Modo Fixo

22 de novembro de 2007 ·

por António Rosa

Há que ajustar e planear.

Os signos fixos, ao contrário dos signos cardinais, não gostam do passo apressado que empregam os signos cardinais ao movimentarem-se.
Não lidam bem com as pessoas agressivas e irrequietas como as do tipo cardinal, também não lidam bem com as situações de alta pressão (menos o escorpião que está bem equipado para manejar as situações de emergência).
Mas não são necessariamente lentos, estes signos fixos têm é um foco da vida mais metódico e organizado.
Necessitam de controlar o seu dia a dia, mas gostam de sentir que fazem várias actividades mas de curta duração.
Conseguem centrar-se muito bem, canalizando as suas energias para o seu interior, depois disto tem o seu controlo interior.
É isto que vai dar aos signos fixos uma grande estabilidade e durabilidade nos projectos que se metem sendo muito difícil desviarem-se do seu propósito.
A paciência e a capacidade de definirem claramente o que querem são a chave para o seu êxito.
Aos signos de modo Fixo não lhe agrada o passo de tipo apressado, apurado e demasiado decidido, passo normalmente empregue pelos signos de modo cardinal.
Digamos que não nutrem especial simpatia por pessoas agressivas e demasiado impositivas, como também não lhes agrada especialmente serem pressionadas, aqui já o Escorpião está bem equipado para situações de emergência.
Não significa que sejam pessoas inactivas ou lentas, antes pelo contrário são indivíduos que direccionam as suas vidas de forma mais metódica e organizada.
Gostam de perceber e sentir que podem controlar o que lhes sucede, não são indivíduos do tipo que se envolve numa série de actividades emocionantes mas igualmente instáveis.
Estão normalmente direccionadas para a adaptação ao eu interno a aos seus valores internos. A sua preocupação principal e inconsciente é voltada para o fortalecimento dos próprios conteúdos internos independentemente do que o resto do mundo pense.
Dirigem as suas energias para o interior de forma a fortificarem-se e a ampliarem os seus recursos internos de poder.
Os signos Fixos consolidam as suas forças de tal forma que lhes permite concentrarem-se e focar-se nos seus objectivos com intensidade e por muito tempo.
São dotados de enorme perseverança e tem muito menos necessidade de obter o que desejam de imediato.
A paciência e a capacidade de definir claramente o que querem, são as chaves do êxito para estes signos Fixos.
São estes os signos do Zodíaco que não aceitam um “NÃO” como resposta, são pacientes e obstinados, chegando por vezes a ganhar a parada porque simplesmente cansaram o oponente.
Não abandonam uma luta enquanto não virem satisfeitos os seus desejos e convicções e quando vêem ameaçados os seus ideias e suas necessidades.
Resistem até à última consequência antes de serem governados por outros. Não se obriga facilmente um signo Fixo a ser submetido à autoridade exterior.
Digamos que não nasceram preparados para mudar. Quer isto dizer que resistem normalmente à mudança e também não o fazem por pressão do exterior ou por influência alheia. A origem da sua mudança é sempre interna.
Os signos Fixos sossegados e constantes canalizam a energia no sentido de concretizar. Podemos os apelidar de construtores da vida, desejosos de fazer cada vez mais e de dar substancia ao que os signos cardinais iniciaram.
Indivíduos com energia fixa uma vez motivados e decididos a concretizar algo vão em frente, e dão tudo para a concretização de determinado projecto, e não reagem nada bem a qualquer mudança de linha de actuação a meio do percurso.
Porém esta excessiva fixação quando mal conduzida poderá causar lutas incansáveis e desperdício de energia, pois a inflexibilidade retira lhes a possibilidade de se adaptará a novas técnicas de actuação que se revelariam bastante mais vantajosas e eficazes.
Focados numa só perspectiva podem por em risco o objectivo inicial perdendo-se deste modo em meras lutas de poder.

Escorpião
Fixo Água

A imagem mais imediata é o cubo de gelo, ou o iceberg. Pode-se acusar facilmente Escorpião de iceberg cada vez que ele retira das suas relações o calor emocional.
Quando Escorpião explora o seu inconsciente, está somando uma avaliação sentimental e uma experiência da vida, a um esforço constante para analisar e explicar as coisas racionalmente.
De acordo com a sua necessidade de fortalecer os seus recursos internos, a abordagem analítica de Escorpião por vezes parece predominar – pelo menos para o mundo externo.
Porém, todas as suas paixões e emoções se desenvolvem no seu interior (águas vulcânicas e sulfurosas, no interior de um vulcão). Este signo é na verdade incapaz de se colocar perante a vida de modo frio e distante, embora seja de maneira geral, o que procura fazer parecer e na realidade com algum sucesso.
As suas emoções e paixões fazem-no de facto sentir-se profundamente ferido, desencadeando emoções muito fortes que as vive só em seu tumulto interior.
Aqui a água fixa sugere os sentimentos controlados, que raras vezes se expõem, muito menos, desnecessariamente.
As suas emoções estão bem contidas e em seu interior, e procura torná-las menos confusas, se for este o caso estamos portanto perante alguém que pratica uma auto disciplina emocional, pois de outra forma caíamos numa repressão pouco saudável.
A água fixa sugere alguém muito bem decidido nas suas emoções, porém, a sua intensidade pode conduzir a obsessão.
Os poderosos instintos de Escorpião obrigam-no a sondar e a penetrar qualquer assunto até a medula, tem uma obstinada persistência. Os seus sentimentos pelos outros são intensos, desenvolvem-se lentamente e de forma douradora, quer sejam de amor ou ódio, não é fácil dissuadi-los.
A fixação ajuda a estabilizar a emotividade da água, por tanto não são os humores ou tendências exteriores que os abalam. São indivíduos que em situações de pânico mostram-se surpreendentemente serenos, sabem realizar um trabalho maravilhoso quando manobram situações de crise

Aquário
Fixo Ar

Aquário é o signo excêntrico para o grupo dos Fixos. Ao passo que os outros signos Fixos podem ter grande apego aos seus desejos e se tornar demasiado inflexíveis para mudar de estilo da noite para o dia, Aquário de repente pode mudar, revolucionar o seu comportamento se o que o rodeia apresenta as condições necessárias para o fazer.
Aquário é conhecido por ter uma abordagem orientada para as pessoas e necessidade de trocar ideias e pensamentos. No entanto isso é apenas uma adaptação aparente ao mundo externo porque ele está interessado em tudo, mas se limita, enquanto possível, à sua própria visão do mundo e a ao seu referencial de ideias, a sua visão, resulta amplamente do seu interior.
Aquário adere a teorias e a imagens do mundo que tem um valor emocional para ele. Com a sua tendência fixa de direccionar tudo para o seu interior, ele não perde oportunidade de experimentar todas as coisas.
Está sempre em busca da essência de tudo, numa tentativa de fazer com que o mundo se encaixe na sua concepção mental da vida.
Imagine-se uma botija de oxigeno usada para auxiliar as pessoas com problemas respiratórios, assim é o Aquário muito interessado em oxigenar a sociedade com ideias progressistas que tem como objectivo revitalizar a consciência social de muitos.
O elemento Ar/Fixo sugere menos dispersão nas ideias e pensamentos, distrai-se com menos facilidade, estamos perante indivíduos com maior capacidade de concentração.
O modo Fixo no elemento Ar confere a estes indivíduos a preserverança suficiente para que as suas ideias e ideias sociais desenvolvam consistência suficiente para que possam perdurar.
Os Aquarianos ou pessoas com muitas energias em aquário, são aqueles que vivem baseados nas grandes verdades que se podem aplicar ao nível colectivo. Agrada-lhes viver em liberdade e perseguem os ideais que trazem felicidade a todos os indivíduos.
Precisam de liberdade intelectual para poderem expandir os seus ideais que visem os conceitos democráticos e os direitos humanos. Aspectos de ordem mais terrena e material, não são motivo da sua atenção, preocupam-se sim com grandes reformas, com o implementar de grandes ideias, perdendo por vezes a perspectiva do individuo como ser individual que faz parte do todo.
Apregoando ideias de liberdade este individuo pode se tornar excessivamente intolerante, demasiado rígido, e fixo nas suas ideias, encontramos então escondido, por de trás deste grande liberal um grande ditador disfarçado.

Touro
Fixo Terra

É o primeiro signo de terra do zodíaco e é o mais fixo de todos, é o mais obstinado com as suas atitudes.
Este signo sendo fixo e terra é o mais seguro e estável, ele valoriza muito a estabilidade e a serenidade.
O Touro está bem assente no reino físico. Ele assenta no mundo das formas materiais, e é aqui que ele movimenta a sua vida.
A Terra é um elemento que por isso já se parece fixo, considerando que quando não é alterado por outros elementos, permanece colocado e praticamente não modifica a sua forma.
Os que têm Touro enfatizado no mapa querem calma e uma vida previsível, na qual poucas mudanças acontecem.
A terra fixa implica uma tremenda dependência. A fixação a vida rotineira sem grandes alterações.

Leão
Fixo Fogo

Talvez pareça estanho pensar no fogo como algo fixo já que as chamas gostam de brincar com espontaneidade.
Uma lareira de uma casa com a lenha a arder dá-nos a imagem de um fogo fixo.
As chamas agregam a timidez e a calidez e o romantismo por toda a casa, o signo Leão pode ser assim também.
O seu calor irradia desde o coração e vive a vida do eterno romantismo com todo o drama emocional que lhe pertence.
O fogo fixo implica um constante entusiasmo e paixões duradouras. O fogo fixo pode arder mais intensamente e profundamente (pense no Sol).
A expressão de Leão é menos impulsiva e está dirigida com mais propósito, tem metas muito bem definidas a serem alcançadas e redireccionará todas as suas forças e criatividade para assegurar-se que alcança os seus objectivos.
Este é o mais dependente de todos os signos de fogo e é capaz de uma grande lealdade.
A fixação ajuda a arder o fogo de Leão de maneira estável e por mais tempo, qualidade esta em falta nos outros signos de fogo.
Uma vez acendida a chama de Leão não se apaga com facilidade, os signos fixos podem ser obstinados e o fogo voluntarioso.
Leão tem a reputação de ser um pouco autoritário e autocrático, que pode conduzi-lo a um comportamento que pode parecer aos outros arrogante.
Dado que todos temos leão nas nossas cartas é bom saber que aqui está um signo que nunca se quer sentir perdedor

22 de novembro de 2007

Modo Fixo

por António Rosa

Há que ajustar e planear.

Os signos fixos, ao contrário dos signos cardinais, não gostam do passo apressado que empregam os signos cardinais ao movimentarem-se.
Não lidam bem com as pessoas agressivas e irrequietas como as do tipo cardinal, também não lidam bem com as situações de alta pressão (menos o escorpião que está bem equipado para manejar as situações de emergência).
Mas não são necessariamente lentos, estes signos fixos têm é um foco da vida mais metódico e organizado.
Necessitam de controlar o seu dia a dia, mas gostam de sentir que fazem várias actividades mas de curta duração.
Conseguem centrar-se muito bem, canalizando as suas energias para o seu interior, depois disto tem o seu controlo interior.
É isto que vai dar aos signos fixos uma grande estabilidade e durabilidade nos projectos que se metem sendo muito difícil desviarem-se do seu propósito.
A paciência e a capacidade de definirem claramente o que querem são a chave para o seu êxito.
Aos signos de modo Fixo não lhe agrada o passo de tipo apressado, apurado e demasiado decidido, passo normalmente empregue pelos signos de modo cardinal.
Digamos que não nutrem especial simpatia por pessoas agressivas e demasiado impositivas, como também não lhes agrada especialmente serem pressionadas, aqui já o Escorpião está bem equipado para situações de emergência.
Não significa que sejam pessoas inactivas ou lentas, antes pelo contrário são indivíduos que direccionam as suas vidas de forma mais metódica e organizada.
Gostam de perceber e sentir que podem controlar o que lhes sucede, não são indivíduos do tipo que se envolve numa série de actividades emocionantes mas igualmente instáveis.
Estão normalmente direccionadas para a adaptação ao eu interno a aos seus valores internos. A sua preocupação principal e inconsciente é voltada para o fortalecimento dos próprios conteúdos internos independentemente do que o resto do mundo pense.
Dirigem as suas energias para o interior de forma a fortificarem-se e a ampliarem os seus recursos internos de poder.
Os signos Fixos consolidam as suas forças de tal forma que lhes permite concentrarem-se e focar-se nos seus objectivos com intensidade e por muito tempo.
São dotados de enorme perseverança e tem muito menos necessidade de obter o que desejam de imediato.
A paciência e a capacidade de definir claramente o que querem, são as chaves do êxito para estes signos Fixos.
São estes os signos do Zodíaco que não aceitam um “NÃO” como resposta, são pacientes e obstinados, chegando por vezes a ganhar a parada porque simplesmente cansaram o oponente.
Não abandonam uma luta enquanto não virem satisfeitos os seus desejos e convicções e quando vêem ameaçados os seus ideias e suas necessidades.
Resistem até à última consequência antes de serem governados por outros. Não se obriga facilmente um signo Fixo a ser submetido à autoridade exterior.
Digamos que não nasceram preparados para mudar. Quer isto dizer que resistem normalmente à mudança e também não o fazem por pressão do exterior ou por influência alheia. A origem da sua mudança é sempre interna.
Os signos Fixos sossegados e constantes canalizam a energia no sentido de concretizar. Podemos os apelidar de construtores da vida, desejosos de fazer cada vez mais e de dar substancia ao que os signos cardinais iniciaram.
Indivíduos com energia fixa uma vez motivados e decididos a concretizar algo vão em frente, e dão tudo para a concretização de determinado projecto, e não reagem nada bem a qualquer mudança de linha de actuação a meio do percurso.
Porém esta excessiva fixação quando mal conduzida poderá causar lutas incansáveis e desperdício de energia, pois a inflexibilidade retira lhes a possibilidade de se adaptará a novas técnicas de actuação que se revelariam bastante mais vantajosas e eficazes.
Focados numa só perspectiva podem por em risco o objectivo inicial perdendo-se deste modo em meras lutas de poder.

Escorpião
Fixo Água

A imagem mais imediata é o cubo de gelo, ou o iceberg. Pode-se acusar facilmente Escorpião de iceberg cada vez que ele retira das suas relações o calor emocional.
Quando Escorpião explora o seu inconsciente, está somando uma avaliação sentimental e uma experiência da vida, a um esforço constante para analisar e explicar as coisas racionalmente.
De acordo com a sua necessidade de fortalecer os seus recursos internos, a abordagem analítica de Escorpião por vezes parece predominar – pelo menos para o mundo externo.
Porém, todas as suas paixões e emoções se desenvolvem no seu interior (águas vulcânicas e sulfurosas, no interior de um vulcão). Este signo é na verdade incapaz de se colocar perante a vida de modo frio e distante, embora seja de maneira geral, o que procura fazer parecer e na realidade com algum sucesso.
As suas emoções e paixões fazem-no de facto sentir-se profundamente ferido, desencadeando emoções muito fortes que as vive só em seu tumulto interior.
Aqui a água fixa sugere os sentimentos controlados, que raras vezes se expõem, muito menos, desnecessariamente.
As suas emoções estão bem contidas e em seu interior, e procura torná-las menos confusas, se for este o caso estamos portanto perante alguém que pratica uma auto disciplina emocional, pois de outra forma caíamos numa repressão pouco saudável.
A água fixa sugere alguém muito bem decidido nas suas emoções, porém, a sua intensidade pode conduzir a obsessão.
Os poderosos instintos de Escorpião obrigam-no a sondar e a penetrar qualquer assunto até a medula, tem uma obstinada persistência. Os seus sentimentos pelos outros são intensos, desenvolvem-se lentamente e de forma douradora, quer sejam de amor ou ódio, não é fácil dissuadi-los.
A fixação ajuda a estabilizar a emotividade da água, por tanto não são os humores ou tendências exteriores que os abalam. São indivíduos que em situações de pânico mostram-se surpreendentemente serenos, sabem realizar um trabalho maravilhoso quando manobram situações de crise

Aquário
Fixo Ar

Aquário é o signo excêntrico para o grupo dos Fixos. Ao passo que os outros signos Fixos podem ter grande apego aos seus desejos e se tornar demasiado inflexíveis para mudar de estilo da noite para o dia, Aquário de repente pode mudar, revolucionar o seu comportamento se o que o rodeia apresenta as condições necessárias para o fazer.
Aquário é conhecido por ter uma abordagem orientada para as pessoas e necessidade de trocar ideias e pensamentos. No entanto isso é apenas uma adaptação aparente ao mundo externo porque ele está interessado em tudo, mas se limita, enquanto possível, à sua própria visão do mundo e a ao seu referencial de ideias, a sua visão, resulta amplamente do seu interior.
Aquário adere a teorias e a imagens do mundo que tem um valor emocional para ele. Com a sua tendência fixa de direccionar tudo para o seu interior, ele não perde oportunidade de experimentar todas as coisas.
Está sempre em busca da essência de tudo, numa tentativa de fazer com que o mundo se encaixe na sua concepção mental da vida.
Imagine-se uma botija de oxigeno usada para auxiliar as pessoas com problemas respiratórios, assim é o Aquário muito interessado em oxigenar a sociedade com ideias progressistas que tem como objectivo revitalizar a consciência social de muitos.
O elemento Ar/Fixo sugere menos dispersão nas ideias e pensamentos, distrai-se com menos facilidade, estamos perante indivíduos com maior capacidade de concentração.
O modo Fixo no elemento Ar confere a estes indivíduos a preserverança suficiente para que as suas ideias e ideias sociais desenvolvam consistência suficiente para que possam perdurar.
Os Aquarianos ou pessoas com muitas energias em aquário, são aqueles que vivem baseados nas grandes verdades que se podem aplicar ao nível colectivo. Agrada-lhes viver em liberdade e perseguem os ideais que trazem felicidade a todos os indivíduos.
Precisam de liberdade intelectual para poderem expandir os seus ideais que visem os conceitos democráticos e os direitos humanos. Aspectos de ordem mais terrena e material, não são motivo da sua atenção, preocupam-se sim com grandes reformas, com o implementar de grandes ideias, perdendo por vezes a perspectiva do individuo como ser individual que faz parte do todo.
Apregoando ideias de liberdade este individuo pode se tornar excessivamente intolerante, demasiado rígido, e fixo nas suas ideias, encontramos então escondido, por de trás deste grande liberal um grande ditador disfarçado.

Touro
Fixo Terra

É o primeiro signo de terra do zodíaco e é o mais fixo de todos, é o mais obstinado com as suas atitudes.
Este signo sendo fixo e terra é o mais seguro e estável, ele valoriza muito a estabilidade e a serenidade.
O Touro está bem assente no reino físico. Ele assenta no mundo das formas materiais, e é aqui que ele movimenta a sua vida.
A Terra é um elemento que por isso já se parece fixo, considerando que quando não é alterado por outros elementos, permanece colocado e praticamente não modifica a sua forma.
Os que têm Touro enfatizado no mapa querem calma e uma vida previsível, na qual poucas mudanças acontecem.
A terra fixa implica uma tremenda dependência. A fixação a vida rotineira sem grandes alterações.

Leão
Fixo Fogo

Talvez pareça estanho pensar no fogo como algo fixo já que as chamas gostam de brincar com espontaneidade.
Uma lareira de uma casa com a lenha a arder dá-nos a imagem de um fogo fixo.
As chamas agregam a timidez e a calidez e o romantismo por toda a casa, o signo Leão pode ser assim também.
O seu calor irradia desde o coração e vive a vida do eterno romantismo com todo o drama emocional que lhe pertence.
O fogo fixo implica um constante entusiasmo e paixões duradouras. O fogo fixo pode arder mais intensamente e profundamente (pense no Sol).
A expressão de Leão é menos impulsiva e está dirigida com mais propósito, tem metas muito bem definidas a serem alcançadas e redireccionará todas as suas forças e criatividade para assegurar-se que alcança os seus objectivos.
Este é o mais dependente de todos os signos de fogo e é capaz de uma grande lealdade.
A fixação ajuda a arder o fogo de Leão de maneira estável e por mais tempo, qualidade esta em falta nos outros signos de fogo.
Uma vez acendida a chama de Leão não se apaga com facilidade, os signos fixos podem ser obstinados e o fogo voluntarioso.
Leão tem a reputação de ser um pouco autoritário e autocrático, que pode conduzi-lo a um comportamento que pode parecer aos outros arrogante.
Dado que todos temos leão nas nossas cartas é bom saber que aqui está um signo que nunca se quer sentir perdedor

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates