Os animais na véspera do eclipse solar do dia 1 de Agosto

1 de agosto de 2008 ·

A propósito do post [ver aqui] sobre o eclipse solar total a haver no dia 1 de Agosto, a Astrid Annabelle e a Maria Paula deixaram comentários tão curiosos e interessantes sobre os animais e o eclipse, que merecem passar a assunto principal aqui no blogue. Aqui está ele:

A minha amiga terapeuta, Mestre de Reiki e autora, Astrid Annabelle, senhora do blogue "Navegantes do Infinito" [clicar aqui], escreveu isto: «nos eclipses os animais se alvoroçam... os macacos descem dos galhos... os cavalos se agitam... os passarinhos se calam... a natureza fica em estado de alerta...».

A minha amiga veterinária e astróloga-estudante Maria Paula Ribeiro, criadora da clínica "Bandarravet", em Trancoso [ver seu site], deixou este interessante e oportuno comentário:

«Venho esta noite compartilhar o que a Astrid comentou o qual eu também desconhecia... mas de facto comecei a ficar mais atenta... Não sei se é de começarem a sentir o eclipse, mas: O meu burro que há 2 meses estava no parque, quis esta noite regressar ao estábulo, parecia nervoso, mas um nervoso de medo miúdo e entrou calmamente... Os meus cães estão no hall de entrada, 'aconchegadinhos' um ao outro; os gatos mais sossegados e idem; os chows parecem descansar uma sesta; o hotel canino (quase lotado) parece vazio; lá fora só se ouve o cantar dos grilos... Uma noite mais tranquila, sem dúvidas; não sei se é a proximidade do eclipse (e aqui a altitude é maior) ou do tempo a mudar... Mas alguma coisa é! Amanhã vou continuar a estar atenta!»

Escrevo isto na noite que antecede o eclipse e acrescento a minha própria experiência com o Tibério (o meu pastor alemão) e os 3 gatos. Habitualmente, com o calor que faz, preferem estar no pátio a saborear a brisa e o fresco da noite. Hoje, têm estado demasiado sossegados e silenciosos, e no momento em que escrevo isto, estão todos aqui ao meu lado, na sala. Os gatos estão aconchegados uns aos outros, o que habitualmente fazem em dias frios e não na época do calor, como está agora. Vou observá-los atentamente mais logo, com o aproximar-se do momento do eclipse.

Quem quiser, deixe aqui nos comentários, a experiência pessoal observada nos animais com quem convive. Leia os comentários muito significativos que já lá estão. É todo um movimento.

Os sites destas minhas amigas estão nos linques "Outros laços", aqui no blogue.

44 comentários:

Ana Cristina disse...
1 de agosto de 2008 às 08:15  

Muito interessante a minha Bruxilda, gata, esta noite dormiu no quarto ao lado, mas antes veio-me deixar na minha cama o seu boneco :-) "pirilampo mágico".
Abraço

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 10:29  

Esta manhã o meu Tibério só quis ficar na rua 10 minutos. Queria a toda a força regressar para casa. É raríssimo ele fazer isto, pois os passeios dele demoram sempre mais de meia hora.

Abraço, Ana Cristina

Anónimo disse...
1 de agosto de 2008 às 11:13  

Bom dia

De muitos dos meus gatos, a lua, a minha persa mais arrisca está numa acalmia fora do normal...os meus cães de guarda e de pastoreio estão sossegados como se e um dia de descanso se tratasse; as ovelhas entraram no parque como se guiadas por algo que não o pastor...
E os meus canários, piam, não cantam...

Beijo
Filomena Paulino

PS: aconselhada pela minha amiga Maria Paula

Astrid Annabelle disse...
1 de agosto de 2008 às 11:35  

António,
se eu te contar que sabia que iria fazer este post você acredita???
Este conhecimento eu recebi foi de um dos milhares de livros que li e de observar meus animais nessas épocas de eclipses. Até me esforcei em lembrar em que livro foi, mas em vão...não me recordo mesmo. Mas atesto que é um fato!
Meu casal de boxers estão aconchegados em "sua casinha" desde ontem. A Íris (boxer fêmea) quando saiu por alguns minutos ficou farejando o ar me dizendo que havia novidades. Ela sempre faz isso quando está para acontecer um fenômeno da natureza, como temporais com raios e trovões, ventanias...Os passarinhos , que aqui são muitos, pois moro no meio da Mata Atlântica estão quietos...não estão cumprindo os seus rituais diários...e olha...estamos no Hemisfério Sul!!!
Para concluir, se forem bem atentos verão que existe um clima de expectativa no ar que penetra o corpo...
Olha , mais eu vim aqui hoje, para lhe dizer que ontem recebi um award que devo repassar para treze blogs...então corre lá e pega o seu...está na coluna da direita...
Agora para finalizar...obrigado por seu post; meu ego foi se alterando conforme lia seu texto...rs,rs,rs...coisa de ser humano!!!!
Obrigado de coração! E vamos aguardar os acontecimentos!!!
Abreijos na sua alma.
Ma Jivan Prabhuta

Anónimo disse...
1 de agosto de 2008 às 11:40  

Bom dia!

Aproveitei uma pausa na clínica para ir aos estábulo...o meu burro continua calmo e relutante em sair; os coelhos sossegados nas jaulas, quase que hipnotizados; comeram pouco esta noite....os meus cães prologaram as suas sestas...os gatos fazem-lhes companhia; no hotel a puppy, que está na sua hora livre de parque está a entrada da sua boxe, a olhar o parque...

Astrid, obrigado por eu poder partilhar estes momentos estranhos mas muito muito interessantes!
Beijos

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 11:57  

Filomena Paulino,

Antes de mais, quero dar-lhe as boas vindas a este blogue.

A sua informação é demasiado preciosa e muito útil para os nossos estudos.

É uma visão dos animais do campo, que vem dar força a esta ideia dos animais sentirem com antecêndia o que a natureza e o cosmos apresenta.

Um abraço muito especial para si.

António

Astrid Annabelle disse...
1 de agosto de 2008 às 12:10  

António,
peço permissão para me dirigir à Maria Paula.
Maria Paula...
feliz em lhe conhecer!
Fomos ligadas por um eclipse solar!
Irei visitar você...me aguarde.
Provavelmente temos muito que trocar ainda!
Agradeço suas palavras.
Abreijos.
Ma Jivan Prabhuta

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 12:21  

Astrid,

Acredito, sim. Com que então sabia que eu ia fazer um post com os vossos comentários? Sou assim tão transparente? LOL

Belo testemunho sobre os animais. Vai ficar aqui neste post material suficiente para tentarmos estar mais atentos às "coisas" da natureza e do cosmos. Obrigado.

Hoje de manhã também notei que os pássaros do meu pátio piavam, mas não cantavam. Neste momento, estão silenciosos há mais de uma hora.

O Tibério está enroscado num cadeirão. Os gatos estão amontoados uns nos outros e se faz calor...

Quanto ao selo "Enviar dardos"... quero agradecer muito o ter-se lembrado de mim, mas vou pular...

Lembra-se de quando eu tinha o "Postais da Novalis" que eu visitava diariamente dezenas de blogues?

Com o "Cova do Urso" tenho tido outra atitude e sinto-me cómodo assim. Tenho muitos linques aqui à direita, mas têm um valor divulgativo. Na prática visito diariamente 4 ou 5 blogues de astrologia, pois aprecio muito o que seus autores escrevem. A seguir visito muitas vezes o seu blogue. E quanto aos restantes, faço visitas muito esporádicas. Não saberia que fazer com esse selinho... Outro dia, também recebi um selo que não coloquei.

De qualquer forma, Astrid, muito obrigado por se lembrar de mim.

Abreijo

António

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 12:25  

Maria Paula,

Aí está um pormenor que também notei no "pessoal" cá de casa. Desde ontem de manhã, que comem pouco.

Obrigado por ter pedido à Filomena que desse o seu testemunho.

Amanhã continuaremos a fazer feedback, pois o eclipse é logo à noite/tarde.

kiss

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 12:27  

Astrid,

Este é um espaço de convívio. A Maria Paula ainda irá ter um blogue especializado na área dela - os animais. Seria excelente.

Anónimo disse...
1 de agosto de 2008 às 12:33  

Olá António

Hoje de facto não ouvi os passarinhos chilrearem no jardim!

De noite não pude testemunhar nada poaque já não tenho gato. Morreu faz hoje um ano.

Eu já tinha lido isto e até constatado o facto em Agosto de 1999, salvo erro, mas nesse ano escureceu bastante e a minha ideia é que o relógio biológoco dos animais dava pelo fenómeno.

Nunca pensei que a natureza fosse tão sensível, mesmo não se vendo o eclipse em Portugal

Obrigada a todos por este toque de sabedoria. Aprender até morrer.É bom estar na companhis do António e também de todos vocês.

Até breve

Abraço

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 12:38  

Adelaide,

Em 1999 também dei por isso, mas levei à conta do facto da sombra se ter espalhado em Portugal.

Desta vez, podemos confirmar que nós, seres humanos, é que deveríamos todos fazer o esforço de nos integrarmos mais nos processos da natureza. Eu, pessoalmente, sinto-me meio cansado da cidade.

Abraço

Ana Cristina disse...
1 de agosto de 2008 às 12:39  

Que movimento fantástico, hoje gostei de conhecer o site da Maria Paula,...tenho aqui perto uma passarada...sorry mas há uns um tanto ou quanto irritantes...mas hoje nem um pio até agora.
Hoje tenho que vos agradecer um assunto que me fez ponderar...
Ana Cristina

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 13:14  

Ana Cristina,

Se esse assunto que observou aqui e a fez ponderar, se transformar em mais um artigo brilhante, já sabe que conta com um leitor atento.

Astrid Annabelle disse...
1 de agosto de 2008 às 14:04  

António,
postei um complemento a este assunto no meu blog Navegante do Infinito.
Se puder venha conferir.
Abreijos.
Ma Jivan Prabhuta
P.S.
-em relação ao award tudo bem. A intenção permanecerá postada, pois é muito merecido!

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 14:18  

Astrid,

Já deixei comentário. Muito obrigado pela compreensão em relação aos selinhos. Fica recebido no coração.

Abreijos.

Anónimo disse...
1 de agosto de 2008 às 16:19  

Salvé António!
Não sei a que horas se deu ou vai dar o eclipse hoje...não vi nada ainda...nem dei por todos esses sintomas. Os meus cães brincaram o dia todo e á noite ladravam nas casotas eram perto das 3 da mnhã hora em que me deitei. Os gatos por duas vezes que acendi a luz do páteo, corriam de um lado para o outro e brincavam. Eu senti-me um pouco nauseada apenas que durou até perto das 6 da manhã, mas ainda fiquei a olhar o céu que não estava muito estrelado, até aquela má disposição me passar. Depois atirei beijos - comonormalmente faço antes de fechar a porta para ir para a cama e adormeci. Acordei perto das 13h. Estava e está ainda, um sol radioso; nem os pássaros...os que cantam também á noite...assim o fizeram. Será que esta zona é diferente? Estou mais ou menos isolada no campo, em zona de natureza protegida e tenho o mar á minha frente...belo e majestoso...vejo a linha do horizonte, o põr do sol sempre lindo...e do outro lado a serra de Sintra.
São neste momento 16h abri o computador e li o mail que a Astrid me enviou e vim dar a si.Estou á espera de um cãozinho abandonado que vem do Porto! - diz estar fraquinho e quase sem pelo da sub-nutrição, não deve ter mais que 2 anitos; pensam que esteve sempre a vaguear pelas ruas...veja lá... mas já foi observado de manhã pelo veterinário e a senhora que me o vai trazer também lhe deu um 1ºbanho - tenho mais 3 - a Bianca, o Kito e o Patoca. A gata: Neca e os dois gatos Fonfon e Pêto filhos dela com 3 meses. O que vem vai chamar-se Whity. Neste momento brincam todos como se fossem da mesma raça - como sempre aconteceu. A minha gata mete-se na casota do Kito e come do comer dele. a Bianca (caniche anâ branca) quando sai de casa vai cumprimentar a amiga gata e dá-lhe beijos...portanto aqui reina a paz e a harmonia...não entendo..
Que coisa...não notei nada mesmo!
Um abraço
Mariz

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 17:32  

Mariz,

Agradecido pelo seu testemunho.

Anónimo disse...
1 de agosto de 2008 às 18:29  

Olá Mariz,

Desculpe aproveitar esse cantinho aqui para lhe aconselhar um assunto que julgo necessário, uma vez que tem muitos animais em casa, em relação à vinda de um "abandonado". É de louvar sempre um acto destes mas deverá redobrar os cuidados de saúde pública. Como se trata de um cão "apedrejado pela má fé", recomendo-lhe que faça os rastreio de Leishmaniose, doença mortal,zoonose transmissível pelo mosquito, e de carácter endémico em Portugal. Infelizmente já ocorreu que donos conhecidos viram os seus cães afectados por essa doença pela vinda de uma mascote nova...Felizmente hoje em dia sugiro esse rastreio para o bem de quem já mora em casa e poder desfrutar e dar o máximo ao novo membro!

Um pequeno gesto que faz toda a diferença.

Bj
Maria Paula

Lucília Benvinda disse...
1 de agosto de 2008 às 18:44  

Pois é, António!
Chamaste-me aqui - eu senti.

Os meus meninos andam muito mexidinhos, como sempre, só tenho notado, ultimamente, que o Scooby 'uiva' muito. Chego a ficar angustiada. (está a iuvar neste momento...)

Mas quanto ao eclipse, quem ficou com o nervoso muidinho, fui eu. Até escrevi uma "Carta Aberta ao Presidente da Câmara de Famalicão" - assunto: animais abandonados.

Inspirada por vocês, por ti e por quem comentou neste espaço, publiquei no meu blogue - que mais se podia chamar "Pecaditos do Céu" a referida carta.

Tenho andado nervosa e de nariz a 'farejar' no ar. O que aí virá - logo se verá. Já me chamaram 'gata' - por isso, o meu instinto felino diz que algo está para acontecer em breve.

Um abraço amigo,
Lucy

Lucília Benvinda disse...
1 de agosto de 2008 às 18:48  

E já agora, António, até que gostaria de saber a opinião da tua amiga veterinária Paula, à carta que escrevi.

É só carregar no meu nome.

Obrigada,
Lucy

Anónimo disse...
1 de agosto de 2008 às 19:06  

Lucy,

O seu assunto é um que mais me dá dores de cabeça...

Eu também vivo num município onde isso ocorre e não imagina o martírio que me dá porque é da tutela do médico veterinário municipal e respectiva câmara...

Como eu estou integralmente no privado, deve deduzir que não me é nada fácil querer rumar para um bem comunitário (a saúde pública é um direito)que não é da minha alçada...

Política portuguesa.... :(

ainda hoje/noite ou madrugada farei um comentário à sua carta.

Maria Paula

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 22:03  

Lucy

Já li a tua carta ao presidente. Assinei por baixo. É um epidemia nacional.

kiss

Joël Pinto disse...
1 de agosto de 2008 às 22:04  

Depois de ter passado pelo site da Maria Paula encontrei este blog deveras interessante.
Os meus 6 cães tiveram comportamentos completamente diferentes dos que referem aqui:
A minha S. Bernardo já de si calma e pachorrenta (excepto quando me vê, que desata logo a querer brincar) esteve sempre muito calma, assim como os meus 3 caniches (1 cão e 2 cadelas); uma das caniches foi mamã recentemente e nem dei por ela, sempre sossegadita.
O meu Husky e a minha dálmata estiveram todo o dia numa agitação tremenda sempre a correrem e a latirem de um lado para o outro. E eu nem sabia que havia um eclipse, pelo que nem mostrei grande atenção a estas alterações de humor nas minhas crianças.
Para a próxima estarei com mais atenção.
Um obrigado pelo vossos comentários e cá virei mais vezes.

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 22:07  

Olá Joel,

Muito agradecido pelo seu testemunho. Muito interessante a variedade de comportamentos.

Sobretudo nota-se que havia uma "atenção" no ar.

Os animais em minha casa, como já passou o eclipse, que foi de manhã/tarde, já estão na azáfama habitual deles.

Abraço

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 22:16  

Maria Paula,

Apreciei muito as tuas intervenções. Tenho a impressão que este post vai ficar dentro da minha cabeça como o "post do eclipse".

Maravilhoso

:)

Astrid Annabelle disse...
1 de agosto de 2008 às 23:04  

António,
vou repetir as palavras da Maria Paula...O POST DO ECLIPSE...
Já vi seu último comentário...e já recebeu resposta.
Estou aqui agora para desejar um final de semana feliz a todos com o suporte dessa energia criada e eternizada...como você bem disse ...formou-se um anel.
Foi um eclipse e tanto!!!
Abreijos carinhosos a todos.
Ma Jivan Prabhuta

Anónimo disse...
1 de agosto de 2008 às 23:24  

Boa noite António, Astrid e todos os leitores que aqui passaram....

Concordo em ser mesmo o Post do eclipse!!!

Acho que não só influenciou os nossos amigos de 4 patas, mas a nós também...

Eu não lhe disse António que iria ser caloroso esse artigo??? Mas confesso que não esperava tanto! :))

Ainda bem...

A todos um bom fim de semana.

Beijos

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 23:30  

Astrid,

Lembrei-me ao longo do dia alguns dos nossos posts de 2006, no "Ma Jivan" e no "Postais". Até a Lucy apareceu e reabriu o seu blog. :)))

Unknown disse...
1 de agosto de 2008 às 23:33  

Maria Paula,

Foi uma experiência óptima este "Post do Eclipse".

Grato pela tua participação.

Hoje conheci pessoalmente a Patrícia no lançamento do livro do Rodrigo Romo, que lancei hoje em Lisboa.

Tive pena de não ter podido falar mais tempo com ela. Ficará para uma próxima oportunidade.

Bom fim-de-semana.

kiss

Anónimo disse...
2 de agosto de 2008 às 11:52  

"..., mas levei à conta do facto da sombra se ter espalhado em Portugal"

António, você respondeu isto a uma pessoa. A sombra espalhou-se em Portugal em 1999? o QUE QUER DIZER COM ISSO? é mMUito Importante para mim
Não falo de animais, não tenho

Rosinha dos limões

Unknown disse...
2 de agosto de 2008 às 12:22  

Rosinha dos limões,

Em 1999, por ocasião desse eclipse solar, a Europa central e sul recebeu a sombra projectada pela interposição da Lua, entre o Sol e a Terra.

Que quer dizer com isso? Que as regiões do globo que recebem essa sombra, são mais "activadas" pela natureza do eclipse. Estamos a falar de "Astrologia Mundana".

Não é nada terrível, nem maldoso, nem penoso. Apenas existe uma activação. Não nos podemos esquecer que o resto do mapa para o momento também tem algo a dizer.

Sugiro-lhe o linque mais abaixo, para perceber melhor isso da "sombra" no que se refere ao eclipse de ontem:

http://www.academiadeastrologia.com/artigos/Eclipse%20de%20Agosto%2008.pdf

Abraço

Anónimo disse...
2 de agosto de 2008 às 12:54  

Obrigada, António.
Rosinha dos limoes

Anónimo disse...
2 de agosto de 2008 às 13:04  

Bom dia António!

Eu é que tive cá umas visitas no site! :))))

Ainda nem pude responder...O eclipse pôs muitos animais ao choco... está a ser um sufoco aqui.

Lembrei do que disse de estar meio cansado da cidade! Quando quiser vir conhecer as "terras do Bandarra", será o meu convidado de honra! :) É só dizer!

Tenho de ir... Obrigado pelo "congestionamento" do site! :)
Um beijo
Inté

Unknown disse...
2 de agosto de 2008 às 13:08  

Rosinha dos Limões

Venha mais vezes. Tenho notado a sua ausência de comentários divertidos e bem dispostos.

Unknown disse...
2 de agosto de 2008 às 13:12  

Maria Paula,

Ainda bem que este espaço conseguiu levar pessoas a conhecerem o teu excelente site.

Para alguma sirvo... LOL

Não foi só o eclipse que provocou essa situação dos animais ficarem menos bem. As energias deste eclipse até ao próximo dia 11 de Agosto vai mexer com muitas coisas. Em nós, também.

És uma mulher de fibra e vais dar conta aí dos teus pacientes.

Também trouxeste visitantes a este blogue. Dois deles deixaram comentários e outros vieram, mas não deixaram recado.

Passa bem.

Anónimo disse...
2 de agosto de 2008 às 19:30  

Cheguei ontem, o fred aind aficou com os amigos. os gatos cheios de saudades enroscaran-se me mim. eu que sou mais animal que pessoa, fiquei a dormitar no sofá...
Bjocas

Unknown disse...
2 de agosto de 2008 às 20:17  

Jasmim,

Bom regresso e que as férias tenham sido saborosas.

Enrosque-se à vontade. =)

Astrid Annabelle disse...
2 de agosto de 2008 às 20:29  

António,
Maria Paula essa conversa ainda vai render muito!!!
Lembro sim, António...foi uma delícia a movimentação criada a partir dos nossos post!
Mas assim que é bom...ficar falando para nada...hum!!!...
Hoje é sábado e estou aqui apenas para ver o que CONTINUA acontecendo...
Bjkas a todos
Ma Jivan Prabhuta

Unknown disse...
2 de agosto de 2008 às 22:40  

Astrid,

Hoje está a acontecer "calma". É sábado e como não fiz nenhum post novo (nem me apetece), ainda estamos aqui a teclar.

lol lol

Anónimo disse...
2 de agosto de 2008 às 23:15  

Boa noite amigos!

Eu por cá não tenho sábados, domingos...mas é assim a vida! Aqui pacatez nem vê la! Mas Geminiana como sou até sabe as mil maravilhas!

Astrid, acho que vc me enviou reiki mas foi a mim! :))) Estou mais forte que betão armado!

Lamento interromper o vosso sossego mas eu vou de volta aos internados antes do meu descanso!

Amanhã vou "sornar" um pouco mais tarde antes da rotina habitual...

um abraço a todos.
Obrigado por tudo!
:)

Anónimo disse...
2 de agosto de 2008 às 23:18  

Hupsss

Esqueci-me de vos dizer que está um céu espectacular com estrelas cadentes! Já vi algumas e fiz os meus desejos! :)))))))))

Anónimo disse...
3 de agosto de 2008 às 02:10  

Bem!...
Não li os comentários todos, mas que isto está animado está.
Só para dizer olá, estou a chegar agora a casa e para dizer que gostei muito de falar contigo, mas soube a pouco.
E adorei o workshop de Astrologia Horária, a Helena e o Luis. Sabes que conheci a Aurora, dos exercícios? Foi um dia em cheio!
Até amanhã!
Bjs.

Unknown disse...
3 de agosto de 2008 às 08:41  

Samsara,

Olá. Também gostei imenso de falar contigo, mas soube a pouco. Os lançamentos de livros não são os locais mais propícios para longas conversas. Temos que arranjar tempo para uma conversa prolongada, de uma próxima vez.

Eu sabia que irias gostar muito do curso de Astrologia Horária. Já sei a quem recorrer... :)

Kiss

1 de agosto de 2008

Os animais na véspera do eclipse solar do dia 1 de Agosto

A propósito do post [ver aqui] sobre o eclipse solar total a haver no dia 1 de Agosto, a Astrid Annabelle e a Maria Paula deixaram comentários tão curiosos e interessantes sobre os animais e o eclipse, que merecem passar a assunto principal aqui no blogue. Aqui está ele:

A minha amiga terapeuta, Mestre de Reiki e autora, Astrid Annabelle, senhora do blogue "Navegantes do Infinito" [clicar aqui], escreveu isto: «nos eclipses os animais se alvoroçam... os macacos descem dos galhos... os cavalos se agitam... os passarinhos se calam... a natureza fica em estado de alerta...».

A minha amiga veterinária e astróloga-estudante Maria Paula Ribeiro, criadora da clínica "Bandarravet", em Trancoso [ver seu site], deixou este interessante e oportuno comentário:

«Venho esta noite compartilhar o que a Astrid comentou o qual eu também desconhecia... mas de facto comecei a ficar mais atenta... Não sei se é de começarem a sentir o eclipse, mas: O meu burro que há 2 meses estava no parque, quis esta noite regressar ao estábulo, parecia nervoso, mas um nervoso de medo miúdo e entrou calmamente... Os meus cães estão no hall de entrada, 'aconchegadinhos' um ao outro; os gatos mais sossegados e idem; os chows parecem descansar uma sesta; o hotel canino (quase lotado) parece vazio; lá fora só se ouve o cantar dos grilos... Uma noite mais tranquila, sem dúvidas; não sei se é a proximidade do eclipse (e aqui a altitude é maior) ou do tempo a mudar... Mas alguma coisa é! Amanhã vou continuar a estar atenta!»

Escrevo isto na noite que antecede o eclipse e acrescento a minha própria experiência com o Tibério (o meu pastor alemão) e os 3 gatos. Habitualmente, com o calor que faz, preferem estar no pátio a saborear a brisa e o fresco da noite. Hoje, têm estado demasiado sossegados e silenciosos, e no momento em que escrevo isto, estão todos aqui ao meu lado, na sala. Os gatos estão aconchegados uns aos outros, o que habitualmente fazem em dias frios e não na época do calor, como está agora. Vou observá-los atentamente mais logo, com o aproximar-se do momento do eclipse.

Quem quiser, deixe aqui nos comentários, a experiência pessoal observada nos animais com quem convive. Leia os comentários muito significativos que já lá estão. É todo um movimento.

Os sites destas minhas amigas estão nos linques "Outros laços", aqui no blogue.

44 comentários:

Ana Cristina disse...

Muito interessante a minha Bruxilda, gata, esta noite dormiu no quarto ao lado, mas antes veio-me deixar na minha cama o seu boneco :-) "pirilampo mágico".
Abraço

Unknown disse...

Esta manhã o meu Tibério só quis ficar na rua 10 minutos. Queria a toda a força regressar para casa. É raríssimo ele fazer isto, pois os passeios dele demoram sempre mais de meia hora.

Abraço, Ana Cristina

Anónimo disse...

Bom dia

De muitos dos meus gatos, a lua, a minha persa mais arrisca está numa acalmia fora do normal...os meus cães de guarda e de pastoreio estão sossegados como se e um dia de descanso se tratasse; as ovelhas entraram no parque como se guiadas por algo que não o pastor...
E os meus canários, piam, não cantam...

Beijo
Filomena Paulino

PS: aconselhada pela minha amiga Maria Paula

Astrid Annabelle disse...

António,
se eu te contar que sabia que iria fazer este post você acredita???
Este conhecimento eu recebi foi de um dos milhares de livros que li e de observar meus animais nessas épocas de eclipses. Até me esforcei em lembrar em que livro foi, mas em vão...não me recordo mesmo. Mas atesto que é um fato!
Meu casal de boxers estão aconchegados em "sua casinha" desde ontem. A Íris (boxer fêmea) quando saiu por alguns minutos ficou farejando o ar me dizendo que havia novidades. Ela sempre faz isso quando está para acontecer um fenômeno da natureza, como temporais com raios e trovões, ventanias...Os passarinhos , que aqui são muitos, pois moro no meio da Mata Atlântica estão quietos...não estão cumprindo os seus rituais diários...e olha...estamos no Hemisfério Sul!!!
Para concluir, se forem bem atentos verão que existe um clima de expectativa no ar que penetra o corpo...
Olha , mais eu vim aqui hoje, para lhe dizer que ontem recebi um award que devo repassar para treze blogs...então corre lá e pega o seu...está na coluna da direita...
Agora para finalizar...obrigado por seu post; meu ego foi se alterando conforme lia seu texto...rs,rs,rs...coisa de ser humano!!!!
Obrigado de coração! E vamos aguardar os acontecimentos!!!
Abreijos na sua alma.
Ma Jivan Prabhuta

Anónimo disse...

Bom dia!

Aproveitei uma pausa na clínica para ir aos estábulo...o meu burro continua calmo e relutante em sair; os coelhos sossegados nas jaulas, quase que hipnotizados; comeram pouco esta noite....os meus cães prologaram as suas sestas...os gatos fazem-lhes companhia; no hotel a puppy, que está na sua hora livre de parque está a entrada da sua boxe, a olhar o parque...

Astrid, obrigado por eu poder partilhar estes momentos estranhos mas muito muito interessantes!
Beijos

Unknown disse...

Filomena Paulino,

Antes de mais, quero dar-lhe as boas vindas a este blogue.

A sua informação é demasiado preciosa e muito útil para os nossos estudos.

É uma visão dos animais do campo, que vem dar força a esta ideia dos animais sentirem com antecêndia o que a natureza e o cosmos apresenta.

Um abraço muito especial para si.

António

Astrid Annabelle disse...

António,
peço permissão para me dirigir à Maria Paula.
Maria Paula...
feliz em lhe conhecer!
Fomos ligadas por um eclipse solar!
Irei visitar você...me aguarde.
Provavelmente temos muito que trocar ainda!
Agradeço suas palavras.
Abreijos.
Ma Jivan Prabhuta

Unknown disse...

Astrid,

Acredito, sim. Com que então sabia que eu ia fazer um post com os vossos comentários? Sou assim tão transparente? LOL

Belo testemunho sobre os animais. Vai ficar aqui neste post material suficiente para tentarmos estar mais atentos às "coisas" da natureza e do cosmos. Obrigado.

Hoje de manhã também notei que os pássaros do meu pátio piavam, mas não cantavam. Neste momento, estão silenciosos há mais de uma hora.

O Tibério está enroscado num cadeirão. Os gatos estão amontoados uns nos outros e se faz calor...

Quanto ao selo "Enviar dardos"... quero agradecer muito o ter-se lembrado de mim, mas vou pular...

Lembra-se de quando eu tinha o "Postais da Novalis" que eu visitava diariamente dezenas de blogues?

Com o "Cova do Urso" tenho tido outra atitude e sinto-me cómodo assim. Tenho muitos linques aqui à direita, mas têm um valor divulgativo. Na prática visito diariamente 4 ou 5 blogues de astrologia, pois aprecio muito o que seus autores escrevem. A seguir visito muitas vezes o seu blogue. E quanto aos restantes, faço visitas muito esporádicas. Não saberia que fazer com esse selinho... Outro dia, também recebi um selo que não coloquei.

De qualquer forma, Astrid, muito obrigado por se lembrar de mim.

Abreijo

António

Unknown disse...

Maria Paula,

Aí está um pormenor que também notei no "pessoal" cá de casa. Desde ontem de manhã, que comem pouco.

Obrigado por ter pedido à Filomena que desse o seu testemunho.

Amanhã continuaremos a fazer feedback, pois o eclipse é logo à noite/tarde.

kiss

Unknown disse...

Astrid,

Este é um espaço de convívio. A Maria Paula ainda irá ter um blogue especializado na área dela - os animais. Seria excelente.

Anónimo disse...

Olá António

Hoje de facto não ouvi os passarinhos chilrearem no jardim!

De noite não pude testemunhar nada poaque já não tenho gato. Morreu faz hoje um ano.

Eu já tinha lido isto e até constatado o facto em Agosto de 1999, salvo erro, mas nesse ano escureceu bastante e a minha ideia é que o relógio biológoco dos animais dava pelo fenómeno.

Nunca pensei que a natureza fosse tão sensível, mesmo não se vendo o eclipse em Portugal

Obrigada a todos por este toque de sabedoria. Aprender até morrer.É bom estar na companhis do António e também de todos vocês.

Até breve

Abraço

Unknown disse...

Adelaide,

Em 1999 também dei por isso, mas levei à conta do facto da sombra se ter espalhado em Portugal.

Desta vez, podemos confirmar que nós, seres humanos, é que deveríamos todos fazer o esforço de nos integrarmos mais nos processos da natureza. Eu, pessoalmente, sinto-me meio cansado da cidade.

Abraço

Ana Cristina disse...

Que movimento fantástico, hoje gostei de conhecer o site da Maria Paula,...tenho aqui perto uma passarada...sorry mas há uns um tanto ou quanto irritantes...mas hoje nem um pio até agora.
Hoje tenho que vos agradecer um assunto que me fez ponderar...
Ana Cristina

Unknown disse...

Ana Cristina,

Se esse assunto que observou aqui e a fez ponderar, se transformar em mais um artigo brilhante, já sabe que conta com um leitor atento.

Astrid Annabelle disse...

António,
postei um complemento a este assunto no meu blog Navegante do Infinito.
Se puder venha conferir.
Abreijos.
Ma Jivan Prabhuta
P.S.
-em relação ao award tudo bem. A intenção permanecerá postada, pois é muito merecido!

Unknown disse...

Astrid,

Já deixei comentário. Muito obrigado pela compreensão em relação aos selinhos. Fica recebido no coração.

Abreijos.

Anónimo disse...

Salvé António!
Não sei a que horas se deu ou vai dar o eclipse hoje...não vi nada ainda...nem dei por todos esses sintomas. Os meus cães brincaram o dia todo e á noite ladravam nas casotas eram perto das 3 da mnhã hora em que me deitei. Os gatos por duas vezes que acendi a luz do páteo, corriam de um lado para o outro e brincavam. Eu senti-me um pouco nauseada apenas que durou até perto das 6 da manhã, mas ainda fiquei a olhar o céu que não estava muito estrelado, até aquela má disposição me passar. Depois atirei beijos - comonormalmente faço antes de fechar a porta para ir para a cama e adormeci. Acordei perto das 13h. Estava e está ainda, um sol radioso; nem os pássaros...os que cantam também á noite...assim o fizeram. Será que esta zona é diferente? Estou mais ou menos isolada no campo, em zona de natureza protegida e tenho o mar á minha frente...belo e majestoso...vejo a linha do horizonte, o põr do sol sempre lindo...e do outro lado a serra de Sintra.
São neste momento 16h abri o computador e li o mail que a Astrid me enviou e vim dar a si.Estou á espera de um cãozinho abandonado que vem do Porto! - diz estar fraquinho e quase sem pelo da sub-nutrição, não deve ter mais que 2 anitos; pensam que esteve sempre a vaguear pelas ruas...veja lá... mas já foi observado de manhã pelo veterinário e a senhora que me o vai trazer também lhe deu um 1ºbanho - tenho mais 3 - a Bianca, o Kito e o Patoca. A gata: Neca e os dois gatos Fonfon e Pêto filhos dela com 3 meses. O que vem vai chamar-se Whity. Neste momento brincam todos como se fossem da mesma raça - como sempre aconteceu. A minha gata mete-se na casota do Kito e come do comer dele. a Bianca (caniche anâ branca) quando sai de casa vai cumprimentar a amiga gata e dá-lhe beijos...portanto aqui reina a paz e a harmonia...não entendo..
Que coisa...não notei nada mesmo!
Um abraço
Mariz

Unknown disse...

Mariz,

Agradecido pelo seu testemunho.

Anónimo disse...

Olá Mariz,

Desculpe aproveitar esse cantinho aqui para lhe aconselhar um assunto que julgo necessário, uma vez que tem muitos animais em casa, em relação à vinda de um "abandonado". É de louvar sempre um acto destes mas deverá redobrar os cuidados de saúde pública. Como se trata de um cão "apedrejado pela má fé", recomendo-lhe que faça os rastreio de Leishmaniose, doença mortal,zoonose transmissível pelo mosquito, e de carácter endémico em Portugal. Infelizmente já ocorreu que donos conhecidos viram os seus cães afectados por essa doença pela vinda de uma mascote nova...Felizmente hoje em dia sugiro esse rastreio para o bem de quem já mora em casa e poder desfrutar e dar o máximo ao novo membro!

Um pequeno gesto que faz toda a diferença.

Bj
Maria Paula

Lucília Benvinda disse...

Pois é, António!
Chamaste-me aqui - eu senti.

Os meus meninos andam muito mexidinhos, como sempre, só tenho notado, ultimamente, que o Scooby 'uiva' muito. Chego a ficar angustiada. (está a iuvar neste momento...)

Mas quanto ao eclipse, quem ficou com o nervoso muidinho, fui eu. Até escrevi uma "Carta Aberta ao Presidente da Câmara de Famalicão" - assunto: animais abandonados.

Inspirada por vocês, por ti e por quem comentou neste espaço, publiquei no meu blogue - que mais se podia chamar "Pecaditos do Céu" a referida carta.

Tenho andado nervosa e de nariz a 'farejar' no ar. O que aí virá - logo se verá. Já me chamaram 'gata' - por isso, o meu instinto felino diz que algo está para acontecer em breve.

Um abraço amigo,
Lucy

Lucília Benvinda disse...

E já agora, António, até que gostaria de saber a opinião da tua amiga veterinária Paula, à carta que escrevi.

É só carregar no meu nome.

Obrigada,
Lucy

Anónimo disse...

Lucy,

O seu assunto é um que mais me dá dores de cabeça...

Eu também vivo num município onde isso ocorre e não imagina o martírio que me dá porque é da tutela do médico veterinário municipal e respectiva câmara...

Como eu estou integralmente no privado, deve deduzir que não me é nada fácil querer rumar para um bem comunitário (a saúde pública é um direito)que não é da minha alçada...

Política portuguesa.... :(

ainda hoje/noite ou madrugada farei um comentário à sua carta.

Maria Paula

Unknown disse...

Lucy

Já li a tua carta ao presidente. Assinei por baixo. É um epidemia nacional.

kiss

Joël Pinto disse...

Depois de ter passado pelo site da Maria Paula encontrei este blog deveras interessante.
Os meus 6 cães tiveram comportamentos completamente diferentes dos que referem aqui:
A minha S. Bernardo já de si calma e pachorrenta (excepto quando me vê, que desata logo a querer brincar) esteve sempre muito calma, assim como os meus 3 caniches (1 cão e 2 cadelas); uma das caniches foi mamã recentemente e nem dei por ela, sempre sossegadita.
O meu Husky e a minha dálmata estiveram todo o dia numa agitação tremenda sempre a correrem e a latirem de um lado para o outro. E eu nem sabia que havia um eclipse, pelo que nem mostrei grande atenção a estas alterações de humor nas minhas crianças.
Para a próxima estarei com mais atenção.
Um obrigado pelo vossos comentários e cá virei mais vezes.

Unknown disse...

Olá Joel,

Muito agradecido pelo seu testemunho. Muito interessante a variedade de comportamentos.

Sobretudo nota-se que havia uma "atenção" no ar.

Os animais em minha casa, como já passou o eclipse, que foi de manhã/tarde, já estão na azáfama habitual deles.

Abraço

Unknown disse...

Maria Paula,

Apreciei muito as tuas intervenções. Tenho a impressão que este post vai ficar dentro da minha cabeça como o "post do eclipse".

Maravilhoso

:)

Astrid Annabelle disse...

António,
vou repetir as palavras da Maria Paula...O POST DO ECLIPSE...
Já vi seu último comentário...e já recebeu resposta.
Estou aqui agora para desejar um final de semana feliz a todos com o suporte dessa energia criada e eternizada...como você bem disse ...formou-se um anel.
Foi um eclipse e tanto!!!
Abreijos carinhosos a todos.
Ma Jivan Prabhuta

Anónimo disse...

Boa noite António, Astrid e todos os leitores que aqui passaram....

Concordo em ser mesmo o Post do eclipse!!!

Acho que não só influenciou os nossos amigos de 4 patas, mas a nós também...

Eu não lhe disse António que iria ser caloroso esse artigo??? Mas confesso que não esperava tanto! :))

Ainda bem...

A todos um bom fim de semana.

Beijos

Unknown disse...

Astrid,

Lembrei-me ao longo do dia alguns dos nossos posts de 2006, no "Ma Jivan" e no "Postais". Até a Lucy apareceu e reabriu o seu blog. :)))

Unknown disse...

Maria Paula,

Foi uma experiência óptima este "Post do Eclipse".

Grato pela tua participação.

Hoje conheci pessoalmente a Patrícia no lançamento do livro do Rodrigo Romo, que lancei hoje em Lisboa.

Tive pena de não ter podido falar mais tempo com ela. Ficará para uma próxima oportunidade.

Bom fim-de-semana.

kiss

Anónimo disse...

"..., mas levei à conta do facto da sombra se ter espalhado em Portugal"

António, você respondeu isto a uma pessoa. A sombra espalhou-se em Portugal em 1999? o QUE QUER DIZER COM ISSO? é mMUito Importante para mim
Não falo de animais, não tenho

Rosinha dos limões

Unknown disse...

Rosinha dos limões,

Em 1999, por ocasião desse eclipse solar, a Europa central e sul recebeu a sombra projectada pela interposição da Lua, entre o Sol e a Terra.

Que quer dizer com isso? Que as regiões do globo que recebem essa sombra, são mais "activadas" pela natureza do eclipse. Estamos a falar de "Astrologia Mundana".

Não é nada terrível, nem maldoso, nem penoso. Apenas existe uma activação. Não nos podemos esquecer que o resto do mapa para o momento também tem algo a dizer.

Sugiro-lhe o linque mais abaixo, para perceber melhor isso da "sombra" no que se refere ao eclipse de ontem:

http://www.academiadeastrologia.com/artigos/Eclipse%20de%20Agosto%2008.pdf

Abraço

Anónimo disse...

Obrigada, António.
Rosinha dos limoes

Anónimo disse...

Bom dia António!

Eu é que tive cá umas visitas no site! :))))

Ainda nem pude responder...O eclipse pôs muitos animais ao choco... está a ser um sufoco aqui.

Lembrei do que disse de estar meio cansado da cidade! Quando quiser vir conhecer as "terras do Bandarra", será o meu convidado de honra! :) É só dizer!

Tenho de ir... Obrigado pelo "congestionamento" do site! :)
Um beijo
Inté

Unknown disse...

Rosinha dos Limões

Venha mais vezes. Tenho notado a sua ausência de comentários divertidos e bem dispostos.

Unknown disse...

Maria Paula,

Ainda bem que este espaço conseguiu levar pessoas a conhecerem o teu excelente site.

Para alguma sirvo... LOL

Não foi só o eclipse que provocou essa situação dos animais ficarem menos bem. As energias deste eclipse até ao próximo dia 11 de Agosto vai mexer com muitas coisas. Em nós, também.

És uma mulher de fibra e vais dar conta aí dos teus pacientes.

Também trouxeste visitantes a este blogue. Dois deles deixaram comentários e outros vieram, mas não deixaram recado.

Passa bem.

Anónimo disse...

Cheguei ontem, o fred aind aficou com os amigos. os gatos cheios de saudades enroscaran-se me mim. eu que sou mais animal que pessoa, fiquei a dormitar no sofá...
Bjocas

Unknown disse...

Jasmim,

Bom regresso e que as férias tenham sido saborosas.

Enrosque-se à vontade. =)

Astrid Annabelle disse...

António,
Maria Paula essa conversa ainda vai render muito!!!
Lembro sim, António...foi uma delícia a movimentação criada a partir dos nossos post!
Mas assim que é bom...ficar falando para nada...hum!!!...
Hoje é sábado e estou aqui apenas para ver o que CONTINUA acontecendo...
Bjkas a todos
Ma Jivan Prabhuta

Unknown disse...

Astrid,

Hoje está a acontecer "calma". É sábado e como não fiz nenhum post novo (nem me apetece), ainda estamos aqui a teclar.

lol lol

Anónimo disse...

Boa noite amigos!

Eu por cá não tenho sábados, domingos...mas é assim a vida! Aqui pacatez nem vê la! Mas Geminiana como sou até sabe as mil maravilhas!

Astrid, acho que vc me enviou reiki mas foi a mim! :))) Estou mais forte que betão armado!

Lamento interromper o vosso sossego mas eu vou de volta aos internados antes do meu descanso!

Amanhã vou "sornar" um pouco mais tarde antes da rotina habitual...

um abraço a todos.
Obrigado por tudo!
:)

Anónimo disse...

Hupsss

Esqueci-me de vos dizer que está um céu espectacular com estrelas cadentes! Já vi algumas e fiz os meus desejos! :)))))))))

Anónimo disse...

Bem!...
Não li os comentários todos, mas que isto está animado está.
Só para dizer olá, estou a chegar agora a casa e para dizer que gostei muito de falar contigo, mas soube a pouco.
E adorei o workshop de Astrologia Horária, a Helena e o Luis. Sabes que conheci a Aurora, dos exercícios? Foi um dia em cheio!
Até amanhã!
Bjs.

Unknown disse...

Samsara,

Olá. Também gostei imenso de falar contigo, mas soube a pouco. Os lançamentos de livros não são os locais mais propícios para longas conversas. Temos que arranjar tempo para uma conversa prolongada, de uma próxima vez.

Eu sabia que irias gostar muito do curso de Astrologia Horária. Já sei a quem recorrer... :)

Kiss

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates