Júpiter nos Signos

22 de novembro de 2007 ·



Júpiter nos signos do Zodíaco oferece informações sobre crenças e padrões éticos, religiosos e filosóficos de uma pessoa. Ele mostra como a pessoa manifesta o seu interesse na filosofia e educação superior.
A posição de Júpiter no signo indica onde a pessoa demonstra expansividade, onde realiza coisas em ampla escala.
A posição de Júpiter no signo também indica como a pessoa compartilha o que lhe foi oferecido e como manifesta a sua generosidade em relação à ordem social mais ampla, recebendo, assim, ajuda e benefícios.
Este princípio de colaboração social torna possíveis amplos empreendimentos e progressos impossíveis de serem obtidos por uma só pessoa.
A colocação no signo mostra não apenas onde existe a possibilidade de se receber lucros financeiros e materiais, mas também como a pessoa carmicamente recebeu a boa vontade dos outros e o direito de ter protecção espiritual.
Júpiter, como co-regente da Décima Segunda Casa e do signo de Peixes, revela como uma pessoa recebe as recompensas cármicas por boas acções passadas. Devido a esta co‑regência, ele também mostra como a pessoa é compassiva e generosa com os menos favorecidos.

Júpiter em Carneiro
Júpiter no signo de Carneiro indica capacidade de liderança e inovação no campo da filosofia, da educação e em outros trabalhos espirituais.
0 aspecto mais elevado de Carneiro é o do espírito puro, criativo, a partir do qual todas as coisas se manifestam.
Júpiter colocado nesse signo oferece uma compreensão inata da criatividade espiritual ou, pelo menos, um profundo respeito por ela. “Vejam, eu torno as coisas diferentes” é o modelo espiritual das pessoas que possuem Júpiter em Carneiro.
Devido à regência de Marte neste signo — associada à exaltação do Sol em Carneiro e o trígono natural formado com Sagitário, que é regido por Júpiter —, os nativos agem de maneira positiva para melhorar as condições espirituais, sociais e educacionais.
Têm fé na possibilidade de regeneração e renascimento para um modo de vida melhor. Consequentemente, há grande energia e inspiração com esta colocação de Júpiter.
Embora a iniciativa positiva adoptada com esta posição ofereça capacidade de liderança religiosa e Filosófica, ela também pode reflectir o envolvimento do ego e uma atitude presunçosa, que, se levada a extremos, provoca suspeitas e ressentimentos nos outros.
A maneira de expressar esta ânsia por melhoras sociais irá depender do nível geral de compreensão e desenvolvimento evolucionário do indivíduo, revelado pelo resto do horóscopo.
Pode haver muito entusiasmo e autoconfiança, o que inspira confiança nos outros e os estimula à acção.
Às vezes, há o desejo de partir em cruzadas sagradas, que aos olhos dos outros podem não o ser.
A fé dessas pessoas na sua capacidade de vencer e se transformar dá-lhes a coragem de se envolverem em esforços amplos, que não seriam tentados por outros.
Elas talvez reflictam o provérbio “Os tolos agem audaciosamente, sem ligar para o perigo”; porém, qualquer esforço positivo que façam produz alguma coisa boa, mesmo que não alcancem os objectivos pretendidos.
Isso pode conduzir ao desenvolvimento evolucionário, pois Júpiter representa o princípio do crescimento.
Se Júpiter estiver sob tensão em Carneiro, os nativos tendem a frustrar-se por desejarem realizar mais do que conseguem. Eles tornam-se imprudentes e impulsivos e possuem um senso exagerado de auto‑importância.
A negligência e o excesso de confiança podem provocar perdas nos negócios e de amizades.
Júpiter sob tensão neste signo pode criar gastos impulsivos — por exemplo, desperdício de investimento em novas especulações de méritos duvidosos.
Um Júpiter sob tensão em Carneiro indica a necessidade de desenvolver a prudência, a cautela e o hábito de guardar algumas reservas, caso as coisas não aconteçam como se espera. Para progredir, os nativos precisam aprender a preparar-se para a possibilidade de dificuldades imprevistas.

Júpiter em Touro
Júpiter no signo de Touro indica capacidade para o uso correcto e benéfico do dinheiro e dos recursos materiais.
Se Júpiter em Touro estiver bem aspectado numa pessoa espiritualmente madura, ela tem consciência de que todos os recursos nos são emprestados pelo princípio Eterno da Vida, para que os utilizemos, servindo os nossos semelhantes e melhorando o ambiente social e físico.
Ela percebe que é somente um administrador dos bens existentes, e que deve utilizá-los e compartilhá-los sabiamente, para a manutenção e o desenvolvimento de todas as vidas, especialmente das pessoas com quem mantém contactos.
Nesse caso, o dinheiro e os recursos materiais são considerados uma forma de energia, fluindo de pessoa para pessoa e tornando possíveis a expansão, o desenvolvimento evolucionário e a manutenção da vida, na intensa manifestação material que é o mundo físico.
Com Júpiter em Touro, o indivíduo precisa desenvolver o potencial para os valores referentes à aquisição e utilização do dinheiro e dos recursos materiais no contexto do ambiente social mais amplo.
Quando essa lição for aprendida, os recursos oferecidos para que outros possam expressar-se criativamente muitas vezes fluem de volta para ele, por ter‑lhes dado a oportunidade de expressar os seus talentos. Isso possibilita um ciclo de desenvolvimento produtivo ainda maior, do qual todos podem se beneficiar.
Não é suficiente que as pessoas com esta posição aprendam a ser generosas; elas também devem desenvolver a sabedoria e o discernimento ao investir o seu dinheiro, para que ele possa ser utilizado de forma mais construtiva e eficiente.
Júpiter em Touro indica tendência a atrair riqueza, que estas pessoas consideram necessária para desfrutar os confortos materiais e as boas coisas da vida. Com frequência, elas são gourmets e apreciam a boa comida e ambientes luxuosos.
Se Júpiter estiver sob tensão em Touro, esses gostos caros devem levar ao desperdício, cujo resultado pode ser a satisfação exagerada dos próprios desejos, a degeneração física e a indiferença pelas necessidades físicas dos outros. Isso provoca ressentimentos e inveja em pessoas menos afortunadas, cujas verdadeiras necessidades físicas são negligenciadas.
Júpiter em Touro proporciona habilidade nos negócios, obtida por meio da paciência e da firmeza de propósitos. Estas pessoas podem prever e realizar empreendimentos em ampla escala e durante longo tempo.
Porém, no processo de expansão, podem exagerar e frustrar-se financeiramente, ficando sem recursos para enfrentar contingências imprevistas. Esse geralmente é o resultado quando sucessos anteriores nos negócios as tornam confiantes de mais ou o hábito da riqueza as torna gananciosas.
0 ponto de vista religioso geralmente é bastante ortodoxo, pois os nativos se identificam com os padrões morais e sociais da classe económica à qual pertencem ou a que aspiram. A não ser que outros factores no horóscopo determinem o contrário, elas podem desconsiderar os valores espirituais não associados a questões financeiras ou práticas.
Para elas, a religião ou a filosofia nada valem, a não ser que tenham uma utilidade prática que elas possam compreender. A implicação da consciência de classe em seu ponto de vista religioso lhes proporciona um sentimento de expansão e auto-justificativa.
Essa atitude é mais típica da pessoa comum com Júpiter em Touro, que é voltada aos negócios, e pertence ou deseja pertencer à camada mais elevada da sociedade. Estas pessoas podem provocar ressentimentos devido à sua presunçosa hipocrisia com relação aos pobres, políticos radicais e à geração mais jovem.
Mas, se aqueles que têm Júpiter em Touro não realizassem diariamente seus negócios, não haveria um nível geral de riqueza social e empregos capaz de sustentar as pessoas mais activas em outras áreas de expressão humana. Eles ocupam um lugar necessário na economia.
Se Júpiter estiver sob tensão em Touro, o orgulho pelo status financeiro pode levar à ruína; estas pessoas correm o risco de pensar que são superiores por terem acumulado maior riqueza. Precisam aprender que não é a riqueza, e sim o que é feito com ela, que traz honra ou desonra.
O gosto extravagante de Júpiter sob tensão em Touro pode levar a dívidas e problemas com credores.

Júpiter em Gémeos
Júpiter no signo de Gémeos indica amor pela filosofia e pelo estudo de ideias importantes na história da religião, da educação, do direito e da filosofia. A resultante expansão da mente abre novas linhas de comunicação e áreas de contacto social, que trazem benefícios em viagens, na escrita, no estudo e nos negócios relacionados ao desenvolvimento de novas ideias.
Os nativos possuem uma curiosidade intelectual que leva ao desenvolvimento mental, e, assim, são considerados intelectualmente avançados, mesmo que não tenham recebido uma educação formal. Com frequência, buscam educar‑se em universidades como meio de auto‑aperfeiçoamento mental.
Júpiter em Gémeos pode proporcionar ampla compreensão intelectual que abrange diversas áreas. Os nativos tendem a ser mentalmente inquietos, a realizar muitas viagens e dedicar-se superficialmente a muitas áreas de estudo.
Se levada a extremos, essa actividade pode produzir um diletante intelectual. Contudo, a grande variedade de diferentes experiências intelectuais permite que estas pessoas reúnam o perfil geral das tendências sociais, políticas e históricas, o que lhes dará insights sobre o futuro e o destino da humanidade.
Assim, esta posição pode criar habilidosos historiadores e comentaristas sociais.
Devido ao trígono natural de Gémeos com Balança e Aquário, estas pessoas atraem muitos amigos, conhecidos e sócios, e assim podem ampliar os seus horizontes intelectuais em direcções novas e incomuns. Esses contactos sociais também proporcionam oportunidades para a expressão criativa da mente.
Júpiter está em detrimento no signo de Gémeos, pois este está em oposição ao signo de Sagitário, regido por Júpiter. Essa condição pode manifestar-se no nativo na forma de um conhecimento amplo, porém superficial, ou um conhecimento teórico sem nenhum apoio da experiência prática.
A lição de Mercúrio em Virgem mostra-nos que o conhecimento mais preciso, detalhado, vem da experiência directa no trabalho pessoal. Esta posição de Júpiter, ao contrário, corre o risco de criar um erudito sem nenhuma prática, a não ser que outros factores no horóscopo encorajem a experiência prática. Se Júpiter em Gémeos estiver sob tensão, o resultado pode ser um intelectualsnobe.
Há capacidade para o ensino, para a literatura e a oratória com Júpiter localizado em Gémeos. Muitos conferencistas têm Júpiter neste signo. Os nativos também podem ganhar dinheiro e expandir os seus interesses financeiros por intermédio de publicações, viagens, serviços pessoais, importação, indústrias de comunicação e negócios de encomendas postais.

Júpiter em Caranguejo
Júpiter no signo de Caranguejo está na sua exaltação. Isso geralmente indica uma boa educação familiar — não necessariamente riqueza ou posição social, mas um ambiente na infância e uma influência paterna que ensinam bondade, generosidade e princípios morais e religiosos desde o início da vida. Mais tarde, essas características tornam‑se parte da expressão básica dos nativos.
Os pais de crianças com Júpiter em Caranguejo geralmente as amam profundamente, cuidando do seu bem‑estar e ensinando‑as a serem responsáveis e bondosas. 0 princípio de moralidade, filosofia e educação superior de Júpiter inicia-se em Caranguejo, porque os primeiros professores são nossos pais, especialmente a mãe.
As pessoas com Júpiter em Caranguejo procuram ter um ambiente familiar seguro, amigável, próspero e confortável. São generosas e bondosas com a família e as pessoas da casa. Se Júpiter estiver bem aspectado, elas utilizarão os seus lares para satisfazer as necessidades de amigos e conhecidos que tenham problemas para encontrar um caminho na vida. Júpiter nesta posição com frequência indica uma casa ampla, com muitas pessoas.
Os nativos possuem forte instinto maternal e, algumas vezes, tendência a proteger maternalmente o mundo. O lar também é utilizado como local para actividades religiosas, filosóficas e educacionais.
Como as pessoas com Júpiter neste signo gostam de boa comida, podem ser bons cozinheiros. Contudo, podem ter tendência a comer em excesso ou ingerir alimentos mais agradáveis ao paladar do que ao sistema digestivo.
Os negócios com frequência envolvem bens imobiliários, habitação, agricultura, produção de alimentos e artigos utilizados no lar.
Júpiter em Caranguejo indica idealismo emocional, muitas vezes levando a sonhos utópicos, que não se baseiam em considerações práticas, a não ser que outros factores no horóscopo os proporcionem.
As pessoas com esta posição com frequência recebem ajuda financeira de seus pais e podem herdar dinheiro ou propriedade dos pais ou outros membros da família. Com frequência, tornam‑se ricos na última metade da vida.
Se Júpiter estiver sob tensão em Caranguejo, há tendência ao sentimentalismo piegas, ao amor materno opressivo, a ligações muito estreitas com os pais e exagero na alimentação e nos confortos materiais.

Júpiter em Leão
Júpiter no signo de Leão indica qualidades de expansão, optimismo e autoconfiança. Os nativos com esta posição possuem muita energia e constituição forte. São generosos e benevolentes, mas geralmente esperam receber de volta admiração pessoal e valorização.
A sua preferência por fazer as coisas em proporções generosas, cerimoniosas, explica o seu amor especial pela pompa religiosa e pelos dramas.
Desfiles e actividades que incluam hospitalidade e rituais religiosos agradam o seu senso de grandeza. Igualmente, sentem‑se atraídos por arte religiosa, esculturas, música ou formas de arte que retratem acontecimentos históricos.
Gostam de festas generosas e acontecimentos sociais. Quando ricos, têm preferência especial por tais actividades, que lhes dão um sentimento de importância e status.
Júpiter em Leão oferece capacidade de liderança, dignidade e a habilidade de inspirar confiança e entusiasmo em outras pessoas. Mas se Júpiter estiver sob tensão, essas aptidões podem atiçar o fogo da vaidade, porque o princípio de expansão (regido por Júpiter), associado ao principal defeito de Leão, o egoísmo, pode produzir presunção e arrogância.
Estas pessoas precisam aprender que a grandeza vem do serviço à Humanidade e da colaboração com as leis impessoais e universais do cosmos, e não da vaidade, mesmo que acompanhada de muitas aptidões.
Se essa lição for aprendida, é possível haver muita firmeza, confiabilidade, honestidade e generosidade.
Júpiter em Leão confere honra e prestígio merecidos. Os nativos podem irradiar calor, afecto genuíno e benevolência. Quando se tornam altruístas na sua expressão de poder, são admirados e amados, e com frequência se realizam no romance e no amor.
Estas pessoas possuem um amor especial pelas crianças e um interesse benevolente no seu crescimento, especialmente no seu desenvolvimento moral. Consequentemente, são excelentes professores, líderes de escolas dominicais e conselheiros espirituais dos jovens.
Se a Quinta Casa não estiver sob tensão e Júpiter estiver bem aspectado, elas terão a sorte de ter filhos que alcançarão honra e distinção.
Elas também possuem afinidades com jogos e Bolsa de Valores, mas, se Júpiter estiver sob tensão neste signo, especulações ou jogos imprudentes podem provocar desgraça e ruína financeira; podem ocorrer envolvimentos em actividades de entretenimento, esforços artísticos, desportos e educação.
Se Júpiter estiver sob muita tensão em Leão, podem ocorrer desilusões e perdas no amor, no romance, de filhos e em especulações.

Júpiter em Virgem
Júpiter em Virgem está no signo do seu detrimento, porque está oposto ao signo de Peixes, do qual Júpiter é co-regente. Esta não é uma posição desfavorável, pois os nativos valorizam o trabalho e irão trabalhar pelos outros.
Contudo, a preocupação de Virgem com detalhes e precisão pode entrar em conflito com a tendência jupiteriana de expansividade. É impossível para uma pessoa considerar detalhadamente todos os aspectos de um projecto amplo.
Esse conflito pode resultar em excesso de trabalho ou no tratamento inadequado de algum aspecto de um projecto. Consequentemente, o indivíduo precisa aprender a solicitar a colaboração dos outros e delegar responsabilidades; do contrário, irá diminuir o campo de acção de seus esforços.
As pessoas com esta posição exigem integridade total e são capazes de diferenciar o certo do errado quando confrontadas com grande quantidade de informações. Porém, podem ter uma preocupação moralista com a perfeição nos detalhes, e muitas pessoas consideram difícil lidar com esta atitude.
Se essa preocupação for levada a extremos, podem fazer uma tempestade em um copo de água; podem ignorar o sentido da importância relativa dos diversos factores envolvidos no trabalho, especialmente o factor humano.
Se Júpiter estiver bem aspectado neste signo, a honestidade e a integridade caracterizam o trabalho e os negócios, criando relacionamentos agradáveis com colaboradores, empregados e patrões. Estas pessoas geralmente apreciam condições de trabalho agradáveis e são valorizadas e bem pagas pelos serviços que prestam.
Os nativos consideram a ordem e a limpeza de importância fundamental; esses valores são a base da sua integridade moral. Eles desaprovam hábitos desleixados, boémios, na aparência e na organização doméstica, a não ser que Júpiter esteja sob muita tensão. Nesse caso, como uma reacção psicológica, pode haver uma inversão de comportamento, semelhante ao da pessoa que possui Vénus sob tensão em Virgem.
Suas crenças religiosas e morais baseiam‑se no conceito de serviço, e eles não valorizam ideias elevadas, a não ser que tenham aplicação prática. Este senso de realismo torna-os conservadores e um tanto ortodoxos no seu ponto de vista social e religioso, como acontece com Júpiter em Touro ou Capricórnio.
Pode existir um interesse por actividades de caridade relacionadas à saúde física e mental, em hospitais e instituições educacionais, por exemplo. Pessoas ricas com Júpiter em Virgem com frequência contribuem para manter tais instituições.
Se Júpiter estiver sob tensão em Virgem, pode haver instabilidade no emprego devido à tendência de mudar de trabalho. Pode haver preguiça e insatisfação com as condições de trabalho, colaboradores e patrões.
Essas pessoas precisam de aprender que a realização espiritual exige mais do que a simples apresentação de belas ideias.

Júpiter em Balança
Júpiter no signo de Balança indica uma forte preocupação com a justiça e os princípios morais no casamento, nas sociedades e nos relacionamentos íntimos. Como o nativo tende a casar-se com alguém interessado no pensamento religioso, educacional e filosófico, esta posição favorece um casamento fundado nos valores espirituais e na colaboração para a ordem social mais ampla.
Tais valores ultrapassam a atracção sexual, e assim existe a promessa de um casamento duradouro (a menos que Júpiter esteja sob muita tensão) e de uma vida familiar agradável (porque Júpiter está exaltado em Caranguejo).
As ideias religiosas, filosóficas, educacionais e sociais são influenciadas pelo cônjuge, por outros parceiros e amigos íntimos. Os nativos com esta posição irão igualmente influenciar as ideias religiosas e sociais das pessoas com quem mantêm contacto íntimo. Os seus conceitos religiosos estão centralizados no amor e na justiça que tornam possível uma ordem social harmoniosa.
Estas pessoas são generosas para com os desejos e necessidades dos outros; assim, a menos que Júpiter esteja sob tensão, são populares e benquistas. Essa consideração cria a capacidade para lidar com o público, que lhes permite serem psicólogos, mediadores, diplomatas, relações públicas e vendedores.
O seu talento nestas actividades consiste em convencer as pessoas do mérito de determinadas ideias ou programas sociais. Consequentemente podem ser eficientes organizadores e levantar fundos para igrejas, instituições de caridade e outros valiosos esforços sociais. Num nível mais subtil, podem promover filosofias religiosas, educacionais ou sociais, depen­dendo do teor total do mapa.
Se Júpiter estiver sob tensão em Balança, há uma tendência a tomar decisões morais pelos outros. Podem também existir o desejo de ser tudo para todos, para evitar discórdia ou obter aprovação; se levada a extremos, essa atitude pode conduzir a padrões duplos em muitas questões.
A pessoa com Júpiter sob tensão em Balança pode prometer mais do que consegue cumprir, visando obter favores. Com o decorrer do tempo, irá atrair a desaprovação de indivíduos ou da sociedade, a despeito das suas nobres intenções.
Os nativos com Júpiter sob tensão em Balança esperam muitos favores e considerações. Podem iniciar muitas ligações pessoais íntimas ao mesmo tempo, criando suspeita de deslealdade naqueles com quem se envolvem.
0 resultado pode ser a traição dos membros do sexo oposto, que se tornam ciumentos e vingativos quando a consideração pessoal que esperam não acontece.
Se Júpiter estiver sob muita tensão em Balança, podem ocorrer acções judiciais originadas de compromissos financeiros ou legais não cumpridos, relacionados a negócios, propriedades, ou problemas conjugais ou profissionais.

Júpiter em Escorpião
Júpiter no signo de Escorpião indica envolvimentos fortes, amplos, em questões relacionadas a finanças conjuntas ou corporativas, impostos, seguros e heranças. Os negócios provavelmente relacionam-se com funerais, bens imobiliários, levantamento de fundos, impostos e seguros.
Os nativos com frequência interessam-se pelos aspectos ocultos, místicos da religião, pela vida após a morte e pela comunicação telepática com seres de reinos ocultos — especialmente se Júpiter formar aspectos com Urano, Neptuno ou Plutão.
Podem ser profundos e intransigentes nas crenças e nos padrões religiosos e filosóficos, e nas atitudes e princípios sociais; esse tipo de atitude algumas vezes cria inimigos poderosos e cruéis.
Estas pessoas tendem a adquirir informações secretas sobre os assuntos privados dos outros. Podem ter amizades estranhas, baseadas em motivações ocultas. Podem receber lideranças, devido a favores que fizeram.
Se Júpiter estiver sob tensão, podem surgir problemas legais com respeito a heranças, pensão alimentícia, despesas corporativas, seguro e pagamento de impostos. Investimentos imprudentes em acções ou sociedades financeiras podem provocar perdas.
Estas pessoas podem dedicar-se a formas negativas de fenómenos psíquicos, como sessões espíritas e mediunidade, e pode haver o desejo de manipular forças ocultas visando lucros pessoais.

Júpiter em Sagitário
Júpiter no signo de Sagitário indica amor pela filosofia, religião, educação, viagens e culturas estrangeiras. O intenso envolvimento em assuntos relacionados à codificação do pensamento social pode levar as pessoas com esta posição a adoptarem uma filosofia ou um sistema de pensamento capaz de modelar a sua vida.
Tradicionalmente, isso significa algum tipo de crença religiosa; mas os tipos sagitarianos, intelectuais, podem adoptar a psicanálise freudiana, a dialéctica marxista, ou a boémia. Júpiter em Sagitário apenas mostra a necessidade de um sistema capaz de governar a nossa conduta e nosso modo de vida; a forma assumida por este sistema depende do teor global do mapa e do meio social do indivíduo, que ele pode aceitar ou contra o qual pode reagir.
O desejo de moldar a conduta pessoal a um conjunto imparcial de princípios morais traz o respeito e a admiração de muitos, incluindo os seus inimigos.
Estas pessoas tendem a ter pensamentos metafísicos de grande projecção. Desejam conhecer a natureza da consciência humana, como o homem pode se adaptar bem à sociedade, o propósito do indivíduo no universo e qual a força criativa máxima existente por trás da manifestação física e do processo evolucionário. Esse questionamento, na maioria dos casos, conduz à crença religiosa e ao reconhecimento de um Ser Supremo.
Quando determinado conjunto de valores religiosos ou filosóficos é adoptado, a satisfação é obtida por meio dos esforços para converter amigos e associados a um modo semelhante de pensamento; a aceitação de um sistema de crenças confere segurança para actuar em um contexto social mais amplo.
Contudo, estas pessoas são profundos pensadores e irão formular os seus próprios padrões dentro do contexto do sistema ético que aprovam ou que tenham sido parte de sua educação familiar.
Júpiter em Sagitário proporciona um interesse por culturas, religiões, raças e sistemas sociais estrangeiros, com frequência expressado no estudo e em longas viagens a países estrangeiros — especialmente se os nativos tiverem os meios necessários para isso.
Há também um profundo interesse pelas ideias sociais e filosóficas que formaram a história. Esta amplitude de compreensão produz um perspicaz ponto de vista sobre a vida e, com frequência,insights proféticos sobre o futuro.
Se Júpiter estiver sob tensão em Sagitário, estas pessoas podem ter opiniões limitadas e esperar que todos as aceitem; consideram aqueles que discordam indignos de aprovação.
Também é comum que ocorra, como efeito secundário, uma atitude presunçosa, como a que disseminou guerras religiosas através de história. O egotismo pessoal disfarçado em chauvinismo religioso, nacional, social ou racial, com frequência é o factor motivador oculto nesta atitude.
Se Júpiter em Sagitário não estiver equilibrado pelo desenvolvimento mental adequado e por uma capacidade de diferenciação imparcial, como seria indicado por um Mercúrio, Saturno e Urano bem aspectados, há o perigo de adesão supersticiosa a crenças religiosas dogmáticas.
Essas crenças são incutidas no início da infância e utilizadas como um mecanismo de defesa inconsciente contra os aspectos amedrontadores do desconhecido, cuja confrontação poderia perturbar a segurança psicológica de uma doutrina caprichosamente organizada.
A tendência a enredar-se num sistema aplica-se igualmente a radicais e conservadores que têm esta posição de Júpiter.

Júpiter em Capricórnio
Júpiter no signo de Capricórnio está na sua queda, porque Capricórnio está oposto ao signo de Caranguejo, no qual Júpiter está exaltado. Esta situação manifesta-se numa preocupação excessiva com as palavras da lei e não com sua essência.
Contudo, Júpiter em Capricórnio, se bem aspectado, pode proporcionar grande integridade, especialmente na conduta moral, ética nos negócios e responsabilidades de cargos elevados.
Os nativos geralmente possuem valores conservadores, tradicionais, no que se refere à conduta moral, à política e à educação. Apoiam o sistema de valores do status quo político, económico e social, ignorando as suas injustiças, erros e hipocrisias.
A rigidez resultante do ponto de vista social pode alienar a geração mais jovem e aqueles que adoptam um ponto de vista universal.
As pessoas com Júpiter em Capricórnio com frequência assumem posições de responsabilidade económica, ou política. Irão utilizar prudência, cautela e um julgamento maduro, mas podem não ter imaginação, criatividade e capacidade para inovar.
Possuem uma forte tendência ao poder e ao status, estimulada tanto por ambições pessoais quanto por um senso de dever para com a sociedade. Essa tendência pode interferir na sua vida familiar e nos valores pessoais ou emocionais associados a ela.
O executivo que passa todo o seu tempo no escritório lidando com as pessoas que estão no poder e negligencia a sua família é típico das pessoas que possuem Júpiter em Capricórnio.
Estas pessoas com frequência assumem uma atitude pessoal fria e austera nos últimos anos de vida, e ocultam os seus sentimentos interiores de frustração emocional e solidão sob uma atitude de dignidade e importância.
As pessoas que têm esta posição de Júpiter com frequência adquirem grande riqueza por meio da ambição, da paciência, da capacidade administrativa e do emprego sábio dos recursos.
Como buscam o status conferido pela riqueza e pela posição elevada, automaticamente adoptam os valores de pessoas de status elevado, que podem ajudá-las a destacarem-se.
Estas pessoas detestam extravagâncias e desperdícios. Se Júpiter estiver sob tensão e esta tendência for levada a extremos, há uma tendência à mesquinhez ou a economizar tostões e, ao mesmo tempo, esbanjar milhões.

Júpiter em Aquário
Júpiter no signo de Aquário indica pessoas que não conhecem distinções de classe, de raça ou religião. Elas insistem nos valores morais, sociais e religiosos universais, imparciais e democráticos sob todos os aspectos.
Há o desejo de compartilhar e vivenciar espiritualmente todas as coisas com homens e mulheres de todas as classes sociais.
Essas pessoas possuem grande tolerância e compreendem que não é necessário que todos vivam o mesmo estilo de vida ou tenham o mesmo sistema de valores.
Cada pessoa tem o seu próprio lugar na espiral evolucionária da vida, lições particulares a aprender e valiosas contribuições a dar à sociedade. Sem essas diferenças, seria impossível uma civilização adiantada, complexa.
As pessoas com Júpiter em Aquário percebem que a tolerância, o respeito e a colaboração são as bases para uma ordem social bem sucedida.
Assim, atraem muitos amigos e envolvem-se em actividades de organização destinadas a melhorar a Humanidade e criar fraternidade entre os homens. Não confiam em atitudes e leis que promovem diferenças sociais ou nacionalismo chauvinista.
Júpiter em Aquário, quando bem aspectado, proporciona o interesse pela sabedoria oculta, como a filosofia, a astrologia, leis cármicas e reencarnação.
Em tipos avançados, encontramos os pioneiros de conceitos religiosos e sociais da era de Aquário. Essas pessoas são liberais e receptivas a novas ideias. Muitos líderes e reformadores sociais de organizações humanitárias têm Júpiter em Aquário.
Se Júpiter estiver sob tensão em Aquário, estas pessoas podem ser muito indiferentes e inconstantes; nos seus relacionamentos com amigos e nas responsabilidades para com o grupo.
Podem adoptar conceitos revolucionários e causas impraticáveis, irrealistas, que ignoram a disciplina e a responsabilidade. Com frequência, dispersam a sua energia e, assim, perdem os seus objectivos.

Júpiter em Peixes
Júpiter no signo de Peixes indica profundidade emocional, especialmente na compreensão e na compaixão. As pessoas com esta posição defendem os oprimidos e menos afortunados; assim, com frequência trabalham em hospitais e instituições de caridade.
Contudo, algumas vezes são indiscriminadas na sua compaixão e generosidade, e os outros podem-se aproveitar disso.
Precisam aprender a ajudar outras pessoas a assumir a responsabilidade pelas suas próprias vidas e a aprender as suas lições evolucionárias. Estes nativos precisam perceber que o propósito da evolução espiritual não é apenas tornar a vida fácil, e sim tornar os homens mais fortes no amor, na sabedoria e na expressão positiva da vontade.
Tendências místicas e convicções religiosas acompanham esta posição. Se Júpiter formar aspectos com Urano, Neptuno ou Plutão, é possível haver habilidade psíquica e a percepção intuitiva da esfera espiritual do ser.
Estas pessoas podem experimentar de forma directa e intuitiva as realidades que estão além da insatisfação física. A sua compreensão espiritual pode ser mais universal do que a da pessoa ortodoxa que possui Júpiter em Sagitário. Contudo, a sua percepção intuitiva não está necessariamente livre da ilusão astral, do egotismo ou do desejo de glamour.
Por necessitarem de isolamento periódico, busca intuitiva, meditação e renovação espiritual, essas pessoas com frequência recolhem-se em retiros espirituais, igrejas e conventos.
Se Júpiter estiver sob tensão em Peixes, pode haver adoração de gurus e alguns cultos, devido ao impulso emocional de pertencer a alguma coisa que proporcione status espiritual. Estas pessoas também sentem necessidade de uma figura humana ou personificação de Deus a quem possam expressar a sua devoção religiosa.
Sob esse aspecto, muitas vezes estão inconscientemente procurando a figura paterna que possa assumir a responsabilidade pela orientação das suas vidas, especialmente se Júpiter formar algum aspecto tenso com Neptuno.
A identificação com um guru ou culto também é um veículo por meio do qual elas são capazes de prestar serviço e sentir que estão melhorando a Humanidade. Quando alcançam maior maturidade espiritual, compreendem melhor que a sua lealdade deve dedicar-se apenas ao poder espiritual, universal e infinito que é a realidade final. Neste poder, estão contidos o tempo, o espaço, a forma e a manifestação da personalidade.
Se Júpiter estiver sob tensão em Peixes, pode criar parasitas sociais que aceitam a bondade de amigos ou de instituições religiosas ou de caridade, em vez de utilizarem a disciplina para abrir o seu próprio caminho no mundo.

0 comentários:

22 de novembro de 2007

Júpiter nos Signos



Júpiter nos signos do Zodíaco oferece informações sobre crenças e padrões éticos, religiosos e filosóficos de uma pessoa. Ele mostra como a pessoa manifesta o seu interesse na filosofia e educação superior.
A posição de Júpiter no signo indica onde a pessoa demonstra expansividade, onde realiza coisas em ampla escala.
A posição de Júpiter no signo também indica como a pessoa compartilha o que lhe foi oferecido e como manifesta a sua generosidade em relação à ordem social mais ampla, recebendo, assim, ajuda e benefícios.
Este princípio de colaboração social torna possíveis amplos empreendimentos e progressos impossíveis de serem obtidos por uma só pessoa.
A colocação no signo mostra não apenas onde existe a possibilidade de se receber lucros financeiros e materiais, mas também como a pessoa carmicamente recebeu a boa vontade dos outros e o direito de ter protecção espiritual.
Júpiter, como co-regente da Décima Segunda Casa e do signo de Peixes, revela como uma pessoa recebe as recompensas cármicas por boas acções passadas. Devido a esta co‑regência, ele também mostra como a pessoa é compassiva e generosa com os menos favorecidos.

Júpiter em Carneiro
Júpiter no signo de Carneiro indica capacidade de liderança e inovação no campo da filosofia, da educação e em outros trabalhos espirituais.
0 aspecto mais elevado de Carneiro é o do espírito puro, criativo, a partir do qual todas as coisas se manifestam.
Júpiter colocado nesse signo oferece uma compreensão inata da criatividade espiritual ou, pelo menos, um profundo respeito por ela. “Vejam, eu torno as coisas diferentes” é o modelo espiritual das pessoas que possuem Júpiter em Carneiro.
Devido à regência de Marte neste signo — associada à exaltação do Sol em Carneiro e o trígono natural formado com Sagitário, que é regido por Júpiter —, os nativos agem de maneira positiva para melhorar as condições espirituais, sociais e educacionais.
Têm fé na possibilidade de regeneração e renascimento para um modo de vida melhor. Consequentemente, há grande energia e inspiração com esta colocação de Júpiter.
Embora a iniciativa positiva adoptada com esta posição ofereça capacidade de liderança religiosa e Filosófica, ela também pode reflectir o envolvimento do ego e uma atitude presunçosa, que, se levada a extremos, provoca suspeitas e ressentimentos nos outros.
A maneira de expressar esta ânsia por melhoras sociais irá depender do nível geral de compreensão e desenvolvimento evolucionário do indivíduo, revelado pelo resto do horóscopo.
Pode haver muito entusiasmo e autoconfiança, o que inspira confiança nos outros e os estimula à acção.
Às vezes, há o desejo de partir em cruzadas sagradas, que aos olhos dos outros podem não o ser.
A fé dessas pessoas na sua capacidade de vencer e se transformar dá-lhes a coragem de se envolverem em esforços amplos, que não seriam tentados por outros.
Elas talvez reflictam o provérbio “Os tolos agem audaciosamente, sem ligar para o perigo”; porém, qualquer esforço positivo que façam produz alguma coisa boa, mesmo que não alcancem os objectivos pretendidos.
Isso pode conduzir ao desenvolvimento evolucionário, pois Júpiter representa o princípio do crescimento.
Se Júpiter estiver sob tensão em Carneiro, os nativos tendem a frustrar-se por desejarem realizar mais do que conseguem. Eles tornam-se imprudentes e impulsivos e possuem um senso exagerado de auto‑importância.
A negligência e o excesso de confiança podem provocar perdas nos negócios e de amizades.
Júpiter sob tensão neste signo pode criar gastos impulsivos — por exemplo, desperdício de investimento em novas especulações de méritos duvidosos.
Um Júpiter sob tensão em Carneiro indica a necessidade de desenvolver a prudência, a cautela e o hábito de guardar algumas reservas, caso as coisas não aconteçam como se espera. Para progredir, os nativos precisam aprender a preparar-se para a possibilidade de dificuldades imprevistas.

Júpiter em Touro
Júpiter no signo de Touro indica capacidade para o uso correcto e benéfico do dinheiro e dos recursos materiais.
Se Júpiter em Touro estiver bem aspectado numa pessoa espiritualmente madura, ela tem consciência de que todos os recursos nos são emprestados pelo princípio Eterno da Vida, para que os utilizemos, servindo os nossos semelhantes e melhorando o ambiente social e físico.
Ela percebe que é somente um administrador dos bens existentes, e que deve utilizá-los e compartilhá-los sabiamente, para a manutenção e o desenvolvimento de todas as vidas, especialmente das pessoas com quem mantém contactos.
Nesse caso, o dinheiro e os recursos materiais são considerados uma forma de energia, fluindo de pessoa para pessoa e tornando possíveis a expansão, o desenvolvimento evolucionário e a manutenção da vida, na intensa manifestação material que é o mundo físico.
Com Júpiter em Touro, o indivíduo precisa desenvolver o potencial para os valores referentes à aquisição e utilização do dinheiro e dos recursos materiais no contexto do ambiente social mais amplo.
Quando essa lição for aprendida, os recursos oferecidos para que outros possam expressar-se criativamente muitas vezes fluem de volta para ele, por ter‑lhes dado a oportunidade de expressar os seus talentos. Isso possibilita um ciclo de desenvolvimento produtivo ainda maior, do qual todos podem se beneficiar.
Não é suficiente que as pessoas com esta posição aprendam a ser generosas; elas também devem desenvolver a sabedoria e o discernimento ao investir o seu dinheiro, para que ele possa ser utilizado de forma mais construtiva e eficiente.
Júpiter em Touro indica tendência a atrair riqueza, que estas pessoas consideram necessária para desfrutar os confortos materiais e as boas coisas da vida. Com frequência, elas são gourmets e apreciam a boa comida e ambientes luxuosos.
Se Júpiter estiver sob tensão em Touro, esses gostos caros devem levar ao desperdício, cujo resultado pode ser a satisfação exagerada dos próprios desejos, a degeneração física e a indiferença pelas necessidades físicas dos outros. Isso provoca ressentimentos e inveja em pessoas menos afortunadas, cujas verdadeiras necessidades físicas são negligenciadas.
Júpiter em Touro proporciona habilidade nos negócios, obtida por meio da paciência e da firmeza de propósitos. Estas pessoas podem prever e realizar empreendimentos em ampla escala e durante longo tempo.
Porém, no processo de expansão, podem exagerar e frustrar-se financeiramente, ficando sem recursos para enfrentar contingências imprevistas. Esse geralmente é o resultado quando sucessos anteriores nos negócios as tornam confiantes de mais ou o hábito da riqueza as torna gananciosas.
0 ponto de vista religioso geralmente é bastante ortodoxo, pois os nativos se identificam com os padrões morais e sociais da classe económica à qual pertencem ou a que aspiram. A não ser que outros factores no horóscopo determinem o contrário, elas podem desconsiderar os valores espirituais não associados a questões financeiras ou práticas.
Para elas, a religião ou a filosofia nada valem, a não ser que tenham uma utilidade prática que elas possam compreender. A implicação da consciência de classe em seu ponto de vista religioso lhes proporciona um sentimento de expansão e auto-justificativa.
Essa atitude é mais típica da pessoa comum com Júpiter em Touro, que é voltada aos negócios, e pertence ou deseja pertencer à camada mais elevada da sociedade. Estas pessoas podem provocar ressentimentos devido à sua presunçosa hipocrisia com relação aos pobres, políticos radicais e à geração mais jovem.
Mas, se aqueles que têm Júpiter em Touro não realizassem diariamente seus negócios, não haveria um nível geral de riqueza social e empregos capaz de sustentar as pessoas mais activas em outras áreas de expressão humana. Eles ocupam um lugar necessário na economia.
Se Júpiter estiver sob tensão em Touro, o orgulho pelo status financeiro pode levar à ruína; estas pessoas correm o risco de pensar que são superiores por terem acumulado maior riqueza. Precisam aprender que não é a riqueza, e sim o que é feito com ela, que traz honra ou desonra.
O gosto extravagante de Júpiter sob tensão em Touro pode levar a dívidas e problemas com credores.

Júpiter em Gémeos
Júpiter no signo de Gémeos indica amor pela filosofia e pelo estudo de ideias importantes na história da religião, da educação, do direito e da filosofia. A resultante expansão da mente abre novas linhas de comunicação e áreas de contacto social, que trazem benefícios em viagens, na escrita, no estudo e nos negócios relacionados ao desenvolvimento de novas ideias.
Os nativos possuem uma curiosidade intelectual que leva ao desenvolvimento mental, e, assim, são considerados intelectualmente avançados, mesmo que não tenham recebido uma educação formal. Com frequência, buscam educar‑se em universidades como meio de auto‑aperfeiçoamento mental.
Júpiter em Gémeos pode proporcionar ampla compreensão intelectual que abrange diversas áreas. Os nativos tendem a ser mentalmente inquietos, a realizar muitas viagens e dedicar-se superficialmente a muitas áreas de estudo.
Se levada a extremos, essa actividade pode produzir um diletante intelectual. Contudo, a grande variedade de diferentes experiências intelectuais permite que estas pessoas reúnam o perfil geral das tendências sociais, políticas e históricas, o que lhes dará insights sobre o futuro e o destino da humanidade.
Assim, esta posição pode criar habilidosos historiadores e comentaristas sociais.
Devido ao trígono natural de Gémeos com Balança e Aquário, estas pessoas atraem muitos amigos, conhecidos e sócios, e assim podem ampliar os seus horizontes intelectuais em direcções novas e incomuns. Esses contactos sociais também proporcionam oportunidades para a expressão criativa da mente.
Júpiter está em detrimento no signo de Gémeos, pois este está em oposição ao signo de Sagitário, regido por Júpiter. Essa condição pode manifestar-se no nativo na forma de um conhecimento amplo, porém superficial, ou um conhecimento teórico sem nenhum apoio da experiência prática.
A lição de Mercúrio em Virgem mostra-nos que o conhecimento mais preciso, detalhado, vem da experiência directa no trabalho pessoal. Esta posição de Júpiter, ao contrário, corre o risco de criar um erudito sem nenhuma prática, a não ser que outros factores no horóscopo encorajem a experiência prática. Se Júpiter em Gémeos estiver sob tensão, o resultado pode ser um intelectualsnobe.
Há capacidade para o ensino, para a literatura e a oratória com Júpiter localizado em Gémeos. Muitos conferencistas têm Júpiter neste signo. Os nativos também podem ganhar dinheiro e expandir os seus interesses financeiros por intermédio de publicações, viagens, serviços pessoais, importação, indústrias de comunicação e negócios de encomendas postais.

Júpiter em Caranguejo
Júpiter no signo de Caranguejo está na sua exaltação. Isso geralmente indica uma boa educação familiar — não necessariamente riqueza ou posição social, mas um ambiente na infância e uma influência paterna que ensinam bondade, generosidade e princípios morais e religiosos desde o início da vida. Mais tarde, essas características tornam‑se parte da expressão básica dos nativos.
Os pais de crianças com Júpiter em Caranguejo geralmente as amam profundamente, cuidando do seu bem‑estar e ensinando‑as a serem responsáveis e bondosas. 0 princípio de moralidade, filosofia e educação superior de Júpiter inicia-se em Caranguejo, porque os primeiros professores são nossos pais, especialmente a mãe.
As pessoas com Júpiter em Caranguejo procuram ter um ambiente familiar seguro, amigável, próspero e confortável. São generosas e bondosas com a família e as pessoas da casa. Se Júpiter estiver bem aspectado, elas utilizarão os seus lares para satisfazer as necessidades de amigos e conhecidos que tenham problemas para encontrar um caminho na vida. Júpiter nesta posição com frequência indica uma casa ampla, com muitas pessoas.
Os nativos possuem forte instinto maternal e, algumas vezes, tendência a proteger maternalmente o mundo. O lar também é utilizado como local para actividades religiosas, filosóficas e educacionais.
Como as pessoas com Júpiter neste signo gostam de boa comida, podem ser bons cozinheiros. Contudo, podem ter tendência a comer em excesso ou ingerir alimentos mais agradáveis ao paladar do que ao sistema digestivo.
Os negócios com frequência envolvem bens imobiliários, habitação, agricultura, produção de alimentos e artigos utilizados no lar.
Júpiter em Caranguejo indica idealismo emocional, muitas vezes levando a sonhos utópicos, que não se baseiam em considerações práticas, a não ser que outros factores no horóscopo os proporcionem.
As pessoas com esta posição com frequência recebem ajuda financeira de seus pais e podem herdar dinheiro ou propriedade dos pais ou outros membros da família. Com frequência, tornam‑se ricos na última metade da vida.
Se Júpiter estiver sob tensão em Caranguejo, há tendência ao sentimentalismo piegas, ao amor materno opressivo, a ligações muito estreitas com os pais e exagero na alimentação e nos confortos materiais.

Júpiter em Leão
Júpiter no signo de Leão indica qualidades de expansão, optimismo e autoconfiança. Os nativos com esta posição possuem muita energia e constituição forte. São generosos e benevolentes, mas geralmente esperam receber de volta admiração pessoal e valorização.
A sua preferência por fazer as coisas em proporções generosas, cerimoniosas, explica o seu amor especial pela pompa religiosa e pelos dramas.
Desfiles e actividades que incluam hospitalidade e rituais religiosos agradam o seu senso de grandeza. Igualmente, sentem‑se atraídos por arte religiosa, esculturas, música ou formas de arte que retratem acontecimentos históricos.
Gostam de festas generosas e acontecimentos sociais. Quando ricos, têm preferência especial por tais actividades, que lhes dão um sentimento de importância e status.
Júpiter em Leão oferece capacidade de liderança, dignidade e a habilidade de inspirar confiança e entusiasmo em outras pessoas. Mas se Júpiter estiver sob tensão, essas aptidões podem atiçar o fogo da vaidade, porque o princípio de expansão (regido por Júpiter), associado ao principal defeito de Leão, o egoísmo, pode produzir presunção e arrogância.
Estas pessoas precisam aprender que a grandeza vem do serviço à Humanidade e da colaboração com as leis impessoais e universais do cosmos, e não da vaidade, mesmo que acompanhada de muitas aptidões.
Se essa lição for aprendida, é possível haver muita firmeza, confiabilidade, honestidade e generosidade.
Júpiter em Leão confere honra e prestígio merecidos. Os nativos podem irradiar calor, afecto genuíno e benevolência. Quando se tornam altruístas na sua expressão de poder, são admirados e amados, e com frequência se realizam no romance e no amor.
Estas pessoas possuem um amor especial pelas crianças e um interesse benevolente no seu crescimento, especialmente no seu desenvolvimento moral. Consequentemente, são excelentes professores, líderes de escolas dominicais e conselheiros espirituais dos jovens.
Se a Quinta Casa não estiver sob tensão e Júpiter estiver bem aspectado, elas terão a sorte de ter filhos que alcançarão honra e distinção.
Elas também possuem afinidades com jogos e Bolsa de Valores, mas, se Júpiter estiver sob tensão neste signo, especulações ou jogos imprudentes podem provocar desgraça e ruína financeira; podem ocorrer envolvimentos em actividades de entretenimento, esforços artísticos, desportos e educação.
Se Júpiter estiver sob muita tensão em Leão, podem ocorrer desilusões e perdas no amor, no romance, de filhos e em especulações.

Júpiter em Virgem
Júpiter em Virgem está no signo do seu detrimento, porque está oposto ao signo de Peixes, do qual Júpiter é co-regente. Esta não é uma posição desfavorável, pois os nativos valorizam o trabalho e irão trabalhar pelos outros.
Contudo, a preocupação de Virgem com detalhes e precisão pode entrar em conflito com a tendência jupiteriana de expansividade. É impossível para uma pessoa considerar detalhadamente todos os aspectos de um projecto amplo.
Esse conflito pode resultar em excesso de trabalho ou no tratamento inadequado de algum aspecto de um projecto. Consequentemente, o indivíduo precisa aprender a solicitar a colaboração dos outros e delegar responsabilidades; do contrário, irá diminuir o campo de acção de seus esforços.
As pessoas com esta posição exigem integridade total e são capazes de diferenciar o certo do errado quando confrontadas com grande quantidade de informações. Porém, podem ter uma preocupação moralista com a perfeição nos detalhes, e muitas pessoas consideram difícil lidar com esta atitude.
Se essa preocupação for levada a extremos, podem fazer uma tempestade em um copo de água; podem ignorar o sentido da importância relativa dos diversos factores envolvidos no trabalho, especialmente o factor humano.
Se Júpiter estiver bem aspectado neste signo, a honestidade e a integridade caracterizam o trabalho e os negócios, criando relacionamentos agradáveis com colaboradores, empregados e patrões. Estas pessoas geralmente apreciam condições de trabalho agradáveis e são valorizadas e bem pagas pelos serviços que prestam.
Os nativos consideram a ordem e a limpeza de importância fundamental; esses valores são a base da sua integridade moral. Eles desaprovam hábitos desleixados, boémios, na aparência e na organização doméstica, a não ser que Júpiter esteja sob muita tensão. Nesse caso, como uma reacção psicológica, pode haver uma inversão de comportamento, semelhante ao da pessoa que possui Vénus sob tensão em Virgem.
Suas crenças religiosas e morais baseiam‑se no conceito de serviço, e eles não valorizam ideias elevadas, a não ser que tenham aplicação prática. Este senso de realismo torna-os conservadores e um tanto ortodoxos no seu ponto de vista social e religioso, como acontece com Júpiter em Touro ou Capricórnio.
Pode existir um interesse por actividades de caridade relacionadas à saúde física e mental, em hospitais e instituições educacionais, por exemplo. Pessoas ricas com Júpiter em Virgem com frequência contribuem para manter tais instituições.
Se Júpiter estiver sob tensão em Virgem, pode haver instabilidade no emprego devido à tendência de mudar de trabalho. Pode haver preguiça e insatisfação com as condições de trabalho, colaboradores e patrões.
Essas pessoas precisam de aprender que a realização espiritual exige mais do que a simples apresentação de belas ideias.

Júpiter em Balança
Júpiter no signo de Balança indica uma forte preocupação com a justiça e os princípios morais no casamento, nas sociedades e nos relacionamentos íntimos. Como o nativo tende a casar-se com alguém interessado no pensamento religioso, educacional e filosófico, esta posição favorece um casamento fundado nos valores espirituais e na colaboração para a ordem social mais ampla.
Tais valores ultrapassam a atracção sexual, e assim existe a promessa de um casamento duradouro (a menos que Júpiter esteja sob muita tensão) e de uma vida familiar agradável (porque Júpiter está exaltado em Caranguejo).
As ideias religiosas, filosóficas, educacionais e sociais são influenciadas pelo cônjuge, por outros parceiros e amigos íntimos. Os nativos com esta posição irão igualmente influenciar as ideias religiosas e sociais das pessoas com quem mantêm contacto íntimo. Os seus conceitos religiosos estão centralizados no amor e na justiça que tornam possível uma ordem social harmoniosa.
Estas pessoas são generosas para com os desejos e necessidades dos outros; assim, a menos que Júpiter esteja sob tensão, são populares e benquistas. Essa consideração cria a capacidade para lidar com o público, que lhes permite serem psicólogos, mediadores, diplomatas, relações públicas e vendedores.
O seu talento nestas actividades consiste em convencer as pessoas do mérito de determinadas ideias ou programas sociais. Consequentemente podem ser eficientes organizadores e levantar fundos para igrejas, instituições de caridade e outros valiosos esforços sociais. Num nível mais subtil, podem promover filosofias religiosas, educacionais ou sociais, depen­dendo do teor total do mapa.
Se Júpiter estiver sob tensão em Balança, há uma tendência a tomar decisões morais pelos outros. Podem também existir o desejo de ser tudo para todos, para evitar discórdia ou obter aprovação; se levada a extremos, essa atitude pode conduzir a padrões duplos em muitas questões.
A pessoa com Júpiter sob tensão em Balança pode prometer mais do que consegue cumprir, visando obter favores. Com o decorrer do tempo, irá atrair a desaprovação de indivíduos ou da sociedade, a despeito das suas nobres intenções.
Os nativos com Júpiter sob tensão em Balança esperam muitos favores e considerações. Podem iniciar muitas ligações pessoais íntimas ao mesmo tempo, criando suspeita de deslealdade naqueles com quem se envolvem.
0 resultado pode ser a traição dos membros do sexo oposto, que se tornam ciumentos e vingativos quando a consideração pessoal que esperam não acontece.
Se Júpiter estiver sob muita tensão em Balança, podem ocorrer acções judiciais originadas de compromissos financeiros ou legais não cumpridos, relacionados a negócios, propriedades, ou problemas conjugais ou profissionais.

Júpiter em Escorpião
Júpiter no signo de Escorpião indica envolvimentos fortes, amplos, em questões relacionadas a finanças conjuntas ou corporativas, impostos, seguros e heranças. Os negócios provavelmente relacionam-se com funerais, bens imobiliários, levantamento de fundos, impostos e seguros.
Os nativos com frequência interessam-se pelos aspectos ocultos, místicos da religião, pela vida após a morte e pela comunicação telepática com seres de reinos ocultos — especialmente se Júpiter formar aspectos com Urano, Neptuno ou Plutão.
Podem ser profundos e intransigentes nas crenças e nos padrões religiosos e filosóficos, e nas atitudes e princípios sociais; esse tipo de atitude algumas vezes cria inimigos poderosos e cruéis.
Estas pessoas tendem a adquirir informações secretas sobre os assuntos privados dos outros. Podem ter amizades estranhas, baseadas em motivações ocultas. Podem receber lideranças, devido a favores que fizeram.
Se Júpiter estiver sob tensão, podem surgir problemas legais com respeito a heranças, pensão alimentícia, despesas corporativas, seguro e pagamento de impostos. Investimentos imprudentes em acções ou sociedades financeiras podem provocar perdas.
Estas pessoas podem dedicar-se a formas negativas de fenómenos psíquicos, como sessões espíritas e mediunidade, e pode haver o desejo de manipular forças ocultas visando lucros pessoais.

Júpiter em Sagitário
Júpiter no signo de Sagitário indica amor pela filosofia, religião, educação, viagens e culturas estrangeiras. O intenso envolvimento em assuntos relacionados à codificação do pensamento social pode levar as pessoas com esta posição a adoptarem uma filosofia ou um sistema de pensamento capaz de modelar a sua vida.
Tradicionalmente, isso significa algum tipo de crença religiosa; mas os tipos sagitarianos, intelectuais, podem adoptar a psicanálise freudiana, a dialéctica marxista, ou a boémia. Júpiter em Sagitário apenas mostra a necessidade de um sistema capaz de governar a nossa conduta e nosso modo de vida; a forma assumida por este sistema depende do teor global do mapa e do meio social do indivíduo, que ele pode aceitar ou contra o qual pode reagir.
O desejo de moldar a conduta pessoal a um conjunto imparcial de princípios morais traz o respeito e a admiração de muitos, incluindo os seus inimigos.
Estas pessoas tendem a ter pensamentos metafísicos de grande projecção. Desejam conhecer a natureza da consciência humana, como o homem pode se adaptar bem à sociedade, o propósito do indivíduo no universo e qual a força criativa máxima existente por trás da manifestação física e do processo evolucionário. Esse questionamento, na maioria dos casos, conduz à crença religiosa e ao reconhecimento de um Ser Supremo.
Quando determinado conjunto de valores religiosos ou filosóficos é adoptado, a satisfação é obtida por meio dos esforços para converter amigos e associados a um modo semelhante de pensamento; a aceitação de um sistema de crenças confere segurança para actuar em um contexto social mais amplo.
Contudo, estas pessoas são profundos pensadores e irão formular os seus próprios padrões dentro do contexto do sistema ético que aprovam ou que tenham sido parte de sua educação familiar.
Júpiter em Sagitário proporciona um interesse por culturas, religiões, raças e sistemas sociais estrangeiros, com frequência expressado no estudo e em longas viagens a países estrangeiros — especialmente se os nativos tiverem os meios necessários para isso.
Há também um profundo interesse pelas ideias sociais e filosóficas que formaram a história. Esta amplitude de compreensão produz um perspicaz ponto de vista sobre a vida e, com frequência,insights proféticos sobre o futuro.
Se Júpiter estiver sob tensão em Sagitário, estas pessoas podem ter opiniões limitadas e esperar que todos as aceitem; consideram aqueles que discordam indignos de aprovação.
Também é comum que ocorra, como efeito secundário, uma atitude presunçosa, como a que disseminou guerras religiosas através de história. O egotismo pessoal disfarçado em chauvinismo religioso, nacional, social ou racial, com frequência é o factor motivador oculto nesta atitude.
Se Júpiter em Sagitário não estiver equilibrado pelo desenvolvimento mental adequado e por uma capacidade de diferenciação imparcial, como seria indicado por um Mercúrio, Saturno e Urano bem aspectados, há o perigo de adesão supersticiosa a crenças religiosas dogmáticas.
Essas crenças são incutidas no início da infância e utilizadas como um mecanismo de defesa inconsciente contra os aspectos amedrontadores do desconhecido, cuja confrontação poderia perturbar a segurança psicológica de uma doutrina caprichosamente organizada.
A tendência a enredar-se num sistema aplica-se igualmente a radicais e conservadores que têm esta posição de Júpiter.

Júpiter em Capricórnio
Júpiter no signo de Capricórnio está na sua queda, porque Capricórnio está oposto ao signo de Caranguejo, no qual Júpiter está exaltado. Esta situação manifesta-se numa preocupação excessiva com as palavras da lei e não com sua essência.
Contudo, Júpiter em Capricórnio, se bem aspectado, pode proporcionar grande integridade, especialmente na conduta moral, ética nos negócios e responsabilidades de cargos elevados.
Os nativos geralmente possuem valores conservadores, tradicionais, no que se refere à conduta moral, à política e à educação. Apoiam o sistema de valores do status quo político, económico e social, ignorando as suas injustiças, erros e hipocrisias.
A rigidez resultante do ponto de vista social pode alienar a geração mais jovem e aqueles que adoptam um ponto de vista universal.
As pessoas com Júpiter em Capricórnio com frequência assumem posições de responsabilidade económica, ou política. Irão utilizar prudência, cautela e um julgamento maduro, mas podem não ter imaginação, criatividade e capacidade para inovar.
Possuem uma forte tendência ao poder e ao status, estimulada tanto por ambições pessoais quanto por um senso de dever para com a sociedade. Essa tendência pode interferir na sua vida familiar e nos valores pessoais ou emocionais associados a ela.
O executivo que passa todo o seu tempo no escritório lidando com as pessoas que estão no poder e negligencia a sua família é típico das pessoas que possuem Júpiter em Capricórnio.
Estas pessoas com frequência assumem uma atitude pessoal fria e austera nos últimos anos de vida, e ocultam os seus sentimentos interiores de frustração emocional e solidão sob uma atitude de dignidade e importância.
As pessoas que têm esta posição de Júpiter com frequência adquirem grande riqueza por meio da ambição, da paciência, da capacidade administrativa e do emprego sábio dos recursos.
Como buscam o status conferido pela riqueza e pela posição elevada, automaticamente adoptam os valores de pessoas de status elevado, que podem ajudá-las a destacarem-se.
Estas pessoas detestam extravagâncias e desperdícios. Se Júpiter estiver sob tensão e esta tendência for levada a extremos, há uma tendência à mesquinhez ou a economizar tostões e, ao mesmo tempo, esbanjar milhões.

Júpiter em Aquário
Júpiter no signo de Aquário indica pessoas que não conhecem distinções de classe, de raça ou religião. Elas insistem nos valores morais, sociais e religiosos universais, imparciais e democráticos sob todos os aspectos.
Há o desejo de compartilhar e vivenciar espiritualmente todas as coisas com homens e mulheres de todas as classes sociais.
Essas pessoas possuem grande tolerância e compreendem que não é necessário que todos vivam o mesmo estilo de vida ou tenham o mesmo sistema de valores.
Cada pessoa tem o seu próprio lugar na espiral evolucionária da vida, lições particulares a aprender e valiosas contribuições a dar à sociedade. Sem essas diferenças, seria impossível uma civilização adiantada, complexa.
As pessoas com Júpiter em Aquário percebem que a tolerância, o respeito e a colaboração são as bases para uma ordem social bem sucedida.
Assim, atraem muitos amigos e envolvem-se em actividades de organização destinadas a melhorar a Humanidade e criar fraternidade entre os homens. Não confiam em atitudes e leis que promovem diferenças sociais ou nacionalismo chauvinista.
Júpiter em Aquário, quando bem aspectado, proporciona o interesse pela sabedoria oculta, como a filosofia, a astrologia, leis cármicas e reencarnação.
Em tipos avançados, encontramos os pioneiros de conceitos religiosos e sociais da era de Aquário. Essas pessoas são liberais e receptivas a novas ideias. Muitos líderes e reformadores sociais de organizações humanitárias têm Júpiter em Aquário.
Se Júpiter estiver sob tensão em Aquário, estas pessoas podem ser muito indiferentes e inconstantes; nos seus relacionamentos com amigos e nas responsabilidades para com o grupo.
Podem adoptar conceitos revolucionários e causas impraticáveis, irrealistas, que ignoram a disciplina e a responsabilidade. Com frequência, dispersam a sua energia e, assim, perdem os seus objectivos.

Júpiter em Peixes
Júpiter no signo de Peixes indica profundidade emocional, especialmente na compreensão e na compaixão. As pessoas com esta posição defendem os oprimidos e menos afortunados; assim, com frequência trabalham em hospitais e instituições de caridade.
Contudo, algumas vezes são indiscriminadas na sua compaixão e generosidade, e os outros podem-se aproveitar disso.
Precisam aprender a ajudar outras pessoas a assumir a responsabilidade pelas suas próprias vidas e a aprender as suas lições evolucionárias. Estes nativos precisam perceber que o propósito da evolução espiritual não é apenas tornar a vida fácil, e sim tornar os homens mais fortes no amor, na sabedoria e na expressão positiva da vontade.
Tendências místicas e convicções religiosas acompanham esta posição. Se Júpiter formar aspectos com Urano, Neptuno ou Plutão, é possível haver habilidade psíquica e a percepção intuitiva da esfera espiritual do ser.
Estas pessoas podem experimentar de forma directa e intuitiva as realidades que estão além da insatisfação física. A sua compreensão espiritual pode ser mais universal do que a da pessoa ortodoxa que possui Júpiter em Sagitário. Contudo, a sua percepção intuitiva não está necessariamente livre da ilusão astral, do egotismo ou do desejo de glamour.
Por necessitarem de isolamento periódico, busca intuitiva, meditação e renovação espiritual, essas pessoas com frequência recolhem-se em retiros espirituais, igrejas e conventos.
Se Júpiter estiver sob tensão em Peixes, pode haver adoração de gurus e alguns cultos, devido ao impulso emocional de pertencer a alguma coisa que proporcione status espiritual. Estas pessoas também sentem necessidade de uma figura humana ou personificação de Deus a quem possam expressar a sua devoção religiosa.
Sob esse aspecto, muitas vezes estão inconscientemente procurando a figura paterna que possa assumir a responsabilidade pela orientação das suas vidas, especialmente se Júpiter formar algum aspecto tenso com Neptuno.
A identificação com um guru ou culto também é um veículo por meio do qual elas são capazes de prestar serviço e sentir que estão melhorando a Humanidade. Quando alcançam maior maturidade espiritual, compreendem melhor que a sua lealdade deve dedicar-se apenas ao poder espiritual, universal e infinito que é a realidade final. Neste poder, estão contidos o tempo, o espaço, a forma e a manifestação da personalidade.
Se Júpiter estiver sob tensão em Peixes, pode criar parasitas sociais que aceitam a bondade de amigos ou de instituições religiosas ou de caridade, em vez de utilizarem a disciplina para abrir o seu próprio caminho no mundo.

Sem comentários:

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates