Virgens para a alma

22 de novembro de 2007 ·

Todos nós, enquanto Espírito, escolhemos a data do nosso nascimento. E todos temos um mapa astral. Um dos aspectos mais salientes do nosso mapa astrológico é a escolha que fazemos onde deve estar o Sol num dos 12 signos do zodíaco. Se escolhemos vivenciar este signo em concreto, para além de todos os aspectos indicados na carta, há sempre uma razão muito forte para tal para tal.
As coisas que nos estão destinadas, formam parte de nós, desde sempre, dentro da estrutura cósmica a que pertencemos. Foram escolhidas por nós, como potencial para o desenvolvimento pessoal, evolução espiritual, elevando assim os níveis de consciência que somos nesta reencarnação.
Todos os signos podem ser vividos em 3 níveis evolutivos diferentes. No entanto, a maioria de nós, por motivos que não vêm ao caso, escolhem vibrar apenas as experiências do primeiro e segundo nível evolutivo.
Tenham em atenção que o que aqui lerem fala apenas das características puras deste signo. Mas o seu Sol faz aspectos a outros planetas, além de que existe o resto do seu mapa, podendo dar-se o caso de não se identificar com todo o texto... ou talvez não o queira.


As pessoas nascidas entre 23 de Agosto e 22 de Setembro pertencem ao signo Virgem.
Este signo tem como regente: Mercúrio.
O regente da Alma (esotérico) deste signo é a Lua.
A frase que melhor define este signo: “Eu analiso”.
O signo Virgem apresenta estas características positivas básicas:
Diligente, estudioso, metódico, humano, exigente.
O lado menos luminoso do Virgem pode apresentar-se assim:
Crítico, chegando a ser mesquinho, egocêntrico, pedante, céptico.
Acção luminosa de Virgem:
O que sabe economizar todos os meios.
Acção sombria de Virgem:
A pessoa demasiado picuinhas.
Pensamento luminoso de Virgem:
O cientista.
Pensamento sombrio de Virgem:
O pensador de mente estreita.
Sentimentos luminosos de Virgem:
A pessoa cautelosa.
Sentimentos sombrios de Virgem:
A pessoa inibida.

Nascer com este signo significa que a pessoa vem aprender a cultivar e desenvolver estas características:
Devoção serena, sem cegueira, tolerância, evitar preconceitos, atitudes abertas, bom senso, flexibilidade para dar apoio às opiniões dos outros, equilíbrio dos próprios sentimentos.

Uma visão demasiado generalista de Virgem:
Símbolo (glifo): Grafia da palavra “virgem” em grego.
Ilustração popular: É representado por uma virgem
Regência: Mercúrio e Quíron
Elemento: Terra
Qualidade: Mutável
Casa correspondente: 6 (VI)
Frase: Eu analiso (para produzir e aperfeiçoar).
Palavras-chave: Serviço. Prático.
Signo oposto: Peixes
Anatomia: Intestinos, fígado, pâncreas, vesícula, plexo inferior.

• Virgem é um signo do elemento terra e é governado por Mercúrio.
• O símbolo é uma dama a segurar feixes, o que representa a sabedoria colhida do campo de conhecimento.
• Os nativos de Virgem têm sede de conhecimento e têm de descobrir as coisas sozinhos.
• São inteligentes, argutos, dotados de bom senso, práticos, sérios, críticos, contra a discriminação, eficientes, concisos, conservadores, metódicos, difíceis de contentar e fastidiosos.
• Dão muita atenção aos pormenores e tendem a ser viciados no trabalho — para eles, o trabalho é o centro do universo.
• No entanto, são demasiado práticos para serem vítimas ou explorados, e se as exigências profissionais forem insensatas ou excessivas, protestam vociferadamente.
• Têm necessidade de criar a ordem no caos: procuram a ordem incansavelmente na busca da imposição da lógica na realidade.
• Tudo está sujeito a uma análise racional e não permitem que a emoção se sobreponha à lógica.
• São muito fechados e reservados, não deixando que a emoção assombre o raciocínio. Isto significa que são extremamente egoístas.
• O raciocínio calmo, impassível, imparcial pode evitar erros e acidentes provocados por pessoas mais emocionalmente envolvidas.
• Não têm uma imaginação desenvolvida e confiam nos poderes da razão.
• São muitas vezes acusados de serem arrogantes intelectuais que não toleram as pessoas que não são igualmente intelectuais, ou um(a) companheiro(a) que não lhes proporcione um estímulo mental.
• Tentam colocar o mundo sob uma lente de um microscópio, o que resulta da natureza excessivamente crítica e tendem a culpar e a não perdoar os erros.
• São individualistas e nunca jogam em equipa, contudo as capacidades de liderança não se destacam.
• Adaptam-se a todas as situações.
• Podem ser servilmente diplomáticos — não devido ao medo, mas para pôr em prática os próprios esquemas e atingir os objectivos que planearam meticulosamente.
• Não são entusiastas, não concordam em aceitar as propostas das outras pessoas, nem seguem os seus conselhos.
• São cumpridores da lei e respeitam os feitos do passado.
• Embora estejam preparados para ajudar as pessoas angustiadas, são incapazes de ser empáticos, e a voluntariedade de ajudar provém apenas do lado racional.
• Devido à lacuna emotiva, não se aborrecem com facilidade.
• Mas quando se aborrecem, guardam um rancor eterno, a não ser que seja conveniente esquecê-lo.
• Atingem o pico da sua energia quando estão a trabalhar para um objectivo grandioso ou a tomar conta de pessoas.
• Podem inclusivamente atingir a abnegação, se acreditarem no que estão a fazer.
• No seu melhor, realizam tarefas brilhante e eficientemente.
• Os pontos fracos são a obsessão patológica pela higiene e entrar de tal maneira em pormenores que não chegam a compreender a questão principal.
• Uma vez que se trata de um signo da terra, Virgem significa que os nativos apreciam bastante os bens, o progresso financeiro, o estatuto e roupas bonitas.
• Muitos nativos de Virgem são estilistas.
• Embora não sejam particularmente gananciosos, farão tudo para obter o maior desejo.
• Os Virgens inferiores demonstrarão uma extrema esperteza, hipocrisia e decepção, se necessário — até à custa de vidas humanas.
• Também demonstram uma maior crueldade e sadismo do que os nativos dos outros signos; são capazes de cometer atrocidades sem o menor vestígio de compaixão quando motivados pelo ódio ou pelo egoísmo.
• Os nativos de Virgem que pertencem a este tipo são arrogantes, caprichosos, subservientes, egoístas levados ao extremo, cínicos, demasiado críticos, cruéis nas palavras e nas acções e infinitamente admoestadores.
• No que diz respeito a profissões, o direito e a política são óptimas para os nativos de Virgem devido às características analíticas e críticas, apesar de se adequarem à literatura, à música, à edição, à medicina, à aplicação da lei, à contabilidade, à publicação, à química, à engenharia e à engenharia de precisão.
• A chamada “modéstia” faz com que prefiram analisar e criticar os outros em vez de falarem sobre eles próprios. A combinação de uma mente crítica bastante apurada e uma eloquência lisonjeira torna-os bons críticos de jornal e de televisão; a caneta transforma-se numa arma.
• No amor, têm de ter provas de inteligência num(a) potencial companheiro(a) antes de alguma coisa de físico acontecer.
• É isto que os excita. São pessoas reservadas, mas boas pessoas de família.
• Conseguem ter um bom casamento, se controlarem as línguas críticas e a obsessão pela repreensão.
• A saúde é basicamente boa, porém os pontos fracos manifestam-se numa variedade de indisposições do sistema digestivo.
• Têm tendência para serem hipocondríacos e estão constantemente a tratarem-se com remédios inventados.
• Tendem a viciarem-se nas drogas ou no álcool, logo devem manter-se afastados destas substâncias o mais possível.

• Virgem, que é governado por Mercúrio, e é o símbolo da ordem, está, no Zodíaco, localizado no lado oposto a Peixes. Peixes é governado por Neptuno e é caracterizado pelas profundezas emotivas, pelas emoções oscilantes, pela confusão, pela falta de racionalidade e desatenção aos pormenores.

Que são os níveis evolutivos?
Todas as reencarnações têm como objectivo a passagem da negatividade para a positividade. É experimentar, na prática, a dualidade do ser humano. Todos os signos possuem os seus lados luminosos, assim como os seus lados sombrios. O que o ser humano vem fazer é aprender a dominar melhor os seus instintos mais básicos e primários, conseguindo sublimá-los em atitudes de maior elevação.
Damos a seguir um exemplo significativo. Se alguém é sistematicamente rude com os outros, obviamente que vem aprender a crescer para um outro nível evolutivo. Vem claramente aprender a não ser rude, a aprender a ter consideração pelos demais. Vem aprender (habitualmente com muito esforço) a ter uma atitude menos violenta. O fala-barato vem aprender a ser comedido. O egoísta vem aprender a amar os outros. Enfim, poderíamos aqui eternizar-nos em exemplos, que penso já serem da vossa compreensão.
Aceitem-se a amem-se como são. Gostem de vocês como são. Essa é a vossa experiência nesta reencarnação. Mas se puderem fazer algum esforço de trabalharem questões que vos inatas, só têm a ganhar com isso, pois significa que ao escolherem o signo que têm nesta vida, tinham consciência que poderiam melhor imenso todas essas questões.

Níveis evolutivos de Virgem
Aprender a dispor organizadamente de toda a informação.
Virgem é a 2º signo de elemento Terra. Em Touro a Terra é instintiva, sensual. Traduz simbolicamente a ia relação do homem com a Terra.
Em Virgem a Terra é filtrada pelo poder mental. Neste signo a relação do homem com a Terra já é reflectida. Na espiral evolutiva do Zodíaco, Virgem encontra-se no 2º Nível. Aqui o homem passa do mundo instintivo para o mundo da razão. Virgem é, na sua essência, o signo mais racional. Virgem ensina a utilizar a Terra, tirando dela o máximo proveito. Dá-lhe a forma mais rigorosa e mais capaz.
Em Virgem o homem organiza o real, a matéria que o condiciona. Em Virgem o homem vem ao mundo pôr o mundo em ordem. Arrumar a vida através de uma realização produtiva, de trabalhorigoroso, cuidadoso e empenhado.
0 virginiano é dedicado e humilde. Já não espera os aplausos que Leão necessita, basta-lhe a segurança do seu trabalho, meticulosa e criteriosamente realizado. Crítico por natureza, a sua exigência é tal que nada o satisfaz, querendo sempre mais e melhor. Este é o lema que o guia com persistência e determinação. Projectado na contradição do quotidiano, o signo de Virgem, põe em prática o poder da mente.
Julga, discrimina, analisa as várias situações concretas da vida, para as sistematizar, situar no seu lugar devido, no sentido de lhes encontrar uma forma e uma função, sempre mais útil e adequada. Centrado na realidade, pouco poético e pouco emocional, ao virginiano interessa-lhe o resultado do que é feito e a maneira como se faz, para o máximo proveito, rentabilidade e benefíciomaterial.
0 signo de Virgem é altruísta. Esta qualidade manifesta-se no prazer de ajudar, de tratar, de levar aos outros os seus préstimos de uma forma tímida e discreta, a necessária para que o seu espírito de serviço se possa concretizar. Virgem ensina como estar sobre a terra de uma forma segura e eficiente.
Aqui, a mente é interiorizada, reflexiva, crítica. Atinge o máximo poder de análise e capacidade de síntese. É o mundo da razão.

Regentes : Mercúrio – Quíron

Na Casa 6:

1º nível de evolução: Informa sobre as doenças psicossomáticas, desequilíbrios físicos originados por desequilíbrios psíquicos. Esta casa revela o tipo de energia que temos tendência asomatizar, o tipo de doenças que se podem manifestar quando o organismo reage a formas equívocas de trabalho e produção. Quando aquilo que fazemos não afirma as nossas reaiscapacidades, mas é suporte de energia perversa. Entendendo por perversa toda a energia expressa por disfunção, quando exerce uma função que não lhe é adequada. Isto acontece sempre que se projecta no trabalho uma energia que não corresponde à qualidade do signo da Casa 6. Se o trabalho não nos remete à consciência de quem somos, se não se traduz em prazer que nasce da convicção das nossas capacidades próprias, úteis ao mundo dos outros, o desequilíbrioenergético acontece e a doença manifesta-se. São todas as situações que correspondem a empregos de rotina, a trabalhos que denunciam obrigações esforçadas, desadaptação e não liberdade. Neste 1º Nível a Casa 6 é chamada a Casa da servidão.

2º nível de evolução: Neste nível podemos situar um trabalho já personalizado, mas ainda não individualizado. Um trabalho onde já se afirma uma qualquer capacidade própria, uma competência profissional que se traduz em realização, em afirmação pessoal. No entanto, ainda não altruísta, não generoso, não consciente do prazer da real contribuição.

3º nível de evolução: Manifesta-se a dádiva do ser, e o prazer de ser útil. Quando medisponibilizo e ponho a render quem Eu sou em benefício dos outros, quando ao concretizar o meu potencial de intervenção própria no mundo, vivo a consciência de enriquecer esse mesmo mundo dando o melhor de mim. Neste último nível a Casa 6 é chamada a casa do serviçoTraduz a última resposta do homem quando já inteiramente responsável aceita o apelo final da sua encarnação.

Conheça os homens e mulheres de Virgem

O que esperar do homem Virgem:
O nativo de ascendente Virgem procura a mulher da sua vida um pouco como um criador de cavalos busca um futuro campeão. Pretende “material” do bom e com garantia, bons dentes, sem serem chumbados, com um bom intelecto e mãos fortes para pegar no arado. Trata-se de um homem meticuloso, que gosta realmente de trabalho e ralações.
Se você estiver com problemas, ele não hesitará em a ajudar, se ele achar que você é daquelas pessoas que valem a pena salvar. Ele não verá tudo cor-de-rosa nem apanhará nenhuma desilusão.
Lida com os factos e adora embrenhar-se na ordenação dos dados por sectores. Ser exacto, prático e prestável é entusiasmante para ele. Enquanto o resto das pessoas acha que o trabalhoso é sinónimo de enfadonho, e quer é livrar-se dessas tarefas por tanto mais tempo quanto o humanamente possível, o ascendente Virgem é de opinião que é dessa matéria que os sonhos são feitos.
Não que ele seja aborrecido. É inteligente e, na maioria dos casos, tem muito mais para dizer do que as pessoas julgam. Muitas vezes a sua infância é marcada por uma saúde débil. A saúde, tal como o dinheiro, terão de ser activamente demandados por este homem. Nada parece cair-lhe do céu.
Ele controla atentamente o seu regime alimentar e o seu dinheiro porque tomou consciência de que tem de o fazer para conseguir sobreviver. Os frágeis laços que o unem aos seus irmãos e irmãs são antes, provavelmente, o resultado de uma casa desfeita e não tanto um defeito da parte dele.
Sem dúvida, ele virá a deslocar-se para terras exóticas e a maior parte dos seus rendimentos terá origem em fontes estranhas à sua terra natal. Decididamente, é alguém mais interessante do que possa parecer à primeira vista. Há uma tristeza no seu olhar porque se sente, com frequência, atraído por companheiras de natureza arredia. É um caminho espinhoso o que se faz na companhia de alguém que parece exigir mais do que dá.

O que esperar da mulher Virgem:
Aqui temos uma nativa que não o deixa perder o contacto com a Terra. Os seus valores resumem-se ao trabalho e à natureza. Escreve poemas, lê a revista especializadas, anda de bicicleta, e recorda-lhe que há um certo número de coisas que você não faz lá muito bem.
Curiosa, inquiridora, exigindo perfeição, tem um fraquinho maravilhoso: idealiza o homem dos seus sonhos. Sorte a sua, pois ainda que você lhe deixe a cozinha num caos, lhe remende o telhado “às três pancadas” e desafine a cantar, ela continuará a achar que você é um ser humano maravilhoso. Não se comprometerá por causa de um “tu és adorável” (só as crianças é que o são), não se deleitará com a apreciação do seu físico, mas ficará favoravelmente impressionada pelos bons resultados da sua ginástica de musculação.
Ela não faz tenções de “lhe dar graxa”, mas empenhar-se-á na vigilância do seu nível de colesterol, em lhe dactilografar os seus papéis de exame e em costurar coisas engraçadas para a sua mãe.
A história do «Virgem de signo, virgem de carácter» é só simbólica e para esquecer; é bem melhor que você encare o facto de que ela o deixará por outra pessoa se você em troca não a amar nem lhe der apreço. Ela anseia por uma relação romântica tanto como qualquer outra nativa no Zodíaco, mas exprime-o de maneira diferente. A sua paixão é combinada com dedicação e união.
Ela é o que aparenta ser, determinada a perseguir uma felicidade sólida e duradoura, bem como as coisas simples da vida. Não se apercebendo do quão trabalhosos e complexos se podem tornar os relacionamentos, não é fácil corresponder às expectativas dela.
Revela-se espantosa para o homem que é suficientemente seguro para apreciar a beleza de um possante e sólido rochedo e renunciar ao brilho do ouro dos tolos. A nativa de ascendente Virgem é discriminativa em todos os sentidos, e no entanto é possuidora de uma fé quase cega no seu cônjuge.
Ele poderá ser doente, neurótico, e emocionalmente carente. Quando de boa saúde, será detentor de fortes qualidades espirituais, e será por ela idolatrado. Frequentemente, esta mulher escolherá não se casar por ter experimentado prolongadas desilusões por causa de um amante, das quais nunca se chegará a recompor completamente.
Mãe inata, mostrar-se-á convencional e algo severa para com os seus filhos. Acometida de doenças de quando em quando, os sistemas circulatório e imunológico constituem os seus pontos fracos. Conta geralmente com uma longa e bem sucedida carreira e facilidade para atrair dinheiro.

Ascendente em Virgem
O primeiro contacto com a vida é feito através da Terra Mutável: aprendizagem e experimentação das coisas concretas. Para quem tem Virgem ascendente a vida é um "projecto de perfeição".
Todas as atitudes, funções, relações e comunicações estão, por isso, sujeitas a uma forte crítica, revelando-se sempre aquém de tão exigentes expectativas. A expressão pessoal tende a ser precisa, funcional, ordenada e ergonómica.
Tudo é feito com método, funcionalidade, detalhe e eficiência, tendo em vista a ideia de perfeição. "A qualidade acima da quantidade" poderia ser o seu lema. Esta forma de abordar a vida pode levar a uma atitude de crítica implacável, que se torna muito desmoralizadora e, em casos extremos, chega a tornar-se paralizante.
A partir de uma certa fase da vida, o indivíduo com este ascendente começa a aprender que a perfeição está subjacente a tudo, mas que não tem possibilidades de se manifestar plenamente no plano físico.
Nessa altura, a tolerância e a compreensão começam a temperar o seu sentido crítico, levando-o a encarar todas as coisas (e a si mesmo) como manifestações terrenas do arquétipo da Perfeição. Um ar limpo, preciso e resistente, ao mesmo tempo aprumado e simples são qualidades típicas do Ascendente Virgem.
O aspecto geral pode ser bastante juvenil, mantendo uma figura delgada e muita vivacidade. Revela uma disposição tranquila, reservada, retraída e receptiva. O destino depende da oportunidade.
O nativo, se bem que carecendo de ambição decidida, é perseverante e engenhoso, mas raramente domina o seu ambiente ou se move completamente sem o apoio e a ajuda dos outros. Este signo faculta uma quantidade de egoísmo superior à dos outros signos, mas com frequência vê-se confrontado com a compaixão pelas dificuldades das outras pessoas e pelo sentido de justiça que o nativo desenvolve quando a inteligência desperta.
É muito ordenado, crítico, sistemático e, frequentemente, centrado em si mesmo, mas raramente é compreendido quando acabamos de o conhecer. Desenvolve-se melhor numa atmosfera de negócios e prefere o exercício da sua inteligência ao trabalho físico.

Predisposição psico-física do signo
Disfunções circulatórias, dores nas pernas. Predisposição para acidentes provocados por animais. Cólicas, dores e flatulências intestinais, disenteria, diarreia e afecções uterinas. Dispepsias e nalguns casos problemas no baço.
Anatomia: Intestinos, fígado, pâncreas, vesícula, plexo inferior.

0 comentários:

22 de novembro de 2007

Virgens para a alma

Todos nós, enquanto Espírito, escolhemos a data do nosso nascimento. E todos temos um mapa astral. Um dos aspectos mais salientes do nosso mapa astrológico é a escolha que fazemos onde deve estar o Sol num dos 12 signos do zodíaco. Se escolhemos vivenciar este signo em concreto, para além de todos os aspectos indicados na carta, há sempre uma razão muito forte para tal para tal.
As coisas que nos estão destinadas, formam parte de nós, desde sempre, dentro da estrutura cósmica a que pertencemos. Foram escolhidas por nós, como potencial para o desenvolvimento pessoal, evolução espiritual, elevando assim os níveis de consciência que somos nesta reencarnação.
Todos os signos podem ser vividos em 3 níveis evolutivos diferentes. No entanto, a maioria de nós, por motivos que não vêm ao caso, escolhem vibrar apenas as experiências do primeiro e segundo nível evolutivo.
Tenham em atenção que o que aqui lerem fala apenas das características puras deste signo. Mas o seu Sol faz aspectos a outros planetas, além de que existe o resto do seu mapa, podendo dar-se o caso de não se identificar com todo o texto... ou talvez não o queira.


As pessoas nascidas entre 23 de Agosto e 22 de Setembro pertencem ao signo Virgem.
Este signo tem como regente: Mercúrio.
O regente da Alma (esotérico) deste signo é a Lua.
A frase que melhor define este signo: “Eu analiso”.
O signo Virgem apresenta estas características positivas básicas:
Diligente, estudioso, metódico, humano, exigente.
O lado menos luminoso do Virgem pode apresentar-se assim:
Crítico, chegando a ser mesquinho, egocêntrico, pedante, céptico.
Acção luminosa de Virgem:
O que sabe economizar todos os meios.
Acção sombria de Virgem:
A pessoa demasiado picuinhas.
Pensamento luminoso de Virgem:
O cientista.
Pensamento sombrio de Virgem:
O pensador de mente estreita.
Sentimentos luminosos de Virgem:
A pessoa cautelosa.
Sentimentos sombrios de Virgem:
A pessoa inibida.

Nascer com este signo significa que a pessoa vem aprender a cultivar e desenvolver estas características:
Devoção serena, sem cegueira, tolerância, evitar preconceitos, atitudes abertas, bom senso, flexibilidade para dar apoio às opiniões dos outros, equilíbrio dos próprios sentimentos.

Uma visão demasiado generalista de Virgem:
Símbolo (glifo): Grafia da palavra “virgem” em grego.
Ilustração popular: É representado por uma virgem
Regência: Mercúrio e Quíron
Elemento: Terra
Qualidade: Mutável
Casa correspondente: 6 (VI)
Frase: Eu analiso (para produzir e aperfeiçoar).
Palavras-chave: Serviço. Prático.
Signo oposto: Peixes
Anatomia: Intestinos, fígado, pâncreas, vesícula, plexo inferior.

• Virgem é um signo do elemento terra e é governado por Mercúrio.
• O símbolo é uma dama a segurar feixes, o que representa a sabedoria colhida do campo de conhecimento.
• Os nativos de Virgem têm sede de conhecimento e têm de descobrir as coisas sozinhos.
• São inteligentes, argutos, dotados de bom senso, práticos, sérios, críticos, contra a discriminação, eficientes, concisos, conservadores, metódicos, difíceis de contentar e fastidiosos.
• Dão muita atenção aos pormenores e tendem a ser viciados no trabalho — para eles, o trabalho é o centro do universo.
• No entanto, são demasiado práticos para serem vítimas ou explorados, e se as exigências profissionais forem insensatas ou excessivas, protestam vociferadamente.
• Têm necessidade de criar a ordem no caos: procuram a ordem incansavelmente na busca da imposição da lógica na realidade.
• Tudo está sujeito a uma análise racional e não permitem que a emoção se sobreponha à lógica.
• São muito fechados e reservados, não deixando que a emoção assombre o raciocínio. Isto significa que são extremamente egoístas.
• O raciocínio calmo, impassível, imparcial pode evitar erros e acidentes provocados por pessoas mais emocionalmente envolvidas.
• Não têm uma imaginação desenvolvida e confiam nos poderes da razão.
• São muitas vezes acusados de serem arrogantes intelectuais que não toleram as pessoas que não são igualmente intelectuais, ou um(a) companheiro(a) que não lhes proporcione um estímulo mental.
• Tentam colocar o mundo sob uma lente de um microscópio, o que resulta da natureza excessivamente crítica e tendem a culpar e a não perdoar os erros.
• São individualistas e nunca jogam em equipa, contudo as capacidades de liderança não se destacam.
• Adaptam-se a todas as situações.
• Podem ser servilmente diplomáticos — não devido ao medo, mas para pôr em prática os próprios esquemas e atingir os objectivos que planearam meticulosamente.
• Não são entusiastas, não concordam em aceitar as propostas das outras pessoas, nem seguem os seus conselhos.
• São cumpridores da lei e respeitam os feitos do passado.
• Embora estejam preparados para ajudar as pessoas angustiadas, são incapazes de ser empáticos, e a voluntariedade de ajudar provém apenas do lado racional.
• Devido à lacuna emotiva, não se aborrecem com facilidade.
• Mas quando se aborrecem, guardam um rancor eterno, a não ser que seja conveniente esquecê-lo.
• Atingem o pico da sua energia quando estão a trabalhar para um objectivo grandioso ou a tomar conta de pessoas.
• Podem inclusivamente atingir a abnegação, se acreditarem no que estão a fazer.
• No seu melhor, realizam tarefas brilhante e eficientemente.
• Os pontos fracos são a obsessão patológica pela higiene e entrar de tal maneira em pormenores que não chegam a compreender a questão principal.
• Uma vez que se trata de um signo da terra, Virgem significa que os nativos apreciam bastante os bens, o progresso financeiro, o estatuto e roupas bonitas.
• Muitos nativos de Virgem são estilistas.
• Embora não sejam particularmente gananciosos, farão tudo para obter o maior desejo.
• Os Virgens inferiores demonstrarão uma extrema esperteza, hipocrisia e decepção, se necessário — até à custa de vidas humanas.
• Também demonstram uma maior crueldade e sadismo do que os nativos dos outros signos; são capazes de cometer atrocidades sem o menor vestígio de compaixão quando motivados pelo ódio ou pelo egoísmo.
• Os nativos de Virgem que pertencem a este tipo são arrogantes, caprichosos, subservientes, egoístas levados ao extremo, cínicos, demasiado críticos, cruéis nas palavras e nas acções e infinitamente admoestadores.
• No que diz respeito a profissões, o direito e a política são óptimas para os nativos de Virgem devido às características analíticas e críticas, apesar de se adequarem à literatura, à música, à edição, à medicina, à aplicação da lei, à contabilidade, à publicação, à química, à engenharia e à engenharia de precisão.
• A chamada “modéstia” faz com que prefiram analisar e criticar os outros em vez de falarem sobre eles próprios. A combinação de uma mente crítica bastante apurada e uma eloquência lisonjeira torna-os bons críticos de jornal e de televisão; a caneta transforma-se numa arma.
• No amor, têm de ter provas de inteligência num(a) potencial companheiro(a) antes de alguma coisa de físico acontecer.
• É isto que os excita. São pessoas reservadas, mas boas pessoas de família.
• Conseguem ter um bom casamento, se controlarem as línguas críticas e a obsessão pela repreensão.
• A saúde é basicamente boa, porém os pontos fracos manifestam-se numa variedade de indisposições do sistema digestivo.
• Têm tendência para serem hipocondríacos e estão constantemente a tratarem-se com remédios inventados.
• Tendem a viciarem-se nas drogas ou no álcool, logo devem manter-se afastados destas substâncias o mais possível.

• Virgem, que é governado por Mercúrio, e é o símbolo da ordem, está, no Zodíaco, localizado no lado oposto a Peixes. Peixes é governado por Neptuno e é caracterizado pelas profundezas emotivas, pelas emoções oscilantes, pela confusão, pela falta de racionalidade e desatenção aos pormenores.

Que são os níveis evolutivos?
Todas as reencarnações têm como objectivo a passagem da negatividade para a positividade. É experimentar, na prática, a dualidade do ser humano. Todos os signos possuem os seus lados luminosos, assim como os seus lados sombrios. O que o ser humano vem fazer é aprender a dominar melhor os seus instintos mais básicos e primários, conseguindo sublimá-los em atitudes de maior elevação.
Damos a seguir um exemplo significativo. Se alguém é sistematicamente rude com os outros, obviamente que vem aprender a crescer para um outro nível evolutivo. Vem claramente aprender a não ser rude, a aprender a ter consideração pelos demais. Vem aprender (habitualmente com muito esforço) a ter uma atitude menos violenta. O fala-barato vem aprender a ser comedido. O egoísta vem aprender a amar os outros. Enfim, poderíamos aqui eternizar-nos em exemplos, que penso já serem da vossa compreensão.
Aceitem-se a amem-se como são. Gostem de vocês como são. Essa é a vossa experiência nesta reencarnação. Mas se puderem fazer algum esforço de trabalharem questões que vos inatas, só têm a ganhar com isso, pois significa que ao escolherem o signo que têm nesta vida, tinham consciência que poderiam melhor imenso todas essas questões.

Níveis evolutivos de Virgem
Aprender a dispor organizadamente de toda a informação.
Virgem é a 2º signo de elemento Terra. Em Touro a Terra é instintiva, sensual. Traduz simbolicamente a ia relação do homem com a Terra.
Em Virgem a Terra é filtrada pelo poder mental. Neste signo a relação do homem com a Terra já é reflectida. Na espiral evolutiva do Zodíaco, Virgem encontra-se no 2º Nível. Aqui o homem passa do mundo instintivo para o mundo da razão. Virgem é, na sua essência, o signo mais racional. Virgem ensina a utilizar a Terra, tirando dela o máximo proveito. Dá-lhe a forma mais rigorosa e mais capaz.
Em Virgem o homem organiza o real, a matéria que o condiciona. Em Virgem o homem vem ao mundo pôr o mundo em ordem. Arrumar a vida através de uma realização produtiva, de trabalhorigoroso, cuidadoso e empenhado.
0 virginiano é dedicado e humilde. Já não espera os aplausos que Leão necessita, basta-lhe a segurança do seu trabalho, meticulosa e criteriosamente realizado. Crítico por natureza, a sua exigência é tal que nada o satisfaz, querendo sempre mais e melhor. Este é o lema que o guia com persistência e determinação. Projectado na contradição do quotidiano, o signo de Virgem, põe em prática o poder da mente.
Julga, discrimina, analisa as várias situações concretas da vida, para as sistematizar, situar no seu lugar devido, no sentido de lhes encontrar uma forma e uma função, sempre mais útil e adequada. Centrado na realidade, pouco poético e pouco emocional, ao virginiano interessa-lhe o resultado do que é feito e a maneira como se faz, para o máximo proveito, rentabilidade e benefíciomaterial.
0 signo de Virgem é altruísta. Esta qualidade manifesta-se no prazer de ajudar, de tratar, de levar aos outros os seus préstimos de uma forma tímida e discreta, a necessária para que o seu espírito de serviço se possa concretizar. Virgem ensina como estar sobre a terra de uma forma segura e eficiente.
Aqui, a mente é interiorizada, reflexiva, crítica. Atinge o máximo poder de análise e capacidade de síntese. É o mundo da razão.

Regentes : Mercúrio – Quíron

Na Casa 6:

1º nível de evolução: Informa sobre as doenças psicossomáticas, desequilíbrios físicos originados por desequilíbrios psíquicos. Esta casa revela o tipo de energia que temos tendência asomatizar, o tipo de doenças que se podem manifestar quando o organismo reage a formas equívocas de trabalho e produção. Quando aquilo que fazemos não afirma as nossas reaiscapacidades, mas é suporte de energia perversa. Entendendo por perversa toda a energia expressa por disfunção, quando exerce uma função que não lhe é adequada. Isto acontece sempre que se projecta no trabalho uma energia que não corresponde à qualidade do signo da Casa 6. Se o trabalho não nos remete à consciência de quem somos, se não se traduz em prazer que nasce da convicção das nossas capacidades próprias, úteis ao mundo dos outros, o desequilíbrioenergético acontece e a doença manifesta-se. São todas as situações que correspondem a empregos de rotina, a trabalhos que denunciam obrigações esforçadas, desadaptação e não liberdade. Neste 1º Nível a Casa 6 é chamada a Casa da servidão.

2º nível de evolução: Neste nível podemos situar um trabalho já personalizado, mas ainda não individualizado. Um trabalho onde já se afirma uma qualquer capacidade própria, uma competência profissional que se traduz em realização, em afirmação pessoal. No entanto, ainda não altruísta, não generoso, não consciente do prazer da real contribuição.

3º nível de evolução: Manifesta-se a dádiva do ser, e o prazer de ser útil. Quando medisponibilizo e ponho a render quem Eu sou em benefício dos outros, quando ao concretizar o meu potencial de intervenção própria no mundo, vivo a consciência de enriquecer esse mesmo mundo dando o melhor de mim. Neste último nível a Casa 6 é chamada a casa do serviçoTraduz a última resposta do homem quando já inteiramente responsável aceita o apelo final da sua encarnação.

Conheça os homens e mulheres de Virgem

O que esperar do homem Virgem:
O nativo de ascendente Virgem procura a mulher da sua vida um pouco como um criador de cavalos busca um futuro campeão. Pretende “material” do bom e com garantia, bons dentes, sem serem chumbados, com um bom intelecto e mãos fortes para pegar no arado. Trata-se de um homem meticuloso, que gosta realmente de trabalho e ralações.
Se você estiver com problemas, ele não hesitará em a ajudar, se ele achar que você é daquelas pessoas que valem a pena salvar. Ele não verá tudo cor-de-rosa nem apanhará nenhuma desilusão.
Lida com os factos e adora embrenhar-se na ordenação dos dados por sectores. Ser exacto, prático e prestável é entusiasmante para ele. Enquanto o resto das pessoas acha que o trabalhoso é sinónimo de enfadonho, e quer é livrar-se dessas tarefas por tanto mais tempo quanto o humanamente possível, o ascendente Virgem é de opinião que é dessa matéria que os sonhos são feitos.
Não que ele seja aborrecido. É inteligente e, na maioria dos casos, tem muito mais para dizer do que as pessoas julgam. Muitas vezes a sua infância é marcada por uma saúde débil. A saúde, tal como o dinheiro, terão de ser activamente demandados por este homem. Nada parece cair-lhe do céu.
Ele controla atentamente o seu regime alimentar e o seu dinheiro porque tomou consciência de que tem de o fazer para conseguir sobreviver. Os frágeis laços que o unem aos seus irmãos e irmãs são antes, provavelmente, o resultado de uma casa desfeita e não tanto um defeito da parte dele.
Sem dúvida, ele virá a deslocar-se para terras exóticas e a maior parte dos seus rendimentos terá origem em fontes estranhas à sua terra natal. Decididamente, é alguém mais interessante do que possa parecer à primeira vista. Há uma tristeza no seu olhar porque se sente, com frequência, atraído por companheiras de natureza arredia. É um caminho espinhoso o que se faz na companhia de alguém que parece exigir mais do que dá.

O que esperar da mulher Virgem:
Aqui temos uma nativa que não o deixa perder o contacto com a Terra. Os seus valores resumem-se ao trabalho e à natureza. Escreve poemas, lê a revista especializadas, anda de bicicleta, e recorda-lhe que há um certo número de coisas que você não faz lá muito bem.
Curiosa, inquiridora, exigindo perfeição, tem um fraquinho maravilhoso: idealiza o homem dos seus sonhos. Sorte a sua, pois ainda que você lhe deixe a cozinha num caos, lhe remende o telhado “às três pancadas” e desafine a cantar, ela continuará a achar que você é um ser humano maravilhoso. Não se comprometerá por causa de um “tu és adorável” (só as crianças é que o são), não se deleitará com a apreciação do seu físico, mas ficará favoravelmente impressionada pelos bons resultados da sua ginástica de musculação.
Ela não faz tenções de “lhe dar graxa”, mas empenhar-se-á na vigilância do seu nível de colesterol, em lhe dactilografar os seus papéis de exame e em costurar coisas engraçadas para a sua mãe.
A história do «Virgem de signo, virgem de carácter» é só simbólica e para esquecer; é bem melhor que você encare o facto de que ela o deixará por outra pessoa se você em troca não a amar nem lhe der apreço. Ela anseia por uma relação romântica tanto como qualquer outra nativa no Zodíaco, mas exprime-o de maneira diferente. A sua paixão é combinada com dedicação e união.
Ela é o que aparenta ser, determinada a perseguir uma felicidade sólida e duradoura, bem como as coisas simples da vida. Não se apercebendo do quão trabalhosos e complexos se podem tornar os relacionamentos, não é fácil corresponder às expectativas dela.
Revela-se espantosa para o homem que é suficientemente seguro para apreciar a beleza de um possante e sólido rochedo e renunciar ao brilho do ouro dos tolos. A nativa de ascendente Virgem é discriminativa em todos os sentidos, e no entanto é possuidora de uma fé quase cega no seu cônjuge.
Ele poderá ser doente, neurótico, e emocionalmente carente. Quando de boa saúde, será detentor de fortes qualidades espirituais, e será por ela idolatrado. Frequentemente, esta mulher escolherá não se casar por ter experimentado prolongadas desilusões por causa de um amante, das quais nunca se chegará a recompor completamente.
Mãe inata, mostrar-se-á convencional e algo severa para com os seus filhos. Acometida de doenças de quando em quando, os sistemas circulatório e imunológico constituem os seus pontos fracos. Conta geralmente com uma longa e bem sucedida carreira e facilidade para atrair dinheiro.

Ascendente em Virgem
O primeiro contacto com a vida é feito através da Terra Mutável: aprendizagem e experimentação das coisas concretas. Para quem tem Virgem ascendente a vida é um "projecto de perfeição".
Todas as atitudes, funções, relações e comunicações estão, por isso, sujeitas a uma forte crítica, revelando-se sempre aquém de tão exigentes expectativas. A expressão pessoal tende a ser precisa, funcional, ordenada e ergonómica.
Tudo é feito com método, funcionalidade, detalhe e eficiência, tendo em vista a ideia de perfeição. "A qualidade acima da quantidade" poderia ser o seu lema. Esta forma de abordar a vida pode levar a uma atitude de crítica implacável, que se torna muito desmoralizadora e, em casos extremos, chega a tornar-se paralizante.
A partir de uma certa fase da vida, o indivíduo com este ascendente começa a aprender que a perfeição está subjacente a tudo, mas que não tem possibilidades de se manifestar plenamente no plano físico.
Nessa altura, a tolerância e a compreensão começam a temperar o seu sentido crítico, levando-o a encarar todas as coisas (e a si mesmo) como manifestações terrenas do arquétipo da Perfeição. Um ar limpo, preciso e resistente, ao mesmo tempo aprumado e simples são qualidades típicas do Ascendente Virgem.
O aspecto geral pode ser bastante juvenil, mantendo uma figura delgada e muita vivacidade. Revela uma disposição tranquila, reservada, retraída e receptiva. O destino depende da oportunidade.
O nativo, se bem que carecendo de ambição decidida, é perseverante e engenhoso, mas raramente domina o seu ambiente ou se move completamente sem o apoio e a ajuda dos outros. Este signo faculta uma quantidade de egoísmo superior à dos outros signos, mas com frequência vê-se confrontado com a compaixão pelas dificuldades das outras pessoas e pelo sentido de justiça que o nativo desenvolve quando a inteligência desperta.
É muito ordenado, crítico, sistemático e, frequentemente, centrado em si mesmo, mas raramente é compreendido quando acabamos de o conhecer. Desenvolve-se melhor numa atmosfera de negócios e prefere o exercício da sua inteligência ao trabalho físico.

Predisposição psico-física do signo
Disfunções circulatórias, dores nas pernas. Predisposição para acidentes provocados por animais. Cólicas, dores e flatulências intestinais, disenteria, diarreia e afecções uterinas. Dispepsias e nalguns casos problemas no baço.
Anatomia: Intestinos, fígado, pâncreas, vesícula, plexo inferior.

Sem comentários:

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates