra análise, porque vou caminhar para uma oposição a Marte Natal... e "aquela casa" é osso duro de roer, sabes... ;)Obrigado.

Beijo grande

MARCELO DALLA disse...

Mias um artigo excelente, aprendi muito. Antonio, em 2010 gostaria muito de ir a Portugal fazer algum curso de astrologia em sua escola. Seria possível?

Vamos pensar sobre isso.
grande abraço

Anónimo disse...

Eu gostei do texto, e posso dizer que o trânsito de marte em leão estar sendo bem sentido por mim e por amigos meus, que como eu,nasceram com marte natal em leão. É isso aí, agora é apressiar a dança de leão no céu!

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates